Novembro azul
A Campanha Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para alertar sobre o câncer de próstata e sua maior forma de combate: a prevenção. No Brasil, esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do de pele.
Historicamente, o público masculino realiza um número menor de idas aos consultórios médicos e realizam menos exames clínicos em comparação à mulheres, o que faz com que muitas enfermidades só sejam diagnosticadas em estágio avançado, dificultando muito o efeito dos tratamentos e podendo levar a um maior número de óbitos, a exemplo do câncer de próstata.
A Campanha tem como ação norteadora alertar sobre a gravidade do câncer de próstata e a importância dos exames preventivos, buscando incentivar os homens ao autocuidado.
Programação do Sesc
O Sesc Santa Catarina por meio da campanha Novembro Azul soma esforços na ação global, reiterando o compromisso com a Agenda 2030, precisamente contribuindo para o ODS 3 – Saúde e Bem Estar. Durante este mês, a Instituição realiza uma série de programações dialogando sobre esse tema. Busque a Unidade mais próxima e participe
Incidência
De acordo com especialistas, estima-se 704 mil casos novos para o triênio 2023-2025. Conforme os últimos dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2021 houve cerca de 16.300 mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, o que representa 44 homens morrendo por dia em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela.
Fatores de risco
Segundo informações do INCA, “a idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir dos 60 anos, bem como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade.
Prevenção
Os fatores de prevenção do Câncer de Próstata, assim como de outros cânceres e doenças estão ligados aos hábitos de vida:
Sinais e sintomas
Em estágios iniciais da doença, pode não haver sintomas. Porém quando apresenta, alguns comuns são:
Esses sinais e sintomas também estão ligados a alterações benignas da próstata. Caso esteja com algum deles, é indicado procurar ajuda de um profissional de saúde para avaliação.
Diagnóstico
A sua detecção é feita por meio de exame de toque retal (exame de próstata). O exame é importante para detectar precocemente o aparecimento da doença, bem como avaliar outros problemas na próstata. Outro exame realizado é a dosagem de antígeno prostático específico (PSA), feita através de coleta de sangue para medir os níveis de PSA, uma substância produzida pela próstata. Contudo, especialistas ressaltam que é importante, mesmo com os níveis elevados do PSA, que se observe a existência de outras condições benignas na próstata.
Vencendo Tabus
Embora seja uma doença comum e de grande impacto na saúde e qualidade de vida masculina, muitos homens ainda evitam conversar sobre esse assunto ou realizar seus exames de rotina. Superar o machismo e preconceitos relacionados ao autocuidado masculino ainda é tabu para muitas pessoas e um dos maiores desafios para que o diagnóstico seja feito precocemente
Fonte
Colaboração:
Ana Maria Roberti, analista de Programação Social do Sesc-SC
Referências:
Instituto Nacional do Câncer – INCA
MINISTÉRIO DA SAÚDE
0 Comentários