Ver com Saúde promove ações no Sesc
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de distúrbio da visão. Deste número, 60% dos casos são de cegueira e deficiência visual, que poderiam ser evitados, em caso de tratamento precoce.
Neste Dia Mundial da Saúde Ocular, celebrado em 10 de julho, o objetivo é alertar a população e os profissionais de saúde para a importância da prevenção e do diagnóstico de doenças oculares que, se não tratadas, podem levar à perda da visão.
Com foco na saúde ocular, as Unidades do Sesc Santa Catarina desenvolvem o programa Ver com Saúde. A ações acontecem na Rede Sesc de Ensino e auxiliam crianças, adolescentes, jovens e adultos a cuidar e prevenir a perda de visão.
A primeira ação do projeto é a realização de uma triagem com estudantes de diversas idades: alunos de três a 11 anos matriculados na Educação Infantil, Educação Fundamental e no contraturno Criar Sesc, e alunos de 19 a 65 anos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Sesc Ler.
Após essa triagem, os alunos que apresentarem limitações de visão, participam de consulta oftalmológica que pode indicar a utilização de óculos, fornecidos gratuitamente pelo Sesc.
Além disso, o estudante é indicado para ações educativas com os educadores, escolares e seus familiares
Dados do Ver com Saúde
Ao todo, foram fornecidos 213 óculos, resultando em uma entrega 3% maior comparado a 2018. Tais resultados apresentados refletem a importância e impacto do Projeto Ver com Saúde, configurado pela defasagem na cobertura desses atendimentos pela rede pública de saúde e pelo caráter preventivo que o projeto possui.
Confira abaixo a galeria de imagens do projeto em 2022.
0 Comentários