Mamografia salva vidas
No dia 8 de maio aconteceu o ato inaugural da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher II no município de Ponte Serrada, cidade do oeste catarinense com aproximadamente 11.634 habitantes. No local, o projeto atende também as mulheres dos municípios vizinhos de Passos Maia e Vargeão.
Na ocasião estavam presentes autoridades, equipe do Sesc e comunidade em geral. Na solenindade a gerente do Sesc Concórdia, Ketiny Karen Variza, ressaltiu a importância do projeto Saúde Mulher no município.
Na mesma data inciaram os atendimentos ao público. "Esse evento está sendo inédito na cidade, é muito bom que tenha vindo para a região, pois as pacientes não precisam ir até outras cidades realizar os exames. Agora elas têm a oportunidade de realizar mamografia na sua própria cidade e também se sentem bem à vontade com a equipe do Sesc", ressaltou Denize Spezzatto funcionária pública de Ponte Serrada.
O Sesc Saúde Mulher tem como principal objetivo atenção à saúde da mulher, ações de educação em saúde, assistência e diagnóstico. O projeto é composto por unidades móveis que realizam exames para prevenção do câncer de mama e colo de útero, além de ações educativas para a promoção da saúde.
A estrutura do caminhão é composta internamente por quatro ambientes: hall de entrada, sala para consulta ginecológica de enfermagem e coleta de material para exame Citopatológico, sala de mamografia e banheiro. Na parte externa um espaço para recepção e ações educativas em saúde. A unidade percorre o Estado de SC, e são realizados até 28 exames Citopatológicos e 28 mamografias todos os dias.
Durante a permanância em Ponte Serrada até o dia 14 de julho/2023 a estimativa é realizar mais de 1.000 exames de mamografia e 1.000 exames citopatológicos. Ações de educação em saúde serão desenvolvidas pela equipe de profissionais do Sesc para escolas, grupos, entidades e comunidade em geral.
A Unidade Móvel está localizada na rua Cristiano Mayer S/N. Bairro 4 irmãos em frente ao Hospital Municipal em Ponte Serrada. Mais informações podem ser obtidas nas secretarias de saúde de Ponte Serrada, Passos Maia e Vargeão.
Colaboração: Jéssica Sanielly da Silva Pereira, Técnica de Atividades de Educação em Saúde
+ Sesc Saúde Mulher
A Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher é parte de um projeto nacional e tem como objetivos fortalecer e ampliar as ações de prevenção e rastreamento dos cânceres de mama e do colo de útero, que são as principais causas de mortalidade feminina.
A unidade móvel é composta internamente por quatro ambientes: hall de entrada, consultório para consulta ginecológica de enfermagem e coleta de material para exame Citopatológico, sala de mamografia e banheiro. Na parte externa um espaço para recepção e ações educativas em saúde. A unidade percorre o Estado de Santa Catarina, e são realizados até 23 exames Citopatológicos e 23 mamografias por dia.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030
O projeto Sesc Saúde Mulher contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 e 17: Saúde e bem-estar / Parcerias e meios de implementação.
0 Comentários