O próximo domingo (25/11) é dia de Sabores do Brasil nos Restaurantes do Sesc em Santa Catarina. A cada mês, o festival homenageia alguma cultura que influencia a gastronomia brasileira, e nesta edição será a vez do México.
A base da gastronomia mexicana está em três produtos: milho, feijão e chili, um tempero à base de pimenta, cominho, orégano e alho. Quanto às carnes que compõem os pratos mexicanos, o frango é mais comum nas regiões sul e sudeste, enquanto a de vaca é mais popular no norte.
Muitos dos pratos mexicanos mais famosos são típicos da culinária Tex-Mex, uma mistura entre a cultura norte-americana do Texas e a mexicana, que resulta em receitas práticas com muita carne vermelha, pimenta, tortilhas de milho e queijo.
No próximo Sabores do Brasil (25/11), o público poderá saborear Nachos com trio de pastas (Guacamole, pico de galo e chilli beans), Feijão mexicano, Salada de milho mexicana, Carne moldeada assada à Moda Mexicana, Costelinha suína ao molho de churrasco, laranja e chilli, Fajitas de frango, e Bolo de três leites.
No Sabores do Brasil (25/11), o público poderá saborear Nachos com trio de pastas (Guacamole, pico de galo e chilli beans), Feijão mexicano, Salada de milho mexicana, Carne moldeada assada à Moda Mexicana, Costelinha suína ao molho de churrasco, laranja e chilli, Fajitas de frango, e Bolo de três leites.
Algumas dessas delícias não são comuns no nosso cotidiano. Por isso, trazemos aqui a explicação sobre cada um deles, para que você tenha ainda mais vontade de prestigiar o cardápio no próximo domingo. Conheça:
- Nachos: Um tipo de biscoito triangular frito feito de farinha de milho. Chamados de totopos no México, são comumente servidos com molhos tipo pico de galo, guacamole e chili.
- Guacamole: um purê de abacate bem temperado, que funciona como um complemento de pratos como saladas, nachos, tacos.
- Pico de galo: um tipo de vinagrete apimentado feito com tomate, cebola, cebolinha, coentro, limão, pimentão e pode levar também grãos de milho.
- Salada de milho: preparada com grãos de milho, feijão preto, pimentão vermelho, cebola roxa, queijo em cubos, coentro, alho, sumo de limão, acompanhada de molho de iogurte.
- Chili beans: é uma receita texana, criada quando os norte-americanos acrescentaram feijão ao famoso “chilli com carne” (picadinho apimentado) dos mexicanos.
- Feijão mexicano: preparo que leva, além do feijão, carne moída, queijo, linguiça calabresa, molho de pimenta picante e tomate.
- Carne moldeada: um tipo de “rocambole” de carne moída recheado com um molho feito de pimentão, tomate, cebola e queijo.
- Chilli: um tempero à base de pimenta, cominho, orégano e alho.
- Fajitas de frango: tipo de corte de carne grelhada, que pode ser acompanhado de tortilhas ou nachos.
Mais informações e valores: https://sesc-sc.com.br/site/agenda/sabores-do-brasil
Sobre os restaurantes: https://www.sesc-sc.com.br/site/servicos/restaurantes-do-sesc
Saiba mais
Gastronomia Mexicana é tema do Festival Sabores do Brasil, neste domingo (25/11)