No dia 24 de novembro, foi realizada uma Live no Facebook do Sesc Santa Catarina alusiva à Campanha Novembro Azul, um movimento que tem o intuito de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata.
Com a intenção de propiciar uma reflexão mais ampla, no que se refere ao conceito de Saúde, o Sesc-SC convidou a representação do Movimento Guerreiros do Coração, para uma conversa sobre “Processos de Autoconhecimento para Homens”, que foi conduzida pelo Facilitador Guilherme Fernandes dos Santos.
O movimento é formado somente por homens, que buscam o seu aspecto amadurecido, para torná-lo capaz de lidar com a sua energia ativa de guerreiro, sem se tornar agressivo e nem oprimir a polaridade feminina. São homens que se conectam com o próprio coração e com o coração dos outros homens, para enxergar a partir de si próprio e assim cuidar de todos e do mundo em volta.
Nessa conversa com o Sesc, várias reflexões foram abordadas sobre a ampliação da consciência, do autoconhecimento e do autocuidado com seu corpo e mente. Entender o papel do homem na sociedade contemporânea e na história; ser filho, pai e irmão; conhecer-se para o autocuidado; o ser racional e emocional; o saber ouvir e a necessidade do olhar do homem para si, percebendo-se enquanto um Ser que precisa sair do campo mais racional para o campo dos sentimentos e do coração foram os assuntos trazidos pelo facilitador.
Quebrando os paradigmas impostos pela sociedade, com preconcepções e pré-julgamentos, percebe-se um homem adoecendo e não buscando ajuda, seja no corpo e na mente. De um homem que possui uma dor significativa, onde guarda as suas emoções, não podendo demonstrar fraquezas ao abrir mão de seus sentimentos e se colocando em situações de vulnerabilidade.
Considerando estas questões, o Movimento propõe uma grande transformação individual e se posiciona através de valores fundamentais como o cuidado consigo mesmo, com o planeta e com o universo; a busca da fraternidade em todas as relações; o respeito as diferentes verdades; o colocar-se a serviço da comunidade e principalmente estar no presente, declarando que a vida não acontece em outro momento a não ser no aqui e agora.
Durante este encontro foi possível debater sobre como os homens procuram desenvolver-se enquanto homens e auxiliar aqueles que queiram percorrer o mesmo caminho. Sobre a oportunidade de desvendar um modo de ser, que permite ao homem religar-se vigorosamente à sua essência, reconstruir a si mesmo e às suas relações; e, assim, resgatar a sua força interior.
Por: Cristiani Jacobus Vieira, Analista de Programação Social Assistência | Saúde do Sesc-SC
Assista à live pelo Facebook SescSC ou abaixo:
0 Comentários