Bela Gil, Geni Núñez e Leonardo Boff vão estar no Congresso Sesc de Sustentabilidade

Evento acontece de 20 a 22 de agosto na Pousada Rural Sesc Lages. Confira a programação completa.


13/06/2024 - Atualizado em 14/06/2024 - 1505 visualizações

Congresso Sesc de Sustentabilidade 

Vem aí o Congresso Sesc de Sustentabilidade! O evento acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de agosto, na Pousada Rural Sesc Lages. A programação contemplará palestras e mesas de debate com nomes de referência, apresentações artísticas e musicais, além de oficinas práticas. A partir de experiências e vivências, busca-se o aprendizado e a difusão de práticas que contribuam para a promoção da sustentabilidade coletiva.

Os participantes também poderão desfrutar da gastronomia típica da região serrana. Estima-se um público de 300 pessoas, voltado para discutir e ampliar os horizontes sobre o tema da sustentabilidade.

A curadoria do evento é feita por Maria Zulmira Souza, jornalista idealizadora do programa "Repórter Eco" da TV Cultura, com ampla atuação em projetos e eventos sobre sustentabilidade e meio ambiente.

Junto ao comitê de organização do Congresso, foram escolhidos nomes que contribuem efetivamente para a construção de uma sociedade sustentável: Geni Núñez, Vanessa Hasson, Bela Gil, Nurit Bensusan, Paulo Horta, Gabriel Chalita, Leonardo Boff, Cacica Eliara, Walderes Priprá Laklãnõ/Xokleng, Pedro Boff e Marcos José de Abreu (Marquito). Confira abaixo mais informações sobre os palestrantes. 

Os participantes do Congresso Sesc de Sustentabilidade também poderão conferir uma rica programação artístico-cultural, com shows de Renato Borghetti e alunos da Fábrica de Gaiteiros, Quarteto Coração de Potro; exposições: Plastisfera (Conectivo Terráqueos: Fábio Mafra de Orleans, Maya Ribeiro Baggio e Lucas Kinceler); Lambe dos Mestres (Morgana Oliveira e Matakiterani); A Natureza que Aqui Habita, e muito mais. 

Para mais informações e ingressos, acesse a landing page oficial do Congresso Sesc de Sustentabilidade: 

Maria Zulmira Souza, jornalista.

Saiba mais sobre os palestrantes:

Geni Núñez é ativista indígena Guarani, escritora e psicóloga. Possui doutorado no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC) e mestrado em Psicologia Social. Atualmente cursa Pós-Doutorado no Instituto de Estudos Avançados da USP. É membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogos/as (ABIPSI). Também é co-assistente da Comissão Guarani Yvyrupa (CGY) e autora do livro “Descolonizando Afetos: Experimentações sobre Outras Formas de Amar” (Editora Planeta de Livros, 2023).

Geni Núñez


Vanessa Hasson é doutora em Direitos da Natureza, mestre e especialista em Direito Ambiental. Atua como especialista do Programa Harmony with Nature da ONU. Advogada e fundadora da OSCIP MAPAS, ela articula, por meio do advocacy, a proposta de lei que reconhece os direitos da Natureza na legislação brasileira.

Vanessa Hasson


Bela Gil é uma renomada palestrante e mestre em Ciências Gastronômicas pela Universidade de Ciências Gastronômicas da Itália (UNISG), com ênfase no sistema global da alimentação. É bacharel em nutrição pelo Hunter College em Nova York e possui uma vasta formação em alimentação e nutrição holística. Entre suas especializações estão Nutrição Ayurveda pelo Ayurveda Center of New York, Iridologia pelo New York Center for Iridology, Macrobiótica pelo Centro Internacional de Auto-Educação Vitalícia (CIAEV), Permacultura e Agroecologia. Bela também se formou como chef de cozinha pelo Natural Gourmet Institute em Nova York. Atualmente, é vice-presidente do Instituto Brasil Orgânico (IBO), apresentadora, chef de cozinha natural, escritora, ativista e professora convidada do programa de pós-graduação online da PUC-RS. Sua trajetória é marcada pela promoção de uma alimentação saudável e sustentável, alinhando suas diversas competências para influenciar positivamente a forma como nos relacionamos com a comida e o meio ambiente. 

Bela Gil 


Nurit é uma ex-humana que, diante de tantos descalabros, desistiu da humanidade, mas continua bióloga. Reflete sobre paisagens e culturas, formas de estar no mundo e as inspirações da natureza. Usa a imaginação para ajudar a segurar o céu, escrevendo livros, fazendo jogos e apostando tudo em abrir brechas neste mundo para que a vida floresça em toda sua intensidade e dignidade. 

Nurit Bensusan


Paulo Horta é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1996), possui doutorado em Ciências Biológicas pela mesma universidade (2000) e realizou Pós-Doutorado em Ecologia Marinha na Plymouth University, Reino Unido (2013) e no Centro de Ciências Marinhas da Universidade do Algarve, Portugal (2018). Foi professor da Universidade Federal da Paraíba (2004) e atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando em cursos de graduação e pós-graduação em Biodiversidade, Botânica, Ecologia e Oceanografia, além de projetos relacionados a mudanças climáticas e poluição marinha. 

Paulo Horta


Gabriel Chalita é professor e escritor, com dois doutorados em Comunicação e Semiótica e em Direito, além de dois mestrados em Sociologia Política e em Filosofia do Direito. Dirigiu várias instituições educacionais e ocupou importantes cargos públicos, como Secretário da Educação do Estado e do Município de São Paulo, vereador e deputado federal. É professor nos cursos de graduação e pós-graduação nas universidades PUC-SP, Mackenzie e IBMEC, e membro da Academia Brasileira de Educação, da Academia Brasileira de Cultura e da Academia Paulista de Letras. Publicou cerca de 90 livros, entre eles "A Ética do Rei Menino" e "O Pequeno Filósofo", e diversas peças de teatro, como "O Semeador" e "Amor". 

Gabriel Chalita


Leonardo Boff é teólogo, filósofo, escritor, professor e membro da Iniciativa Internacional da Carta da Terra. Conhecido por sua frase inspiradora: "Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Mas houve pessoas que nos fizeram pensar como galinhas. E nós ainda pensamos que somos efetivamente galinhas. Mas nós somos águias. Por isso, irmãos e irmãs, abram as asas e voem. Voem como as águias. Jamais se contentem com os grãos que lhes jogarem aos pés para ciscar."

Leonardo Boff 


Cacica Eliara é uma líder indígena da aldeia Yaka Porã, na Terra Indígena Morro dos Cavalos. Atua como professora na escola indígena da comunidade, dedicando-se à educação e preservação da cultura indígena.  Eunice Kerexu Yxapyry

Cacica Eliara


Walderes Priprá Laklãnõ/Xokleng possui graduação em Letras - Português/Espanhol pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2008), Licenciatura Intercultural Indígena pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) e mestrado em História pela mesma universidade (2021). Atualmente, é membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Indígena, atuando principalmente nos temas de Arqueologia Colaborativa, Histórias e Memórias Laklãnõ/Xokleng. 

Walderes Priprá Laklãnõ/Xokleng


Pedro Boff possui doutorado em Ecologia da Produção e Conservação de Recursos Naturais pela Wageningen Agricultural University (2001). Graduou-se em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1984) e fez mestrado em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa (1988). Atualmente, é pesquisador da EPAGRI - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina/Est. Exp. de Lages e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal do CAV-UDESC, onde orienta mestrado e doutorado. É professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar - Mestrado em Ambiente e Saúde da UNIPLAC e Editor Associado da Revista Brasileira de Agroecologia, além de revisor ad hoc de várias revistas científicas. Responsável pelo Laboratório de Homeopatia e Saúde Vegetal da EPAGRI, coordena o projeto Núcleo Emergente em Agroecologia e Saúde Ambiental. Tem experiência em Agronomia, com ênfase em Agroecologia e desenvolvimento de tecnologias sociais, focando em saúde vegetal, interações multitróficas, homeopatia integrativa, agrobiodiversidade e sociedade/natureza. 

Pedro Boff


Marcos José de Abreu, conhecido como Marquito, é natural de Florianópolis, engenheiro agrônomo e pós-graduado em Agroecossistemas com título de Mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina. É referência em compostagem, agricultura urbana, permacultura, agroecologia e alimentação. Com uma trajetória de coerência entre a prática cotidiana e uma proposta de sociedade mais igualitária, fraterna e ecologicamente equilibrada, cumpriu dois mandatos como vereador na Câmara Municipal de Florianópolis. Em 2022, foi eleito deputado estadual por Santa Catarina, desenvolvendo um mandato agroecológico, focado nas pautas da agroecologia e do bem-viver.   

Marcos José de Abreu (Marquito) 


O Sesc e a Sustentabilidade 

Desde sua fundação em 1946, o Sesc tem a missão de promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores de bens, serviços e turismo, seus familiares e da comunidade, visando a uma sociedade justa e democrática. Com 77 anos de atuação, o Sesc mantém uma ampla abrangência nacional, presente em todos os estados brasileiros, com mais de 6,5 milhões de matriculados em suas atividades, desenvolvidas em cinco áreas finalísticas: Educação, Cultura, Saúde, Assistência e Lazer. 

Além dessas áreas de atuação, em 1997, foi decretada a primeira Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Sesc, com 107.996 hectares, correspondendo a quase 1% da extensão do Pantanal Mato-grossense, contribuindo para a discussão institucional sobre a proteção dos ambientes naturais, a educação ambiental e a sustentabilidade. Em 2003, foi implantado o Programa Sesc Mesa Brasil, que apresenta uma resposta institucional à questão do combate à fome, ao desperdício de recursos naturais e à geração de resíduos.  Em 2010, foi implantado o Programa Ecos de Sustentabilidade e, em 2016, publicada a Política de Sustentabilidade do Sesc.  

Atualmente, o Sesc reconhece cinco áreas de atuação: Educação, Cultura, Saúde, Assistência e Lazer.  Sustentabilidade é um tema transversalEsta última tem relação direta com o bem-estar social, que se traduz na missão do Sesc. A conservação do meio ambiente, o fortalecimento da cidadania e a promoção de uma cultura igualitária são os parâmetros utilizados no desenvolvimento dessas ações, que visam incentivar a consciência crítica na população e difundir a importância da adoção de hábitos sustentáveis.  

Entende-se que, nesse processo histórico de construção da sustentabilidade corporativa no Sesc, muitos desafios foram e ainda são enfrentados diariamente. Compreende-se a necessidade de melhoria constante por meio da sensibilização dos colaboradores, da revisão dos processos internos e da priorização de ações efetivas para promover a sustentabilidade. 

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .