Fábrica de Gaiteiros chega a Criciúma
O projeto social Fábrica de Gaiteiros chega a Criciúma por meio de uma parceria entre o Sesc e o Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música. Criado pelo músico gaúcho Renato Borghetti, o projeto é voltado à educação musical de crianças e adolescentes, por meio do ensino do acordeão diatônico, instrumento popularmente conhecido na região Sul do Brasil como gaita de oito baixos ou gaita ponto.
As aulas são oferecidas gratuitamente por meio do Programa de Comprometimento com a Gratuidade (PCG) e são destinadas a crianças e adolescentes de 7 a 15 anos, que estejam matriculados na escola e tenham renda familiar per capita de até dois salários mínimos — preferencialmente dependentes de trabalhadores do comércio.
O instrumento é fornecido aos alunos, que também podem levá-lo para casa para praticar. As gaitas disponibilizadas são produzidas pelo próprio projeto de Renato Borghetti. As aulas são presenciais, semanais e individuais, direcionadas a uma única criança por horário.
Para realizar a matrícula, os pais ou responsáveis devem procurar o Sesc Criciúma, localizado na Rua Presidente Kennedy, nº 850, bairro Pio Corrêa. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo telefone (48) 3403-2650.
Foto ilustrativa do projeto Fábrica de Gaiteiros. Crédito Sefanie Telles
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do estado, com 50 pontos de atendimento em 37 municípios. São 33 unidades operacionais, dez unidades do Sesc Comunidade, três meios de hospedagem, um museu, um centro cultural e seis unidades móveis, que levam serviços gratuitos a outras localidades. Além disso, conta com redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias, entre outros ambientes onde desenvolve suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários