EJA Sesc Prainha celebra a formatura de 22 alunos

Formandos compartilham sobre a conquista de retomarem os estudos e planos para o futuro


11/07/2023 - Atualizado em 14/07/2023 - 985 visualizações

Educação de Jovens e Adultos

Na sexta-feira, 07/07, foi celebrada a formatura de conclusão da EJA Ensino Médio do Sesc Prainha. 22 alunos participaram da cerimônia, que contou com momentos de muita emoção e de homenagem aos professores e familiares dos formandos.  

A aluna Alcioni Terezinha Fernandes Kozowski é natural Irineópolis, município do planalto catarinense, mora em Florianópolis há 20 anos.

Recentemente, finalizou um casamento de 38 anos.  Depois de se dedicar a criar os filhos e de ter ajudado a cuidar dos netos, começou a resgatar seus próprios planos de vida.

“Quando me divorciei, fiquei um pouco perdida quanto aos planos para minha vida. Tenho um irmão que sempre foi estudioso, ele tem pós-doutorados, então, ele me inspirou a retomar os estudos. Fui ao Sesc fazer minha matrícula, esse momento foi uma nova luz na minha vida, além de ter sido muito bem recebida.”, declara Alcioni.

Instantes antes da cerimônia começar, Alcioni ajustava os últimos detalhes para estar impecável para o momento tão aguardado.  

“Vou levar essa experiência de ter cursado o EJA no Sesc para a minha vida toda."

"Já me emocionei bastante, desde os últimos dias de aula, pois os professores são maravilhosos. Tinha receio de voltar a estudar, pois iria lidar com uma turma com muitos jovens, no entanto, fui acolhida.”, comenta a aluna.    

Alcioni Kozowski  conclui a EJA como planos de dar sequência aos estudos. “Agora, estou pensando em fazer outro curso. Estou em dúvida entre Biomedicina e Confeitaria. Sempre me sobressai em produções de bolos e doces, mas também tenho interesse pela área de biomedicina.”, relata.

O professor de Língua Portuguesa, Alisson Feuser Porfírio, destaca a potência de trabalhar com uma turma com perfis tão diversos de alunos.  “Faz 12 anos que trabalho no EJA Sesc Prainha, e um dos pontos que mais gosto de trabalhar no EJA é a diversidade dos alunos. Nas turmas, temos alunos dos 18 aos 70 anos, e é muito bonito perceber essa interação entre gerações. Há uma troca rica entre eles, em especial, por terem trajetórias bem diferentes”. 

 Alisson relembra que muitos alunos interromperam os estudos em alguma etapa da vida, e que a partir do EJA podem resgatar planos e criar novos sonhos. “No EJA, gosto de pensar sobre o quanto a história de vida desses alunos importa. Não é um lugar aonde você chega, ministra um conteúdo e vai embora. A trajetória dos alunos influi diretamente em como as aulas se moldam.” 

“São alunos que paralisaram os estudos em algum momento, entram no EJA com o propósito de concluir o Ensino Médio, e acabam percebendo que eles podem continuar a caminhada. Temos muitos alunos que foram aprovados em vestibular, ou que realizaram outros cursos. O EJA foi um início para planos ainda maiores.”, comenta o professor.  

Já a aluna Gislaine Pereira Chaves conta que o EJA foi uma oportunidade para colocar em dia os estudos prejudicados pela fase aguda da pandemia. 

“Conheci o EJA por uma prima que já tinha feito o curso e me indicou, pois eu havia interrompido meus estudos na fase mais grave da pandemia. Com o curso vou poder dar sequência aos estudos no nível superior. Eu pretendo entrar na faculdade, se Deus quiser! Eu vou cursar medicina!”. 

A Técnica de Educação Complementar do Sesc Prainha, Carolina Lopes Kussler reforça a relevância da bagagem de vida dos alunos do EJA, que exerce parte fundamental na construção ativa dos conteúdos vistos em sala de aula.

 “A Educação de Jovens e Adultos vai além dos conteúdos curriculares. É uma aprendizagem da vida e para vida! Parabéns aos nossos alunos, que com coragem superaram os seus desafios e agora concluem o Ensino Médio.

Garantir a esses alunos uma educação integral – intelectual, emocional, social e cultural - a partir de um projeto coletivo, com ações educativas que valorizam a diversidade e pluralidade de cada um, é o nosso dever. O Sesc Prainha está muito feliz em formar mais esta turma, confirmando a cada dia os nossos valores e compromisso com a sociedade.”, finaliza a técnica de educação.

EJA Ensino Médio 

Você também quer terminar o Ensino Médio gratuitamente, ou conhece alguém que queira, venha para Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesc Prainha. A EJA Ensino Médio é oferecida dentro do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), então não há custo para o aluno. São seis turmas distribuídas nos turnos vespertino e noturno e uma equipe composta por nove professores, todos habilitados nas disciplinas que atuam.

É necessário ter no mínimo 18 anos completos e é preciso apresentar os seguintes documentos: Cópia do Histórico escolar, cópia do RG e CPF, cópia do comprovante de residência, cópia da carteira de trabalho (folha de identificação e do último contrato) e 1 foto 3x4.  

As matrículas para o segundo semestre de 2023 já estão abertas. Mais informações no link

   

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O Sesc-SC é uma Instituição comprometida com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS.

A EJA é um dos nossos projetos em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 1 (Erradicação da Pobreza), 4 (Educação de Qualidade) e 10 (Redução das Desigualdades)

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .