Alunos da Educação Infantil Sesc iniciam ano letivo em SC


07/02/2018 - Atualizado em 16/02/2018 - 749 visualizações

Os 3.196 alunos da Educação Infantil do Sesc em 21 unidades do Estado iniciaram hoje uma importante etapa do seu desenvolvimento: o primeiro dia do ano letivo. Aos poucos, as salas de aula foram recebendo alunos e pais, num misto de expectativa, ansiedade e muita emoção.

Na Unidade do Sesc em Florianópolis (Estreito), Aline Perraro, mãe da Danielly de 3 anos, acompanhou a filha na sala de aula enquanto a pequena se ambientava à nova escola. “Não é a primeira vez que ela vai para uma escola, mas depois de tantos dias de férias grudada em mim, ela está estranhando um pouco”, ela conta. 

Aline Perraro

Matriculei a Danielly aqui porque todo mundo fala muito bem da Escola, pelo custo-benefício que ela oferece, as aulas de inglês. Tenho certeza de que ela vai aprender e se desenvolver bastante este ano aqui.

Já Ângela Maria Souza Cunha Ramos, mãe do Miguel, de 3 anos, está retornando à Escola Sesc com tranquilidade, pois o pequeno é aluno desde 2017. “O Miguel já frequentava a Escola no ano passado, e se desenvolveu muito bem em tudo. Hoje ele chorou um pouco, porque queria voltar para a salinha e a professora do ano passado. Mas expliquei que ele cresceu e agora está numa turma nova“, relatou Ângela, que já teve o filho mais velho, hoje com 7 anos, na Escola Sesc. 

Mais experiente nesse processo, Ângela passava para Aline algumas dicas para facilitar a adaptação dos pequenos à escola. Para ela é necessário ter firmeza:

Ângela Maria Souza Cunha Ramos

 A gente tem que ser firme, passar confiança e explicar que vamos voltar na hora combinada. Claro, temos que voltar no horário certinho para não gerar desconfiança na criança. Logo ele vai aprender que a mamãe vai embora, mas volta. Tem que passar firmeza para eles 

Adaptação escolar: momento aconchego e firmeza

A adaptação escolar não acontece apenas quando uma criança vai à creche ou à escola pela primeira vez, mas sempre que se depara com uma nova etapa de ensino ou um novo ambiente, como uma mudança de escola ou de turma.

Se o novo gera insegurança e ansiedade em qualquer idade, na Educação Infantil, esse processo é ainda mais intenso. Saindo de suas zonas de conforto, os pequenos se veem em um ambiente coletivo com regras diferentes das de casa, são estimulados a participar de atividades incomuns ao seu dia a dia e passam a conviver com adultos e crianças inicialmente estranhos.

É um momento de transição e dia após dia, ela vai criando um vínculo com os professores, coleguinhas e atividades, sentindo-se cada vez mais segura. Não existe um tempo determinado para essa transição, depende da criança, da família e de suas experiências anteriores relacionadas às separações que enfrentamos na vida.

“É importante que os pais consigam ensinar os filhos a se abrirem para o novo. As mudanças fazem parte de diversos momentos, como troca de casa, de trabalho, de cidade. Para que essa situação não se acumule e traga dificuldades no futuro, é necessário aprender a lidar com o desconhecido”, explica Valdemir Klamt, gerente de Educação do Sesc em Santa Catarina. Mantenha o equilíbrio entre aconchego e firmeza.

Confira mais dicas sobre adaptação escolar




0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .