Com o objetivo de capacitar jovens estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência, o Sesc e a Polícia Militar de Santa Catarina são parceiras na realização do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), nas Escolas da Instituição no Estado. Em 2018, o programa formou 384 estudantes nas Escolas Sesc em Itajaí, Xanxerê, Lages, Joinville, Criciúma, Brusque e Jaraguá do Sul.
As atividades, ministradas por policiais militares ao longo do ano, são trabalhadas de forma dinâmica e participativa, valorizando os conhecimentos das crianças. Entre os assuntos tratados estão, as causas do uso de drogas lícitas e ilícitas estabelecendo sobre os riscos decorrentes da dependência química e orientando as crianças, adolescentes, assim como seus pais ou responsáveis, acerca da busca de soluções e medidas eficazes quanto à resistência às drogas; o fortalecimento da autoestima das crianças e adolescentes a valorizarem a vida, mostrando opções saudáveis de comportamento, longe das drogas e da violência. Os participantes também são sensibilizados para valores morais e éticos, possibilitando a visualização, bem como proporcionar a construção de uma sociedade mais justa, sadia e feliz.
"O Proerd te faz pensar como ser uma pessoa melhor e ser mais confiante"
Para os alunos do 5º ano da Escola Sesc em Brusque, todas as crianças deveriam participar do Proerd, assim nenhum adolescente usaria drogas. “O Proerd não é brincadeira, é divertido, mas é bem sério”, destacam em texto coletivo: “Participar do programa é uma experiência inesquecível, daquelas que são para guardar para sempre. Com o Proerd você aprende a pensar nas consequências, cuidar com as drogas, saber também que elas podem destruir o corpo humano, lidar com a pressão dos outros, não brigar com os colegas, não falar palavrões, aprender a ajudar as pessoas que sofrem bulling e qual a maneira de se defender também do bulling. O Proerd te faz pensar como ser uma pessoa melhor e ser mais confiante”.
No Sesc em Brusque, os ensinamentos também foram levados aos alunos do 1º ano, com 7 anos de idade, que aprenderam questões importantes sobre segurança: “Agora já sabemos que nem sempre as pessoas são boas”, desta o pequeno João Miguel. “Eu aprendi como ter segurança e me proteger das pessoas estranhas”, conta João Arthur 07 anos. Já Arthur Miguel agora já sabe usar os telefones em caso de emergências e para ligar para o bombeiro e para a polícia.
A professora da turma, Christine de Souza reforça que acompanhar o trabalho de um policial em sala de aula foi encantador. “De fato, não foi tarefa fácil repassar aos alunos informações que se fazem imprescindíveis no dia a dia, mas houve muitas trocas de experiências, descobertas e dedicação, para que os alunos pudessem obter um aprendizado significativo. O Proerd será um marco na vida dos alunos e ficamos gratos, pela oportunidade de vivenciar momentos inesquecíveis”.
"Um instrumento para a integração das famílias no processo educacional"
No Sesc em Jaraguá do Sul, participaram do Proerd as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental. De acordo com a coordenadora da Escola Sesc em Jaraguá, Gelcy Mertz Arce, o Proerd possibilita à escola complementar seu projeto pedagógico. “Considerando-se, ainda, que a filosofia do Programa prevê o direcionamento de ações a toda comunidade escolar e, de forma especial, aos pais e responsáveis promovendo uma reflexão sobre a importância da família como ambiente primeiro da prevenção, pode-se afirmar que o Proerd tem se tornado instrumento fundamental para a integração das famílias no processo educacional, no qual o diálogo torna-se proposta prioritária para a melhoria da qualidade de vida de nossas crianças”.
A aluna Julia Carollina Zaffari Rathunde, do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Sesc em Jaraguá conta que levará os aprendizados para a vida toda. “Aprendemos a tomar boas decisões, que temos que respeitar a todos, mesmo sabendo que agimos e pensamos de modo diferente dos outros. O Proerd mostra que podemos ter uma vida melhor, longe das drogas”.
A formatura do Proerd aconteceu em Brusque no dia 20 de novembro e em Jaraguá do Sul no dia 21 de novembro. Nas duas cidades, foram realizados grande eventos reunindo todas as escolas participantes do programa em 2018.
Em Santa Catarina o Sesc conta com 21 Escolas de Educação Infantil Bilíngue (Creche e Pré-Escola), 13 de Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) em quatro cidades, projeto Habilidades de Estudo (contraturno escolar) em 17 unidades e projeto Horizonte (contraturno escolar) em três unidades.
Oferece também, em conjunto com o Senac, o Ensino Médio e Técnico em Programação de Jogos Digitais, em Palhoça. Os pais e/ou responsáveis com interesse em conhecer a estrutura da escola devem entrar em contato com a Unidade do Sesc mais próxima e agendar visita.
MATRÍCULAS ABERTAS PARA O ANO LETIVO 2019
As matrículas seguem abertas e ainda há vagas em algumas Unidades.
Os Editais estão disponíveis em: http://www.sesc-sc.com.br/escola/
Na página também é possível acessar as fichas de matrícula e entrevista. As matrículas podem ser realizadas na Área de Relacionamento com Clientes das Unidades do Sesc e os valores das mensalidades consultados no local.
0 Comentários