Muitos alunos de idiomas possuem dúvidas sobre o que é um
exame de proficiência e se deve fazer. Proficiência é a demonstração de um
conhecimento, competência e capacidade. Para essa demonstração, existem os
exames e teste de proficiência, que podem ser de idiomas, como inglês, francês,
japonês e também de cursos superiores. Leia o texto da instrutora de Idiomas do
Sesc em Concórdia, Aline Masson
e saiba mais sobre o assunto.
[Artigo] O que é um exame de proficiência?
02/01/2019 - Atualizado em 04/01/2019 - 701 visualizações
Exames de proficiência de inglês
Se você já fala inglês e precisa comprovar a sua fluência no idioma, precisa buscar os exames de proficiência que são oferecidos por diversas instituições. Estas provas, como o próprio nome indica, são testes que avaliam a desenvoltura e certificam o nível do idioma de cada indivíduo.Estes exames são a prova concreta de como anda a sua fluência e são obrigatórios para estudos no exterior e são muitas vezes exigidos por empresas que demandam um segundo idioma, para fazer um intercâmbio, por universidades e empresas em outros países ou qualquer outra instituição, que exija a comprovação de nível de inglês; uma vez que, em muitos casos apenas um curso não é suficiente para atestar o quanto alguém sabe, e os certificados emitidos por escolas de inglês não são reconhecidos internacionalmente.
Os testes avaliam as habilidades dos candidatos em relação à leitura, escrita, oralidade e compreensão auditiva. A pontuação mínima para aceitação de um candidato em determinada instituição, varia de acordo com o país e demandas da própria instituição. Geralmente, quanto mais qualificada for a empresa ou a universidade, maior terá que ser a nota do candidato para a sua aceitação. Algumas provas para mestrado ou doutorado exigem somente a habilidade de interpretação de textos e usualmente são aplicadas nas próprias universidades. O nível de dificuldade dos exames é de moderado a alto, dependendo do quanto a candidato se preparou para o teste, o mesmo encontrará maior facilidade ou dificuldade.
Toefl, Ielts, e CPE, estão entre os exames de proficiência de inglês mais populares. Existem outros exames, cada um vai depender da necessidade de cada indivíduo e da serventia que cada exame terá, já que eles podem avaliar o inglês de forma mais geral ou acadêmica. A validade de cada exame também é diferente. Alguns têm validade de dois anos e outros não têm prazo de validade determinada, mas se a data do exame for muito antiga, a instituição pode pedir um mais recente.
Em vista da importância e seriedade destes exames de certificação, algumas escolas de idiomas já oferecem aos alunos a oportunidade de fazê-los. A escolha do teste vai depender dos objetivos e do bolso de cada aluno, tendo em vista que algumas destas avaliações são um pouco salgados em termos de custos.
Então, caso você estuda inglês já tem certo domínio do idioma, o que hoje é praticamente uma obrigação, talvez seja o momento de começar a pensar em uma certificação internacional, que seja válida em vários lugares no mundo, que comprove seriamente o seu nível de inglês e que de brinde ainda dá uma melhorada no seu currículo.
Venha aprender inglês conosco. Informações no espaço Relacionamento com Clientes do Sesc ou no site www.sesc-sc.com.br.
Colaboração: Aline Masson, instrutora de Idiomas do Sesc em Concórdia