Sesc Idiomas: Conheça palavras de origem alemã presentes no nosso cotidiano

A equipe do Sesc Blumenau compartilha alguns exemplos da influência da língua germânica no nosso dia a dia.


06/06/2023 - Atualizado em 12/06/2023 - 12583 visualizações

Influência da língua alemã

É muito comum incorporarmos termos estrangeiros no nosso vocabulário. A língua inglesa é uma das que mais se fazem presentes no nosso dia a dia: delivery, check-in, check-out, download e coffee break são alguns exemplos que já fazem parte da nossa rotina.

No entanto, outros termos, já naturalizados na língua portuguesa, acabam passando batido quanto a sua origem,. Que tal conhecer alguns oriundos da língua alemã e bem adaptados em português?   

Esses termos fizeram parte do conteúdo apresentado no evento Kaffee Mit Geschichten (Café com histórias): uma viagem no tempo, realizado no dia 17 de maio, pelo Curso de Alemão do Sesc Idiomas de Blumenau. A programação contou com a presença da instrutora do curso de alemão, Clarissa Vahldick, e da convidada, Hanelore Sandner Campregher, que trouxeram a temática da cultura alemã, apresentando a riqueza, significado e presença no nosso cotidiano, com momentos de interação com o público. 

Clarissa Vahldick destaca que a primeira noite cultural alemã do Sesc 2023 foi regada por muito conhecimento, trocas e descobertas: “É sempre enriquecedor poder resgatar o que nossos antepassados nos deixaram como herança e poder comparar com os dias atuais, especialmente, quando falamos dos nossos imigrantes alemães”. 

Hanelore Sandner Campregher  trouxe muitas palavras, comumente usadas em nosso dia a dia, provenientes da cultura alemã.

Confira:

HAMBÚRGER    
O termo hamburger (aportuguesado para hambúrguer) deriva originalmente de Hamburgo, no norte da Alemanha. Na verdade, ninguém sabe ao certo de onde o sanduíche se originou, mas muitos concordam que foi através dos europeus que o hamburger chegou aos Estados Unidos, para depois tomar a forma que conhecemos hoje.

Alguns acreditam que o hambúrguer vem da receita tradicional Frikadelle, que são almôndegas relativamente grandes e achatadas, que realmente parecem com o hambúrguer, e que são muito populares no norte da Alemanha, assim como em países escandinavos. 

VALSA  
Do alemão, walzer. A valsa chegou ao Brasil com a transferência da corte portuguesa ao país, em 1808. A música foi apresentada em salões onde a elite do Rio de Janeiro dançava. 

HAMSTER  
O nome do fofo roedor "hamster" vem da palavra alemã hamstern, que significa "juntar, acumular". Ele ganhou este nome devido às suas bochechas que acumulam alimentos 

CHIQUE  
Schick, chic e chique
A palavra "chique", considerada por muitos um patrimônio da língua francesa, é, na verdade, um termo alemão que chegou ao português através do francês. os alemães usavam expressões como schicklich ou sich schickt para designar "apropriado" ou "bem arrumado". No alemão medieval, a palavra schick significa forma, costume. 

TORRE EIFFEL
 
A família de Alexandre Gustave Eiffel, engenheiro que deu nome à celebre construção parisiense, veio de uma área montanhosa no oeste alemão chamada Eiffel. Na verdade, seu sobrenome era Bönickhausen, algo impronunciável para muitos franceses. A família adicionou, então, o nome da região de origem e passou a se chamar Bönickhausen Eiffel. E o engenheiro entrou para a história com o novo sobrenome.

CHOPE  
O chope de cada dia não tem a ver, na sua etimologia, com a palavra cerveja. Trata-se de uma unidade de medida originada do alemão schoppen, equivalente a cerca de meio litro. O termo foi integrado ao português através do francês, depois que a corte portuguesa, chegou ao Rio de Janeiro, no início do século 19.  

BULEVAR  
Outra palavra que muitos podem pensar que veio do francês, mas, na verdade, teve sua origem na língua alemã. A origem do nome dos antigos baluartes, e vem do alemão bollwerk – literalmente, paliçada, barreira. Boulevard era a forma como os franceses pronunciavam bollwerk, termo que acabou dando nome às largas avenidas que substituíram as fortificações.   

Sesc Idiomas Blumenau

Quer conhecer e aprender mais sobre a riqueza e beleza da língua alemã? Então venha para o Sesc Idiomas Blumenau. Aqui o aprendizado é significativo e efetivo. Qualidade que cabe no seu bolso. Vem ser Sesc! Vem fazer Alemão conosco! Matrículas abertas.           




Colaboração: Camila Almeida Pinheiro da Costa, técnica de educação do Sesc Idiomas Blumenau.


0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .