Cultura catarinense e memórias afetivas das famílias na Mostra de Artes e Ideias


20/12/2022 - Atualizado em 09/02/2023 - 2752 visualizações

2022 foi um ano de muito aprendizado, conexão e felicidade na Escola Sesc, que encerra com um resgate das tradições locais e histórias das famílias, reforçando ainda mais os laços afetivos.

Neste terceiro e último trimestre, o tema “Cultura catarinense e memória afetiva” norteou as atividades pedagógicas na Rede de Ensino Sesc-SC. Nas Unidades que oferecem Educação Infantil (creche e pré-escola), Ensino Fundamental, projeto Criar Sesc (contraturno escolar), e Educação de Jovens e Adultos (EJA), os estudantes se envolveram com os fatos que marcaram suas comunidades, reconhecendo e valorizando a cultura catarinense como parte da sua história.

Para cada nível de ensino, os projetos tiveram abordagens criativas variadas, conforme o interesse e vivências das turmas. As crianças pesquisaram sobre seus antepassados e exploraram a diversidade cultural do Estado, da culinária à arquitetura. Aprofundaram os conhecimentos acerca da história, analisaram as mudanças, visitaram museus, criaram mapas ilustrativos das pessoas e fatos que marcaram suas regiões.

Também resgataram memórias das suas famílias, brincadeiras antigas e tradições, descobrindo as singularidades e diferentes costumes de cada núcleo familiar. Tudo isso contribuiu para a construção da identidade pessoal de cada criança e para que se reconheçam no meio de convivência, respeitando as diferenças.

Os trabalhos realizados ao longo deste período, que mostram os resultados do processo de ensino-aprendizagem, foram apresentados para a comunidade escolar na III Mostra de Artes e Ideias da Escola Sesc. Os eventos foram realizados nos finais de semana deste mês de dezembro com a ampla participação das famílias.

Confira alguns registros da Mostra de Artes e Ideias na Escola Sesc Prainha, em Florianópolis

Desejamos umas boas férias para nossos 9 mil alunos, familiares e equipes. Agradecemos a parceria das famílias, fundamental para oferecermos essa educação transformadora. Em 2023 seguiremos unidos em torno do ensinar e aprender!

Espaços ambientados com o tema da mostra.

Atividades para as famílias nas salas de aulas.


Turma da Borboleta (3 anos) e famílias..

A Daniela Fritz, mãe da Maria, ressaltou que o coração está apertado o encerramento desta etapa, mas muito feliz com todas as vivências.

Cristiano e Juliana Scandolara, com a filha Alícia. 

O sentimento é de felicidade em acompanhar a evolução da Alícia e o engajamento dela em tentar aproveitar ao máximo de tudo isso.

Juliana Beretta, mãe do Chico e do Pedro, destacou o envolvimento das famílias com o projeto da turma. 

“A gente pode resgatar um pouco da nossa infância também, lembrando das nossas brincadeiras. Tivemos a oportunidade de ensinar essas brincadeiras aos nossos filhos e brincar junto”

Exposição dos trabalhos. 

Tradição do Boi de Mamão não pode faltar quando o assunto é cultura local e memória afetiva.

Também teve apresentação de teatro dos pais da tuma da Borboleta.

As famílias encenaram uma história que marcaram suas infâncias: o "Sítio de Picapau Amarelo".

E as crianças adoraram e curtiram a peça com olhares atentos.

No final, tudo virou brincadeira!


Projeto “Memórias que nos afetam e afetam ao outro” da turma de 5 anos da Escola Sesc Tijucas

Confira o relato da gestora escolar Berenice Sant'Anna Cota, sobre esse projeto emocionante :

Pensando nos vínculos afetivos do grupo Brilhante e na sugestão da família da aluna Keithy, de cortar o cabelo e trazer as mexas para escola, tivemos o insight de convidar a família do João Pedro para contar as memórias, que perpassaram o susto da descoberta de um tumor e a superação ao longo das conquistas.

Como resultado, as crianças protagonizaram uma conversa com o menino João Pedro e adultos. Um momento regado de recordações, sorrisos, lágrimas e muitas emoções.

O encontro perpetuou com a turma durante todo o trimestre, com os comentários das crianças - "como foi legal conversar com o João Pedro, saber sobre a doença dele. Lembro que ele comentou sobre uma dor de cabeça muito forte”, reforçou Heitor ao ouvir os colegas, “o que mais gostei é que ele vai nos mesmos médicos do que eu”, que também tem uma história de superação contra o câncer.

Com isso, o que fazer com as mexas do cabelo?

Entramos em contato com Andréa, que tem escrita sua história de superação de câncer em um livro, e ela prontificou-se a levar para o hospital da criança. Assim, surgiu o convite a Andreia de também contar um pouco de sua história aos pequenos. Ela aceitou e com muita emoção chegou o grande dia.

Fomos honrados mais uma vez com os questionamentos, reflexões, vivências e provocações vindas de cada criança do grupo, que abordaram as perguntas com muita naturalidade e cuidado com os nossos visitantes.

E mais uma vez as crianças foram afetadas. Na roda de conversas de fechamento do dia, comentavam: “gostei da história da Andréa”, “gostei quando ela sentou pertinho da gente e mostrou o livro dela”, “lembro quando ela falou da quimio vermelha e branca, aquela que deixou ela careca”...

Enfim, estamos lisonjeados com a partilha de histórias de vida dos visitantes, com a escuta, sensibilidade e amor que cada criança deixou transparecer, pelas memórias que se eternizarão ao longo de suas vidas através das experiências vividas e especialmente, por garantir as crianças durante este processo o que preconiza a BNCC - conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

Agradecemos aos convidados, João Pedro Hoffmann Atanazio, Zenir Atanazio, Marluci Hoffmann Atanazio e Andréa de Souza, por terem compartilhado suas incríveis histórias que nos afetaram e foram afetados por nossa turma, nossa alegria e coração grato e sensível por cada detalhe.

Conversa com João Pedro.

Encontro com a convidada Andréa de Souza.

Outras atividades com a temática do trimestre...

Visita de turma do Ensino Fundamental da Escola Sesc Rio do Sul ao museu da cidade.

Na disciplina de geografia, o 5° ano e Criar Sesc de Araranguá visitou o Rio Araranguá, para observar as consequências da retirada da mata ciliar nativa e relembrar a história da formação da cidade.

Rede de Escolas Sesc-SC 

Para o Sesc, aprende melhor, quem aprende feliz!

Nas Escolas da nossa Rede de Ensino, as crianças crescem felizes e realizadas, em um ambiente acolhedor, repleto de afetividade, alegria, criatividade e inovação, que desperta o prazer pelo a
+ Rede de Escolas Sesc-SCprender. Desde a primeira infância, nossos alunos contam com atividades lúdicas significativas desenvolvidas por profissionais qualificados, atendimento humanizado, em um espaço seguro que estimula o aprendizado.

Trabalhamos com Metodologias Ativas para que os alunos aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais. A proposta é que o estudante esteja no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção de conhecimento, com a mediação do professor.

Oferecemos Educação Infantil (
creche e pré-escola), Ensino Fundamental, projeto Criar Sesc (contraturno escolar), e Educação de Jovens e Adultos (EJA), em 27 Unidades em Santa Catarina.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Escola Sesc que está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS 4  (Educação de qualidade). A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .