“Este é um momento mágico, de vestir essa roupa (beca) e subir ao palco para pegar o diploma e dizer EU CONSEGUI”, vibra Raquel Marlene dos Passos Varella, 42 anos, aluna da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesc Prainha, na noite da formatura, no dia 7 de dezembro, em Florianópolis. Na ocasião, 54 estudantes receberam o diploma de conclusão do Ensino Médio, ao lado de familiares e amigos, marcando a conclusão desta importante etapa de suas vidas.
Incentivo da família
Raquel Marlene é mãe de cinco filhos, dois deles se formaram na EJA do Sesc Prainha nos últimos anos e já estão encaminhados, uma cursando a faculdade de Direito e outro com um bom emprego. Foram eles que incentivaram a mãe a voltar a estudar e indicaram o Sesc. Primeiro, ela finalizou o Ensino Fundamental à distância, depois iniciou o Ensino Médio na EJA. “Passei 25 anos longe de uma sala de aula, neste período criei os meus filhos e trabalhei em casa cuidando de outras crianças. Quando o mais novo completou 13 anos, percebi que estava na hora de retomar os estudos. Agora eu não paro mais, pretendo fazer o curso técnico em enfermagem no IFSC ou magistério”, conta repleta de esperança e motivação.
Novas oportunidades
Foi nas aulas de matemática que Emerson Jesus de Mello, 29 anos, começou a pensar em abrir uma pequena empresa de biscoitos amanteigados e broas. “O professor pediu para pesquisarmos sobre o assunto. Aprendi sobre cálculo, porcentagem, organização e vi que era uma oportunidade de colocar o meu plano em prática”, conta. Ele continua trabalhando como garçom, mas ao lado da companheira Priscila (também aluna da EJA), começou a produzir e comercializar os produtos, com sucesso. Natural Rui Barbosa, Bahia, Emerson veio para Santa Catarina em 2012 em busca de melhores oportunidades e está conquistando o seu espaço.
Aprendizado para a vida
Para Mateus Oliveira da Silva, 19 anos, cursar a EJA foi uma experiência incrível em que os aprendizados extrapolaram os conteúdos curriculares, trazendo conhecimentos e amizades que levará para a vida. “Antes do Sesc eu estudava por obrigação, apenas para passar de ano. Neste último ano, com o apoio dos professores e colegas, eu amadureci e passei a compreender o valor do saber. Agora tenho força de vontade para ir em busca de meus sonhos. Esta formatura significa uma importante etapa da vida concluída com sucesso e um sonho realizado”.
Esforço que vale a pena
Jackeline Vieira, 33 anos, auxiliar de serviços gerais, quer ser um exemplo para os filhos, que hoje têm 14, 12 e 8 anos. “Sempre fui estudiosa, só parei de estudar porque engravidei. O tempo passou e já estava achando que era tarde para mim. Foi quando comecei a prestar a atenção e ver pessoas mais velhas do que eu conquistando esse sonho, superando os obstáculos. Me dei conta de como a vida é simples, a gente é que complica”, conta. “Concluir o Ensino Médio é uma vitória – a primeira formatura de muitas. Neste momento passa um filme na minha cabeça e vejo que todo o esforço valeu a pena”.
+ Sobre EJA no Sesc
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesc é a possibilidade de retorno aos estudos para comerciários, seus dependentes e a comunidade como um todo. A EJA possibilita a continuidade no processo educacional e contribui para o desenvolvimento individual e a melhoria na qualidade de vida dos seus alunos, transformando vidas.
Utilizamos uma metodologia de ensino que estimula a construção colaborativa de aprendizagem, respeitando diferenças, valorizando saberes, aproximando famílias e comunidades. Possuímos uma equipe de educação capacitada para atender o aluno e seus familiares em suas especificidades. Respeito e afeto são valores essenciais no processo de aprendizagem.
A EJA do Sesc atende ao público a partir de 15 anos de idade e abrange os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e o Ensino Médio com certificação. A inscrição é gratuita.
CLIQUE AQUI para mais informações.
0 Comentários