Ensino Médio e Técnico em Design de Interiores: um mercado de trabalho promissor


03/10/2019 - Atualizado em 03/10/2019 - 1052 visualizações

Nas últimas décadas, tem-se observado a crescente necessidade de reformulação dos espaços interiores, que busca aliar tecnologia, novos materiais, praticidade, sustentabilidade e acessibilidade às perspectivas personalizadas de uso desses ambientes. No segmento de Design de Interiores, esses fatores contribuem para ampliar a atuação do designer, profissional responsável pelas soluções criativas e que busca trazer técnicas cada vez mais acessíveis, para promover a qualidade de vida e tornar os espaços esteticamente atraentes.

Em consonância com esse mercado de trabalho promissor, o Sesc e o Senac Santa Catarina passam a oferecer em Palhoça, o Ensino Médio e Técnico em Design de Interiores. O novo curso entra no portfólio das Instituições, que trabalham em conjunto a partir da experiência consolidada nas suas áreas de atuação – Educação Básica (Sesc) e Profissional (Senac) e já oferecem o Ensino Médio e Técnico em Programação de Jogos Digitais também no município.

O objetivo é formar técnicos com habilidades criativas, preparados para o mercado de trabalho, que possam agregar os conhecimentos nas diversas áreas de atuação. Ao final do curso, os alunos saem com certificação composta de Ensino Médio com técnico profissionalizante e com grandes oportunidades pela frente.

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Profissão reconhecida e de grande aderência na região

O profissional de Design de Interiores é responsável por elaborar e projetar espaços internos de casas, prédios comerciais, lojas, etc. Ele também acompanha a execução dos projetos de interiores e precisa conhecer os materiais que podem ser usados para cada local, bem como as infinitas combinações.

O designer de interiores pode atuar em escritórios de arquitetura, de design de interiores, estabelecimentos comerciais especializados em materiais e revestimentos, ou móveis de decorações. Pode trabalhar com vínculo empregatício ou como prestador de serviços, de forma individual ou em equipes multiprofissionais, contribuindo na proposição de soluções.

Como toda a profissão que exige criatividade, é muito importante que o profissional se mantenha atualizado e conheça as tendências de mercado e de design. Além disso, o designer de interiores deve saber interpretar os pedidos, exigências e conduzir o trabalho com um bom relacionamento interpessoal.

Conhecimentos para a vida

No curso integrado do Sesc e Senac, além do campo profissional, o aluno estará preparado para continuar e aprofundar seus estudos no ensino superior. Os conhecimentos adquiridos, bem como as habilidades e competências desenvolvidas poderão ser aplicadas nas mais diversas áreas e campos de atuação, mas também na vida de cada estudante. Outro fator relevante é o estímulo ao pensamento criativo, tão importante neste momento da formação, inclusive para as futuras escolhas de continuidade da formação.

A base curricular do Ensino Médio e Técnico é associada aos conteúdos práticos. A experimentação, o desenvolvimento de protótipos, trabalhos em equipe, planejamento e desenvolvimento de projetos, materiais de qualidade, proximidade das famílias e o ensino afetivo são marcas desta proposta.

"Hoje saber organizar-se, estruturar e desenvolver projetos, trabalhar em grupo, ter empatia são necessidades em qualquer área de atuação e a metodologia utilizada propicia o desenvolvimento destas habilidades”, salienta Samantha Filippon, Analista de Programação Social – Educação, do Sesc-SC.

Proposta pedagógica

A proposta pedagógica do curso atende a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com a expertise do Sesc, articulado as competências dos cursos técnicos estruturadas nacionalmente pelo Senac. Possui carga horária elevada de Inglês, Matemática e Português, tópicos flexíveis e também um eixo integrador, onde a prática técnica e propedêutica ganha ainda mais ênfase e o protagonismo do aluno aparece em todas as tomadas de decisão.

“Os alunos irão estudar todo o conteúdo natural do Ensino Médio, porém mobilizados a partir de competências e habilidades que o levam a agir e interagir no mundo. Os estudantes são os protagonistas desse processo, com aprendizagem participativa e integrada, em espiral ascendente, que são premissas da proposta, assim como o desenvolvimento das marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica e atitude empreendedora, colaborativa e sustentável”, explica Leila Di Pietro, Analista Pedagógica da Diretoria de Educação Profissional do Senac.

O curso conta com ambientes de aprendizagem personalizados, atua com metodologias ativas, trabalha com projetos, oficinas e pesquisa, empreendedorismo e competências socioemocionais. As aulas buscam desenvolver o raciocínio lógico adequado para encontrar soluções aos problemas do cotidiano. Os alunos estudam em período Integral de segunda a quinta e matutino na sexta-feira, e têm à disposição uma excelente infraestrutura com laboratórios específicos e acessos aos serviços oferecidos pelo Sesc e Senac.

"O aluno que opta pelo Ensino Médio Integrado precisa de comprometimento e dedicação pois passará o dia em torno dos estudos. Mesmo que seja preciso abrir mão de algumas coisas o esforço é recompensado no futuro. O curso ofertado está estruturado de forma a contribuir para que essa rotina de estudos, bem como o ambiente e as atividades sejam construídos e executados de forma leve, interativa e acolhedora", reforça Samantha.

O que os alunos vão aprender na prática:

  • Realizar desde o levantamento métrico arquitetônico, elaboração de desenho bidimensional, croqui e perspectiva, à representação de modelos tridimensionais e elaboração de plantas humanizadas.
  • Se comunicar com clientes, na elaboração de roteiros, mediação e entendimento das necessidades e expectativas em entrevista.
  • Questões administrativas como propostas de trabalho, contratos, cronogramas e pesquisa de soluções e tendências de mercado, bem como colaboração no desenvolvimento do trabalho em equipe.
  • Decoração de ambientes residenciais, comerciais e de pontos de vendas, a partir de um layout pré-definido.
  • A utilizar software específicos de desenho arquitetônico e paisagismo.
  • Todas as etapas de um projeto: planejamento, estudo preliminar de ambientes residenciais (teoria das cores, desenho universal, conforto térmico e acústico, conhecimento dos pontos elétricos e hidrossanitários), especificar materiais e revestimentos, assim como mobiliários, acessórios, elementos decorativos e espécies vegetais, documentando todo o processo em memorial descritivo.
  • Aplicar todas as etapas de um projeto em espaços comerciais e comércio varejista.
  • Vivenciar de forma simulada ou real o acompanhamento de uma obra de Design de Interiores, do briefing, formalização das propostas, carteira de prestadores de serviços até a elaboração de orçamento, cronograma físico-financeiro, recebimento e armazenamento de materiais, bem como a checagem de conclusão da obra.
  • A cada ano, os alunos aprenderão a organizar, elaborar e sistematizar dados e informações dentro da perspectiva de metodologia científica, de forma a unir as áreas de conhecimento da educação básica com os conhecimentos técnicos da educação profissional.



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