Escola Sesc Xanxerê promove aprendizado com visita ao Museu do Milho

Os estudantes puderam mergulhar na história regional, confira!


21/11/2024 - Atualizado em 21/11/2024 - 277 visualizações

Escola Sesc Xanxerê 

As turmas do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Sesc Xanxerê participaram de uma atividade enriquecedora no Museu do Milho “Antônio Sirena”, localizado no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi, em Xanxerê.


A visita integrou a temática “Em todos os lugares eu aprendo”, trabalhada em sala de aula, destacando a importância dos museus como espaços de aprendizado e preservação histórica.  Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a função dos museus, os estudantes exploraram o acervo que reúne cerca de 600 itens, entre fotos, maquinários e documentos doados pela comunidade.

Os estudantes puderam vivenciar o percurso expositivo, organizado por temáticas, e mergulhar na história regional. Eles conheceram a lenda do milho narrada pelo povo indígena Kaingang, a evolução do cultivo agrícola, o comércio, além do modo de vida de gerações passadas, com destaque para móveis, utensílios e a organização das casas de época.  

 O Museu do Milho se destaca como um espaço de salvaguarda da memória, registrando aspectos culturais e históricos da formação do Oeste Catarinense, especialmente relacionados à agricultura e ao cotidiano das comunidades que colonizaram a região. 

A visita despertou a curiosidade dos estudantes, que puderam imaginar e refletir sobre o estilo de vida dos descendentes de diferentes etnias que contribuíram para a história local.  A experiência reafirma o compromisso da Escola Sesc Xanxerê em promover atividades que valorizem a memória como fonte viva de conhecimento e estimulem a formação de cidadãos curiosos, investigativos e conscientes sobre a importância da preservação cultural e histórica.   

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .