O Dia 5 junho foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, como Dia Mundial do Meio Ambiente. A criação desta data objetiva a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação. Para abordar essa temática importante, a Sala de Ciências do Sesc em Joinville propôs algumas atividades a fim de transformar os visitantes em agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente.
Para trabalhar com o tema com os visitantes da Educação Infantil, priorizou-se os sentidos como meio de sensibilização para as questões do meio ambiente. Durante as visitas desse público, a proposta foi vendar seus olhos e fazê-los sentir coisas naturais como terra, folhas, água, entre outros, e coisas que não são naturais, como caixas de leite vazias, pacotes plásticos, garrafas PETs. Após essa interação com os itens naturais e não naturais, caracterizou-se como lixo o que não era natural, trabalhando reciclagem, separação de resíduo, enquanto sobre os itens naturais apresentados, preservação do meio ambiente, proteção à água, aos solos e demais atitudes muitas vezes indicadas pelos próprios visitantes.
Os visitantes de Ensino Fundamental I e II encontravam a Sala de Ciências com “enfeites” de lixo, eram instigados a falar sobre o que conheciam do tema Meio Ambiente e Junho Verde, o que estavam vendo de diferente na sala, o porquê do lixo não ser um enfeite. Então através de vídeos sobre a destinação correta do lixo e Logística Reversa, as atitudes de separação do lixo, a responsabilidade do consumidor pelo lixo gerado, e o resgate de conhecimento sobre resíduos perigosos foram trabalhados. Nesse ponto muitos visitantes relataram suas experiências com a percepção de lixo em terrenos baldios e fizeram por si só a relação entre essas atitudes e os danos ao meio ambiente. Ao final da visita, foi utilizado um tabuleiro de tamanho real onde os visitantes jogaram em equipe respondendo perguntas pertinentes aos tipos de lixo recicláveis (papel, plástico, vidro, metal), ou então eram desafiadas a destinar corretamente lixos separados para a brincadeira, em caixas com a cor correspondente ao material do lixo. A empolgação com o jogo foi perceptível, e como este trouxe dados importantes sobre reciclagem, acredita-se que foi uma intervenção positiva na Educação Ambiental dos visitantes.
Projetos de Integração que visitam a sala semanalmente trabalharam a cada semana com uma proposta diferenciada: sensibilização através de vídeos do projeto “A Natureza está falando”, onde vendados os visitantes ouviram os integrantes da natureza personificados; avaliação fisico-química da água do Rio Cachoeira, onde pode-se trabalhar a importância do rio para nossa cidade, da água para nossas vidas e as consequências dos resíduos que acabam nessa água tanto para nossa vida como para a ecologia; logística reversa foi trabalhada através de quebra-cabeça e criação do ciclo, com apoio de vídeos para que o assunto fosse esclarecido; oficina de papel reciclado.
Em eventos externos em parceria com o Detran, Delegacia de Proteção a Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) e Escolas públicas da cidade foram apresentados o equipamento “Economize”, trabalhando com as diferenças entre as lâmpadas do mercado e outros aspectos sobre economia de luz, o quadro sobre tempo de decomposição de materiais e a reciclagem de papel a partir da utilização de rascunhos e outros materiais como cascas de cebola, folha de bananeira.
A Educação Ambiental é uma área importante para ser trabalhada na sociedade, seu objetivo é contribuir para a formação de cidadãos conscientes da importância e preservação do meio ambiente, que possam reconhecer as atitudes e o impacto delas para o meio ambiente e para a própria sociedade, moldando-as para que promovam qualidade de vida e sustentabilidade.
Colaboração: Ana Cristina Rathunde, Sesc em Joinville.
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