Nas Escolas Sesc os estudantes são autores do processo de aprendizagem


13/09/2018 - Atualizado em 01/10/2018 - 971 visualizações

Na Escola Sesc, o aluno é parte atuante no processo de construção do conhecimento, tanto coletivo como individual. Com uma metodologia de ensino que estimula a criatividade, a reflexão e a autonomia, a Instituição atua na formação de estudantes críticos e participativos, em uma escola comprometida com a aprendizagem, que valoriza as vivências e a experiência das crianças.

Isso acontece desde a Educação Infantil, já nos primeiros dias de aula, quando as crianças definem o nome da sua turma, em rodas de conversas, por votação, ou em brincadeiras, sempre partindo da realidade e interesse do grupo. A turma de cinco anos, da Escola Sesc Palhoça, por exemplo, foi batizada “Turma do Arco-Íris” quando os alunos entraram em sala de aula pela primeira vez e se encantaram com as cores do ambiente. Na turma de dois anos, a professora selecionou livros infantis e abriu as páginas com ilustrações de personagens da literatura que chamava a atenção dos pequenos e pediu para eles marcarem o que mais gostaram. A baleia do Pinóquio foi a mais votada e essa virou a “Turma da Baleia”.

Turma do Arco-Íris  

Turma da Baleia  

De acordo com o gerente de Educação do Sesc, Valdemir Klamt, a construção do conhecimento acontece na medida em que o objeto a ser conhecido se torna significativo para a criança. “É uma relação afetiva de confiança mútua, tranquila, com vínculos que se solidificam com o tempo, compartilhando o saber, decidindo junto, respeitando outros pontos de vista ou assumindo sua posição”, salienta.

A cada trimestre um novo tema norteia os projetos interdisciplinares da Rede de Ensino em todo o Estado. Neste ano, o primeiro foi “Ecoarte”, com ações pedagógicas atreladas aos elementos da natureza e da arte. No segundo trimestre, o tema “Os avós e os brinquedos”, reforçou a presença da família na escola – um dos pilares da Educação do Sesc – promovendo diversos momentos especiais de alegria e atividades diferenciadas. O tema do terceiro e último trimestre será livre para cada Escola.

Ensino que prepara o aluno para transformar o mundo

No Ensino Fundamental, os projetos são trabalhados em consonância com o currículo nacional, com a proposta pedagógica do Sesc e o material didático utilizado. O conhecimento é criado com o suporte de conteúdos curriculares contemporâneos e transversais, como empreendedorismo, alimentação saudável, sustentabilidade, tecnologia e artes.

“É um ensino mais consistente, que prepara o aluno para transformar o mundo”, declara Klamt. As aulas contribuem para a formação crítica e todas as disciplinas auxiliam a repensar valores, provocar pensamentos, instigar reflexões e transformar atitudes. “Com a participação e interação dos alunos, o aprendizado se torna mais dinâmico, pois ultrapassa a transmissão de informação, além de ser mais interessantes para todos”.

Ideia de alunas colocada em prática 

No 5º Ano do Sesc Palhoça, as alunas Alice Solene e Luiza Ghizi, de 11 anos, levaram para a turma a ideia de fazer um jornal semanal com as notícias da Escola e de interesse dos alunos. Com o apoio da coordenação e professores, foi lançado o periódico “A Voz da Escola”. As meninas criaram a logomarca, fotografam e editam os textos, e todos os colegas colaboram com as sugestões de pauta. Neste projeto, a turma aprendeu mais sobre informação responsável, credibilidade, comunicação e empreendedorismo. A publicação fica exposta na sala de aula, murais e secretaria da Escola, para apreciação da comunidade escolar. “Estamos muito felizes, pois o projeto está dando certo. A turma está animada, indicando novidades, e nós podemos exercitar a escrita e ficar por dentro de tudo que acontece na escola”, celebra Alice.

Questionamentos e reflexões sobre inclusão

Os alunos de 8 a 11 anos, do Habilidades de Estudo (contraturno escolar) de Palhoça também trouxeram uma ideia de projeto, a partir dos seus questionamentos. Alguns deles possuem familiares com baixa visão, e indagaram os professores sobre como uma pessoa cega poderia praticar um esporte. A partir das reflexões começaram a estudar sobre o Golbol, também conhecido por goalball, um jogo praticado por pessoas que possuem deficiência visual, baseado nas percepções tátil e auditiva. Aprenderam sobre a história, vivenciaram o esporte, adaptaram uma quadra em sala de aula e confeccionaram uma bola com um guizo em seu interior, que emite sons para que os jogadores saibam sua direção. Com muita diversão e interação, trataram assuntos importantes como inclusão e empatia.

Em roda de conversa, contaram com entusiasmo sobre esta experiência: “Sabia que o golbol foi inventado em 1946 depois da Segunda Guerra, pois muitos combatentes voltaram com problemas de visão?”, pergunta um aluno. Outro contou como foi a vivência com olhos vendados: “A gente brincou de cabra-cega para treinar”, explica. “Mesmo quem não é cego total tem que usar a venda, para ser justo”, reforça uma estudante. Também destacaram a visita de um convidado para falar sobre o assunto: “O Guido é cego, trabalha com informática, faz aplicativos e é muito inteligente. Também faz um curso de gastronomia que é seu hobby e tem uma vida muito dinâmica. Percebemos que não é fácil ser cego, mas que é possível desenvolver outros sentidos e ter uma vida boa”, reflete a aluna.

São exemplos que reforçam a proposta educacional do Sesc e que acontecem em toda a Rede de Ensino Sesc Santa Catarina, que conta com 21 Escolas de Educação Infantil Bilíngue (Creche e Pré-Escola), 13 de Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) em quatro cidades, projeto Habilidades de Estudo (contraturno escolar) em 17 unidades e projeto Horizonte (contraturno escolar) em três unidades. O Sesc oferece também, em conjunto com o Senac, o Ensino Médio e Técnico em Programação de Jogos Digitais, em Palhoça. Os pais e/ou responsáveis com interesse em conhecer a estrutura da escola devem entrar em contato com a Unidade do Sesc mais próxima e agendar visita.

Rematrículas e Matrículas: 9.260 vagas para o próximo ano nas Escolas Sesc

- 17 a 28/9: rematrículas de alunos veteranos
- 1º a 11/10, inicia o período de matrículas para novos alunos dependentes de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo.
- A partir de 15/10 as inscrições abrem à sociedade.

Os Editais estão disponíveis em: http://www.sesc-sc.com.br/escola/.
Na página também é possível acessar as fichas de matrícula e entrevista.
As matrículas podem ser realizadas na Área de Relacionamento com Clientes das Unidades do Sesc e os valores das mensalidades consultados no local.



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .