O brincar através dos quatro elementos


05/04/2018 - Atualizado em 05/04/2018 - 1440 visualizações

As crianças apresentam muitas ideias, simbolismo e emoções. Nas mãos delas tudo ganha vida e se transforma, como recursos simples que vem da natureza, que aguçam a criatividade e possibilita o desenvolvimento da inteligência e a exploração de suas habilidades.

Na Escola Sesc em Jaraguá do Sul os alunos da professora Cleoceni Dalpra Lemos foram estimulados a utilizar materiais simples para a criação, coisas que juntaram na escola e outros que elas trouxeram de casa, como: folhas secas, verdes, samambaia, galhos, sementes, flores, areia, terra, entre outros.

Com esses materiais eles tinham um desafio, pensar em uma construção de seu próprio autorretrato utilizando esses elementos. Durante a construção foram feitas intervenções com as crianças sobre os conceitos utilizados de uma forma mais sistemática, como: a quantidade de folhas a serem usadas, as relações entre muito e pouco, maior e menor, em cima e embaixo. Essas construções permitiram que algumas funções cognitivas fossem estimuladas, pois para estruturarem eles precisaram de organização, planejamento, criatividade, atenção e diversas outras capacidades.

Colaboração: Camila Stenger, Sesc em Jaraguá do Sul.




0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .