O Sesc de Brusque ofertou aos seus clientes, no dia 10 de março, uma Oficina gratuita de Libras, ministrada pela professora Rosana Gomes Jacinto em parceria com instrutora de Libras Camila Carolina da Costa. O objetivo da atividade é qualificar a comunicação entre surdos e ouvintes, valorizando a comunidade surda da cidade e oportunizando aos participantes um momento rico de aprendizagem e acessibilidade a essa língua. De acordo com a técnica de Educação do Sesc Brusque, Greice Kelli Rech, a intenção é promover um curso de formação continuada na área em 2019.
Para a professora Rosana Gomes Jacinto, a Língua Brasileira de Sinais (Libras), assim como qualquer outra língua, precisa ser praticada para que as pessoas tenham conhecimento e fluência. Abaixo ela destaca algumas dicas para quem quer aprender Libras.
- Verificar se há alguma associação na cidade e oferecer auxílio, assim terá contato com os surdos.
- Buscar por músicas em Libras no youtube, pois as canções em Libras permitem melhor atenção e fixação dos sinais;
- Assistir a vídeos de Libras e tentar traduzir;
Saiba mais
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é utilizada por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e entre surdos e ouvintes. Trata-se de uma língua natural como qualquer outra, com estruturas sintáticas, semânticas, morfológicas, etc. A diferença básica é que ela também utiliza a imagem para expressar-se. Para se aprender Libras deve-se, portanto, passar por um processo de aprendizagem de uma nova língua, tal qual fazemos quando nos propomos a aprender francês, inglês, etc. Para melhor nos inteirarmos dessa realidade é interessante que essa língua se faça conhecer, e que haja uma procura por ela com o interesse de aprendê-la.
Fonte: https://www.infoescola.com/portugues/lingua-brasileira-de-sinais-libras/
0 Comentários