Projeto Mãe Terra: diferentes formas de abordar a sustentabilidade


22/11/2019 - Atualizado em 25/11/2019 - 985 visualizações

Ao longo do desenvolvimento do projeto “Mãe Terra” neste ano, diversas ações foram realizadas pelas unidades do Sesc em Santa Catarina. A temática da sustentabilidade vem sendo trabalhada com foco nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável de forma sensibilizadora e crítica, por meio de diferentes atividades. Confira abaixo!

Alunos criam HQ's sobre compromisso socioambiental e valorização da água

Em Jaraguá do Sul os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Sesc aliaram a criatividade ao senso crítico socioambiental. Em uma atividade do projeto “Mãe Terra”, em conjunto com as disciplinas de língua portuguesa e ciências, os alunos foram preparados para criar suas próprias história em quadrinhos pautadas no "compromisso socioambiental e valorização da água".

Muitas foram as discussões proporcionadas por essa escolha, pois os alunos pensaram e avaliaram as necessidades mais urgentes para abordar um assunto tão imprescindível para a formação cidadã. Por meio das HQs os participantes fizeram um apelo em prol do meio ambiente e de uma sociedade sustentável.


  

Sensibilização contra o desperdício

Em Concórdia, os alunos da Escola Sesc participaram de uma ação realizada no refeitório, para observação do desperdício de alimentos durante os lanches e refeições das crianças. Após verificação in loco, eles conduziram uma sensibilização com foco no Objetivo 12: Consumo e produção responsáveis.

Durante as atividades, os alunos compreenderam que as mudanças de comportamento e atitudes começam pelo “Eu”. Ao longo do projeto foram realizadas rodas de conversa entre as turmas, atividades e vídeos pautados nos ODSs, utilizadas técnicas diferentes de captação de imagens como a cianotipia, passeios no entorno da escola e sistematização de fotos que chamassem a atenção sobre a temática.

  
  

Oficina de Kokedama, técnica oriental que substitui vasos plásticos

Em Joinville, os alunos do Curso de Licenciatura em História da Univille foram introduzidos ao projeto “Mãe Terra” durante aula sobre Educação Ambiental realizada na Sala de Ciências. Na ocasião, foi reforçada a importância deste assunto aos magistrados e indicados alguns métodos para aplicação da educação ambiental dentro da disciplina de história. Os estudantes participaram ainda de uma oficina de “Kokedama”, técnica oriental que tem como objetivo a substituição de vasos plásticos.

“A oficina nos ajudou a compreender e entender como aplicar a educação ambiental dentro do nosso campo de conhecimento. Entendi como o meio ambiente compreende todos os aspectos da nossa vida”, contou André Luis, graduando do 3º ano de História da UNIVILLE.

Sua colega Rebeka Hilda também deixou seu comentário: “Acho que isso é uma das maiores lições mesmo que eu vou tirar dessa visita, como colocar educação ambiental em prática na sala de aula durante a disciplina de história, fazer os alunos entender que não se resume a jogar lixo no lixo”.

  

Horta e compostagem

Em Palhoça, o “Mãe Terra” acontece na E.E. B. Wanderley Júnior, onde os alunos criaram o espaço “Pense Verde” com horta e compostagem. Através de debates, os participantes escolheram um nome para a semana de eventos que ocorrerá na escola com propósito de atingir o 4° Objetivo da agenda de 2030 da ONU, Educação de Qualidade: “E.E.B. Wanderley Júnior, Todos Juntos por um Mundo Melhor”. A programação do projeto contou com workshop com professores, coach e conselheiros de especialistas em liderança e varejo, que compartilharam experiências sobre a produção de eventos e conversaram sobre a redução das desigualdades entre os países.


O vídeo abaixo mostra como foi criado o espaço "Pense Verde":


Confira outros conteúdos sobre o projeto "Mãe Terra" publicados neste ano

Projeto Mãe Terra: Sustentabilidade em ação no Sesc

Confira neste post algumas ações do Projeto Mãe, realizadas em Brusque e Xanxerê, com o objetivo de trabalhar e regatar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As Unidades do Sesc ofertam o projeto em forma de curso no contraturno escolar, desenvolvem ações em escolas parceiras e trabalham a temática transversalmente em suas escolas.

Projeto Mãe Terra na mídia: sustentabilidade e educação ambiental em pauta

O SBT SC acompanhou algumas ações do Projeto Mãe Terra na Escola Sesc Lages para reportagem da campanha "Preservar". Assista!

“Vida na Água” é tema do Projeto Mãe Terra do Sesc em Laguna

Alunos da Escola de Educação Básica Ana Gondin realizaram o levantamento das questões ambientais locais, foram a campo e desenvolvem trabalhos que trazem à tona a necessidade de preservar e proteger os animais.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .