Sesc celebra o Dia da Família na Escola 2019 nos dias 13 e 14 de abril (sábado e domingo)


03/04/2019 - Atualizado em 16/04/2019 - 521 visualizações

Neste mês, 1,2 milhão de estudantes de escolas do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc, Senac, Sest, Senat e Senar), além das unidades da rede pública (municipal e estadual), participam do Dia da Família na Escola. A data, celebrada sempre em abril, tem o objetivo de sensibilizar os pais, alunos e familiares sobre a importância da formação para uma vida bem-sucedida e da continuidade dos estudos. A iniciativa virou lei em 2016, a partir de uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação.

Ao lado da Fiesc, Faesc, Fetrancesc, UndimeSC e Secretaria de Estado da Educação, o Sistema Fecomércio / Sesc e Senac integra o Movimento. Entre os focos da campanha deste ano estão a permanência na escola, a qualificação para o mundo do trabalho e o fortalecimento de valores como respeito, responsabilidade, espírito de colaboração, autoestima, entre outros.

Nas 22 Escolas do Sesc Santa Catarina a programação acontece entre os dias 13 e 14 de abril (sábado e domingo), com a "Festa da Arte - Criatividade, Interação e Experiência". Serão desenvolvidas oficinas artísticas nas quais as famílias participarão ativamente com os alunos. Entre os temas propostos estão: culinária, construção de brinquedos com materiais recicláveis, horta e plantio de mudas, argila, fotografia, arte e natureza, musicalização, dança, brincadeiras e psicomotricidade, entre outros. Na ocasião também serão realizadas ações de saúde e avaliações antropométricas nas crianças.

CLIQUE AQUI para consultar a programação nas Escolas Sesc/SC.

Dia da Família na Escola: Movimento Santa Catarina pela Educação

“É dever da família apoiar e incentivar os estudantes a descobrir quais são seus próprios talentos. Para isso é preciso estar presente na vida escolar deles. Este ano queremos mostrar que a educação profissional é uma opção promissora para os estudantes, pois facilita a inserção no mercado de trabalho e amplia a renda em 18% em relação a quem concluiu apenas o ensino médio. Inclusive, algumas formações técnicas têm média salarial maior do que ocupações de nível superior”, salienta o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar.

“Acreditamos na força colaborativa entre a família e o ambiente escolar, fomentando o diálogo e fortalecendo a construção da cidadania desses estudantes que estão se preparando para descobrir sua vocação profissional e para o mercado de trabalho”, afirma o presidente da Fecomércio-SC, Bruno Breithaupt.

“Sabemos que a participação da família reflete diretamente em melhorias nos índices dos alunos e na qualidade do ensino e, no meio rural, isso é ainda mais evidente porque melhora não apenas a produtividade, mas a qualidade de vida de todos os envolvidos”, destaca o presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo.

O presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli, afirma que a escola é fundamental para formar bons cidadãos e deve ser cada vez mais valorizada. “O Dia da Família na Escola é uma oportunidade de fortalecer as nossas escolas e conhecer projetos educacionais importantes. A data também é uma forma de interação entre pais, alunos, educadores, professores, dirigentes das escolas e entidades que fomentam a educação”, fala.

Para o secretário Natalino Uggioni, esta é uma iniciativa muito relevante, não só para os alunos, mas para a sociedade. “É muito importante que os pais não estejam na escola apenas no Dia da Família, mas que essa visita se estenda ao longo de todo o ano. Eles precisam conhecer e ajudar a cuidar do ambiente escolar, pois quanto mais de perto acompanharem a educação de seus filhos, melhor ela será”, enfatiza.

Roque Antônio Mattei, presidente da UndimeSC, defende que a participação ativa da família na vida escolar é essencial para o desenvolvimento e aprendizado das crianças e adolescentes. “O Dia Estadual da Família na Escola é fundamental para incentivar a comunidade a estar mais próxima e envolvida em ações que venham fortalecer o trabalho desenvolvido pela escola, além de estreitar laços entre professores, alunos, pais e gestores”, afirma.

Veja como ajudar os filhos na escolha profissional:


* Apoie e incentive os filhos a se informar sobre as profissões atuais e do futuro, pesquisando diferentes ocupações e perspectivas do mundo do trabalho. Sugira para a escola dos seus filhos promover conversas com profissionais de diferentes áreas de atuação.

* Faça visitas com seus filhos a lugares e eventos que mostram as profissões e os requisitos para formação profissional. Também visitem juntos escolas que atuam com a formação profissional.

* Esclareça que na vida nada é definitivo. Ainda mais a escolha das profissões. Conversar com os filhos sobre a possibilidade de correção de rumo é algo que pode tranquilizá-los.

* Respeite e apoie os interesses dos filhos desde pequenos (brincadeiras individuais e/ou em grupos, jogos, esporte, dança, participação em grupo de jovens, grêmio estudantil, atividades voluntárias, etc). Tudo contribui para a formação pessoal, profissional e cidadã.

* Incentive atividades extracurriculares. Elas ajudam os filhos a explorar e desenvolver suas aptidões e interesses.

* Promova a responsabilidade e a autonomia nas tarefas do dia a dia, como cuidar do material escolar, organizar o quarto, ajudar na rotina de casa, usar transporte público, fazer pequenas compras, etc.

* Converse com os filhos sobre os objetivos de vida, o que pretendem alcançar na vida, seus sonhos, assim como suas inseguranças.

* Conte para seus filhos sobre a sua trajetória profissional, se teve, ou não, liberdade de escolha, se ficou satisfeito, o que faria de diferente agora, etc. Fale sobre as profissões da família. Isso permite que o jovem amplie o seu conhecimento sobre o mundo das profissões e, também, tenha contato com diferentes trajetórias profissionais de pessoas mais próximas.

O Sesc é referência em Educação, com uma metodologia de ensino que estimula a criatividade e a reflexão por meio de conteúdos curriculares que dialogam com projetos transversais – empreendedorismo, alimentação saudável, sustentabilidade, tecnologia e artes. As Escolas do Sesc atendem desde início da vida, formando para o futuro.

A Rede de Ensino do Sesc contempla 22 Escolas de Educação Infantil (creche e pré-escola), 13 de Ensino Fundamental, projetos de contraturno escolar Habilidades de Estudo em 17 Unidades e Projeto Horizonte em duas. Oferece Educação de Jovens e Adultos (EJA) em quatro cidades e Ensino Médio e Técnico em Programação de Jogos Digitais, em conjunto com o Senac, em Palhoça.

Clique aqui para mais informações.



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .