Você sabia que as mulheres são maioria em quase todas as faixas etárias da educação básica no país? E que 22,5% dos estudantes matriculados têm mais de 30 anos? Os dados são do Censo Escolar da Educação Básica 2021, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Hoje vamos contar a história de uma dessas mulheres, a Nadir Matos, de 55 anos, espelho da luta de tantas brasileiras que nunca desistiram do sonho de estudar.
A aluna da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesc Prainha em Florianópolis é natural de Nonoai, município no interior do Rio Grande do Sul e moradora de Palhoça, onde vive com o filho único há quase 30 anos. No próximo dia 8 de julho, às 19h, no Teatro do Sesc Prainha (Florianópolis), ela receberá o diploma de conclusão do Ensino Médio na formatura do curso ao lado de colegas, amigos e familiares.
O ensino oferecido pelo Sesc é gratuito, de qualidade, e abre muitas portas para todos os estudantes acima dos 18 anos.
Dona Nadir ficou exatos 38 anos fora de sala de aula e vai de ônibus todas as noites até o Sesc Prainha (Florianópolis). Sempre caprichosa forra a mesa que ocupa, na sala da turma 3B, com uma toalhinha com barra de crochê. Arruma lápis, canetas e cadernos com esmero, e aguarda, pontual, o início da aula.
Ela é a alegria dos colegas, que viveram parte dessa jornada em busca do certificado do Ensino Médio de forma remota por causa da pandemia. A experiência de vida dessa jovem senhora e as opiniões e conselhos são respeitados. Ganhou o carinho de todos e não poupa esforços para ajudar a turma sempre que pode.
A estudante já havia começado a EJA no Sesc Prainha num outro momento, mas adiou o sonho por causa de um emprego que ofereceu um bom salário como cuidadora. Passada essa fase, e também com a volta das aulas presencias, a carismática aluna retornou e agora chega ao fim dessa etapa. Dona Nadir Matos está cheia de planos: vai fazer um curso para atuar como auxiliar administrativo e seguir com a habitual alegria e coragem. “Sou como uma fênix que virou cinzas e renasceu ainda mais brilhante”, celebra Dona Nadir.
Colaboração: Lilyan Fonseca Nascimento, professora de artes do Sesc Prainha (Florianópolis).
E se você também quer encerrar esse ciclo venha concluir o Ensino Médio gratuitamente na EJA do Sesc Prainha.
A EJA Ensino Médio é oferecida dentro do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), então não há custo para o aluno. São seis turmas distribuídas nos turnos vespertino e noturno e uma equipe composta por nove professores, todos habilitados nas disciplinas que atuam. É necessário ter no mínimo 18 anos completos e é preciso apresentar os seguintes documentos: Cópia do Histórico escolar, cópia do RG e CPF, cópia do comprovante de residência, cópia da carteira de trabalho (folha de identificação e do último contrato) e 1 foto 3x4.
Muitas são as histórias de superação relacionadas à EJA, que contamos ao longo desses anos. Separamos algumas matérias anteriores, feitas nos momentos de celebração das formaturas, para inspirar você a seguir esses exemplos!
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O Sesc-SC é uma Instituição comprometida com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS.
A EJA é um dos nossos projetos em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 1 (Erradicação da Pobreza), 4 (Educação de Qualidade) e 10 (Redução das Desigualdades).
0 Comentários