O Xadrez ganha cada vez mais força no Sesc Brusque, por ser um esporte onde todos podem participar, aprender e ensinar. Prova disso, são as Simultâneas realizadas na Unidade que reúne mais adeptos a cada evento. A última edição, no dia 19 de agosto, contou com 40 participantes entre 60 a 5 anos, um deficiente visual, meninas e meninos, jogadores experientes e amadores.
Uma partida simultânea é aquela onde um atleta joga com diversas pessoas ao mesmo tempo. Resumindo, é uma modalidade do xadrez onde um enxadrista-exibidor, normalmente um mestre, enfrenta um número determinado de oponentes (enxadristas-participantes) em tabuleiros distintos. O objetivo da atividade é incentivar a prática da modalidade como ferramenta social, praticar o Xadrez de forma ética e cooperativa, desenvolver e aprimorar nos participantes o cognitivo como um todo.
Jonathan Maia foi o Mestre adversário dos adolescentes e adultos. Ele é técnico de Xadrez de Navegantes, eleito pela FCX melhor técnico de SC em 2013 e 2015, sendo tetracampeão dos Joguinhos Abertos de SC, tricampeão do JESC e campeão da Olesc, sendo também medalhista de bronze no JASC como atleta entre outras diversas conquistas na esfera estadual e nacional.
O Mestre adversário das crianças foi o atleta Jean Carlos Tomasia. Vencedor por diversas vezes dos Jogos Comunitários de Brusque, ele conquistou a medalha de 2º lugar no JASC – Jogos Abertos de Santa Catarina e joga xadrez há 24 anos.
Elvis Hoffmann foi o único dos 15 participantes a vencer do mestre Jonathan Maia. Já Andrey Carlos Junges foi a única das 25 crianças a vencer do mestre Jean na categoria fraldinha e pré-mirim. Todos os participantes ganharam uma medalha. A atividade conta com o apoio Clube de Xadrez de Brusque.
Colaboração: Tatiana de Fátima Liebel - Sesc Brusque
Maristela Hoffmann
Super importante estes torneios, meu filho está participando pela primeira vez (tem 05 anos apenas). Meu marido (Elvis Hoffmann) adora xadrez e incentiva muito nosso filho. Parabéns ao Sesc pelo apoio ao Xadrez, com certeza colherão muitos frutos.Xadrez no Sesc Brusque
A Iniciação Esportiva do Sesc oferece aulas gratuitas de Xadrez para alunos da Escola Sesc e da comunidade, de 7 a 13 anos. A inscrição pode ser realizada na Área de Relacionamento com Clientes da Unidades. O esporte tem crescido muito na cidade de Brusque, desta forma os torneios oferecidos pelo Sesc têm tido boa adesão.
CLIQUE AQUI para mais informações.
Julian Schulz
A iniciativa de trazer mestres do Xadrez é de suma importância para a motivação dos adeptos do esporte, só este fato, já engrandece a Simultânea. O evento em si, está muito bem organizado. Muito legal! Parabéns para os idealizadores deste evento.