8 curiosidades sobre a culinária italiana para entrar em clima de Sabores do Brasil


26/07/2018 - Atualizado em 26/07/2018 - 1461 visualizações

A culinária italiana é a homenageada deste mês do Festival Sabores do Brasil, que acontece nos Restaurantes do Sesc no próximo dominho (29/07). Para entrar no clima de “mamma mia!”, reunimos a seguir 8 curiosidades sobre a Itália que são de dar água na boca!

  1. Devido à característica mediterrânea, na gastronomia italiana é forte a presença de azeite de oliva, temperos e especiarias, hortaliças, frutas secas, oleaginosas, legumes, grãos e cereais. Muitos desses ingredientes se difundiram no Brasil graças à influência de imigrantes italianos.
  2. Apesar de ser reconhecidamente um prato italiano, a pizza não nasceu naquele país, mas no Antigo Egito: séculos antes de a Itália ser um país, os egípcios consumiam uma massa feita à base de farinha e água muito semelhante àquela usada para fazer pizza.
  3. A difusão da pizza aconteceu a partir de 1889, quando foi feita pela primeira vez no formato atual, redondo, para homenagear a rainha Margherita, apresentando ingredientes que lembravam as cores da bandeira italiana: queijo (branca), manjericão (verde) e tomate (vermelha).
  4. Na Itália existem mais de 450 formas de massa. São duas categorias principais de massa curta, como rigatoni, penne, farfalle e etc, ou longa, como spaghetti, bucatini, linguini, etc. Há também duas diferenças entre as massas: algumas são chamadas de “liscia pasta”, que são lisas, e as “regate penne”, que são franzidas e tem os vincos que permitem mais absorção de molho.
  1. Outro prato famoso é o risoto, que é na verdade resultado de um acidente de percurso. Em 1574, no jantar de casamento da filha de um dos destaques da gastronomia da época, o cozinheiro deixou cair sem querer uma quantidade muito grande de açafrão no prato. No entanto, a fatalidade, que poderia ter sido desastrosa, recebeu aprovação geral dos convidados, dando origem à receita original.
  2. Na Itália existem mais de 400 tipos de queijos, e cada região produz o seu. A enorme variedade também é produzida por vários diferentes tipos de leite, como o leite de vaca, cabra, ovelha e búfala, e outros apenas com o soro de queijo, que é o caso da ricota. Os mais populares são o gorgonzola, provolone, parmesão e mozzarella.
  3. Os sorvetes na Itália são divididos em 3 categorias: sorvete, gelato e sorbet. O sorbet é feito sem leite, a base de água, o sorvete é feito com leite, e o gelato é o artesanal não industrializado, sempre fresco e não pode ser congelado. De qualquer jeito, sempre é bom, não é?
  4. Apesar da diversidade de sabores, de norte a sul do país, uma coisa é única para os italianos. O momento da refeição é sagrado, e acontece como um ritual que não pode ser desrespeitado.
Sobre o Festival Sabores do Brasil

O evento Sabores do Brasil do Sesc neste ano celebra as tendências e a influência dos temperos e sabores do mundo na gastronomia brasileira. Nos próximos meses poderão ser apreciados pratos da culinária gaúcha (agosto), espanhola (setembro), alemã (outubro), e mexicana (novembro). O público poderá degustar deste mosaico cultural e gastronômico – variado, democrático, multicultural e saboroso. Confira os restaurantes participantes.

Fontes: Huffpost Brasil, Palavras e Sabores, O Clã da Pizza e Eurodicas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .