Desde 2017, o oitavo mês do ano é chamado de Agosto Dourado: um mês dedicado a chamar a atenção da população para a importância do aleitamento materno. O dourado faz uma alusão à definição da Organização Mundial de Saúde para o leite materno: um alimento de ouro para bebês e crianças pequenas.
As Unidades do Sesc promovem e participam ao longo do mês de iniciativas para marcar a campanha. Em Florianópolis e Jaraguá do Sul, o Sesc se fez presente na Hora do Mamaço, movimento que reúne diversas mulheres amamentando ao mesmo tempo em espaços públicos – uma forma de naturalizar o gesto.
Em Florianópolis, o Sesc Prainha sediou no dia 6/8 um Debate com profissionais sobre o manejo clínico frente às dificuldades do aleitamento materno, com realização da Prefeitura Municipal de Florianópolis. "A amamentação é um tema transversal dentro de locais de saúde e envolve várias áreas. Assim, a pluralidade de profissionais presentes no debate fez com que o momento fosse riquíssimo, com análise de casos, protocolos e compartilhamento de inovações realizadas em alguns locais de saúde na Grande Florianópolis”, conta a técnica de Saúde do Sesc Juliana dos Santos.
A Unidade promove também um encontro gratuito sobre Aleitamento Materno na Roda de Gestantes, dia 11/08 às 9h. O objetivo é esclarecer as principais dúvidas dos casais grávidos e explicar sobre a importância do aleitamento desde a primeira hora de vida.
Importância da Amamentação
O aleitamento materno promove diversos benefícios para a mãe e o bebê. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a amamentação desde a primeira hora de vida protege o bebê das principais complicações neonatais, e o aleitamento exclusivo até os seis meses de vida evita as infecções gastrointersinais mais comuns e reduz o risco de mortalidade.
O leite materno é também uma importante fotne de energia e nutrientes para bebês e crianças a partir de 6 meses. Ele fornece mais da metade das necessidades calóricas dos bebês entre 6 e 12 meses, e um terço para aqueles entre 12 e 24 meses. O leite materno é uma fonte crítica de energia e nutriente no tratamento de doenças e reduz a mortalidade entre crianças malnutridas.
Crianças e adolescentes que foram amamentados quando bebês têm menor propensão a desenvolver sobrepeso e obesidade. Além disso, a amamentação está associada a desempenho superior em exames de inteligência, melhor aproveitamento escolar e maior renda na vida adulta.
A duração prolongada da amamentação também contribui para a saúde e bem-estar da mulher que amamenta: reduz o risco de câncer de ovário e mama e ajuda a evitar uma nova gravidez.
Fonte: Organização Mundial de Saúde, 2018
Colaboração: Juliana dos Santos (Sesc Prainha) e Denise Ehlert (Sesc Jaraguá do Sul)
Liliane Aparecida Dellagiustina Oesterreicmãe de Beatriz, de 5 meses, participou do mamaço em Jaraguá do Sul
Aceitamos o convite na hora e disparamos convites a todas as mamães amigas que também estão vivendo essa fase maravilhosa e divina que é amamentar seu bebê com a melhor vacina que Deus criou: o leite materno! O evento foi maravilhoso. A amamentação precisa de eventos como este que tiram duvidas, apagam mitos e incentivam esse ato lindo de amor.