Antigamente, estávamos acostumados a ir ao dentista, fazer um raio-x e esperar dias para buscar o resultado. Os exames apresentavam resultados precisos, mas todo esse processo convencional de revelação, em alguns casos, comprometia a qualidade final da imagem.
Se, após a revelação, tivéssemos dúvidas na interpretação, havia a necessidade de repetição do exame e lá se ia mais um tempo aguardando os resultados. Mas tudo isso mudou com a chegada do raio-x digital.
As imagens passaram a ser captadas por uma placa de fósforo sensível aos raios-x e formadas em pixels. O processo de “revelação” não é mais necessário, pois o envio das imagens para um computador torna a ação instantânea, eliminando o uso de produtos químicos como revelador e fixador, representando uma opção ecologicamente correta.
Não se trata de um mero status, mas de uma forma mais precisa e rápida de avaliar o quadro clínico do paciente, agilizando também os tratamentos necessários. O tempo da consulta é otimizado pois há menos etapas, com mais agilidade na obtenção dos resultados.
A imagem gerada será em um monitor, portanto, não precisa ser exposta à luz, e pode ser ampliada com zoom para exibir detalhes aos pacientes. Caso seja necessário, poderá ser realizada a impressão em papel fotográfico.
Ainda apresenta como vantagem a diminuição do tempo de exposição à radiação para geração da imagem radiográfica, que possui melhor resolução, com mais segurança ao paciente. Além disso, hoje em dia os exames podem ser disponibilizados online, o que melhora ainda maior a comunicação entre os profissionais e seus pacientes. Com o raio-x digital proporcionamos um atendimento especializado, preciso e, consequentemente, a potencialização seus resultados.
Por: Adriana Pagni Lacotís – Dentista CRO/SC – CD 3422
Departamento Regional - Sesc Santa Catarina
A radiografia digital é oferecida nas clínicas odontológicas do Sesc Florianópolis (Prainha), Joinville e Blumenau. CLIQUE AQUI para mais informações sobre o serviço de Odontologia nas Unidades do Sesc em Santa Catarina!
0 Comentários