“As cores ficaram mais vivas e agora consigo enxergar melhor os detalhes”, conta Mariana da Silva Flores, aluna da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesc Prainha, em Florianópolis, atendida pelo “Ver para aprender”. O projeto realizado anualmente nas Escolas Sesc, promove ações educativas em saúde visual, com triagem de acuidade visual, consulta oftalmológica para os alunos com dificuldades visuais e doação de óculos de acordo com indicação médica.
Pelo programa, Mariana participou de todo o processo, desde a triagem, até a consulta, onde foi identificada a miopia. Na sequencia, ela recebeu o óculos gratuitamente. “Quando comecei a estudar no Sesc eu não sabia o quanto eu precisava usar óculos, mas ao longo do ano fui sentindo uma dificuldade em enxergar as lições no quadro. Quando coloquei o óculos pela primeira vez, parece que um novo mundo apareceu em minha frente. Fiquei muito feliz, pois está fazendo toda a diferença em minha vida”, conta.
No Sesc Prainha, 111 alunos foram triados, destes 28 encaminhados para consulta e 11 receberam os óculos, em uma realização do Sesc com o apoio do Hospital dos Olhos de Florianópolis (Triagem), Instituto de Olhos Continente (Consultas) e ótica Nova Visão (Ótica).
Nas fotos abaixo, os estudantes mostram seus novos óculos.
Ver para Aprender em Lages
A Unidade Sesc Lages também apresenta os resultados do projeto neste ano. No total, 212 estudantes fizeram as triagens de acuidade visual no primeiro semestre; 75 alunos foram direcionados para as consultas oftalmológicas na Clínica de Olhos da Serra, parceira da ação; e 52 receitas foram emitidas para correção e/ou confecção de óculos. Todas foram atendidas e os óculos entregues. (A foto mostra ação de entrega dos óculos no Sesc Lages)
Uma estimativa do Ministério da Saúde afirma que 30% das crianças em idade escolar apresentam problemas de refração, que interferem no rendimento diário delas. Com o projeto "Ver para aprender”, o Sesc contribui para a diminuição deste índice. Desta forma, identifica e ajuda a evitar os distúrbios que atrapalham o aprendizado, assim como reduzir casos de cegueira evitável, especialmente em idosos. Até o final do ano, o Sesc em Santa Catarina divulgará o resultado estadual do projeto, realizado em todas as Unidades que oferecem Educação Básica, Complementar e EJA.
+ Sobre o Projeto Ver para aprender
O projeto “Ver para aprender”, é uma iniciativa do Departamento Regional do Sesc, que começou a ser desenvolvido em 1993 e a partir de 1996 foi gradativamente expandido para outros estados do país, sob a sua supervisão. A intenção é contribuir para a sistematização de ações coerentes com as orientações técnicas específicas da área de oftalmologia, para a detecção precoce e prevenção de problemas oculares, ao mesmo tempo em que correspondessem aos preceitos de uma educação em saúde de perspectiva crítica. Tendo a escola como cenário de atuação, o projeto constitui em ponto de partida para o desenvolvimento de ações complementares que propiciam oportunidades a toda comunidade escolar de discutir aspectos relacionados à melhoria da qualidade de vida, seja na escola ou no contexto em que vive. Voltado para a clientela interna do Sesc nas atividades de Educação Infantil, Educação Complementar e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
0 Comentários