A sala de Exposições Temporárias do Museu localiza-se no piso térreo, e destina-se à realização de exposições e mostras de curta duração, geralmente pelo período de 6 meses a 1 ano. 

 

A mostra que inaugurou a sala ficou em cartaz até setembro de 2022 e teve como característica principal a interatividade e a tecnologia para a abordagem da temática folclórica do boi de mamão. No dia 13 de setembro de 2022 foi inaugurada a nova exposição temporária intitulada "Leão da Ilha x Furacão do Estreito - 100 anos de Memórias" e que ficou aberta para visitação até o dia 13 de março de 2023.

Em comemoração ao aniversário de 350 anos de Florianópolis foi inaugurada a exposição intitulada "Invasão Espanhola de 1777" que aborda um fato histórico pouco conhecido sobre Florianópolis. Agora em 13 de setembro de 2023, festejando os 77 anos do Sesc SC, teremos a abertura da exposição "A Natureza que aqui habita", com previsão de encerramento para o dia 03 de setembro de 2024.

A natureza que aqui habita


Visitação: 13 de setembro de 2023 a  03 de setembro de 2024      


A exposição temporária propõe uma imersão em três ambientes naturais presentes em Florianópolis: Mata Atlântica, Manguezal e Oceano Atlântico. Nela o visitante terá a sensação de estar nesses ambientes e também poderá interagir com os animais que aparecem ao longo da projeção.  Indicado para toda a família, o espaço é um lugar de contemplação e de desaceleração do cotidiano. 

Concepção Expográfica: Cafundó Estúdio Criativo


Invasão Espanhola de 1777

Visitação: 22 de março de 2023 a 04 de setembro de 2023     

A nova exposição temporária conta a história do período de 1 ano e 4 meses em que a Ilha de Santa Catarina esteve sob o domínio espanhol. Na época, os militares portugueses deixaram seus postos diante do poderio da armada com mais de cem navios de guerra espanhóis. O público pode ressignificar essa história defendendo o território em uma batalha virtual com direito a "bolas de canhão".

 A exposição é indicada para todas as idades, sendo um ótimo espaço para encontros em família, amigos e interessados no assunto.

 Concepção Expográfica: Cafundó Estúdio Criativo


Leão da Ilha x Furacão do Estreito - 100 anos de Memórias - Encerrado


Visitação: 14 de setembro de 2022 a 28 de fevereiro de 2023      


A exposição temporária "Leão da Ilha X Furacão do Estreito - 100 anos de Memórias" faz parte do projeto Territórios - O que cabe num Museu? O projeto consiste em ofertar ao público uma exposição temporária e interativa no Museu de Florianópolis, com início no dia 13/09/2022 e encerramento em 28/02/2023.    

Neste ano de 2022, a proposta é apresentar o universo do futebol e da disputa entre os dois times da capital catarinense, tendo em vista que, no ano de 2021, o Figueirense Futebol Clube completou 100 anos de história, e no ano de 2023 o Avaí Futebol Clube completará também 100 anos de criação. Assim, a exposição busca trazer um pouco da história dos times e também dos confrontos entre os mesmos.   

Com caráter interativo, a exposição propõe ampliar as possíveis narrativas construídas no espaço museal, e nesta, em especial, buscar uma aproximação com um público que normalmente não frequenta o espaço do Museu.   O espaço expositivo foi todo ambientado com o tema futebol, e contará com acervos dos times Avaí e Figueirense e também uma projeção interativa com chute a gol, momento no qual o visitante poderá escolher por qual time irá jogar.    

Concepção Expográfica: Cafundó Estúdio Criativo


Boi de Mamão - Encerrado

Visitação: 24 de novembro de 2021 a 05 de setembro de 2022    

O Boi de Mamão é uma dança folclórica estimada pelos habitantes de Florianópolis.  Ela narra a história da morte do boi, que não é aceita pelo seu dono Mateus e vai em busca de um médico para ressuscitá-lo.  Mas apesar disso a história não é nada triste. Durante o enredo, vários personagens aparecem com suas danças: o ágil cavaleirinho, a rodopiante Maricota, a danada da Bernunça, entre muitos outros. Ao final da saga o boi volta à vida e todos comemoram com muita dança e cantoria!   

Convidamos a todos os visitantes do museu a interagirem com essa cultura tradicional da cidade, colorindo seus próprios personagens e fazendo estes ganharem vida na apresentação visual disponível na exposição.   

 Concepção Expográfica: Cafundó Estúdio Criativo





Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .