Projeto Oxigênio: Oficinas jovens criativos

Projeto Oxigênio: oficinas jovens criativos

O projeto Oxigênio visa criar um espaço para despertar a imaginação, explorar talentos e dar voz às ideias das novas gerações. As oficinas convidam crianças e jovens a experimentar atividades criativas, onde o brincar, o movimento e a expressão se transformam em caminhos para desenvolver confiança, sensibilidade e consciência coletiva.

 Um momento de troca, aprendizado e muita inspiração!

Oficinas que serão desenvolvidas:

- Expressividade musical;
- Escrita criativa;
- Autoexpressão através da arte plástica;

As oficinas serão desenvolvidas com alunos de 11  a 15 anos dentro de escola públicas da nossa cidade. 

Evento gratuito

Rede de Teatros Sesc: Show Mar de Dentro com Aline Vieira

Aline Vieira é uma artista que desdobra e encarna várias dimensões e segmentos da arte. Embora já tenha mais de 15 anos de carreira musical, a cantora lança seu primeiro trabalho autoral intitulado "Mar de Dentro", trazendo canções que criam uma linha do tempo do desenvolvimento das emoções desde a infância até o momento em que se entende a transmutação dos amores e das dores da vida. É um trabalho que propõe mergulhar nas águas internas dos sentimentos.

A artista faz um amálgama entre o lugar em que vive, sua história e suas memórias. Portanto, o nome do show também faz referência à praia na Baía de Canto Grande, em Bombinhas, onde vive. Lugar paradisíaco e de mar calmo, que sugere o silenciar e as reflexões, o olhar atento para admirar a beleza do lugar, que se estende para a contemplação da vida.

"Mar de Dentro" é um espetáculo musical poético e sensitivo que nos convida para uma jornada onde a música aponta a direção do vento pra aportar no cais das águas internas das emoções.

Ficha técnica:

Aline Vieira: Voz e violão
Gabriel Menin: Contrabaixo
Pedro Silva: Guitarra

Rede de Teatros Sesc: Show Universo Diverso - Grupo Cirandela

"Universo Diverso" é um show musical interativo do Grupo Cirandela voltado para as infâncias. O repertório é composto por músicas autorais que convidam o público a participar do espetáculo. Através de jogos e brincadeiras que envolvem as percepções musicais de ritmos e melodias, propomos explorar junto ao público as possibilidades musicais despertadas por meio da sonoridade das palavras.

O show é um desdobramento sonoro do EP "Universo Diverso" lançado em 2021, composto por músicas autorais e poemas do livro "Pomar de Brinquedo" da autora Eloí Bocheco musicados pelo grupo.

Sobre o Grupo Cirandela:

Com sede em Criciúma (SC), o Grupo Cirandela desenvolve sua pesquisa artística no encontro da música com outras linguagens, como o teatro, a literatura e o audiovisual, buscando, no cruzamento entre essas expressões, um estado poético do som, da palavra, da imagem e do movimento. O grupo foi fundado em 2009 pelos artistas Priscila Schaucoski e Bruno Andrade e, desde então, agrega outros artistas em seus trabalhos. Entre os espetáculos em seu repertório, voltados para espaços alternativos, rua, salas de teatro, entre outros, estão: "Lá Vem Poesia” (2011), "Para Contar Estrelas” (2016), "Girândola” - em parceria com o Grupo de Teatro Revirado (2019), "Pequenas Canções Para Tempos Isolados” (2022), "Um Pé de Quê?” (2023), "Universo Diverso” (2023) e "CineXoke” (2024).

FICHA TÉCNICA "UNIVERSO DIVERSO":

Direção e Roteiro: Priscila Schaucoski e Bruno Andrade
Composições Musicais e Arranjos: Priscila Schaucoski e Bruno Andrade
Atuação: Priscila Schaucoski e Bruno Andrade 
Operação Técnica: Juliana Kulkamp
Figurinos e Cenografia: Priscila Schaucoski e Bruno Andrade
Produção: Grupo Cirandela

Duração: 40 minutos
Classificação indicativa: Livre - 6 a 12 anos

Sesc Lab: Oficina e yoga infantil

Sesc Lab: Oficina de yoga infantl


A oficina é um convite para as crianças explorarem o corpo e a imaginação de forma leve e divertida. A atividade será conduzida através de brincadeiras, posturas inspiradas na natureza e momentos de respiração consciente. 

O yoga ajuda os pequenos a desenvolver concentração, equilíbrio, autocontrole e bem-estar. Será uma experiência lúdica que une movimento, relaxamento e alegria, fortalecendo corpo e mente com muita criatividade.


Semana da Criança

 

Data que celebra a infância, uma etapa marcante do desenvolvimento humano, na qual se vivem as primeiras experiências sociais fora do núcleo familiar, por meio da convivência com outras crianças e adultos no ambiente escolar.

Além de ser um período essencial para o crescimento, é na infância que ocorrem aprendizados significativos e descobertas importantes. Por meio das vivências cotidianas, a criança passa a conhecer o mundo em que está inserida e aprende sobre regras de convívio social, cooperação, comunicação e resolução de conflitos.

Em 2025, a comemoração dessa data tão significativa no universo infantil contará com ações realizadas nas Unidades Sesc-SC, com o objetivo de oferecer aos pequenos e suas famílias momentos qualificados de lazer, que valorizem a infância e proporcionem o reencontro e contato em família, oportunizando a construção de memórias afetivas entre todos os envolvidos.

Confira as programações e venha desfrutar essa alegria conosco!

 

Pauta Aberta: Guitarras da Serra + Dudu Pimentel Tour

Guitarras da Serra convida o músico Dudu Pimentel (Brasil Papaya) para uma tour em 05 cidades do estado. A proposta é explorar um repertório que conecta diferentes estilos e linguagens: rock, jazz e música brasileira.


O projeto foi aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com apoio do Sesc Lages para realização, através do projeto Pauta Aberta.

Projeto Oxigênio: Oficina "Experimentação Musical"

Oficina "Experimentação Musical", com Grupo Cirandela (Criciúma/SC)


É uma proposta de vivência/oficina musical que tem como objetivo provocar os participantes a explorarem a sua musicalidade através de exercícios rítmicos. Trabalhando a percepção musical dos participantes por meio de brincadeiras e jogos musicais, cirandas de roda, e experimentações sonoras em grupo, a oficina é voltada à professorxs da Ed. Infantil e séries iniciais. Na oficina são abordados os seguintes temas:

- A Musicalização na Educação;

- A Arte na Escola;

- Brincadeiras e Jogos musicais;

- Exercícios Rítmicos;

- Cirandas de Roda;

- Sons e Instrumentos Alternativos;

- Percussão Corporal;


CineSesc: Bizarros Peixes das Fossas Abissais

Filme: Bizarros Peixes das Fossas Abissais (2023, Rio de Janeiro, 75 min.)

Direção: Marcelo Marão  

Sinopse: Uma mulher com esdrúxulos superpoderes, uma tartaruga com transtorno obsessivo- compulsivo e uma nuvem com incontinência pluviométrica participam de uma insólita jornada até as profundezas do oceano. 

Classificação indicativa: 10 anos 

Projeto Oxigênio: Musicalização na Prática Pedagógica

Esta oficina foi desenvolvida especialmente para professores da rede regular de ensino, artistas e interessados na área da musicalização. O objetivo é apresentar estratégias, jogos e ferramentas musicais que podem ser aplicados diretamente em sala de aula, ampliando o repertório pedagógico e fortalecendo a prática docente. 

Os participantes serão introduzidos a conceitos básicos sobre a relação entre música, movimento e identidade, e terão vivências práticas com jogos musicais que contribuem tanto para o desenvolvimento dos alunos quanto para a construção de um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e criativo. 

Realizada pelo Projeto Oxigênio Sesc e mediado por Marco Antonio Jaguarito.

Laboratório de Redação

Laboratório de Redação – Sesc Prainha

Prepare-se para um dos maiores desafios do ENEM: a redação!

Este espaço é voltado para quem deseja compreender a fundo o modelo dissertativo-argumentativo exigido pelo exame, aprimorar a escrita, desenvolver estratégias de argumentação e ampliar o repertório sociocultural. Além disso, serão trabalhados também os principais modelos de vestibulares da região, como UFSC e UDESC, fortalecendo sua preparação para alcançar os melhores resultados.

Show “A Menina, a Mulher e a Anciã"

Show "A Menina, a Mulher e a Anciã" de Ana Paula da Silva e Clariô Silva

Sobre: O projeto "A Menina, a Mulher e a Anciã”, de Ana Paula da Silva e Clariô Silva, é uma celebração sensível e potente da relação entre mãe e filha, onde a música se torna território de encontro, transmissão e força. A apresentação atravessa vozes, percussões e violão, explorando as múltiplas faces do feminino e revelando sua beleza e os silenciamentos que o atravessam.

O show e o disco apresentam a Menina, em canções que permeiam esse momento da vida entre delicadezas, brincadeiras, segurança e amor.A Mulher se revela na figura da mãe e na passagem ritual entre a criança e a moça, guiada pelas águas de Oxum, que abrem e abençoam caminhos. O percurso se conclui com o arquétipo da Anciã, em canções que exaltam as lavadeiras e as forças da natureza, em comunhão com o feminino, trazendo proteção, sabedoria e resistência.

Ana Paula da Silva, premiada cantora e compositora com quase 30 anos de carreira, e sua filha Clariô Silva, que desponta como uma nova voz no cenário musical, apresentam um concerto que é manifesto em música, poesia e resistência.

Um espetáculo que convida o público a sentir, refletir e reconhecer a profundidade da experiência feminina, em sua plenitude e inteireza.

Rede de Teatros Sesc: Um Pinheiro Diferente

Espetáculo "Um Pinheiro Diferente”, Cobaia Cênica (Rio do Sul)

Sinopse: Já é Natal no enorme pinheiral, onde a tradição diz que todos merecem receber enfeites de diversos tipos, nessa época do ano. E, nesse contexto, nasce um pinheiro diferente dos demais.
Será que vão permitir que ele participe da festa?

Duração: 50 min.   

Classificação: Livre   

Oficina de Fotografia Básica para celular

Oficina de Fotografia Básica para celular com dicas preciosas para elevar o nível das suas fotos. 

Objetivo: A oficina visa proporcionar aos participantes uma introdução básica na parte técnica de manuseio da câmera do smartphone, assim como falar dos princípios básicos de composição fotográfica e enquadramento. 

Pré-requisito: Ter celular Smartphone 

CineSesc: Hienas

Hienas
(1992, Senegal, França, Suíça, 110 min.)

Direção: Djibril Diop Mambéty
Classificação etária: 14 anos

Sinopse: Um dos tesouros do cinema africano do mestre senegalês Djibril Diop Mambéty é uma alucinante adaptação cômica da peça "A Visita da Velha Senhora" do escritor Friedrich Dürrenmatt, que na imaginação de Mambéty segue uma agora rica mulher retornando à sua pobre cidade natal no deserto para propor um acordo à população: sua fortuna, em troca da  morte do homem que anos antes a abandonou e a deixou com seu filho. De acordo com o título, "Hienas” é um filme de riso sinistro e uma sátira mordaz de um Senegal contemporâneo cujos sonhos pós-coloniais são confrontados com a erosão pelo materialismo ocidental.

Rede de Teatros Sesc: Tet a Tet

Espetáculo "Tet a Tet”, da Cia. de La Curva (Chapecó)

Parvo e Capitã, duas figuras vindas do futuro, criadores do M.R.A. - Movimento de Resistência Analógico - chegam a este tempo motivadas por uma missão: fortalecer as conexões humanas. Com humor, poesia e improviso, o espetáculo convida o público a mergulhar num jogo cênico onde o principal objetivo é resgatar aquilo que nos torna humanos: a capacidade de se afetar.

Duração: 40 min. 

Classificação: a partir de 6 anos

Rede de Teatros Sesc: Vida Seca

Espetáculo "Vida Seca", da Cia Etc I Tal (Navegantes)

Livremente inspirada na obra "Vidas Secas" de Graciliano Ramos e na pintura "Retirantes" de Candido Portinari, a Cia. Etc I Tal, em comemoração aos seus 20 anos de carreira, apresenta "Vida Seca". O espetáculo, com a técnica tradicional de bonecos de luva, apresenta personagens abalados pela seca, obrigados a migrar em busca de água. Personagens emblemáticas do imaginário brasileiro tem que lidar com a fome e a opressão, fazendo girar a roda da história. E então, tudo recomeça.

Duração: 40 min. 

Classificação: a partir de 7 anos

Rede de Teatros Sesc: Circo du Cafundó

ESPETÁCULO "CIRCO DU CAFUNDÓ”
Du Cafundó (MT)

O Circo du Cafundó é um espetáculo circense para todas as famílias, que rememora o universo brincante da infância, onde os palhaços Fusquinha e Matosinho fazem do circo, um lugar maior do que o mundo!!! O espetáculo é uma apresentação de variedades, com números de equilibrismo, malabarismos, participativos e acrobacias alucinantes. Uma ótima oportunidade de lazer e diversão garantida!

Classificação: livre

Duração: 45 min.

Rede de Teatros Sesc: Kombinando com Cerrado

ESPETÁCULO "KOMBINANDO COM CERRADO”
Du Cafundó (MT)

Após o fechamento do circo, dois palhaços embarcam em uma jornada em busca de novas experiências que permitam manter viva sua paixão pela arte. No entanto, ao se depararem com um mundo rigorosamente organizado e cheio de exatidão, cada um segue um caminho distinto para cumprir suas tarefas. A cada passo, arriscam-se em situações hilariantes, tentando preservar a essência da felicidade que os define. Kombinando com cerrado é um espetáculo que mistura humor, poesia e universo circense, convidando o público a reviver a leveza e a alegria da infância.

Classificação:
livre

Duração:
43 min

Sesc Dramaturgias: Oficina com Vanderleia Will

CONSTRUÇÃO DE NÚMEROS EM PALHAÇARIA E COMICIDADE

Oficina idealizada e ministrada por Vanderleia Will (Florianópolis), que propõe um olhar formativo para palhaças e palhaços, artistas circenses ou não, que buscam criar ou desenvolver suas ideias e/ou cenas, aliadas a técnica da palhaçaria.

Sesc Dramaturgias: Oficina com Ana Luiza Ciscato

TODOS OS CORPOS DANÇAM - PRÁTICAS INCLUSIVAS DE CAPACITAÇÃO PARA CRIAÇÃO EM DANÇA 

Oficina idealizada e ministrada por Ana Luiza Ciscato (Florianópolis/SC), propõe discutir e ampliar conceitos e práticas pedagógicas pertinentes à educação do corpo, em especial em pessoas com deficiências e suas relações com o meio social e físico que estão inseridas. Expor de forma lúdica como a diferença (tanto corporal como intelectual) pode se tornar matéria prima para um bom trabalho na educação e conhecimento do corpo.

Sesc Dramaturgias: Oficina com Júlia Fernandes Lacerda

ETC. - ESCRITA TEATRAL CRIATIVA 

Oficina idealizada e ministrada por Júlia Fernandes Lacerda (Florianópolis/SC), que promove o incentivo à escrita, à leitura e ao fazer teatral, buscando estimular jovens e adultos a experimentar diferentes formas de se relacionar com a escrita por meio de práticas teatrais.

3º Colóquio Sesc Arte Educação: Mulheres nas Arte Cênicas

O 3º Colóquio Sesc Arte Educação: Mulheres nas Arte Cênicas – Legado, Memória e Contribuições é realizado em parceria entre os Departamentos Regionais do Sesc Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná contribuindo com as ações do projeto Mediações Arte Educação do Sesc Departamento Nacional. A atividade segue em seu terceiro ano, chegando a diferentes espaços e profissionais de modo online, sendo uma prática de democratização de saberes e conhecimentos que nem sempre nascem dos espaços escolares e universitários, mas da vida e das experiências, das relações de trabalho de profissionais da cultura, que com suas trajetórias de vida podem contribuir na formação de arte educadores, artistas, professores e demais pessoas interessadas em ações que tragam, pelo viés da mediação, outras formas de pensar, realizar e dar continuidade a projetos educativos tanto em espaços formais como não formais.  

Em viés de transversalidade, o 3º Colóquio Sesc Arte Educação propõe gerar ações formativas, apresentando o tema mulheres nas artes cênicas relacionados aos processos de mediação em arte educação e cultura. A proposta é rememorar, dialogar e compreender a atuação de importantes mulheres nos contextos das escolas, comunidades, projetos socioeducativos, grupos de artes, centro culturais, universidades e em associações com viés artístico-educativo. A proposição "Mulheres nas Artes Cênicas - Legado, Memória e Contribuições” retoma os conhecimentos, saberes e heranças fundamentados e transmitidos por mulheres que se destacaram no campo das artes cênicas na Região Sul do país e em diálogo artístico-cultural com os demais territórios brasileiros. Atuando nesses territórios permeados pelas diversidades culturais, as mulheres artistas e educadoras desenvolveram importantes pesquisas, teorias, práticas e metodologia de ensino-aprendizagem das artes cênicas, sendo precursoras dos movimentos de teatro como processo de educação e de implementação das práticas do ensino do teatro nas escolas públicas e privadas.  

A realização do 3º Colóquio Sesc de Arte Educação retoma a história, as memórias e os legados das mulheres nas artes cênicas e suas contribuições para estruturação e institucionalização do ensino das artes no ensino público e nas Universidades. Suas teorias, práticas e pesquisa fundamentaram os processos metodológicos que se tornaram as bases da arte-educação, do teatro-educação e das artes cênicas. Com base e pautado na temática das mulheres nas artes cênicas, o evento visa apresentar assuntos, conteúdos e práticas que atuam para a capacitação e profissionalização de arte educadores, professores, artistas e educadores sociais  

A programação proporá reflexões sobre o trabalho de mulheres importantes na história da Pedagogia e Encenação do Teatro Brasileiro, enfatizando a repercussão de professoras e artistas da região sul e suas reverberações no âmbito nacional e internacional. A sistematização de práticas educativas, a construção de grupos para criação de repertórios e experimentações cênicas, os convidados rememoram suas pesquisas enquanto professores/artistas, mas também reativam memórias do quanto a presença das mulheres de artes cênicas homenageadas no colóquio, tenham contribuído como autoras para estudos, e também, como artistas para inspirar novos modos de pensar e reinventar a cena. 

A finalidade é estimular e fomentar o diálogo sobre novos caminhos e possibilidades da mediação arte educação com experiências e conhecimentos das mulheres nas artes cênicas, colocando em destaque suas histórias, memória social, legado cultural e contribuições para o desenvolvimento de metodologias de ensino das artes na sociedade contemporânea brasileira, em diálogo com os territórios e a diversidade cultural. 

Sesc Musical: Show "Lindo Caos" com Phill Bitencourt

Sinopse: Lindo Caos é um show envolvente que transita entre o turbilhão da vida e sua beleza oculta. Com músicas autorais e releituras emocionantes de clássicos da música brasileira, o espetáculo convida o público a sentir: assim como a vida, o show é um caos — mas um caos lindo, onde cada nota revela a poesia de estar vivo.

INGRESSO SOLIDÁRIO - traga um pacote de absorventes ou lã para doação

Projeto Oxigênio: Formação Produção de Projetos Culturais

O objetivo do Projeto Oxigênio 2025 em Balneário Camboriú é capacitar os participantes para desenvolver projetos culturais completos, com base em metodologias participativas e nos eixos contemporâneos da política cultural, conectando ideias a editais, redes e oportunidades da economia participativa.

Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y)

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .