Rede Sesc de Galerias: Exposição Retratos Relatos

Com o objetivo de sensibilizar o público e contribuir com o debate sobre a violência contra as mulheres por meio da arte, a Rede Sesc de Galerias apresenta a exposição "Retratos Relatos", da artista visual Panmela Castro. A mostra apresenta pinturas ao lado de histórias de superação de 10 mulheres, de diversos locais do Brasil.

O projeto "Retratos Relatos” começou ainda em 2019, a partir de mensagens e depoimentos que a artista recebia de dezenas de mulheres de todo o Brasil. Eram relatos sobre situações de violência diversas, mas principalmente histórias de superação. Na exposição, desenvolvida a partir de uma residência da artista no Sesc Santa Rita, localizado no centro histórico de Paraty, estão disponíveis histórias como a de Marta Leiro, mãe, moradora do Calafate, região da periferia de Salvador (BA), que conta que viveu um relacionamento abusivo longo. Hoje, livre da violência e da dependência emocional, Marta conta sua história como uma forma de informar e acolher outras mulheres que passam pelos mesmos problemas e dificuldades.

Sobre a artista:

Panmela Castro (Rio de Janeiro/RJ,1981) é artista visual, considerada uma das mais proeminentes da arte contemporânea brasileira. Seu trabalho aborda as relações estabelecidas em sua vivência com a arte urbana e o graffiti, e mantém como tema principal a questão das mulheres. A artista utiliza a arte como um instrumento de transformação social e cultural. Formada em pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ, Mestre em processos artísticos contemporâneos pelo Instituto de Artes da UERJ, Panmela Castro é reconhecida nacional e internacionalmente e seus trabalhos fazem parte de diversas coleções e acervos ao redor do mundo. 

Arde de Doar - Novos Caminhos

Esta edição especial da Campanha Arte de Doar é realizada em parceria com o Programa Novos Caminhos, em benefício às crianças e jovens sob medidas protetivas de acolhimento. 

A ação integra as cinco áreas de atuação social do Sesc: Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com o objetivo de arrecadar de itens de higiene pessoal, materiais artísticos e de recreação, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento desses jovens.

Com 17 unidades do Sesc-SC como pontos de coleta, a campanha convida a todos a fazerem parte dessa rede de solidariedade e contribuir para a construção de um futuro mais digno e cheio de oportunidades.

Participe e ajude a transformar vidas!

CineSesc: A Luta do Século

A Luta do Século (2018, Bahia/Rio de Janeiro/São Paulo, 78 min.)

Direção: Sergio Machado  

Classificação indicativa: 12 anos 

Sinopse: O documentário narra a trajetória dos pugilistas Reginaldo Holyfield e Luciano Todo Duro, que encontraram no boxe uma maneira de escapar da miséria e tornaram-se dois dos maiores ídolos do esporte nordestino. A rivalidade entre eles colocou em pé de guerra Bahia e Pernambuco nos anos 90. Durante mais de 20 anos, os dois se odiaram tanto que não podiam dividir o mesmo espaço sem se agredir. Eles se enfrentaram 6 vezes, com 3 vitórias para cada lado. Durante as filmagens, os inimigos, já com mais de 50 anos, resolveram se enfrentar pela última vez. 

 

CineSesc: Greice

Greice (2024, Brasil/Portugal, 110 min.)

Direção: Leonardo Mouramateus

Classificação indicativa: 14 anos 

Sinopse: Após dois anos vivendo em Portugal Greice se envolve em uma confusão na universidade onde estuda e é obrigada a voltar a Fortaleza. Enquanto tenta reorganizar sua vida de dentro de um hotel, ela tem a oportunidade de fazer as pazes com sua cidade natal, de se apaixonar, e de fazer novas vítimas de sua personalidade desvairada. 

CineSesc: Estou me guardando para quando o carnaval chegar

Sinopse: A cidade de Toritama é um microcosmo do capitalismo implacável. A cada ano, mais de 20 milhões de jeans são produzidos em fábricas de fundo de quintal. Os locais trabalham sem parar, orgulhosos de serem os donos do seu próprio tempo. Durante o Carnaval - o único momento de lazer do ano -, eles transgridem a lógica da acumulação de bens, vendem seus pertences sem arrependimentos e fogem para as praias em busca de uma felicidade efêmera. Quando chega a Quarta-feira de Cinzas, um novo ciclo de trabalho começa.

Direção: Marcelo Gomes (2019), Pernambuco
Duração: 86 minutos
Classificação: 10 anos


CineSesc: A Felicidade das Coisas

Sinopse: Paula sonha em construir uma piscina para os filhos na sua modesta casa de praia. Quando os planos se desfazem por conta de problemas financeiros, ela se vê cada vez mais sufocada pelo peso das responsabilidades.

Direção: Thaís Fujinaga
Duração: 87 minutos
Classificação: 12 anos


CineSesc: Ela volta na quinta

Sinopse:"Alguém partiu, alguém ficou.” 


"Ela volta na quinta" conta a história de Maria José e Norberto, casal que vive há 35 anos juntos, na cidade de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Bastante desgastado pelo tempo, o relacionamento dos dois se encontra em crise. Maria José, mesmo com problemas de saúde, resolve fazer uma viagem para Aparecida do Norte, como forma de pensar se o divórcio é mesmo a solução. Norberto por sua vez fica e é confrontado dentro do seu relacionamento extraconjugal.

Direção: André Novais
Duração: 108 minutos
Classificação: 12 anos


Pauta Aberta: Espetáculo "Borboleta" - Cia Mútua

Eles são amigos inseparáveis, que todos os dias se encontram pra brincar. Mas um dia um deles não aparece. Onde estará o amigo? É uma borboleta quem nos guiará nesta investigação para saber seu paradeiro.

Por meio da poesia e da ludicidade do teatro de animação, a protagonista vivencia temas delicados, encontrando personagens peculiares. Quer saber o que acontece? Abra a gaveta!


Estreado em 2022, o espetáculo "Borboleta" é o resultado do projeto de pesquisa e montagem "Infância e Perda: uma abordagem sobre a morte para crianças", realizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Itajaí. 


O Projeto faz parte do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) e conta com o apoio do Sesc Lages por meio do projeto Pauta Aberta.

Pauta Aberta: Curta-metragem "Pólen"

Exibição do curta-metragem "Pólen"

Sinopse: Um monstro gigante surge nos céus de Blütendorf. A cidade florida está acuada. Ademir, um homem comum, luta por sua sanidade.

Duração: 19 min. 
Classificação indicativa: 12 anos.

Após a sessão haverá um debate com os realizadores. 

Ficha técnica

Elenco: Lucas David, Ádia Anselmi, Geovani Garcia, Juliana Aguiar, Kathellen Klein, Myriam Gantner.

Roteiro, Direção e Montagem: Rodrigo Baptista

Assistência de Direção: Vino Carvalho 

Produção: José Wiemes 

Produção Executiva: Juliano Jules 

Assistência de Produção: Scheila Alexsandra 

Direção de Fotografia: Lucas Mancini 

1ª Assistência de Fotografia: Luana Skibinski

2ª Assistência de Fotografia: João de Oliveira 

Direção de Arte: Júlia Mayer 

Cenografia: Luiza Tavares 

Figurino: Isadora Dourado 

Maquiagem: Rafaella Narciso

Efeitos Especiais, Caracterização e Maquiagem FX: Ales de Lara 

Efeitos Visuais: Maju Ribeiro

Som Direto e Desenho de Som: Vinícius Krüger Martins 

Trilha Sonora Original: Badeya 

Colorização: Lucas Richard

Identidade Visual: Luan Baeta 

Controller: Cintia Pereira 

Acessibilidade: Covil Filmes



Pauta Aberta: “Quintal de Infâncias”

Espetáculo: "Quintal de Infâncias”, de Cobaia Cênica

Sinopse: Um espetáculo que traz histórias verdadeiras, um pouco de história inventada e um outro tanto de imaginação. Tem brincadeira, versinho, adivinhação. É um pequeno inventário, com lembranças e acontecimentos plantados há tempos nos quintais das nossas terras, colhidos no coração de meninos e meninas, de todas as idades, temperados com o sabor da verdade de quem viu e salpicadas com a saudade de quem faz tempo que viveu a infância. É para viver e contar e recontar pra quem quiser.

Duração: 30 min. Classificação indicativa: Livre.

Realização: 2° Encontro de Contadores de Histórias: Teias de Ananse

Pauta Aberta: “Enquanto Contava, Chico Rei”

Espetáculo: "Enquanto Contava, Chico Rei” de Cia Girolê

Sinopse: O novo espetáculo da Cia Girolê traz a história de Galanga, mais conhecido como Chico Rei, que, além de ser conhecido por suas habilidades em engenharia de minas, mesmo com a vida difícil, se destacava por seu carisma e inteligência. Tinha também um grande talento para contar histórias.

Contam que, durante o período em que viveu nas terras de Vila Rica, hoje Ouro Preto, Chico Rei, que já era conhecido como o rei do Congo, reunia crianças e o povo escravizado para contar as memórias de sua terra na África. Contava histórias da tradição oral popular, contos de origem e canções de travessia. Assim, seu povo, até ser libertado um a um, podia se manter próximo às suas raízes.

Com base nisso, duas comadres recontam no palco toda a riqueza de seu legado através das histórias, como representantes do arquétipo das negras lavadeiras. Contos de origem, como Furos no Céu e Moiras Negras, serão alinhavados pela força do cancioneiro popular africano.

As narrativas serão realizadas pelas contadoras Cleo Cavalcantty, Amaranta e pelo percussionista Alexandre Neto. Crianças de 8 a 80 anos estão convidadas!

 

Duração: 35 min. 

Classificação indicativa:
Livre.

Realização: 2° Encontro de Contadores de Histórias: Teias de Ananse

Pauta Aberta: “Pedacinho de Tudo"

Espetáculo: "Pedacinho de Tudo”, de Tecer Teatro 

Sinopse: A Tecer Teatro, em parceria com a multiartista Cristine Conde, pesquisadora do teatro de formas animadas, apresenta uma pequena fábula com inspiração na própria infância de Cristine.

Neta de costureira, seu brinquedo favorito era o fardo de retalhos coloridos, no meio do qual sua avó a colocava para brincar. Um mundo inebriante de possibilidades para uma criança pequena.

A partir dessa lembrança, tudo se revela: desde os caminhos pessoais, com trinta anos dedicados ao teatro, ao tecido como matéria-prima, à pesquisa de figurino e à cenografia como objetos manipuláveis, e ao entendimento de que tudo se constrói com pedacinhos: a vida, os sonhos, quem somos e a nossa história.

"Pedacinho de Tudo" é uma fábula multicolorida contada através do Teatro de Objetos, onde pedacinhos de tecido contam suas histórias e remetem a lembranças queridas; onde nascem bonecas feitas de sonhos, nuvens, festas de aniversário e afeto. Onde nada nunca morre, mas sempre se transforma em outras coisas: em lembranças, memórias, saudade e, por que não, em outras e outras e outras bonecas.

Duração: 40 min. Classificação indicativa: Livre.

Realização: 2° Encontro de Contadores de Histórias: Teias de Ananse

Sesc Ciência: Espetáculo "Ciência em Show"

Circuito itinerante de espetáculos de educação, divulgação e popularização da Ciência, com temas diversificados e com companhias teatrais especializadas em produção de conteúdos de popularização da ciência através do teatro.  


Espetáculo: Ciência em Show

Sinopse: Fundado há 24 anos no Instituto de Física da USP com o propósito de popularizar a ciência por meio de diversos meios, o Espetáculo Científico: Ciência em Show mostra de forma descomplicada que a ciência está em tudo e que é para todos. Apresentação presencial, com uma hora de duração, o espetáculo aborda a ciência do dia a dia de uma forma descomplicada e descontraída, desde fenômenos ligados à física e química até eletrônica e novas tecnologias.

Atualmente o Ciência em Show participa do quadro Loucos por Ciência, no Programa Melhor da Noite na TV Bandeirantes.

Duração: 60 min.
Classificação: Livre


Sesc Ciência: Espetáculo "Paracelso o Fenomenal"

Circuito itinerante de espetáculos de educação, divulgação e popularização da Ciência, com temas diversificados e com companhias teatrais especializadas em produção de conteúdos de popularização da ciência através do teatro.  


Espetáculo: "Paracelso o Fenomenal", com Grupo Museu da Vida - Fiocruz (RJ)

Sinopse: Vindos de não se sabe onde e viajando desde não se sabe quando, Paracelso e sua assistente Ununúltima sempre estão dispostos a apresentar para o público tudo o que descobriram e aprenderam em sua jornada. Minúcias, malícias e mistérios... ou seria simplesmente pura ciência? Com muito bom humor e certo charlatanismo, essa dupla um tanto excêntrica mostra várias experiências incríveis e promove um encontro único e altamente divertido.

Duração: 50 min.
Classificação: Livre (Comédia/aventura)

Semana S

Participe da Semana S!
Nossas unidades prepararam uma programação especial para integrar a Semana S, uma iniciativa nacional que conecta empresários, trabalhadores do comércio e a sociedade em diversas atividades gratuitas. De 13 a 17 de maio, o Sesc SC promove ações que valorizam a cultura, educação, saúde, assistência, lazer e turismo social, proporcionando experiências enriquecedoras para todos.
 
Venha viver momentos transformadores e conhecer de perto as iniciativas que fazem a diferença na vida das pessoas!

 Confira a programação no Sesc mais perto de você e participe!

Rede de Teatros Sesc: A Maravilhosa Princesa das Bolinhas

A Maravilhosa Princesa das Bolinhas”, Téspis Cia. de Teatro (Itajaí/SC)

O espetáculo propõe uma imersão lúdica e sensorial em um mundo feito de bolinhas. Livremente inspirado na obra da artista japonesa Yayoi Kusama, apresenta o trajeto de um corpo no espaço que ao relacionar-se com o ambiente à sua volta, vai se tornando ele próprio. Cenários, luz negra, elementos cênicos, ambientação sonora e imagens criadas por inteligência artificial aliados ao corpo da atriz, ajudam a criar este universo fantástico que convida a plateia a imaginar suas próprias histórias.


CineSesc: Monster

Monster (2023, Japão, 127 min.)  


Direção: Hirokazu Kore-Eda 
Classificação etária: 12 anos 
Acessibilidades disponíveis: Legendado 

Sinopse: Uma mãe solo amorosa, crianças e um professor atencioso levam uma vida pacífica em uma cidade suburbana do Japão. Um dia, uma briga começa na escola. Parece uma briga comum entre crianças, mas as versões divergem e, aos poucos, se cria um grande escândalo. Então, em uma manhã de tempestade, as crianças desaparecem.
 

CineSesc: A Hora da Estrela

A Hora da Estrela (1985, São Paulo, 99 min.) 

Direção: Suzana Amaral 
Classificação etária: 12 anos 

Sinopse: Macabéa é uma jovem feia e órfã solta no mundo aos 19 anos. Analfabeta, ingênua e virgem, vem do Nordeste tentar a vida em São Paulo. O filme mostra a estória do encontro patético deste ser humano com as artimanhas da cidade grande. 
 

CineSesc: Bacurau

Bacurau (2019, Pernambuco, 131 min.) 


Sinopse: Num futuro próximo, Bacurau, um povoado do sertão de Pernambuco, some misteriosamente do mapa. Quando uma série de assassinatos inexplicáveis começam a acontecer, os moradores da cidade tentam reagir. Mas como se defender de um inimigo desconhecido e implacável? 

Direção: Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles 

Classificação etária: 16 anos 
 

Paracopa Sesc

Vem aí a Paracopa Sesc!

Um evento que busca oportunizar a prática de atividades esportivas e a discussão de temas alinhados com educação, atividade física e esporte para pessoas com deficiências.

Em 2025 o evento completa 12 anos e será realizado em quatro cidades do estado:  

  • Etapa Itajaí: 22 a 24/05
  • Etapa Brusque: 25 a 27/07, 09, 30 e 31/08
  • Etapa Joinville: 02 a 04/10
  • Etapa Lages: 16 a 19/10

As etapas contarão com competições paradesportivas, cursos gratuitos, oficinas e atrações culturais, buscando trazer reflexões e contribuições importantes para a sociedade em relação a um maior nível crítico e conscientização sobre as diferenças e a interdependência de todos os seres humanos.

Confira as programações a seguir e participe com o Sesc de mais esse evento!

CineSesc: Quintal

Quintal

2015, Minas Gerais.

Direção: André Novais
Duração: 20 min.

Classificação etária: 14 anos. 


CineSesc: Pouco mais de um mês

Cirta-metragem "Pouco Mais de um Mês"

2013, Minas Gerais.
Direção: André Novais

Duração: 23 min.

Classificação etária: 12 anos.


CineSesc: Nossa mãe era atriz

Curta-metragem "Nossa Mãe Era Atriz"
2023, Minas Gerais

Direção: André Novais.
Duração: 26 min.

Classificação etária: 10 anos.

Sinopse: Maria José Novais Oliveira, uma senhora negra, moradora da periferia de Contagem, já nos seus 60 anos se tornou atriz de cinema, com uma carreira premiada no Brasil e internacionalmente. Este documentário rememora a imagem de uma mulher ímpar, que marcou o cinema brasileiro dos anos 2010. 

CineSesc: Fantasmas

Curta-metragem: "Fantasmas"
2020, Minas Gerais


Direção: André Novais 
Duração: 11 min.

Classificação etária: 12 anos 


Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .