Projeto Oxigênio: 2ª Mostra Teatral Grupo Sem Nome

Por meio do Projeto Oxigênio, o Sesc fomenta a criação artística e proporciona um espaço onde tanto artistas quanto espectadores podem se conectar e trocar experiências. A 2ª Mostra Teatral do Grupo Sem Nome, realizada no Teatro Sesc Prainha, integra o Projeto Oxigênio, que tem foco na valorização de espetáculos autorais e no fortalecimento da cena teatral regional, fomenta a criação artística e proporciona um espaço onde tanto artistas quanto espectadores podem se conectar e trocar experiências. 

A mostra, cuidadosamente curada pelo Grupo Sem Nome, oferece ao público uma série de apresentações que refletem temáticas contemporâneas, exploram múltiplas linguagens cênicas e reúne produções que dialogam com questões sociais, culturais e existenciais, além de criar um ambiente fértil para o intercâmbio de ideias e o desenvolvimento artístico.

VII Mostra Sesc de Cinema - Filmes Catarinenses

Exibição dos filmes catarinenses selecionados na VII Mostra Sesc de Cinema.


Sobre o projeto:

Uma das principais iniciativas de incentivo ao cinema independente no Brasil, a Mostra Sesc de Cinema chega em sua sétima edição em 2024. Mais de 1.300 obras audiovisuais de todo o país se inscreveram para participar do processo. Além da oportunidade de exibição por todo o país, os filmes selecionados para o Panorama Brasil, Panorama Infantojuvenil e Destaque Estadual receberão prêmios que somam um valor total de até R$ 280 mil em licenciamentos.

Exposição temporária "Jornada Cartográfica"

A nova exposição temporária do Museu de Florianópolis irá abordar temas sobre a história da cartografia desde o Neolítico, há cerca de 9 mil anos, até os dias atuais. A mostra apresentará uma seleção de objetos históricos usados na elaboração de mapas desde o século XIX. Além disso, os visitantes poderão participar de um espaço interativo com jogos e atividades práticas de criação de mapas.

A programação de inauguração contará com uma oficina de cartografia aberta ps aos visitantes do Museu de Florianópolis.


Africanamente – Cantigas, Teatro e Resistência

O Coletivo Ação Zumbi dedica-se à promoção e divulgação das manifestações artísticas e culturais de matriz africana, buscando fortalecer a identidade e a representatividade negra na sociedade brasileira. Em parceria com o Sesc Prainha, apresenta a oficina "Africanamente: Cantigas, Teatro e Resistência", uma iniciativa que visa resgatar e valorizar as expressões culturais afro-brasileiras por meio de atividades interativas e educativas. A oficina busca fortalecer a identidade cultural afro-brasileira, promovendo inclusão e diversidade através da arte. Ao oferecer uma plataforma para a expressão artística e o debate, pretende-se contribuir para a construção de uma sociedade mais consciente, respeitosa e inclusiva, onde a cultura afro-brasileira seja reconhecida e celebrada em sua plenitude.

Encontro 20 anos Mesa Brasil Sesc

 O Encontro promoverá discussões técnicas e compartilhamento de iniciativas relevantes na área de Segurança Alimentar e Nutricional, e contará com a presença de palestrantes de referência. Encerramento com show do Gabriel Sater.


PROGRAMAÇÃO TÉCNICA - 28 e 29/09, das 08h30 às 18h, no Hotel Sesc Cacupé

Evento presencial, gratuito, mediante inscrições. Vagas limitadas.

INSCRIÇÕES:  https://ingressos.sesc-sc.com.br/categoria/39/Eventos/

PROGRAMAÇÃO: clicando aqui

Entrada: 1kg de arroz ou feijão


Transmissão pelo youtube, gratuito, sem inscrição.

Dia 28/09: https://youtube.com/live/2_YnYVU-hIs?feature=share

Dia 29/09: https://youtube.com/live/EISPx6cq7Tk?feature=share



SHOW DE ENCERRAMENTO - dia 29/09, às 19h30, no Hotel Sesc Cacupé

Show do Gabriel Sater

Evento somente presencial, gratuito, mediante inscrições.

INGRESSOS: https://ingressos.sesc-sc.com.br/categoria/39/Eventos/

Entrada: 1kg de arroz ou feijão


 

Pauta Aberta: Peça de teatro "Uma Grande História"

A turma da Oficina O Corpo apresenta a pantomima "Uma Grande História”, com 8 atores em cena que contam as aventuras e desventuras de suas personagens, numa linguagem que permeia a mímica e a palhaçaria. O grupo apresenta ao público algumas situações que ocorrem com as pessoas com deficiência (PCD) e como a comunicação entre ouvintes e surdos pode existir através da linguagem corporal.

Sesc Ciência: Espetáculo "A Grande Invenção"

Circuito itinerante de espetáculos de educação, divulgação e popularização da Ciência, com temas diversificados e com companhias teatrais especializadas em produção de conteúdos de popularização da ciência através do teatro.  

Espetáculo: "A Grande Invenção" 

O espetáculo "A Grande Invenção" conta a história do pequeno João, uma bactéria, da Dona Dorotéia, uma centopéia, e da MinhÓca, que vivem em um grão de terra preta. Um dia, para desvendar o sumiço das cascas de frutas e verduras que alimentavam todos os seres que viviam nesse universo, vão embarcar numa super aventura, para juntos criar – a Grande Invenção.

Contador e personagens: Julio Maestri.
Direção: Débora Mattos (Traço Cia de Teatro).
Cenografia e figurinos: Ana Pi
Arte Gráfica: Cristian Jonathan
Trilha Sonora: Cassiano Vedana e Cristian Jonathan

Apresentações gratuitas no Sesc Criciúma, Sesc Palhoça e Sesc Itajaí, nos dias 15, 16 e 17 de abril

Clique abaixo para consultar a programação em cada cidade.

 

Unidade Móvel de Cultura

Evento da Unidade Móvel de Cultura do Sesc na cidade de Gaspar.

Oxigênio: Oficina BUTÔ

Partindo dos encontros do primeiro semestre a oficina de Butô retorna as atividades com um modulo extra.

Sobre a oficina:
A oficina BUTÔ - A DANÇA DA FLOR, é uma proposta que busca experimentar caminhos de acesso ao movimento no butô, tendo como direcionamento alguns encaminhamentos técnicos e metodológicos, mas, sobretudo, a experiência da investigação, dos encontros e dos encantos com essa dança que move universos da lama à flor, da vida à morte, e da escuridão como musculatura coreográfica. Falaremos de proposições pedagógicas, não perdendo de vista as poéticas cosmológicas que possibilitam o florescimento de outros estados de dança no corpo.

Sobre os encontros:
Nesta oficina faremos estudos a respeito de construção e fortalecimento de repertórios corpóreos, trabalharemos com algumas diretrizes técnicas de prática e ensino, mas o principal eixo das aulas está nas mãos, nos pés, nos olhos, no corpo do que a turma desenvolver e encontrar. Será proposto o diálogo com textos teórico-poéticos, seguidos de conversas coletivas, mas tudo vinculado ao desejo não de compreender para apreender o butô, mas poder acessar mais da experiência desses outros corpos que nos habitam, bem como da flor que germina no espírito de nossa dança pessoal.
A presente oficina está organizada para ocorrer em 5 dias, distribuídos em 2 horas por aula, contabilizando uma carga horária de 10 horas.

Sobre o artista:
Saile Moura é ator formado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Mestre e Doutorando em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Desenvolve projetos de pesquisa com base nos estudos do corpo, da escrita e da pedagogia do Teatro. Atua também como produtor cultural e gestor de projetos pedagógicos no campo das artes da cena: teatro, dança e performance.

Inscrições através do Link: https://forms.office.com/r/VvtsqZ1aKK

Circula Sesc: Espetáculo "Preta Poesia Feminina"

Circula Sesc: Espetáculo Preta Poesia Feminina – Porto Alegre (RS).

Sinopse: A diretora teatral Silvana Rodrigues e a atriz Silvia Duarte propuseram-se a pesquisar o universo literário das poetisas negras gaúchas; - Ana dos Santos, Delma Gonçalves, Isabete Fagundes Almeida, Fátima Farias e Lilian Rocha -, após, selecionaram 30 poemas e construíram a dramaturgia para a encenação e montagem da obra teatral "PRETA POESIA FEMININA”, com encenação de Silvana Rodrigues, tendo a atriz Silvia Duarte dramatizando e declamando os poemas destas poetisas negras e, desmistificando o fazer poético como literatura falada. PRETA POESIA FEMININA leva ao público poemas atuais, que destacam o valor da mulher negra, guerreira, frente as dificuldades diárias e seus valores estéticos. A iniciativa tem a intenção de oferecer à população afro-brasileira um resgate de seu protagonismo e autoestima. PRETA POESIA FEMININA tem 99 % da sua equipe principal constituída de negras e negros.

Duração: 60min.

Classificação: 12 anos

"Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil” foi uma convocação pública de iniciativa do Sesc/RS, em parceria com o Departamento Nacional do Sesc, com o apoio de Departamentos Regionais do Sesc de diversos estados. A iniciativa selecionou 72 propostas de artes cênicas, literatura e música, que se apresentarão em circuitos culturais pelo País. O objetivo do projeto é auxiliar na retomada do setor cultural do estado, que ainda sofre por conta das consequências das enchentes do início do ano.

Circuito Sesc-Udesc de Artes Cênicas: Voo Duplo

Circuito Sesc-Udesc de Artes Cênicas: ESpetáculo "Voo Duplo”, Cia. Tal/Getis/UDESC (Florianópolis)


Sinopse: "Uma menina que se encontra na espera de alguém. Com o desejo de não se sentir mais só, adormece. Em seus sonhos, alguém chega com uma mala trazendo nela jogos, fantasias, brilhos e balões. Quem será essa pessoa, afinal? Uma mãe, amigo, avó, irmão, uma sombra ou alguém para brincar? Entre fantasia e realidade, a menina encontra alguém para voar.”

Duração: 40 min.

Classificação: Livre (indicado para primeira infância)



Biblioteca Inquieta: Mariana Berta (SC)

Biblioteca Inquieta é um projeto artístico-literário realizado pela Rede de Bibliotecas do Sesc em Santa Catarina.

"um livro é maior por dentro que por fora"

Na edição de 2024, sob coordenação curatorial de Tina Merz, foram convidados 26 artistas para ocupar as bibliotecas do Sesc-SC, que através de uma residência artística, promovem uma aproximação com a arte contemporânea por meio do objeto livro e do espaço impresso. Aqui, a biblioteca serve como ponto de partida para produções que se dão entre afinidades e fricções entre as artes visuais e a literatura.

A programação será realizada de 21 a 25 de outubro com intervenções, mediações e oficinas gratuitas abertas ao público.
  
Confira o artista participante na Unidade de Caçador:

Mariana Berta (SC)

É mãe, artista visual e professora de Artes. Autora do livro "Sagu" (2018, Editora editora) e de uma série de outros projetos em publicação de artista, livros, ensaios, poemas, exercícios de escrita pública, exposições e projetos culturais e artísticos. Atua nas frestas e flertes entre a palavra e o corpo desde o interior dos territórios. É mestre em Processos Artísticos Contemporâneos pela UDESC com o trabalho "Jantar Dançante" onde articula um trançado entre teoria e prática poética diante das realidades urbanas e rurais da agricultura de Santa Catarina. Atualmente é professora substituta do curso superior de Artes Visuais do IFPR Campus Palmas, PR.

Dança Circular: Baile Branco

Um Encontro para celebrar e socializar o ano de 2024 com os participantes de atividades do Trabalho Social com Grupos 60+

I Jornada de Saúde Mental

No dia 10 de outubro, a partir das 8h, prepare-se para um dia de descobertas e bem-estar na I Jornada de Saúde Mental do Sesc SC.

A saúde mental é tão importante quanto a saúde física, e cuidar dela é essencial para uma vida plena e equilibrada. Vamos juntos explorar novas formas de cuidar do bem-estar emocional, descobrir práticas que melhoram a qualidade de vida e, claro, nos apoiar mutuamente nessa caminhada.

O Evento estará repleto de:

- Conferências impactantes com especialistas de renome na área de saúde mental;

- Atividades práticas que vão ensinar você a cuidar da sua mente no dia a dia;

- Espaços de diálogo para trocar experiências e se conectar com pessoas que entendem a importância de cuidar da mente;

Venha viver um dia de aprendizado, troca e autocuidado. Sua presença vai fazer toda a diferença!

Garanta aqui seu ingresso agora e junte-se a nós nesta jornada pela saúde mental! 


*Ingressos limitados, não numerados e sujeito à lotação.

Projeto Oxigênio: As estações

Essa é a antiga história do Sr. Cigarra e da Dona Formiga. Ele passando os dias a cantar e ela a trabalhar. Até que, com a chegada do inverno, esse inveterado cantor precisa de abrigo para renovar suas energias para alegrar a próxima primavera, e é na porta da Dona Formiga que ele vai bater...

Sesc Lab: Inglês Básico para Viagens

Oficina básica, uma aula dinâmica para aprender o básico da comunicação em inglês

What You´ll learn today ? (O que você Aprenderá hoje?)

Usefull Apps and Websites (Aplicativos e sites úteis)

Airport, Train Station nd Taxi Basic Vocab. (Vocabulário básico de aeroporto, estação de trem e táxi)

Hotel Basic Vocab. (Vocabulário básico de hotelaria)

Shopping Vocab. (Vocabulário de compras)

Pauta Aberta: Curta Fest

Em outubro, Joinville recebe a 1ª edição do Curta Fest, um festival de curtas-metragens brasileiros com o objetivo de disseminar e promover as produções audiovisuais. O evento acontece dos dias 16 a 20 de outubro e contou com mais de 400 inscrições de produções de todo país. 

 A programação Curta Fest começa no dia 16 de outubro, com uma noite de abertura no Hotel Bourbon, localizado na Rua Visconde de Taunay, 275, no Centro de Joinville, às 19h30. Na ocasião será feita a apresentação do evento e a exibição de curtas metragens selecionados pela curadoria do Festival. 

A exibição dos curtas selecionados para Mostra Competitiva vão acontecer nos dias 17, 18, 19 e 20 de outubro, nos seguintes locais: CEU Aventureiro, Associação de Moradores e Amigos do Bairro Itinga (AMORABI), no Galpão da Associação Joinvilense de Teatro (AJOTE) e no Sesc Joinville. E no dia 20 de outubro ocorre a noite de encerramento do Festival, com a exibição dos vencedores de cada categoria e a entrega dos troféus. 

Além das exibições, o festival oferece oficinas e masterclasses que visam capacitar novos talentos e fomentar o intercâmbio cultural entre cineastas, estudantes e profissionais da área. Estes espaços oferecerão aos participantes uma oportunidade única de aprendizado, troca de ideias e networking com profissionais da indústria cinematográfica. As oficinas acontecem durante os dias do Festival. 
Toda a programação e o acesso ao Curta Fest é gratuita, considerando a capacidade dos locais. 

 Para mais informações: @curtafest (Instagram)

 O Curta Fest é um projeto com produção de Renan Vieira Oliveira, com apoio da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal. 

Pauta Aberta: Espetáculo “Pamonha e Panaca”

Espetáculo "Pamonha e Panaca”, de Prama Comunicação e Casa dos Azulejos Produções (de Rio de Janeiro) 


Dois amigos inseparáveis, sem rumo na vida, travam uma disputa: um quer ser melhor que o outro. Nesse duelo cômico, eles desenvolvem um relacionamento absurdo, onde impera o individualismo e o imediatismo, agravando a situação. "Pamonha e Panaca” é uma crônica burlesca sobre o comportamento humano no exercício do poder, por menor que ele seja

Classificação indicativa: Livre. Indicado para crianças acima de 5 anos. 

Pauta Aberta: Oficina “Corpo Vivo”

Oficina "Corpo Vivo”, de Grupo Ateliê do Gesto (de Goiânia/GO) 


Esta oficina tem como objetivo despertar e aguçar o corpo e suas potencialidades desenvolvendo estratégias para estimular as crianças a criarem e produzirem danças a partir de ferramentas de improvisação. Compreender através de jogos e brincadeiras formas de despertar sensações para construir possíveis situações de movimento que se transformam em dança que vão sendo contaminadas pelos participantes numa grande interação com todos.

Tudo isso a partir de improvisação e estímulos imagéticos para que a criatividade possa fluir e se deixar levar. Assim estaremos despertando e inconscientemente questionando o gesto, o movimento, e assim introduzindo a vivência corporal como caminho de conhecimento, autodescoberta e relacionamento com o todo. Trata-se de um trabalho investigativo através de brincadeiras e propostas lúdicas. Compreender o movimento como lugar de tranquilidade, de escuta e principalmente de diálogo com o outro e com o mundo.

Pauta Aberta: Espetáculo “Fica Comigo”

Espetáculo "Fica Comigo”, de Grupo Ateliê do Gesto (de Goiânia/GO) 


"Fica Comigo” é a estória de um antigo Guardador de Memórias que passou a vida inteira encaixotando suas lembranças nos porões de sua imaginação. Acumulando muitas histórias na caixola, ele decide reviver momentos especiais de sua vida. Para isso, conta com a ajuda de três bonecos que ganham vida e juntos, mostram todas as suas emoções através de uma inesquecível aventura em forma de dança. Embarque nessa aventura junto com sua família!

Classificação indicativa: Livre. (Indicado para crianças acima de 3 anos)

Pauta Aberta: Show de Lançamento do Clipe Mais um Café

No dia 11 de outubro, no teatro do Sesc, a banda Cachorro do Mato fará o show de lançamento do videoclipe de seu mais novo single: "Mais um café". A canção, lançada dia 27 de setembro, ganhou um clipe em formato de animação e o projeto teve financiamento do Edital de Audiovisual da Lei Paulo Gustavo.

Antes da exibição da obra será realizado um bate-papo sobre animação de baixo orçamento - conceito que norteou a produção - ministrada pelo próprio diretor do videoclipe, o cineasta e professor Brian Hagemann. 

Além da exibição o quarteto leva ao palco do teatro seu já conhecido repertório de indie/folk.

O show é um projeto com apoio da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Sesc Lab: Oficina de Programação e IA

Na oficina, os participantes poderão aprender sobre processos de implementação de tecnologias de ponta em projetos práticos, desenvolvendo um pensamento lógico e crítico.

O curso rápido, possui metodologias ativas, como abordagens de Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) e Aprendizagem Colaborativa para promover o desenvolvimento de habilidades práticas, colaboração e criatividade.

Conteúdo:
Introdução à Programação com Python ou C/C++.
Estruturas de Dados, Funções e Classes. Estatística Básica, Numpy e Pandas.
Fundamentos de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina.
Redes Neurais, Processamento de Linguagem Natural (NLP).
Projetos Práticos de IA.

Curso rápido
Carga horária: 15h - 9 encontros
Público a partir de 14 anos 


Circula Sesc: Show “Louco Encontro das Águas” com Quartchêto

"Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil” foi uma convocação pública de iniciativa do Sesc/RS, em parceria com o Departamento Nacional do Sesc, com o apoio de Departamentos Regionais do Sesc de diversos estados. A iniciativa selecionou 72 propostas de artes cênicas, literatura e música, que se apresentarão em circuitos culturais pelo País. O objetivo do projeto é auxiliar na retomada do setor cultural do estado, que ainda sofre por conta das consequências das enchentes do início do ano.

Em Santa Catarina, na área de música, o Sesc recebe o show 
"Louco Encontro das Águas”. O espetáculo combina composições autorais inéditas do grupo Quartchêto com clássicos que marcaram os 23 anos de trajetória da banda. Além disso, duas canções especiais abordam a tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul em maio deste ano. O grupo soma esse momento ao espetáculo para reverenciar a memória das vítimas, agradecer a solidariedade do povo brasileiro e estimular a consciência ambiental, com a certeza de que esses temas, abordados de forma sensível e criativa através da arte, promovem a conexão e a reflexão necessárias para a sociedade em geral. A circulação do show para outros Estados do Brasil, viabilizada por um edital, é um recomeço e reconhecimento aos trabalhadores da cultura, sendo uma oportunidade ímpar e um privilégio participar desta história.


Duração: 1h15

Sobre o Grupo:
O Quartchêto é um grupo instrumental, formado por quatro artistas dedicados ao fomento da música brasileira feita no Sul do Brasil. O grupo tem 23 anos de carreira e, individualmente, cada integrante agrega ao conjunto solidez profissional, vasta experiência e pluralidade. Premiados com importantes distinções da música brasileira, como o Açorianos (oito vezes) e Troféu Teixeirinha, o Quartchêto tem na bagagem turnês pela Europa e pelo Brasil, trazendo uma experiência única para os palcos. Tem três CDs gravados e disponíveis nas plataformas de streaming.
Nas composições do grupo, ritmos muito conhecidos e ouvidos no Rio Grande do Sul e países vizinhos, ganham o sotaque do choro, do jazz, da música de concerto, do samba e de outros gêneros que somam e se transformam em uma linguagem artística universal.

Integram o Quartchêto: Hilton Vaccari – violão; Julio Rizzo – trombone; Gabriel Romano – acordeon e Ricardo Arenhaldt – percussão.

Rede Sesc de Galerias - Expo Águas Passadas Rasuram Destinos

A exposição "Águas Passadas Rasuram Destinos", que tem curadoria de Meg Roussenq, emerge da experiência da artista Andrea Zanella como atingida pelo maior desastre ambiental de Florianópolis/SC, ocorrido em 21 de janeiro de 2021. O rompimento da lagoa de evapoinfiltração criada pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento na Lagoa da Conceição, cartão postal da cidade, despejou milhões de litros de água e lama decorrentes de esgoto tratado em várias casas da região, violando o ecossistema e produzindo sérios danos às pessoas e seres sencientes que tiveram suas vidas violadas pelo descaso. As obras, confeccionadas com essa lama e outros materiais, questionam a destruição de memórias significativas e tensionam o modo como vidas vêm sendo objetificadas e colocadas em risco por desastres ambientais.

Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y)

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .