Domingo gratuito no Museu de Florianópolis

Todo último domingo do mês, o Museu de Florianópolis conta com visitação gratuita  para todos os públicos.

Além da visitação, são promovidas atividades como contação de história, visitação mediada, oficinas e muito mais.

Oficina: Hortas Urbanas

Venha planejar e criar hortas em espaços residenciais, como casas e apartamentos. 
Através de orientações práticas, podendo escolher as melhores plantas para o cultivo, além de receber dicas sobre os cuidados necessários para mantê-las saudáveis.

Benefícios de Cultivar sua Horta:
- Alimentação saudável, sem agrotóxicos
- Ajuda a economizar
- É um bom momento para relaxar
- Ainda pode decorar sua casa!

Oficina: Gestão Financeira Familiar

O planejamento financeiro familiar é extremamente importante para garantir sua tranquilidade, evitando os gatos desnecessários  e dividas. Quem sabe até sobrar um graninha no final do mês para investir ou realizar aquela viagem dos sonhos!!! 


Nossa oficina auxilia a compreender as finanças pessoais para o bem-estar financeiro; 

Entender os conceitos básicos de receitas (entradas de dinheiro) e despesas (saídas de dinheiro);

Passos práticos para criar um orçamento que reflita as metas e necessidades da sua família. 


Sesc Musical: "Bem-vindo ao meu mundo" com Alyson Oliveira

"Bem-vindos ao meu mundo” é um show musical que une originalidade e ousadia buscando a excelência. 

O show reúne músicas do início da carreira do músico com músicas inéditas lançadas recentemente. O repertório eclético celebra a fusão de culturas como o jazz, o pop e a mpb em suas várias vertentes, marcas inconfundíveis do trabalho do artista. Beats eletrônicos, produzidos por Alyson Oliveira, misturam-se com o som marcante do seu violão e saxofone, formando a base instrumental que aporta as rítmicas certeiras e incisivas para acompanhar a sua voz. 

Com sua performance vigorosa e envolvente, Alyson Oliveira confirma ao vivo a versatilidade do artista em fazer música. A mistura de tradição com contemporaneidade, cria a combinação perfeita para emocionar e conquistar públicos de diversificados gostos.

Lendas e Parlendas - Palhaça Lynda Collapso

Na contação de histórias "Lendas e Parlendas”, a palhaça Lynda Collapso perde seu livro preferido e acaba por se encantar com as peripécias do Saci-Pererê, Curupira, Sereia Iara, e o pássaro Uirapuru. Uma contação de histórias para pequenos e grandes admiradores dos seres encantados da natureza.

Festa das Cores

A Festa das Cores na Educação é uma atividade lúdica e educativa que combina diversão e aprendizado para crianças. 

Objetivo Educacional:
   - Promover a criatividade e a expressão artística das crianças.
   - Ensinar sobre cores, misturas e combinações.
   - Reforçar valores de diversidade, respeito e inclusão.
   - Envolver as crianças em conversas sobre as cores que estão usando e como se sentem ao usá-las.
   - Destacar a importância da amizade e da aceitação, mostrando como as cores diferentes podem trabalhar juntas para criar algo bonito.
A Festa das Cores na Educação pode ser uma experiência enriquecedora, pois permite que as crianças explorem, aprendam e celebrem a diversidade de uma maneira divertida e segura.

O evento acontecerá para os alunos da Escola Sesc.

Sesc Musical: Show Telecoteco no Parquinho com Silvio Mansani

Telecoteco de parquinho é o novo shows para crianças de Silvio Mansani (voz, violão e ukulele) com o músico e multiinstrumentista Marco Lorenzo (flautas, clarinete, gaita de boca, escaleta e percussão). O repertório se base na série de canções sobre brincadeiras tradicionais infantis, como Pega-pega, Esconde-esconde, Amarelinha, Passa-anel, Telefone-sem-fio e a suíte do parque de diversões, gravada no CD "No dorso do rinoceronte”, em parceria com Emilio Pagotto. Para crianças de todas as idades.

 

Trata-se de uma proposta calcada na riqueza poética e ritmica da música brasileira, criada especialmente para contemplar a todos os componentes da família. Silvio Mansani é cantor e compositor com vários álbuns lançados, entre os quais Boa pessoa (2010), Outras Pessoas (2018) e o trabalho infantil "No dorso do rinoceronte”, em parceria com o compositor Emilio Pagotto. Educador musical licenciado pela UDESC/SC, é professor na rede estadual de educação e criador dos espetáculos musicais da Turminha do Costão, que integra a programação do Resort Costão do Santinho, entre outros. Marco Antonio de Lorenzo é músico multi- instrumentista, nascido em São Paulo e radicado em Florianópolis desde os anos de 1990. Integrou a banda Cangaia (1998) e Felixfônica (2001), trabalhando com diferentes instrumentos (flauta transversal e doce, o pífano, a gaita, a rabeca, e a percussão). Em 2007, participou no CD infantil "No Dorso do Rinoceronte”, criado e produzido por Emílio Pagotto e Sílvio Mansani. Atualmente, faz a direção musical do espetáculo de teatro "Amor Negro Amor” do Coletivo Ação Zumbi.

Percursos: o último voo de um menino

A peça teatral conta a história de um menino. Menino sem nome da Silva, filho da sua mãe sem nome da silva e do seu pai... seu pai? Parece que ele só é filho da sua mãe mesmo... Esse menino tem um segredo: uma pipa mágica, que o leva para conhecer os morros de Florianópolis! Porém, quando precisa ir caminhando até o morro da sua avó, se depara com situações que o fazem refletir sobre o seu lugar nessa cidade. "PERCURSOS" é uma celebração à periferia da cidade!

Projeto Oxigênio " “VIÉS DAS RAÍZES NEGRAS"

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA "VIÉS DAS RAÍZES NEGRAS: 

MEMÓRIAS DA COMUNIDADE AFRODESCENDENTE DE SÃO SEBASTIÃO DA VÁRZEA”.

A exposição fotográfica é uma linguagem que proporciona aos visitantes um diálogo e uma análise perene entre as vivências do passado e a atualidade das famílias negras da comunidade. Atualmente a aplicabilidade da linguagem fotográfica apresenta-se cada vez maior, mas seu foco está voltado para o mundo digital de forma mais fria e distante da realidade sem uma reflexão acerca da pesquisa que circunda a essência dessas famílias. A exposição "Viés das Raízes Negras” tem esse caráter teórico/prático da pesquisa, com pessoas reais do seio da comunidade envolvidas no enredo

Os protagonistas da exposição fizeram e fazem da história da comunidade, e isso propicia que outras comunidades sejam instigadas a regatarem as suas memórias e histórias. A exposição destas narrativas pelas imagens, contribuirão de alguma forma para o desenvolvimento do senso analítico, crítico, reflexivo e contextualização de sua formação intelectual, apresentando atividades que complementem o conhecimento das suas particularidades.

Sesc Musical: "Show Bem-vindo ao Meu Mundo" com Alyson Olivei

É  um show musical que une originalidade e ousadia buscando a excelência. O show reúne músicas do inicio da carreira do músico com músicas inéditas lançadas recentemente. O repertório eclético celebra a fusão de culturas como o jazz, o pop e a mpb em suas várias vertentes, marcas inconfundíveis do trabalho do artista. Beats eletrônicos produzidos por Alyson Oliveira misturam-se com o som marcante do seu violão e saxofone, formando a base instrumental que aporta as rítmicas certeiras e incisivas para acompanhar a sua voz. 

Com sua performance vigorosa e envolvente, Alyson Oliveira confirma ao vivo a versatilidade do artista em fazer música. A mistura de tradição com contemporaneidade cria a combinação perfeita para emocionar e conquistar públicos de diversificados gostos

Sesc Musical: "Universo Diverso - Poemas Musicados" Cirandela

Universo Diverso - Poemas Musicados" é o mais novo projeto musical do Grupo Cirandela. 

As canções que integram o projeto foram inspiradas nos poemas do livro "Pomar de Brinquedo" da autora catarinense Eloí Bocheco. A obra literária de Eloí Bocheco é material de pesquisa e produção artística desde o início do Grupo Cirandela.

"Universo Diverso” é um trabalho que fala sobre a diversidade de ser. Inspiradas nos poemas, as composições musicais do Grupo Cirandela partiram da diversidade que o livro propõe em torno do universo das frutas, traduzindo cores em sons e texturas e sabores na cadência melódica e arranjo de cada peça musical. Dessa forma, cada música possui uma identidade própria, se apresentando como um universo particular que compõe um "universo diverso”. Um repertório musical que atravessa vários ritmos, gêneros e experiências sonoras.

 



Arte, Cultura e Psicanálise: Cinema e Psicanálise

KANAU'KYBA - Aprender com a arte indígena contemporânea de Gustavo Caboco

Módulo Cinema e Psicanálise - A sétima arte na perspectiva do inconsciente, acompanha o recorte, a montagem, a cena e o texto que compõem a narrativa fílmica, trazendo reflexões a partir desta.

Sinopse: Das línguas esquecidas, aos livros incendiados, o que se perde é um referencial de país. Sem memória não há futuro possível, fica difícil retornar. Em "Kanau’Kyba – Kaminho das pedras em Wapitchana” -, documentário dirigido por Gustavo Caboco, a conexão entre o incêndio ocorrido no Museu nacional em 2018 no Rio de Janeiro e a descoberta da Pedra do Bendegó em 1784 na Bahia nos afirma que há narrativas que não se podem apagar.
"Kanau’Kyba – Kaminho das pedras em Wapitchana” faz parte da V Mostra Sesc de Cinema, a mostra procura ampliar o acesso da população a uma filmografia que expresse e represente a pluralidade cultural brasileira.

Debatedora: Bárbara da Silva é jornalista, mestre em antropologia social e professora na Faculdade Ielusc. Trabalha junto ao Povo Guarani desde 2016, com consultoria técnica em projetos. Estuda a língua guarani e atua na linha de frente da articulação pelos direitos indígenas no Brasil.

Ação em parceria com o Das Unbewusste – Estudos em Psicanálise 
Das Unbewusste (O Inconsciente) é o termo freudiano usado para nomear um espaço de estudo, transmissão e formação em Psicanálise. Trata-se de um espaço democrático de interlocução da Psicanálise com outras áreas do saber. Está, portanto, aberto a todos os que se interessam seja por questões teóricas e práticas da clínica psicanalítica, seja pela multiplicidade de diálogos possíveis com outros campos. 

Café Literário

O Café Literário é um encontro interdisciplinar de várias disciplinas do Pré-vestibular com intuito de  discutir temas transversais com base nos livros de literatura do vestibular. 

Semana Move

A Semana Move é uma campanha coordenada mundialmente pela ISCA— International Sport and Culture Association - e no Continente Americano pelo Sesc São Paulo, que tem por objetivo promover e estimular um estilo de vida mais ativo e saudável.

Neste ano, o evento chega a 12ª edição, no período de 21 a 29/9, com o lema "Se joga nesse movimento" contando com apoio institucional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - Unesco - e o engajamento de países, cidades, instituições públicas e privadas que organizarão atividades que estimulem suas comunidades locais, em todas as faixas etárias e estratos sociais, para a prática regular de atividade física.


Circuito Sesc-Udesc: Quarteto de Cordas Cruz e Sousa

O Circuito Universitário Sesc-Udesc promove a circulação estadual da produção cênica e musical dos docentes e acadêmicos da UDESC na programação do Sesc a partir do convênio de cooperação técnica firmado entre as instituições. A parceria entre o Sesc e a UDESC, através do Ceart, reforça o compromisso das instituições com a formação e a prática artística, visando potencializar a profissionalização dos acadêmicos envolvidos no projeto.

 

O Quarteto de Cordas Cruz e Sousa, apresenta um concerto acústico, de música de câmara (música erudita), cujo programa inclui obras de Wolfgang Amadeus Mozart, Bela Bartok, Heitor Villa-Lobos.

O quarteto é composto por Juciane Barbosa e Allan Jordam (violinos), Pedro Bernardo (viola) e Lucas Ropelato Voltolini (violoncelo), bolsistas de cultura no curso de Bacharelado em Música no Centro de Artes, Design e Moda na Universidade do Estado de Santa Catarina e participantes do projeto de extensão Quarteto da UDESC. O projeto tem orientação do professor Dr. Hans Twitchell e recebe apoio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade da UDESC.

 

Programa:

 

Wolfgang Amadeus Mozart (1756–1791) Quarteto de Cordas No. 21 em ré maior, K575
Bela Bartok (1881–1945) Quarteto de Cordas No. 1, em lá menor (1909)
Heitor Villa-Lobos (1887–1959) Quarteto de Cordas No. 5 (1931)

Duração: 60 minutos
Classificação: Livre

 

 

Projeto Oxigênio: Arte em toda parte - Apresentação Musical

Rivia é mulher, mãe, professora e artista. De voz inconfundível e uma interpretação poderosa, é formada em música pela UNIVALI, integrante do Grupo de Percussão de Itajaí e em 2020 entrou para a banda Hipnose. Tem uma vasta experiência de palco, seja como cantora solo, em duos ou em bandas e já foi premiada no Festival da Canção em Balneário Camboriú. Em suas composições traz suas influências do Rock, Blues, MPB e Hip Hop, lançou seu primeiro trabalho em 2018, chamado "Escolhas", e em 2021 lançou seu primeiro EP intitulado "Cores" somando mais de 30 mil streams e entrando na playlist Soul Brasil do Spotify. E agora lança sua banda, acompanhada pelos músicos Leo Heckert, Vini Lake, Lenon Pruner e Matheus (Sad Math).

O show é uma mistura envolvente de ritmos urbanos como R&B, afrobeat, soul e MPB, que são apresentados de maneira autoral e com arranjos próprios. Além disso, um dos grandes diferenciais de Rívia é a sua abordagem da cultura negra brasileira, utilizando elementos e vivências desse universo para criar suas músicas. Essa abordagem representa um importante aspecto de representatividade e fomento para o crescimento desse gênero musical na região.

Com um repertório que combina músicas autorais e versões/arranjos de artistas que são inspirações, como Erikah Badu, Iza, Flora Matos, Criolo, Luedji Luna e Black Pumas, Rívia é uma das poucas artistas na região com um estilo voltado para essa vertente musical.


Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado em 16 de outubro em mais de 150 países ao redor do planeta, e para marcar a data de fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) em 1945. A ação coletiva é o que torna o Dia Mundial da Alimentação um dos mais celebrados no calendário das Nações Unidas. Centenas de eventos e atividades de sensibilização reúnem governos, empresas, organizações da sociedade civil, os meios de comunicação social e o público, incluindo muitos jovens. 

As ações promovem a sensibilização à escala mundial a favor das vítimas da fome e incentivam a ação em prol do futuro da alimentação, das pessoas e do planeta. Neste ano, a celebração destaca o papel fundamental da água para a vida na terra e da água como base do nosso alimento. Também busca aumentar a conscientização global sobre a importância de gerenciar a água com sabedoria, já que o rápido crescimento populacional, o desenvolvimento econômico, a urbanização e as mudanças climáticas ameaçam a disponibilidade de água.

No dia 16 de Outubro, as Unidades do Sesc promovem ações educativas em comemoração ao Dia Mundial de Alimentação. 

Confira a programação mais próxima de você:

Oficina descubra seu estilo

Tema da Oficina: Descubra seu estilo
POR QUE DESCOBRIR SEU ESTILO? 
COMO DESCOBRIR SEU ESTILO?
ANALISANDO SEU ARMÁRIO
COMO COMPRAR DE ACORDO COM SEU ESTILO

Circuito Sesc-Udesc: Incômodo

"Ïⁿ¢∅Mød∅„ é uma dança que conta a burocracia e transcreve-a no tempo delimitando o espaço, aglomerando corpos, esmiuçando "trabalho" pela perspectiva de um recorte de explorados. Engolidos pela tristeza, digeridos pelo ódio e ignorados pela fome diante das opressões sofridas pelos corpos trabalhadores em flonópx. Qualquer semelhança com pessoas ou situações reais é mera coincidência.


3º Circuito Universitário Sesc-Udesc de Artes Cênicas e Música

Prevenção das Deficiências

"Prevenção das Deficiências"
* Tipos de deficiência;
* Como prevenir deficiências (períodos de prevenção)
* Prevenção primária, secundária e terciária;
* Como identificar atrasos no bebê em fase de desenvolvimento;
* Diagnóstico e encaminhamentos
* A importância da estimulação precoce nos primeiros anos de vida
 A palestra tem duração de 1h30min, 

Miguel Cavalivreiro - Oxigênio Palhoça

Espetáculo - "Miguel O Cavalivreiro" - com Cia Cobaia Cênica de Rio do Sul

Em um país sem nome, vazio de casas, escolas, igrejas, bibliotecas e livros, onde o idioma tinha um vocabulário reduzido a termos de trabalho apenas, havia um enorme dragão ignorante que escravizava as pessoas e as obrigava a satisfazerem as suas mais absurdas vontades. Até que um dia, o curioso e valente menino Miguel resolveu enfrentar o monstro com um ‘artefato’ muito poderoso: o conhecimento.

Dia 29 de Setembro no Teatro do Sesc Palhoça

1ª Sessão - 14h00
2ª Sessão - 17h30

Retirada de ingresso uma hora antes do evento. 

Projeto Oxigênio - Arte em toda parte - Música

Apresentação.

Da Fonte Até o Mar!

Projeto musical de Giana Cervi e Domingos.

O novo álbum intitulado "Da Fonte Até o Mar” possui 10 composições inéditas da dupla lançadas recentemente nas plataformas de distribuições digitais. Há 14 anos, desde a primeira composição de Vê Domingos interpretada por Giana Cervi em seu álbum de estreia "Cirandinha”, os dois construíram uma trajetória repleta de grandes momentos com circulações em diversos estados, canções premiadas em festivais e uma turnê internacional em cidades de Portugal com o projeto "O Mimo”.

Dia: 27/10/2023

Local: Praça da Cidadania - R. Pref. Germano Schaeffer, 110 - Centro 1, Brusque - SC, 88350-170

Horário: 20h

1ºColóquio Sesc de Arte Educação: Territorialidades Culturais

A realização do 1º Colóquio Sesc Arte Educação: Territórios Culturais é uma iniciativa e ação integrada entre os Departamentos Regionais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A proposta visa a realização do Projeto Mediações Arte Educação advindo do Sesc DN e das discussões do Grupo Ponto Focal Sul (RS, SC e PR). 

O objetivo do Colóquio é desenvolver ações educativas como intuito de oportunizar espaços de troca, diálogos, de formações, criação e fomento de práticas nas escolas Sesc, escolas públicas, nas instituições educacionais não formais e projetos sociais de acolhimento pautados na arte educação, trazendo as temáticas da diversidade, das identidades culturais e dos territórios latino-americanas, com seus saberes, artes e fazeres que se desdobrem em processos e metodologias que integram arte e educação. A proposta está em repensar o território brasileiro como território fecundo da arte educação interligado ao território latino-americano. 

O 1º Colóquio Sesc Arte Educação retoma as discussões relacionadas às linguagens artísticas e suas áreas de conhecimento constituindo novas dinâmicas de atuação da arte educação, além de retomar as questões de mediações e do Marco Referencial Sesc do Arte Educação para tratar de metodologias de ensino-aprendizagem nas escolas, no programa de educação formais, não formais e informais da educação. 

O colóquio será realizado on-line pela plataforma Even3 constituindo 15 horas atividades nos dias 24, 24 e 26 de outubro de 2023. A Programação prevê a realização de ações formativas que envolvem: palestras, encontro, debates, trocas de experiências e apresentação dos materiais educativos produzidos pelo Departamentos Regionais de RS, SC, PR.

Art Up - Economia Criativa da Cultura

O projeto Arte Up – Economia Criativa da Cultura visa o aprimoramento, melhoria, a qualificação, a acessibilidade e a difusão das artes e dos artistas catarinense. 

O Arte Up – Economia Criativa da Cultura propõe a concepção e a realização de oficinas, nas diversas modalidades das artes, com vistas para a formação, preparação, capacitação, instrumentalização e educação artística do público em geral (crianças, jovens, adultos, trabalhadores do comércio), diretores, produtores, gestores e agentes culturais que atuam nos diferentes segmentos, linguagens e estilos artísticos. 

O projeto prevê a abertura de discussões, a transmissão de contéudos, a acessibilidade aos conhecimentos artísticos e estéticos, o desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem das artes, a retomada e valorização das tradições culturais populares catarinenses, a produção, a gestação de projetos artístico-culturais, a gestão de grupos culturais, a educação financeira, a econômica cultural e criativa e o desenvolvimento local (cidades/unidades), vinculados às ações e práticas de sustentabilidades do Sesc-SC. O projeto visa o fomento e o desenvolvimento das artes, das tradições culturais, da economia, a sustentabilidade e as transformações socioculturais no âmbito da produção e do fazer artístico, cultural e educativo catarinense.

Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .