CineSesc: Correndo atrás

Sinopse: Ventania (Aílton Graça) é trabalhador e vai tentar de tudo para mudar de vida. Já tendo aceitado diversos bicos para conseguir pagar as contas, ele foi de vendedor de produtos em sinais de trânsito até animador de festas infantis, mas nada parecia dar certo para ele. Com a grana cada vez mais curta, ele tem a ideia de ser um empresário de futebol e se torna um caça-talentos do esporte. É aí que ele conhece Glanderson (Juan Paiva), um garoto pobre e deficiente físico, que apesar das dificuldades, tem muito talento.


Direção: Jeferson De 
Duração: 86 minutos 
Classificação: 14 anos 

CineSesc: Tarsilinha

Sinopse: Tarsilinha descobre que a Lagarta roubou as memórias de sua mãe e se lança em uma aventura para recuperá-la. Ela entra em um mundo fantástico, povoado por estranhos seres, onde precisará buscar aliados e enfrentar inimigos. Superada a crise e o susto inicial, a guerreira em Tarsilinha conhece o Sapo, um mentor atrapalhado e cômico, que lhe dá as primeiras dicas sobre como se movimentar naquele novo lugar. A partir daí, a menina vai encontrando pistas pelo caminho, na forma das próprias lembranças roubadas, que a Lagarta vai deixando para trás. Será que ela irá conseguir recuperar as memórias da sua mãe a tempo?


Direção: Célia Catunda, Kiko Mistrorigo
Duração: 80 minutos 
Classificação: Livre

CineSesc: Elis & Tom, só tinha de ser com você

Sinopse: Los Angeles, 1974. Tom Jobim, a encarnação da Bossa Nova, e ELIS Regina, uma das cantoras mais populares do Brasil, se encontraram para gravar aquele que se tornaria um dos álbuns mais icônicos da história da música brasileira. Através de imagens raras e inéditas, "Elis & Tom" revela os conflitos e as alegrias de um momento único, numa viagem no tempo, revelando a intimidade do processo criativo e as personalidades extraordinárias destes fantásticos artistas.


Direção: Roberto de Oliveira (II), Jom Tob Azulay
Duração: 100 minutos 
Classificação: 14 anos

CineSesc: Três Verões

Sinopse: Através do olhar de Madá (Regina Casé), uma caseira num condomínio de luxo à beira mar, acompanhamos o desmantelamento de uma família em função dos dramas políticos que abalaram o país durante três anos consecutivos (2015, 2016 e 2017).


Direção: Sandra Kogut
Duração: 95 minutos 
Classificação: 14 anos 

CineSesc: Tia Virgínia

Sinopse: Tia Virgínia (Vera Holtz) nunca se casou ou teve filhos. Convencida pelas irmãs, ela muda-se de cidade para cuidar dos pais. O filme se desenrola em um único dia, quando Virgínia se prepara para receber as irmãs Vanda e Valquíria, que viajam para celebrar o Natal.


Direção: Fabio Meira
Duração: 96 minutos 
Classificação: 14 anos

CineSesc: A hora da estrela

Sinopse: "A Hora da Estrela” problematiza de forma explícita a questão da pobreza e da marginalização das classes sociais oprimidas, configuradas na personagem central, Macabéa. Órfã, ela muda-se para São Paulo, uma "cidade toda feita contra ela" emprega-se como datilógrafa e se apaixona por Olimpio de Jesus - que logo a trai com sua colega de trabalho. Criada por uma de nossas maiores escritoras, Clarice Lispector, recebeu adaptação para o cinema à altura, pela talentosa diretora Suzana Amaral.


Direção: Suzana Amaral
Duração: 99 minutos 
Classificação: 16 anos 

 



CineSesc: Nosso sonho, a história de Claudinho e Buchecha

Sinopse: A história de uma amizade que se transforma em força de superação e conquista. Um filme que mostra como o ritmo e a poesia da periferia conquistaram o Brasil. Uma história real repleta de fantasia. Um musical, emocionante e divertido, feito de drama e tragédias, mas também de humor, surpresas e redenção."Nosso Sonho” é uma cinebiografia de "Claudinho e Buchecha”, dupla de maior sucesso do funk melody nacional de todos os tempos e ícone máximo do gênero na música brasileira.


Direção: Eduardo Albergaria
Duração: 120 minutos 
Classificação: 14 anos

CineSesc: Mais pesado que o céu

Sinopse: Após acolher uma criança abandonada, Teresa conhece Antônio (Matheus Nachtergaele) e os dois iniciam uma jornada pelas estradas. Para eles, o passado em comum está nas memórias de uma cidade submersa no fundo de uma represa. A vida é sonho, mas o futuro é a incerteza.


Direção: Petrus Cariry 
Duração: 98 minutos 
Classificação: 16 anos
 


Oficina de fotografia para viagem

Oficina gratuita de fotografia com smartphone dos participantes. Serão abordados conteúdos teóricos e práticas que permitam aos participantes compreender o funcionamento e uso das câmeras do celular; Armazenamento das fotos; Composição; Fotos Artísticas e selfie; Práticas Fotográficas voltado para viagens. Conduzida por especialistas a oficina proporcionará conhecimentos para registrar momentos inesquecíveis com qualidade. 

16ª Semana Municipal do Livro Infantil

A 16ª Semana Municipal do Livro Infantil é uma realização da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis por meio da Gerência de Gestão Educacional e ocorrerá no período de 11 a 18 de abril de 2025. O Museu de Florianópolis será um dos parceiros do evento e realizará ações nos dia 12, 13 e 18 de abril.

Rede de Teatros Sesc: 20 anos Tarrafeando

Rede de Teatros Sesc: "20 anos Tarrafeando", Tarrafa Elétrica (Itajaí/SC) 

Sinopse: Com 20 anos de trajetória, comemorada em 2025, o grupo Tarrafa Elétrica já se solidificou como referência no cenário musical catarinense, misturando ritmos tradicionais, instrumentos modernos e uma estética diferenciada, aliados ao engajamento socioambiental. Ao longo desses anos acumulou experiência e conhecimento das histórias de seu povo, nada escapa às composições do grupo e de seu encontro sonoro entre passado, presente e futuro. Boi-de-Mamão com Rap, Viola Caipira com Rock, não existem limites ou rótulos para a proposta sonora do grupo. Com todos estes elementos e uma identidade ímpar o show "20 anos Tarrafeando" é um verdadeiro convite à alegria. Interagindo diretamente com o público e fazendo de cada espectador um membro efetivo da apresentação. 

Dia do Desafio

No dia 28 de maio de 2025, ocorrerá a 31ª edição do Dia do Desafio, uma iniciativa da TAFISA – The Association For International Sport for All. No continente americano, a campanha é coordenada pelo Sesc São Paulo, com o apoio institucional da ISCA - International Sport and Culture Association e da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Nesta edição, com o tema "30 Anos do Movimento", a campanha reafirma seu compromisso com a promoção da atividade física e do bem-estar, buscando inspirar a prática do movimento como um direito de todos, em qualquer lugar e a qualquer momento. Alinhado ao Plano de Ação Global sobre Atividade Física 2018-2030 (GAPPA) da Organização Mundial da Saúde, o Dia do Desafio 2025 se concentra em quatro objetivos centrais: criar sociedades, ambientes, sistemas e pessoas mais ativas. Com base nesse plano, o Sesc lançará a carta de compromisso "5% mais ativos".

"30 anos do movimento – Celebre esse momento!"

Para 2025, os municípios poderão se inscrever para contabilizar sua participação no evento. As inscrições de instituições, empresas e prefeituras podem ser realizadas através do site https://www.diadodesafio.org.br.

Projeto Oxigênio: Oficina Cores e Formas

O projeto Oxigênio visa fomentar a arte e a cultura por meio de oficinas gratuitas a serem oferecidas pelo Sesc Itajaí. Nesta edição do projeto, a proposta é promover a oficina de artes visuais Cores e Formas com o artista Humberto Soares.  

A oficina tem como proposta promover uma vivência que começa com uma conversa e exposição relâmpago das imagens do artista. Os participantes vivenciam um mergulho na obra de Humberto Soares que trabalha com HQs, literatura de imagem, elementos naturais e arte com papel.  

Em seguida, os participantes pintam seres fantásticos com tintas e pigmentos naturais, depois essa imagem se transforma em um cartão, ou obras/objetos para enfeitar o quarto ou a sala, será um desenho-da-sorte, pois cada participante ganha um trevo-de-quatro-folhas para usar na sua imagem ou objeto. 

Palestra "Alimentação para Performance Esportiva"

Descubra como a nutrição pode ser a chave para otimizar sua performance!

Nesta palestra, exploraremos estratégias alimentares baseadas na ciência para melhorar energia, recuperação e resultados, seja no esporte ou no dia a dia.

Clique na cidade e confira a agenda!

Circuito Sesc de Corridas

Em 2024, o maior circuito de corridas do Brasil retornou a Santa Catarina, com a etapa realizada na Praia dos Ingleses, em Florianópolis. O Circuito Sesc de Corridas tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas e promover a saúde e o bem-estar dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, além da comunidade em geral.

Neste ano de 2025, serão realizadas três etapas: 

  • Joinville: 15 de junho
  • Chapecó: 28 de setembro
  • Itajaí: 5 de outubro
Os atletas poderão escolher entre dois percursos: 5 km, ideal para iniciantes, e 10 km.  

O evento também contará com uma programação variada para toda a família. 

Clique na etapa desejada para saber mais!

Sesc Alerta: Todos contra a Dengue

A Dengue representa um sério desafio para a saúde pública no Brasil, especialmente em Santa Catarina, onde temos enfrentado epidemias recorrentes nos últimos anos, com um aumento constante no número de casos anualmente. Destaca-se também o preocupante aumento das formas graves da doença e dos óbitos associados.

Em 2024, o estado contabilizou mais de 342 mil casos prováveis de Dengue e confirmou 340 óbitos.

Diante dessa situação alarmante, o Sesc-SC, comprometido com o bem-estar social e coletivo da população catarinense, promoverá a Semana Sesc Alerta: Todos Contra a Dengue, de 10 a 14 de março. Esta iniciativa incluirá uma extensa agenda de ações e atividades socioeducativas dedicadas ao combate à Dengue.

Ao longo do mês de março, as Unidades Sesc realizarão outras atividades voltadas para educar a população sobre a Dengue.

Consulte a programação na sua cidade e participe ativamente desta campanha essencial para a saúde pública.

 

 

 

Identidade Brasilis - Etnicidades

O Projeto Identidade Brasilis está alinhado com as ações previstas em Memória Social e Patrimônio Cultura referente ao reconhecimento, valorização, preservação, a salvaguarda da memória social e do patrimônio cultural brasileiro, sendo bens simbólicos materiais e imateriais de referências às identidades e às memorias dos diferentes grupos sociais e étnicos formadores da sociedade brasileira, em especial dos povos indígenas e afro-brasileiros. 

O objetivo é desenvolver ações formativas, intercâmbios, incentivo artístico-cultural e o fomento de práticas de salvaguarda e de educação patrimonial voltada aos saberes das comunidades tradicionais, dos povos afro-brasileiros, dos povos indígenas e dos caboclos catarinenses. 

A proposta é compreender as tradições culturais que forma e institui as bases da cultural catarinense em todo seu campo simbólico e de significação. O trabalho artístico-educativo é direcionado às crianças, jovens e adultos da comunidades e instituições às quais estão vinculadores, ou recebem suporte educacional, cultural, social e econômico.

Mediações Arte Educação

O projeto Mediações Arte Educação tem o objetivo de promover ações formativas que envolvem a produção de material artístico-educativo, ações voltadas à formação, o fomento do fazer artístico-educativo, a pesquisa, a inclusão e acessibilidade sociocultural, a transmissão dos saberes oriundos das culturas populares, afro-brasileiras e indígenas, a produção e fazer artístico-educativo no ambiente educativo e social.

Trata-se de uma ação integrada entre os programas de Cultura e Educação do Sesc, voltada ao fortalecimento das práticas de atuação em rede, do desenvolvimento de pensamento crítico-estético, da identidade institucional e da diversidade identitária catarinense.

Mundo à Mesa

Todo segundo sábado do mês, os Restaurantes do Sesc apresentarão, no cardápio do almoço, quatro pratos especiais inspirados nas mais renomadas gastronomias mundiais. Com o Mundo à Mesa, os clientes poderão conhecer pratos de 10 países, mantendo a qualidade que já conhecem nas refeições do Sesc.

O Mundo à Mesa acontece nos Restaurantes do Sesc-SC: Araranguá, Balneário Camboriú, Brusque, Itajaí, Concórdia, Florianópolis (Estreito e Prainha), Jaraguá do Sul, Palhoça, São Joaquim, Laguna, Tubarão. 

Além dos pratos disponíveis nos restaurantes do Sesc-SC, os clientes terão ainda uma programação de cultural com a temática de cada país!

Confira o calendário do Mundo à Mesa: 


 - 08/03/2025 – França 

 - 12/04/2025 – México

 - 17/05/2025 – Grécia

 - 14/06/2025 – Peru

 - 12/07/2025 – Alemanha

 - 09/08/2025 – China

 - 13/09/2025 – Portugal

 - 11/10/2025 – Espanha

 - 08/11/2025 – Índia

 - 13/12/2025 – Itália

Acesse a programação cultural de cada unidade!

American Breakfast with moms and families

Será realizado um café em comemoração aos Dia das Mães.

Programação Saberes Populares

Projeto que envolve a criação e a realização de percursos formativos e apresentações artísticas vinculadas aos saberes populares dos povos catarinenses. Serão realizadas oficinas artísticas, cursos de curta duração, atividades de fruição artísticas, debates, feiras e demais ações que visam promover e dar vozes aos saberes das culturas populares catarinenses.


Realizar a Programação dos Saberes Populares significa trazer à tona as histórias, memórias, heranças, valores, hábitos, manifestações artísticas, comidas, grafias, linguagens, escritas e meios de produção e transmissão de conhecimentos que fomentam a vida em comunidade. 

Hub SC Criativo

Projeto Hub SC Criativo tem o objetivo de criar e desenvolver ambientes de criação, inovação, capacitação e profissionalização de gestores, produtores, artistas, agentes culturais, mestres e produtores da cultura popular. Dessa forma, atende as fragilidades e demandas do cenário catarinense, referente à produção, gestão, elaboração de projetos de arte e cultura, práticas, pesquisa, fazeres e dos fazeres da cultura popular local.

Entende-se por HUB como sendo um ponto central de interconexão ou de convergência das práticas, dos processos dos saberes que visam colocar artistas e produtores em contato, tendo a finalidade de fomentar, de qualificar o fazer artístico e econômico nos territórios em que atuam.

A proposta é formar e estimular a atuação de novos gestores e produtores culturais, visando o desenvolvimento da economia das artes e da cultura catarinense. 

A formação tratará de conceitos e conteúdo que envolvem os temas: modelagem de projetos artísticos e culturais; produção de bens culturais (material e imaterial); gestão de projetos; gestão de atividades artísticas, culturais, grupos, ações e eventos; educação financeira; economia cultural catarinense; economia criativa e inovação; fomentos do mercado cultural; desenvolvimento local artístico, cultural e socioeconômico catarinense.

Laboratório de Dança: Acessibilidade Social

O "Laboratório de Dança: Acessibilidade Social" emerge de questões observadas nos Cursos de Artes e Cultura realizados nas Unidades Sesc de Santa Catarina, para criar ações de acessibilidades socioculturais para jovens em situação de vulnerabilidade econômica, que enfrentam dificuldades para frequentar os Cursos de Artes.

Muitos jovens possuem grande potencial para as artes, mas as condições econômicas dificultam o acesso a cursos e aulas de dança. O projeto tem como proposta olhar para essa realidade e trabalhar na transformação dela, criando possibilidades de acesso e incentivando a presença desses alunos nas aulas de dança.

O Laboratório de Dança será um espaço de ensino-aprendizagem e vivência de processos criativos, com foco na formação desses jovens. Serão trabalhadas práticas e técnicas de dança, com base na pesquisa do movimento, no desenvolvimento de processos criativos, na experiência artística e na composição coreográfica. O ensino-aprendizagem da dança retoma as linguagens e gestualidades corporais, correlacionando-as com os ritmos musicais, as narrativas, o gesto dramático e a composição cênica coreografada, voltados para a expressão de sentimentos, visões e percepções do mundo e das interações humanas.

Laboratório Sesc de Artes, Mídia, Tecnologia e Juventudes

O Projeto Laboratório Sesc de Artes, Mídia, Tecnologia e Juventudes (LABmais) se constituí em uma plataforma de conhecimento com fins artísticos educativo-cultural destinadas a formação de jovens, em destaque aqueles na condição de vulnerabilidades sociais.

O objetivo do projeto é promover e ofertar dinâmicas educativas e culturais, focadas em ações e trabalhos colaborativos com as juventudes. A base de atuação do projeto é fomentar a criação de metodologias de trabalho colaborativos inseridos em um coletivo e promover o acesso à Cultura e à Arte, sendo condições primordiais para a formação do cidadão e sua integração na sociedade.  

É fundamental para a realização do projeto que os jovens sejam os agentes e protagonistas dos fazeres, da criação e concepção de conteúdos que se convertem em ações de conhecimento, saberes e da transformação de sua própria realidade. O projeto trabalhará com base nos territórios dos jovens, de suas realidades, desenvolvendo experimentações com tecnologia, mídias de interação social, comunicação, socialização, práticas artístico-educativas e seu desenvolvimento humano. 

Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .