Oficina “EU-CASA” com a artista Natalia Aia

Natalia Aia, artista da exposição "Alar-se" em cartaz através do projeto Rede Sesc de Galerias realizará a oficina "EU-CASA”, gratuita e indicada para maiores de 12 anos.

As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.office.com/r/XaFgAXjpzf

Obs.: O material será cedido pela artista.

Na oficina EU-CASA, os participantes são convidados a fazer uma pausa para a elaboração de mini-esculturas de casas, por meio da técnica de modelagem em papel. Esta atividade plástica, está intimamente relacionada a proposições poéticas e filosóficas sobre o conceito de casa, que são trocadas ao longo da oficina.

Baú de Histórias: Contos Orientais

Num tempo nem muito perto, nem muito longe daqui, havia uma mulher que amava tudo que via: os pássaros, as flores, e tudo que contemplava.  Por onde passava, ouvia uma história aqui, outra ali e as guardava em seus bolsos da memória. Com o tempo a tristeza tomou conta da vida das pessoas por onde andava, então, ela encontrou uma forma de trazer a alegria de volta: através das histórias.


Gilmara Goulart (Timbó) 

Baú de Histórias: Cor de Quê

Sua cor tem cor de quê? Qual a cor de um lápis cor de pele? De lugares e tempos distantes vêm as histórias de meninas fortes, mulheres guerreiras, povos em busca dos seus direitos e crianças tentando reconhecer seu brilho na pele cor de noite. Nesse espetáculo de narrativa de histórias para a infância, as personagens são trazidas uma a uma para mostrar que o que há de diferente em cada um nos torna únicos, e que igualdade é um fim pelo qual vale a pena lutar.

Mass Produções (Itajaí) 

Baú de Histórias: Ilha de Encantaria

Você sabe guardar um segredo? Ilha de Encantaria é um lugar mágico, protegido pelos mistérios das águas. Uma terra em que os ventos cantam para que seus seres possam dançar. Um mundo no qual as pedras escondem histórias secretas de rodopios e travessuras. Uma ilha carregada de memórias, encantadas por cicatrizes e contadas na feitiçaria da palhaçaria.

Ilha de Encantaria é uma obra hibrida de contação de história e palhaçaria que nasce da pesquisa (En)cantos de uma Ilha. A obra é construída sob a temática das lendas e narrativas que povoam a Ilha de Santa Catarina.  Mas, sua roupagem conduzida pelo universo lúdico da palhaçaria em diálogo com as narrativas fantásticas da ilha universaliza a obra, construindo um imaginário de encantaria, de uma ilha que flutua no tempo e no espaço.

Traço Cia. de Teatro (Florianópolis)

Baú de Histórias: O Porquê das Coisas

Existem várias maneiras de entender o mundo. Os contos populares brasileiros apresentados neste espetáculo explicam o surgimento das coisas de forma singular e divertida.


Felícia Fleck (Florianópolis)

Baú de Histórias: Cantigas de Boi

"Cantigas de Boi" conta a história da chegada de Pai Francisco e Catirina nas terras do fazendeiro Tião, dono do Boi Mimoso. Mas Mimoso morreu! E agora, para ajudar a reviver esse boi virão personagens de todo canto do Brasil. Um espetáculo que resgata músicas de diversos folguedos brasileiros com a estrutura cênica do teatro de mamulengo.

Cia. Pense com Arte (Florianópolis)

Baú de Histórias: A Incrível Ponte que Habita Gente

O espetáculo conta a história de uma pequena ilha e seus habitantes, que se veem envolvidos em uma intrigante empreitada... Esse pequeno pedaço de terra abriga um povo pacato, trabalhador e ordeiro que depois de uma breve visita do povo do Continente resolvem também eles serem continentais. A história é um retrato tragicômico dos dias em que vivemos. Uma fábula sobre os projetos desenhados sobre o joelho, as obras que ficam a meio, a identidade coletiva, os sonhos e tudo aquilo que nos move.

Cia. Caravana (São Bento do Sul)

Quintal Brincar

O Quintal Brincar é um espaço pensado para adultos e crianças compartilharem momentos juntos. O acervo inclui:

• Espaço Literário - Livros e gibis para consulta e troca troca de gibis
• Espaço Pintar e criar - Desenho com giz de cera, guache e oficinas criativas
• Espaço de jogos - Jogos gigantes e de tabuleiro
• Espaço brincadeiras e brinquedos - Bilboque, elástico, perna de pau, chinelão, etc.


Lançamento do livro D.Clop: o dia que nunca existiu

João Victor Neves Fernandes é um jovem autor de 16 anos, estudante da 2° série do Ensino Médio e morador na cidade de Laguna/SC. Frequenta desde a infância a biblioteca do Sesc e junto da sua família participa das atividades promovidas pelo Sesc. Apaixonado pelas letras, se aventurou a escrever o primeiro livro, contou com o apoio do pai para realizar a diagramação e edição do projeto.  O livro D. Clop: o dia que nunca existiu, trata de um mundo e uma sociedade recriada pelo autor, onde o mesmo cria novas espécies com talentos incríveis e únicos. Ao decorrer do livro, os personagens são tentados a descobrir a verdade por trás daquele mundo e isso vai exigir muito raciocínio e robustez emocional dos personagens. O público-alvo de leitores são de adolescentes e pessoas que admiram fantasia e mistério.  

Workshop Básico em Rede Social: Instagram

O Instagram é uma poderosa ferramenta de marketing para empresas e empreendedores. Nesse curso, você aprenderá como criar e otimizar um perfil comercial, produzir conteúdo de qualidade, aumentar o engajamento e analisar o desempenho do perfil. Além disso, abordaremos estratégias de anúncios, vendas e parcerias no Instagram. Ao final do curso, você estará apto a criar um perfil com estratégia de marketing para o Instagram, integrando todas as funcionalidades da plataforma.

Sesc Lab: Oficina de semiótica

Oficina de semiótica, psicologia das cores aplicada ao marketing

Nessa oficina será explorada a utilização de símbolos e cores aplicadas ao marketing. Produção de elementos visuais para propaganda de marketing, enfatizando a produção de post, cartazes, fotos para divulgação de produtos. 


Aulão de Dança


 Aula de Dança, alusivo ao mês da mulher e em comemoração a 01 ano do Sesc Comunidade Palmitos.

Dia: 31/03/2023.

Horário: 19h00min.

Local: Sesc Comunidade Palmitos- Rua Percio Lucca, Nº 90-Centro, Palmitos-SC.

GRATUITO.

Vagas limitadas.

+ 14 anos.

Informações: (49) 3647-0057.

 

Rede Sesc de Galerias: Silêncio é biblioteca de Manon Alves

Sinopse 
Destemida, Manon Alves escolheu modelar personagens que indicam o grito silencioso da violência contra crianças e adolescentes.  O modo de olhar, a superfície áspera lixada do papel que se sobressai entre as cores, as palavras não ditas, a tensão que permanece na atmosfera, tudo isso produz a poesia concreta feita de papel.
Em papel machê, Manon inventa beleza para denunciar escuridão.

Sobre a artista

Graduada em Artes Cênicas e estudante de psicologia, Manon Alves é artista da cena desde a adolescência.  Apreciadora das artes visuais,  experimentou diversas linguagens ao longo dos seus 42 anos de vida. Em 2018 descobriu no Papel Machê  possibilidades sensíveis de expressar seu olhar sobre o mundo.
A exposição  Silêncio é Biblioteca circulou por cidades do Oeste Catarinense e recebeu o Prêmio  Alfonso Vogel, como reconhecimento pela obra realizada na região.

Sobre a curadora

Janaína Corá nasceu e vive em Chapecó, atua como professora de arte e artista visual. Dedica seus estudos em metodologias para o ensino da arte na escola básica e pesquisas em Artes Visuais na contemporaneidade. Participa de exposições individuais e coletivas.

 

Rede de Teatros Sesc: Um Rio de Memória e Gente

Todo mundo tem um rio, uma pedra grande, uma casa de madeira, guardados na memória. Um lugar só seu, um lugar mágico. São os nossos amuletos de memórias quentes. O ator e músico Vinícius Ferreira se propõe a dar vida a esse universo que permeia as lembranças que nos aquecem. "Um Rio de Memória e Gente” é um espetáculo que, a partir das memórias do ator e de sua família, do interior de Santa Catarina, busca lançar um olhar poético para a ancestralidade, explorando a musicalidade e a poesia da arte que se faz na fala do povo, no canto que passa de boca em boca através de gerações.

Dionisos Teatro (Joinville/SC)

Oficina Mechas

A oficina tem como objetivo a realização de três técnicas de mechas:

 

  • Bay Blond - técnica para cabelos finos e com base clara;
  • Morena Iluminada - técnicas para cabelos com base escura ou com coloração; 
  • Mechas Esfumadas – Técnica para todos os tipos de cabelo.

 

Oficina Cortes de Cabelo e Visagismo

Treinamento prático de cortes de vários tipos de cabelo, técnicas de corte e corte com Visagismo.

 

Rede Sesc de Galerias: Exposição "Alar-se" de Natalia Aia

Alar-se é o convite para uma via sublime. O observador das 30 mini-esculturas de aves de papel é convidado a descobrir, por meio da lupa, o exterior que é via para o interior. A Lupa revela a ativação dos trabalhos artísticos, conceito assumido por Hélio Oiticica e Lygia Clark, vislumbrando a arte como sensações de vida. A casa que compõe os trabalhos referência a morada interior. Além de Gaston Bachelard, que explora como casas são espaços íntimos capazes de compor sonhos e devaneios como um importante instrumento de descoberta da alma humana. A via proposta pelas miniaturas são, segundo Manoel de Barros, a esperança de descobrir no ínfimo a exuberância.

Sobre a artista:

Natalia Aia (@anataliaaia) cultiva miniaturas de papel acompanhadas por lupas, que floresceram no jardim do interior. Sua pesquisa poética é permeada por ecologia, Gaston Bachelard, Manoel de Barros e pela contemplação da Presença sublime presente na micro natureza transcendente. Bióloga pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Artista Visual pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), foi contemplada pelo SESC-PR com a exposição individual ‘rioárvorerio’ (2022), pelo ProAc com a exposição coletiva ‘Sem palavras para tanta imagem’ (2021) e pelo FMC-SJC com a exposição individual ‘alar-se’ (2020). Integrou o 18o Salão Ubatuba de Artes Visuais (2022) e o 8o Salão Fundarte de Arte de Montenegro (2022). Expôs trabalhos na Galeria Poente (2023 e 2021) Galeria de Artes Ivone Weis (2019), Salão de Artes Visuais de Vinhedo (2017) e Museu Vicente de Azevedo (2017). 

Segue esperançando florestas em jardins. 

Oxigênio: café e empreendedorismo feminino

Oxigênio: café e empreendedorismo feminino 


O projeto Oxigênio proporciona um momento de conversa e encontro de mulheres artesãs na cidade, um bate-papo descontraído com troca de ideias sobre artesanato e economia criativa. 
Evento Gratuito

Circuito do Pedal

O Sesc-SC apresenta em sua história o incentivo ao uso consciente da bicicleta como meio de transporte e de lazer, promoção de qualidade de vida, educação patrimonial e ambiental, entre outros temas, através das realizações de eventos ciclísticos.

Com isso, em 2024 o Circuito do Pedal incentiva a prática esportiva por meio da bicicleta explorando os diferentes contextos urbanos nos 16 municípios onde o evento ocorrerá ao longo do ano: São Bento do Sul, Lages, Tubarão, Brusque, Jaraguá do Sul, Canoinhas, Criciúma, Joaçaba, Concórdia e Joinville. São Bento do Sul, Blumenau, Lages, Jaraguá do Sul, Curitibanos, São Joaquim, Brusque, Caçador, Concórdia, Mafra, Joaçaba, Tubarão, Urubici, Rio do Sul, Canoinhas e Joinville.

Um passeio para toda a família! Então vista seu capacete, sua joelheira e venha desfrutar desse momento de lazer junto ao Sesc!

Acompanhe as datas e fique por dentro de mais informações.

Rede Sesc de Galerias: Anatomia da ausência

Anatomia da Ausência é uma exposição atenta às particularidades da memória, à persistência das lembranças e à fragilidade das lacunas e dos apagamentos. Em trabalhos de fotografia híbrida arranjados ora como livros, ora como instalações, Roseli Sartorifala da passagem de um tempo que não é apenas histórico ou cronológico – mas é sobretudo afetivo – e dos vestígios cotidianos que esta passagem espalha pelos espaços arquitetônicos, pelos lugares da casa, pelos objetos de uso pessoal, pelos álbuns de família e pelas palavras que se tornam silêncio.

Minibios

Roseli Sartori é graduada em Psicologia com estudos em fotografia, cerâmica e história da arte pela Casa da Cultura de Joinville. Sua pesquisa visual parte da fotografia e aprofunda-se na utilização de arquivos de imagens e na confecção de livros de artista. Vice-presidente da Associação de Artistas Plásticos de Joinville, participa regularmente de exposições coletivas em Santa Catarina, no Rio de Janeiro, em Pernambuco e no Rio Grande do Sul desde 2019. Em 2021, foi uma das oito selecionadas entre 700 artistas inscritos no tradicional Salão de Artes Visuais de Vinhedo (SP) e teve dois dos seus trabalhos (Afetos reais e Ausência) adquiridos pelo concurso. Em 2022, coordenou a produção, as aulas e a exposição do projeto Oficina Livro de Artista, contemplado pela Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural.

Gleber Pieniz é jornalista e mestre em história, teoria e crítica das artes visuais. Trabalhou em jornais, em rádio e em assessoria de imprensa cobrindo as áreas da cultura. Atua desde 1998 como professor e crítico de arte e, desde 2012, como curador de exposições. Coordena o programa Laboratório de Arte, onde presta assessoria e orientação para artistas desde 2015. Foi representante do setor de Comunicação no Conselho Municipal de Política Cultural de Joinville e membro do Conselho Consultivo da Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew. Em 2021, recebeu o Prêmio Aldir Blanc de Trajetória Cultural.

Sesc Lab: Stencil Art

Oficina Stencil Art 
Conhecido também como Grafite de Estêncil, é uma técnica de pintura que utiliza o molde vazado  ou máscara para aplicar um desenho em qualquer superfície. 
A oficina pretende apresentar a técnica do stencil como ferramenta para expressão de ideias, incentivar os participantes a se aproximarem do fazer artístico e se apropriarem dessa arte de rápida aplicação, baixo custo e simples execução.

Projeto Oxigênio: Imagina Só!

Dona Jô e Nhô Paulo esperam o público sentados num terreiro de casa na roça. Desfiam um novelo de causos, um arremedando o outro. Contam sobre o baile dos capetas graduados, o primeiro saci que despencou na terra, as roupas desventindo as gentes na casa de dona Bastiana, como a família do Chico Santos virou o bando de passarinho Tangará, e mais um bocado de assunto. Os causos vêm entremeados por canções e ponteados de viola. "Imagina Só” é um convite para fechar os olhos e se sentir no voo dos papagaios, desde as Veredas do Urucuia inté as barrancas do Rio Uruguai. 

Curso de Tecido Acrobático

O tecido acrobático é uma técnica derivada da arte circense, trabalha a consciência corporal de uma forma lúdica e criativa através da dança e o tecido. É uma maneira divertida de adquirir maior consciência dos movimentos que o corpo pode realizar, produzindo maior autoconfiança e autoestima, de maneira a integrar a relação entre corpo e mente.

Sesc Lab: Oficina de teatro para crianças

Destinada a criança (de 3 até 7 anos), ela poderá experimentar um pouco de tudo o que envolve a ludicidade do teatro, através de brincadeiras e jogos teatrais explorando ao a imaginação e as emoções, propondo aos participantes situações diferenciadas num clima de confiança mútua e sem competição. Estimulando o desenvolvimento do lúdico e criativo.

Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .