Aulão gratuito do curso de Pré-Vestibular - Desvendando o Enem

Prepare-se para o ENEM com o aulão gratuito do curso de pré-vestibular do Sesc!
 
Sábado:06/08/2022
Horário: 14h às 18h
Local: Teatro Sesc Prainha 

Durante o Aulão, teremos o sorteio de três bolsas de 50% para o curso do Pré-Vestibular. 

Inscrições pelo link: https://forms.office.com/r/sgrV4Ku84A

Biblioteca de Brincar: IMAGINÁRIO

Participe de eventos aos sábados onde a biblioteca é território brincante. A programação vai oportunizar a experimentação da leitura lúdica com brincadeiras, jogos, dinâmicas, oficinas, contação de histórias entre outras ações de mediação para toda a família.

A terceira edição do Biblioteca de Brincar será realizada no dia 26/08 terá como tema "Imaginário”.

Evento gratuito. 

Projeto Oxigênio: "Dança do Graxaim" Programação Local Sesc Lages

Apresentação coreográfica da dança "O Graxaim”, seguido de roda de conversa com o pesquisador folclorista Mario Sergio Arruda. 

O graxaim é uma dança de origem portuguesa registrada nos meios rurais luso-catarinenses. No Rio Grande do Sul sobrevive como cantiga apenas: nela é cantada a décima (história versificada) do personagem-bicho homônimo. 

Segundo o site "santosdumontg7" é "motivo vivo musi-coreográfico que animou os galpões e bailongos pastoris dos primeiros decênios do século 20, na região dos Campos de Cima da Terra. Deu razão ao surgimento de alegre e sacudido tema dançante e de rica décima, cantada, inspirada na figura do mamífero silvestre que tem popularmente esse nome. Baile de par enlaçado do folclore, com mais de uma música com esse título." 

Sesc Lab: Oficina de Animação de Bonecos

Oficina de Animação com Bonecos
Esta oficina visa desenvolver princípios básicos de animação de bonecos para teatro, contação de histórias, recreação ou outras possibilidades de interação com bonecos para públicos variados.
Conteúdos trabalhados:
  • Analisando a materialidade: Analisar os materiais e estruturas de confecção dos bonecos artesanais disponíveis, buscando compreender suas articulações, pontos de foco e eixo;
  • Princípios de animação: Conhecer alguns dos princípios básicos para simulação de vida em objetos inanimados, aplicando-os nos bonecos disponíveis;
  • Criação e apresentação de cenas: Elaborar pequenas cenas a partir dos conhecimentos desenvolvidos, aprimorando a técnica de animação sob orientação e apresentar para o próprio grupo. 
Assessor da oficina: Alex de Souza - Professor de Teatro (IFSC/Campus Florianópolis), Doutor e Mestre em Teatro (PPGT/UDESC), Graduado em Artes Cênicas (CEART/UDESC) e Técnico em Eletrônica (CEFET/SC). Formado pelo "Projeto de Capacitação de Técnicos de Espetáculos” da Fundação Catarinense de Cultura. Trabalha como ator, diretor e iluminador na Cia. Cênica Espiral (São José/SC). Pesquisa e atua na linguagem do Teatro de Animação, além de desenvolver paralelamente soluções eletrônicas para a cena.

Observação: Os/As participantes devem trazer bonecos de sua preferência. 

Curso Envolva-se: Geração de Renda para a Sustentabilidade

O Curso Envolva-se tem o objetivo de capacitar os/as participantes para empreenderem de forma mais sustentável, colaborativa e criativa, aprimorando seus produtos, marcas e serviços.

O curso on-line (síncrono) será destinado para artesãos, artesãs, costureiras e demais pessoas com interesse em empreender. 
O curso é gratuito e tem a duração de quatro meses, com um total de 12 encontros/aulas, com duração de agosto a novembro.

As aulas serão semanais, nas segundas-feiras, no período matutino (9h - 12h).  Abrangendo participantes das cidades de Florianópolis, Lages, Brusque, Canoinhas, Joinville entornos.  
Nas aulas, serão trabalhadas três temáticas principais: 
1) Sustentabilidade Ambiental 
2) Design sustentável e Imagem de Produto 
3) Empreendedorismo  
Além disso, de maneira complementar aos conteúdos acima destacados, serão realizadas oficinas práticas presenciais ministrados na unidade e para encerramento do Curso uma feira com as/os participantes. 
Haverá entrega de certificado, não perca!!
A atuação do Curso "Envolva-se” segue as dimensões do desenvolvimento sustentável e visa contribuir para alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: 
05. Igualdade de Gênero
08. Trabalho Decente e Crescimento Econômico   
10. Redução das Desigualdades   
12. Consumo e Produção Responsáveis  

Sesc Lab: Oficina Jazz Dance

Jazz dance

Os alunos terão uma vivência da dança jazz dance, com a percepção dos movimentos e experimentações deste estilo de forma fluída e continua, desenvolvendo as habilidades técnicas e artísticas.

A aula é estruturada com alongamento, aquecimento coreografado, transferência de peso, amplitude de movimento, musicalidade, expressividade, exercícios de condicionamento físico, deslocamentos, centro, chão e diagonais coreografadas. Para finalizar o curso os alunos aprenderão uma sequência coreográfica.

Projeto Oxigênio - "Roda de Chimarrão" programação local Sesc/Lages

Tradicional roda de chimarrão e tertúlia livre, com apresentações musicais, declamações e contação de histórias regionais. Participação especial do trovador e repentista Bruno Antunes.  

O evento conta com o apoio da Rádio Clube de Lages, que transmitirá o programa "Roda de Chimarrão” direto do Centro Cultural Vidal Ramos – Sesc Lages.

 

Observação: Traga seu chimarrão e se aprochegue. 

Rede de Teatros Sesc: Show "Aí existe um pouco de mim?" com Aline Amorim

A artista Aline Amorim natural de Lages/SC, iniciou sua carreira musical em 2017. Lançou em de 2021 seu primeiro EP "sons que me tocam”. Hoje emerge nos meios digitais, contando com mais de 7.000 mil seguidores e meio milhão de visualizações em sua conta no YouTube, onde destacam-se os clipes do EP autoral. Em seu show, a cantora traz para o palco sua versatilidade e o lirismo de suas canções, adentrando nos gêneros musicais que partem da nova MPB. 

 

Projeto Oxigênio: "Historinhas com bonecos de pano" programação local Sesc/Lages

Um cenário fofo, feito com criatividade para amenizar a crueldade. E contar estas histórias para crianças de qualquer idade. O Negrinho do Pastoreio - Um pequeno escravo e as maldades de um coronel muito brabo. As Lendas de João Maria – Que trazia cura e alegria. A Serpente do Tanque – História de fim do mundo e um bebe no lago profundo. Contada com susto, surpresa, emoção e riso. Contada de forma rimada e a participação da meninada. A Contação de "Historinhas com Bonecos de Pano” tem hora marcada. 

Rede de Teatros Sesc - Espetáculo Teatral sAgrado

Sob a força da luz de uma vela e tendo por fundamento a ancestralidade que emana dos ritos sAgrados do Batuque – manifestação afro-brasileira de culto aos orixás, encontrada principalmente no sul do Brasil – memórias, histórias e intolerâncias são partilhadas em cena. 

Exposição - Fantástica Fábrica de Gaiteiros

A Fantástica Fábrica de Gaiteiros é um projeto de exposição itinerante, gratuita, que iniciou em Porto Alegre, na Casa de Cultura Mario Quintana seguindo para a cidade de Guaíba no Vitrine Cultural e no mês de agosto será a vez de Lages no Centro Cultural Vidal Ramos.


Música, tradição, sustentabilidade, experiência e pertencimento são apresentados em um percurso que mostra as diversas etapas da fabricação da gaita, além de ambientes de convivência e experimentação.  

Rede de Teatro Sesc: Show Ybirá Duo - Ponto de Partida

Duo de música instrumental, formado pelos músicos Matheus Colossi e Rene dos Santos, os quais interpretam grandes clássicos de diferentes gêneros musicais, tais como: Jazz, Bossa nova, MPB, Blues e Folk. Fazendo jus ao nome "Yabirá”, palavra tupi-guarani que designa "o que brota do chão”, "tirado da terra”, suas composições, apresentadas no show, carregam fortes traços do Folclore do Sul, que contrastam harmoniosamente com os diferentes gêneros que se dedicam. 

Sesc Musical: Show "Aí existe um pouco de mim?" com Aline Amorim

A artista Aline Amorim natural de Lages/SC, iniciou sua carreira musical em 2017. Lançou em de 2021 seu primeiro EP "sons que me tocam”. Hoje emerge nos meios digitais, contando com mais de 7.000 mil seguidores e meio milhão de visualizações em sua conta no YouTube, onde destacam-se os clipes do EP autoral. Em seu show, a cantora traz para o palco sua versatilidade e o lirismo de suas canções, adentrando nos gêneros musicais que partem da nova MPB. 

 

Rede de Teatros Sesc: Show Rédea Solta - Frutificando

O Rédea Solta busca através do espetáculo, "Frutificando” , conectar o público com o universo regional que está presente em suas composições. Um regional marcado pela história, mas conectado com o agora. O show conta com vários ambientes sonoros, onde se destacam os arranjos vocais e instrumentais para três vozes e três violões, além de contar com arranjos de guitarra e baixo trazendo influências do jazz para este universo regional que a música do trio transita com muita naturalidade. 

Mundo Digital Máster: Oficina de Compras Online

Aprender e compreender todo o processo de compras online, desde reconhecer sites confiáveis até a utilização de cartões online para maior segurança do consumidor. Serão 4 encontros, com duração de 1h30 cada, contabilizando 8h/aula totais.

Durante toda a oficina será possível: reconhecer sites confiáveis, entender como funcionam sites de compra, como utilizar as avalições a nosso favor, compreensão do processo de entrega e do pagamento, desde a utilização de pix até de cartão online.


Baú de Histórias: Espetáculo "Lá Vem Poesia" do grupo Cirandela

Entrelaçando a narrativa oral com a música, o Grupo Cirandela traz por meio de uma linguagem lúdica e poética um espetáculo de contação e cantação de histórias composto por contos e músicas autorais, além de poesias musicadas, contos populares e clássicos da literatura infantil, estimulando o imaginário e proporcionando à crianças e adultos a (re)descoberta deste tempo e lugar chamado infância.

Rede de Teatros Sesc: Show "Meu canto é a minha própria Asa", de Ana Paula da Silva (São José/SC)

Sinopse: Desde os seus primeiros discos Ana Paula da Silva atua com composições e como violonista, porém somente agora mais madura, e em decorrer da experiência vivida no inicio da carreira, atuando com voz e violão, durante o processo da pandemia, através dos lives e novas formas de estar criando, dedicou-se a sonoridade intimista e voltou a visitar o formato "Voz e Violão”. Criou arranjos, músicas, sonoridades vivas, fortes, leves, rítmicas, que quando executadas demonstram um Brasil profundo e que passeia com orgulho no seu manancial que é a cultura popular, a música daqui e de dentro. Ana Paula da Silva, é conhecida justamente em suas entrevistas e trabalho artístico, por ser uma Operária da Arte, uma empreendedora desde o seu primeiro álbum que iniciou em 2003. Uma artista que nasceu em Joinville, atua desde sempre na música independente no Brasil e no mundo, realizou a produção executiva e musical  de todo o seu trabalho artístico, participou de sonoridades e projetos musicais diversos, premiados no exterior e no país, atuando com inúmeros instrumentistas nacionais e internacionais. 


Sobre a artista: Ana Paula da Silva é compositora, instrumentista e cantora brasileira. Com 25 anos de carreira, lançou seis álbuns até o momento, um DVD e um Songbook. Seu trabalho musical resultou em alguns prêmios recebidos nos últimos anos: Melhor Cantora 2015 - Santa Catarina, Melhor Cantora Regional 2017 Prêmio da Música Brasileira/Ano Ney Matogrosso - Rio de Janeiro e como Artista no Prêmio Grão de Música - São Paulo. Ana Paula da Silva além de realizar o trabalho artístico atua como diretora musical de trabalhos autorais e com produção artística. Seu mais recente projeto é como pesquisadora-compositora. É mestra pela Universidade Estadual de Santa Catarina na área de Processos Criativos.

Rede de Teatros Sesc: "A última aventura de Gilgamesh" com Cia Essá

Rede de Teatros Sesc: "A última aventura de Gilgamesh" com Cia Essá (Joinville/SC)


Gilgamesh foi um grande herói da antiguidade. Apesar de pouco conhecida do grande público, a sua saga, contada há 5000 anos, é a obra literária mais antiga da humanidade. Nesta versão bem humorada da Essaé Cia, Gilgamesh passará por inúmeros desafios para encontrar o seu último desejo: a imortalidade.

Pensamento Giratório: Dramaturgias em confinamento com o Grupo Magiluth (PE)

Reflexões sobre o processo de construção dos experimentos virtuais do Grupo Magiluth.
Evento on-line (via Teams)
Inscrições aqui



Pensamento Giratório: Estudo de aproximação com o Coletivo Instrumento de Ver (DF)

Estudos de Aproximação traz à luz questões para a reflexão sobre o distanciamento imposto pela pandemia, as aproximações que se fazem necessárias, os desafios e adaptações aos meios tecnológicos e digitais, bem como a bolha social criada para sobreviver ao flagelo atual. Além disso, sugerimos um debate com outros artistas sobre o processo de criação e a adaptabilidade das artes vivas ao meio digital, e como o grupo/coletivo foi afetado por este momento.

Evento on-line (via Teams)

Inscrição aqui 

Pensamento Giratório: Teatro para a primeira infância e o conceito de Protagonismo Infantil com Eranos Círculo de Arte (SC)

A partir do conceito de Protagonismo da criança defendido pelo Eranos Círculo de Arte em suas produções teatrais, pretende-se refletir o teatro como um espaço relacional capaz de contribuir para ampliar as percepções sensoriais, críticas e poéticas da criança unindo fatores estéticos, poéticos e dramatúrgicos. 

Evento on-line (via Teams)

Baú de Histórias: "Aranduá", com Cia Artística Guita

Lá, no inicio era apenas trevas e água...
A história da criação contada através da cosmovisão Guarani. A dramaturgia revela-se a partir dos elementos que compõe o cotidiano Guarani. Tudo, objetos, roupas, instrumentos, adornos, animais e natureza, têm uma história e um porque, nada está fora do seu lugar de poder dentro da cultura. Embarque no som do tambor sinta o chamado da natureza.
Depois de sonhar com um beija-flor sagrado, Djatchuká sai em busca de uma terra não muito longe, lá ela encontra a tchejaryi (anciã), que nos conta as histórias ao redor do fogo e aponta os caminhos de Arandua, a sabedoria ancestral. Reviver as histórias é uma das práticas do nhandereko, o sistema de vida Guarani, que renova e fortalece a cultura através de gerações.


A Cia. Artística Guita é composta pelos artistas Guilherme Freitas e Tainá Orsi graduados em Artes Cênicas pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) foi fundada em 2012, quando ainda se chamava Tribo Pachorra. Inicialmente o grupo era sediado na cidade de Florianópolis/SC, após mudanças e a saída de alguns integrantes, resolvemos ressignifcar e mudar o nome para Cia. Artística Guita. Em 2011 conhece a aldeia Guarani Yynn Moroti Wherá e da início a pesquisa das histórias orais. Em 2013 realizou turnê com o Grupo Vivarte (Acre) e desde então pesquisa o Teatro de Floresta que busca encontrar nos povos da floresta; indígenas, ribeirinhos, camponeses, uma linguagem onde o ambiente da floresta e as diferentes culturas possam permear nos trabalhos, bem como levar o teatro também para dentro do meio rural. Ao longo de sua trajetória, apresentou em festivais de teatro, participou de eventos e realizou apresentações em contextos diversos; Bonencontro, 2° Animaneco, 3° Colóquio Fita Floripa, Baú de histórias.
Temos como foco de pesquisa o Teatro de Animação e as histórias orais dos povos originários, principalmente do povo Guarani. Atualmente esta sediada na cidade de Biguaçu/SC.

Direção: Rafaela Herran.
Direção de bonecos: Guilherme Freitas.
Direção de cena: Guilherme Peixoto.
Atores/animadores: Guilherme Freitas e Tainá Orsi.
Cenografia: Guilherme Freitas.
Dramaturgia: Cia Artística Guita, Daniel Timóteo Kuaray, Santiago Oliveira Kuaray Tchondaro, Adailton Moreira Karay mirim.
Figurinista: Daniela Antunes.
Confecção de bonecos: Guilherme Freitas e Gabriela Céspedes.
Operação de luz e som: Guilherme Peixoto.

Crianças e jovens acima de 7 anos

Baú de Histórias: "Sob a Lua Cigana", com Consonante Duo

O espetáculo "Sob a Lua Cigana” é formado por diversos contos tradicionais dos povos ciganos de diferentes partes do mundo, com poemas e música. No elenco estão a narradora Lieza Neves e o percussionista Márcio Bicaco, que formam o Consonante Duo. O roteiro traz simbolicamente referências aos quatro elementos da
natureza e às quatro fases da lua, além de movimentos das danças ciganas. O trabalho foi elaborado a partir de pesquisas em materiais acadêmicos e obras de literatura e música.

Formado em 2017, o Consonante Duo fez sua estreia com o espetáculo "Desata: Nós”, formado por poemas de autores de língua portuguesa. Sua proposta é a experimentação da sonoridade da voz e dos instrumentos percussivos de forma harmônica, em que uma conduza a emoção do público para a outra, em que as possibilidades dessa fusão proponham formatos inusitados. Em 2018 montou o repertório infantil "Sarau para crianças mal comportadas” que integrou a programação de diversos eventos literários e festivais.

Em 2019, em parceria com o duo A Corda em Si, realizou a montagem do espetáculo "Nove”, com lendas das ilhas dos Açores. No final deste ano, montou o infantil "Som da História” com narração de contos e sonoplastia feitas ao vivo com plateia e publicação das faixas em formato podcast, no Spotify e YouTube.
Em 2020 realizou a live do espetáculo "Desata: nós” pelo edital SC Cultura em Sua Casa da Fundação Catarinense de Cultura. Também produziu o vídeo-poema "Pequenos Estranhos” para compor a programação da Maratona Virtual de Florianópolis. No ano de 2021 criou e realizou a websérie "Sob a Lua Cigana” por meio de projeto aprovado no edital de Apoio às Culturas de Florianópolis. O roteiro foi adaptado para o formato presencial, e estreou em fevereiro de 2022.



Rede Sesc de Galerias: Exposição Faces improviso da existência

Faces: improviso da existência.

A exposição foi organizada com olhar voltado para alguns desejos da subjetividade do Ser e suas percepções relacionais em tempo de reclusão e de movimento de retomada de vivência social.

Faces: improviso da existência é um convite a olhar com afeto a dinâmica do ser contemporâneo e suas demandas sociais de performance e de significado, de modo a contemplar elementos proeminentes da existência do Ser e da memória coletiva.

O lugar se revela na pintura de Sionara Carteri Astolf intitulada FUTURO; atemporal na sua existência, onde se imagina um lugar no tempo, característica potente da pintura de representação, que desloca o expectador da sua condição de observador para um agente em movimento na paisagem, espaço/tempo.

No trabalho de Linda Poll habitam perguntas sobre a psique que se revelam oportunidade de ler os "modos de sentir o mundo” e de um modo conceitual e particular de expressar faces do estado humano seja pela cor, forma e montagem de seu trabalho.

Bem como a narrativa e a mentalidade revelada através de bordados e palavra tomada de Rita Baratieri onde ele é elaborado como uma captura antropológica da convivência com bordadeiras que usam do bordado como linguagem, forma de expressar seus pensamentos.

No trabalho de TISSIER temos um cortejo popular como das festas de culturais, de alegorias, onde objeto achado é descoberto por um significado onde (cada objeto), que, coletivamente pulsa o desejo de fala de algo que vai além da materialidade.

A vivência está mais próxima do improviso como Teatro de comédia Dell’ arte onde situação/performance compõe-se da dinâmica da relação com muito mais intensidade do que do jogo marcado. Faces: improviso da existência; constitui de indicativos do EU social e suas faces apropriadas em seu percurso para existir.

Curadoria

Thiago Martins

Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .