Projeto Oxigênio: Concerto Caminhos da Viola

Caminhos da Viola


Concerto "Caminhos da Viola", uma nararativa musical onde a história da viola caipira ou a viola brasileira  é contada desde a sua chegada  no Brasil  pelas mãos dos Jesuítas  usada para catequizar os indios, saindo  das aldeias e indo parar  as mãos do caboclo que a fez como o instrumento transmissor de sua alma e seu cotidiano. 
Contudo a viola vivendo todo um processo sendo moldada em forma e sonoridades, chega nos grandes centros urbanos influenciada por novas harmonias e outros contextos musicais, para além da música caipira.
Até ganhar  o mundo onde passa  a atuar no cenário das grandes salas de concertos, demonstrando sua capacidade infinita e de genunína  expressão brasileira.
Assim depois de tudo, a viola retorna consagrada para um breve  descanso naquele lugar de onde tudo começou e de onde ela não troca por nada aquele "ranchinho  a beira  chão", todo cheio de burao  onde a luz faz clarão...

Sesc Lab: expressões do corpo

A oficina tem o objetivo de aproximar o público infantil e adolescente com a linguagem do teatro por meio de jogos teatrais, jogos dramáticos e exercícios cênicos.  Percurso da oficina: acolhimento dos alunos, apresentação com movimentos; aquecimento: corporal e vocal; realização de jogos dramáticos e teatrais com base no Método de Viola Spolin; exercícios cênicos com objetos; divisão de grupos, montagem de esquetes teatrais e apresentação para o grande grupo. 

O ovo, a galinha e a máquina de escrever

O ovo, a galinha e a máquina de escrever é uma peça-homenagem, um teatro-brincadeira e uma grande dança pelo universo da vida e da obra de Clarice Lispector. Nesse território teremos direito à filosofia, ao humor, a dançar feito galinha, a viver uma dor de amor, ao nascimento, à morte, ao ovo, à palavra, ao tempo e lá vai. Ao começar essa brincadeira, que a gente esteja preparado para errar, porque é o erro muitas vezes o nosso caminho. Errar com a alegria de um brincante que ainda acredita na poesia, no afeto e na vida humana compartilhada; com a alegria de quem não cansa de se perguntar: quem nasce primeiro, o ovo ou a galinha? Essa peça é antes de tudo uma pergunta, cuja resposta é o menos importante.

Arte, Cultura e Psicanálise apresenta: “A Escrita em Escuta"

Lançamento do livro (RE)VERSOS,  de Fabiano Furlan. Mediação: André Cabral.

Uma escrita que se inicia num contexto difícil para a humanidade: a Pandemia da COVID-19. Em um cenário mundial permeado por isolamento social, internações e mortes, um sujeito se pôs a escrever. Sentindo na própria carne os efeitos não só desta condição vivida pela humanidade, mas ainda mesclando fantasmas pessoais, traumas altamente investidos e o desejo, ocorre então uma passagem. Um sujeito passa a se nomear como artista, um poeta. Nasce a disposição e a potência para se pôr uma vida em palavras, e descobrir a função criativa que as letras podem ter quando carregadas pelos afetos.

Fabiano Furlané Psicólogo, psicanalista, mestre em educação e professor no curso de psicologia da Faculdade Guilherme Guimbala (ACE), onde também coordena o Laboratório de Psicanálise e o curso de pós-graduação "Psicologia Clínica: Teoria Psicanalítica”. É autor do livro de poemas (RE)Versos.


Sobre o Das Unbewusste – Estudos em Psicanálise 

 

Das Unbewusste (O Inconsciente) é o termo freudiano usado para nomear um espaço de estudo, transmissão e formação em Psicanálise. Trata-se de um espaço democrático de interlocução da Psicanálise com outras áreas do saber. Está, portanto, aberto a todos os que se interessam seja por questões teóricas e práticas da clínica psicanalítica, seja pela multiplicidade de diálogos possíveis com outros campos. 

 

Módulo: A Escrita em Escuta- Psicanálise e Literatura, módulo que privilegiará o espaço da biblioteca do Sesc para trazer reflexões suscitadas a partir da vida e obra de autores locais e/ou consagrados de seu acervo.

 


 

Sesc Lab: Fabricação de chocolates artesanais

Sesc Lab: Fabricação de chocolates artesanais

No dia 30/05 acontecerá na Unidade de São Bento do Sul uma oficina de fabricação de chocolates artesanais, na ocasião o público terá a experiência de manipular e aprender sobre técnicas de fabricação de chocolate. 
Público: a partir de 9 anos
Local: Unidade do Sesc São Bento do Sul
Valor: R$ 35,00

Auto-retrato

Solo de dança originalmente criado no ano de 2008, segue sendo apresentado até hoje, como estratégia de permanência e produção contínua de autorretratos da artista Erika Rosendo. Pensa a ideia de corpo como arquivo, entendido como um sistema ativo em que passado, presente e futuro se atravessam. Busca olhar às experiências incorporadas, à passagem do tempo, ao envelhecimento do corpo na dança e, ao mesmo tempo, para o desejo de continuar viva em cena. Um corpo que ressignifica coisas já existentes (ao invés de criar coisas "novas”), operando na relação entre o real e o possível no aqui e agora. 


Um autorretrato do corpo que dança implica na composição de um corpo-imagem que, simultaneamente, conserva e atualiza registros corporais próprios, ou seja, traduz a si mesmo como território marcado por constante transformação, reconfiguração de suas conexões e sentidos. O espetáculo propõe um jogo autorreflexivo: o corpo busca uma percepção e leitura de si, a recuperação e construção de uma identidade móvel e movente. A artista combina reconhecimento e estranhamento, lançando possibilidades de presença num modo pessoal chamado dança. 


Oficina de Biscuit

O objetivo da oficina de biscuit é incentivar o trabalho manual, possibilizando uma renda extra, além disso proporciona a interação e cooperação entre participantes, melhora da auto-estima do participante. 

SescLab: Inspiração dia das Mães

Realizar encontro artístico e cultural entre mães e filhos. O encontro será realizado em dois momentos: o primeiro com mediação literária, relaxamento e percepção musical; e o segundo momento: as crianças junto produzirão um autorretrato de suas mães por meio da linguagem da pintura. 

Sesc Dramaturgias: Oficina com Samira Sinara

Oficina Procedimentos e processos dramaturgicos de atuação cênica: Experiências com teatro em situações de privação de liberdade com Samira Sinara (Joinville/SC)

A oficina é voltada para a investigação de processos criativos, por um viés prático e colaborativo, envolvendo a corporeidade e a performatividade cênica como ferramentas dramatúrgicas para a elaboração de trabalhos solos relacionados a depoimentos pessoais, registros documentais e memórias corporais dos próprios participantes.

Sesc Dramaturgias: Oficina com Daniel Olivetto

Oficina: Dramaturgias da Atuação: co-autorias e escritas pessoais

Dividida em momentos de teoria e prática, esta oficina foi estruturada para aprofundar a reflexão sobre dramaturgias calcadas no trabalho de intérpretes, estimulando o desenvolvimento prático de projetos pessoais. Serão compartilhados trabalhos de artistas e coletivos que nos ajudarão a conhecer diferentes formas de criação de textos, estimulando projetos pessoais que não partem necessariamente de uma dramaturgia previamente escrita. Além do compartilhamento teórico e expositivo, serão desenvolvidos exercícios de escrita com o objetivo de mobilizar projetos que deem vazão às necessidades e percepções de cada participante.

Lançamento do livro "Sussuros de Atena"

Lançamento do livro "Sussurros de Atena" do autor Marcos Lacerda Queiroz, a ser realizado na Biblioteca do Sesc Prainha, dia 12/05/2023 às 17h.

É um livro com ditos populares e sua relação com conceitos de grandes pensadores, o caminho dos adágios através dos séculos. 

21ª Semana Nacional de Museus - Museu de Florianópolis

 

Como forma de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) instituiu a Semana Nacional de Museus. Em sua 21ª edição, o tema escolhido é "Museus, sustentabilidade e bem-estar".

Buscando ampliar os olhares sobre Florianópolis (SC) e as diferentes vivências nos espaços da cidade, a programação do Museu de Florianópolis propõe-se a abordar questões relacionadas aos povos originários em Santa Catarina – Guarani, Laklãnõ-Xokleng e Kaingang. Tal proposta se pauta na valorização da pluralidade cultural e nos modos de saber e fazer destes grupos. As atividades foram pensadas de forma a valorizar o protagonismo dos indígenas na proposição e direcionamento das ações a serem realizadas, que envolvem música, oficinas culturais e produções audiovisuais, entre outras. O objetivo é ampliar as percepções da população da cidade sobre o indígena no presente para além da visão tradicional e romantizada que situa estes indivíduos em um passado remoto.

 

Workshop: Inglês para Viagem

Síntese da proposta e conteúdo programático: O Lab Sesc " Inglês Para Viagem” tem por objetivo preparar o aluno para comunicação, através de frases essenciais e o vocabulário para que o mesmo possa se comunicar de maneira despreocupada, tranquila e confiante, sem ansiedade, sabendo ouvir, falar e compreender as palavras e expressões mais utilizadas no exterior e nas mais diferentes situações de exposição da língua inglesa.

Por meio de aulas dinâmicas e conversação através de simulações com situações reais do dia a dia e aprendendo na prática como se comunicar de maneira objetiva: check-In e check out no hotel; compras em shopping; solicitar informações no aeroporto ou na rua; fazer pedidos em restaurantes e bares; comprar ingressos e serviços.

Ministrante: Magali Nasppolini Proença

Descolonização dos afetos, com Geni Núñez

 Como a colonização afetou e segue impactando as formas de nos relacionarmos? Na palestra discutiremos sobre a importância das perspectivas indígenas para esse debate.

Apresentação de Dança: A MESA

A MESA mergulha na história da dança para propor, a partir da memória e do tempo contemporâneo, reflexões sobre a sociedade, a arte, a política e a condição humana. Com 13 artistas em cena, a montagem tem a condução de Diana Gilardenghi, Bia Vilela, Vera Torres, Lucila Vilela e Tejas. 


A MESA articula dança, história e política em um processo criativo coletivo. Convoca uma equipe de artistas de diferentes disciplinas como dança, música, teatro, artes visuais e fotografia. Reúne um elenco diverso em suas experiências e formações.

A MESA:

Concepção e Montagem:Diana Gilardenghi, Bia Vilela, Vera Torres, Lucila Vilela e Tejas.

Composição e execução musical:Diogo de Haro

Violino:Fernando Bresolin

Voz:Eduardo Bassani

Figurinista:Esha

Iluminação:Hedra Rockenbach

Elenco:

Ana Otero

Alyssa Almeida

Ariel Gaboro

Denise Krieger

Eduardo Bassani

Fabiola Peron

Gelson Forte

Karina Collaço

Karol Alves

Mel Yan

Monica Siedler

Lilian Yamaguchi

Fotografia: Cristiano Prim



Sesc Lab: Circolando para crianças

A oficina Circolando busca levar a arte circense para as crianças. A oficina oferece experiências nas acrobacias de solo individual e coletivas. Além de desafios com malabares como bolinhas, swing poi, perna de pau e bambolês. Tudo com instrução da professora e muita segurança.


Ministrante: Kalyne Machado
Proprietária, junto com Alexsandra Luz, da Solaris Escola de Circo, um projeto inovador na região sul de catarinense que se localiza na cidade de Criciúma e tem proporcionado eventos diferenciados para toda população criciumense. 


Arte de Doar - Campanha de Inverno

O Projeto "Arte de Doar" é uma iniciativa que promove a cultura colaborativa, unindo pessoas, instituições e empresas em uma grande rede de solidariedade, com o propósito de confeccionar vestimentas e acessórios de inverno para serem doados a pessoas em situação de vulnerabilidade devido ao forte frio do inverno.

Anualmente, os voluntários produzem milhares de vestimentas, como toucas, luvas, cachecóis, suéteres, ponchos e casacos, aquecendo centenas de famílias que sofrem com o rigoroso frio do inverno.

Junte-se ao Sesc e faça parte desta rede de solidariedade!

Confira a programação em sua cidade e colabore com a doação de insumos para a produção de vestimentas, como: novelos de lã, linhas, agulhas de tricô, malha/fio de malha e retalhos.

Além da mobilização, entre os meses de abril e julho, acontecem oficinas de produção de vestimentas de inverno, que serão divulgadas previamente.

Veja abaixo como ser um voluntário e a programação das oficinas de confecção de roupas de inverno, bem como os pontos de arrecadação de insumos em uma Unidade Sesc mais próxima de sua casa.

 

 

Mostra de dança de inverno

Mostra de dança de inverno

Apresentações culturais de dança dos grupo de Ballet do Sesc São Bento do Sul
Local: Centro Cultural Dr. Genésio Tureck
Endereço: R. Felipe Schmidt, 154 - Centro, São Bento do Sul - SC
Data: 22/07/2023
Horário: 19:00

Dia da Família na Escola

O Dia da Família na Escola é um evento cujo intuito é realizar a integração entre a escola e as famílias. Por meio de ações lúdicas, culturais e informativas os pais e os responsáveis são convidados a passar momentos de diversão e de aprendizagem na Rede de Escolas Sesc Santa Catarina junto com seus filhos.



Sesc Lab: Receita Milenar Do Contador De Histórias

A oficina visa proporcionar aos cursistas de forma dinâmica e interativa habilidades necessárias com relação ao ato da contação de histórias, bem como fazer com que os cursistas aprendam a confeccionar e utilizar recursos visuais na contação, fazendo deste universo muito mais encantador e envolvente tanto para os ouvintes como para o contador.


Ministrante: Júlia Rodrigues



Prêmio Literário Sesc Criança

O Sesc Santa Catarina abre as inscrições para a 5ª edição do "Prêmio Literário Sesc Criança, um projeto que consiste em incentivar e valorizar a produção literária catarinense, voltada ao público infantil e juvenil, além de ampliar o acesso da população ao livro e leitura. Desde 2024 o edital tem duas categorias – texto voltado ao público Infantil e texto para público Juvenil.

De 18 de abril até 01 de junho de 2025, os autores interessados podem inscrever as narrativas seguindo as regras do regulamento. Os vencedores terão seu livro publicado e distribuído bem como o pagamento dos direitos autorais no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

Podem participar pessoas de qualquer idade, nascidos ou brasileiros e estrangeiros residentes (há pelo menos 2 anos) em Santa Catarina.         

Para ler o regulamento e fazer a inscrição acesse a página 
www.sesc-sc.com.br/premio-literario/.

Campeonato de Futebol Society Sesc 2023

O campeonato de futebol Society fundamenta-se em valores que permeiam todos os programas da área físico-esportiva. O incentivo de praticar uma modalidade esportiva pode se tornar um instrumento eficaz para transmissão de valores educacionais, de cooperação, solidariedade entre pessoas e grupos diversos. O esporte é vivenciado como elemento cultural de educação e inclusão social, pois saber jogar, conhecer o esporte e seus protagonistas, participar de um campeonato é, antes de tudo, ser agente na construção da cidadania, reconhecendo e aprendendo valores do esporte e da vida em comunidade.

Com esse intuito o Sesc promove o 1° Campeonato de Futebol Society- Sesc 2023.

Com a participação de no máximo 15 equipes, promoverá a socialização, a cooperação o espírito de equipe entre seus participantes.

Lançamento oficial do Projeto Fábrica de Gaiteiros

Na quarta-feira, dia 26/04, acontece o lançamento oficial do Projeto "Fábrica de Gaiteiros”, do Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música. O evento será realizado no Centro Cultural Dr. Genésio Tureck, às 19 horas, e contará com a participação e apresentação de Renato Borghetti, em conjunto com os alunos da Fábrica de Gaiteiros da cidade de Blumenau, conduzidos pelo professor Gustavo Almeida.

Projeto Oxigênio: Oficina de Bordado Livre

O que vai aprender

O bordado nos ajuda a nos expressar, é um processo quase meditativo, trás calma, nos ensina paciência, e mostra que somos capazes de criar coisas maravilhosas com nossas próprias mãos. Nesta atividade o participante aprenderá a pôr a linha na agulha, até a finalização do bordado, Esta Oficina é para quem nunca bordou antes, mas também é para quem já bordava e quer relembrar, ponto a ponto vamos dando vida ao desenho.

Quais as técnicas a ser aprendidas:

6 pontos de bordado livre: ponto atrás, ponto partido, ponto pétala, nó francês, ponto cheio e ponto folha. Aquarela em tecido: úmido sobre úmido, degradê, mescla de cores

O que vamos fazer:

Os melhores tecidos para bordar, formas de passar o risco para o tecido, como usar a linha de meada, passar a linha na agulha, uma bandeira com os 6 pontos citados acima para treinar, e também poder revisitar a formação dos pontos, e como projeto final da parte de bordado vamos fazer um bordado para treinar na pratica Na parte da aquarela vamos começar com uma breve explicação sobre algumas técnicas que podemos utilizar e em seguida vamos começar o projeto que sera feito a aquarela e depois finalizado com bordado utilizando um ponto atrás ensinado anteriormente

Participante; materiais necessários:

Bastidor de 15cm; tecido de algodão cru 0,50cm; linha de ponto cruz 05 meadas de cores à sua escolha; linha de costura preta; tesoura.

 

Profissional:

Leticia Kauani Krause de Mattos. Apaixonada por arte e trabalhos manuais, utilizo muitas técnicas dentro do bordado livre, entre elas: pedraria, aquarela, paetê, linhas e pontos diferenciados.

Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y)

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .