A Economia Circular para promover um melhor uso dos recursos

Programação especial de Aniversário do Sesc!

O projeto Envolva-se promove a live em Economia Circular para promover um melhor uso dos recursos naturais e repensar hábitos de consumo.



Convidadas:

- Patrícia Deporte de Andrade – Facilitadora Curso Envolva-se 2019 e 2021. Empreendedora no duna.lab, um laboratório criativo de design sustentável que existe para engajar pessoas e empresas na mudança por um mundo mais sustentável, desenvolvendo produtos e soluções para promover a conscientização sobre nossos padrões atuais de consumo e produção.

- Flavia Vanelli – Facilitadora Curso Envolva-se 2022. Está à frente do Estúdio Ratorói Moda e Design desde 2009, empresa que atua em design, inovação e desenvolvimento de novas superfícies e produtos, bem como em todo o seu contexto de influências mapeando oportunidades, desafios e soluções que alimentem o engajamento da cadeia até o consumidor final.

Arte da Palavra: "O que me trouxe até aqui" com Versa

Em seu sexto ano de realização, o projeto Arte da Palavra promove o encontro entre artistas e público com objetivo de alcançar toda a cadeia da literatura e valorizar as diversas formas de produção e fruição literária. O circuito Oralidades tem como foco expressões verbais da palavra, como contação de histórias, saraus, performances poéticas, slams, entre outros.

"O que me trouxe até aqui" apresentação da artista Versa.

Sobre a apresentação:
A palavra é poderosa e transformadora, expande horizontes, empodera, muda perspectivas e salva vidas. Como um grande poder, ela também nos traz grandes responsabilidades, é preciso estar atento e lidar com sabedoria com tudo que ela nos proporciona. Em uma apresentação de suas letras e poesias autorais, MC Versa conta um pouco da sua história, como o hip hop resgatou sua existência, criando novas possibilidades e expandindo sua visão.

Sobre o artista: 
VERSA é MC, compositora, arte educadora, produtora cultural, estrategista musical e mestre na arte do freestyle. Ex-integrante dos coletivos Trama Feminina e Dissemina Produções começou a rimar na consagrada Batalha das Minas, nas ruas de Florianópolis. Suas letras retratam seu cotidiano e suas vivências, demonstrando toda a força e perspicácia necessária para sobreviver como mulher artista na sociedade. Com seu trabalho já se apresentou nas principais cidades e capitais brasileiras se destacando como uma das artistas catarinenses que despontam na cena nacional.

Roda de Conversa: Saúde Mental

Roda de Conversa: "Saúde Mental"

Em alusão ao Setembro Amarelo, campanha voltada à prevenção do suicídio, o Sesc Criciúma realiza a Roda de Conversa "Saúde Mental" que visa gerar a conscientização sobre qualidade de vida, importância da estimulação cognitiva como prevenção ao surgimento de demências e prevenção ao suicídio.

Baú de Histórias "Miguel o Cavalivreiro"

Espetáculo - "Miguel O Cavalivreiro" - com Cia Cobaia Cênica de Rio do Sul

Em um país sem nome, vazio de casas, escolas, igrejas, bibliotecas e livros, onde o idioma tinha um vocabulário reduzido a termos de trabalho apenas, havia um enorme dragão ignorante que escravizava as pessoas e as obrigava a satisfazerem as suas mais absurdas vontades. Até que um dia, o curioso e valente menino Miguel resolveu enfrentar o monstro com um ‘artefato’ muito poderoso: o conhecimento.

Experimenta Sesc - Sesc Biguaçu

O evento foi elaborado com o foco de divulgar as duas unidades do Sesc no município de Biguaçu, além de oportunizar ao público experimentar e conhecer um pouco mais das modalidades e qualidade de atendimento oferecidos peloa instituição.

Serão montadas tendas, wind banners, áreas de treinamento com atividades desenvolvidas em nossas unidades e também serão disponibilizados jogos para o público.

O evento será realizado na Praça Nereu Ramos no Centro de Biguaçu.

Local: Praça Nereu Ramos, Centro - Biguaçu.
Horário do evento: das 8h às 16h.

Confira mais informações da programação abaixo:

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio (WSPD), comemorado anualmente em 10 de setembro, é organizado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O evento representa um compromisso global para chamar atenção para prevenção do suicídio.

Antiprincesas, com Duas e Só

O Antiprincesas, com Duas e Só é um espetáculo que conta histórias de três importantes e inspiradoras mulheres latino-americanas: Clarice Lispector, Frida Kahlo e Violeta Parra, que já em suas épocas não se encaixavam em estereótipos de gênero. Elas não são princesas, não moram e nem sonham com castelos e não precisam de nenhum homem para serem felizes. Vivem suas vidas da forma como bem entendem e têm um amor em comum: a arte.

Sesc Lab - Oficina de Técnicas de Leitura em Língua inglesa

A Oficina tem o objetivo de trabalhar com ferramentas que auxiliem a entender textos em inglês mais rapidamente e de acordo com o objetivo proposto, por meio do estudo de técnicas de leitura.

Conteúdos: cognatos, pistas tipográficas, identificação da ideia geral do texto (general comprehension) skimming e scanning, inferências.
Temas a serem abordados na oficina:
- Leitura, identificação e interpretação do tópico principal de um texto;
-Estratégias de leitura em inglês;
-Identificação do significado de palavras utilizando-se do contexto;
- Revisão gramatical de acordo com a necessidade da turma;
- Identificação de falsos cognatos.

“Figo”, da ENTRE-teatroperformativo

SINOPSE:

O espetáculo conta a história de um rapaz que, em conversa com amigos, lembra de situações e amores vividos: uma noite inesquecível no Chile; o sabor do vinho; o carnaval; um samba bonito; um corpo, que por acaso era de homem, gostando de outro corpo, que por acaso era de homem também; fogos de artifício; as plêiades... Com a riqueza de cada detalhe as histórias se intensificam e questões sobre amor e preconceito são levantadas.

 

Ficha Técnica

Texto: um conto de Caio Fernando Abreu, e textos de Gregory Haertel e Rafael Koehler

Direção Pépe Sedrez

Atuação Rafael Koehler

Sonoplastia Joanna Oliari

Figurinos Lú May

Fotos Léo Kufner e Joanna Oliari

Arte Gráfica Léo Kufner

Produção Geral ENTRE-teatroperformativo

Apoio: Carona Escola de Teatro


 

Redes de Teatro Sesc: Show Re-Conectar com Jesus Luma

Natural de São Luís do Maranhão, e radicado em Joinville SC,  Jesus Lumma é MultiArtista nordestine, não binárie trazendo balanço no destino pro sul do Brasil. Com sangue latino e mistura ascendência, indígena, italiana,  japonesa, alemã e quilombola. Numa mistura de etnias e culturas vindas de uma família circense, Lumma usa suas músicas e letras como convite à união dos diferentes e aborda temas como Amor, Aceitação, Humanidade e Afeto.

A mistura presente no sangue também reflete no show com variados ritmos como Pop, Samba, Reggae, Rock, Funk e Rap e vem juntando gente de todas as tribos das MPB numa só intenção: A união e o Respeito às multiplicidades humanas.

Atualmente em fim de maio de 2022, teve a sua música "E EU”, exibida na novela das 19hs da Rede Globo Quanto mais vida, melhor! A música tbm tocou no capítulo final da novela e foi cantada por todo elenco como trilha de fechamento do capítulo e por atores tais como, Mateus Solano, Giovanna Antonelli, Vladimir Brichta e Júlia Lemmertz, entre outros. 

Aparador Ao Vivo, com Joana Castanheira

"Aparador de Saudades Que Ainda Não Existiram Ou Porta-Retratos” é um álbum sensível e dramatúrgico que mistura canções com textos poéticos. Este trabalho, que ganhou um filme e também um álbum audiovisual da performance ao vivo, é apresentado, em show, com a força da mistura entre a música e o teatro. Em um cenário nostálgico e até um pouco retrô, o espetáculo questiona os amores, os desamores, os desafios da solidão e, sobretudo, aborda um tema que nunca sai de moda: o amor romântico.

Sesc Musical: O arco musical

No dia 15 de Setembro o Sesc Palhoça realiza a abertura do Sesc Musical no CEU - Centro de Cultura Palhoça.

O evento, que é aberto ao público, recebe o grupo de Capoeira da ACCAES - Associação Cultural Capoeira na escola, com a apresentação "O Arco Musical".

O arco musical é um dos instrumentos mais antigos do mundo. Em seus primórdios, não era associado à Capoeira, pelo fato de que ela é uma criação muito mais recente. Hoje, porém, o berimbau é um símbolo indissociável da Capoeira. Seus toques, além de trazerem muitas informações históricas sobre a diáspora da escravidão, conduzem os jogadores e compõem o ideário que fez com que a Capoeira fosse reconhecida como um patrimônio imaterial da humanidade.

Nascida no território brasileiro, a Capoeira faz parte de todas as relações sociais dos africanos que desembarcaram dos navios negreiros, de crioulos - filhos de africanos nascidos aqui - e de seus descendentes.

Essa fala anterior encontra suporte na historiografia que descreve a presença dos capoeiristas nas defesas dos terreiros de candomblé; nas insurreições escravas, com ênfase nos quilombos espalhados pelo país; na criação das primeiras escolas de samba, em que os protetores dos estandartes eram os capoeiristas com suas navalhas, num primórdio dos mestres-sala; como parte de guarda imperial e, por outro lado, compondo também o movimento abolicionista, ladeadas por outras inserções.

Entranhada nessa diáspora, a Capoeira chega às recentes décadas como componente na ressignificação do Movimento Negro e na transformação das políticas educacionais até ser reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade, em 2014, pela Unesco.


Roda de Conversa: Direitos da Pessoa com Deficiência

Em alusão à campanha Setembro Verde, voltada à conscientização acerca da importância da acessibilidade e inclusão social para todas as pessoas com algum nível de deficiência, o Sesc Criciúma realiza a Roda de Conversa "Direitos da Pessoa com Deficiência” que tem por objetivo conscientizar e estimular a reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência, bem como, partilhar vivências de representantes de entidades que promovem a inclusão.

Rede Sesc de Galerias: vida fotogênica - Sesc Itajaí

Uma vida fotogênica: quando eventos são organizados ao redor do momento da fotografia e nossos gostos observam a tendência corrente e curtível; quando procuramos viver de maneira similar a roteiros internalizados de filmes de gênero, ou quando nossas frustrações tem como causa a vida não ser parecida com a arte e cultura de massa; quando momentos privados como o do luto viralizam; quando o medo da vigilância pelo Estado é sublimado pelo desejo de ser visto e o perigo do vazamento de dados pessoais pelo Mercado é superado pelo ato voluntário de publicizar nossas informações.

Há poesia no fazer da fotografia, mas também há violência no disparar, capturar e expor do ato fotográfico. E é a partir desta sensibilização que o Sesc Itajaí te convida para fotografar essas fotos.

Artistas:
Cabreu
Djuly Gava
Denis Zubieta
Djonathan Freitas
Rosi Costah

Sesc Lab: Introdução à História da arte

O estudo da História da Arte começa há mais de 30 mil anos e vem acompanhando as transformações da humanidade, passando por inúmeras civilizações, movimentos e estilos artísticos, até chegar aos dias de hoje. Partindo da pré-história até o período contemporâneo, o curso apresenta uma análise das expressões artísticas em ordem cronológica e dinâmica, unindo a dimensão artística com a dimensão social e cultural de cada período estudado. Além da compreensão do contexto histórico, é preciso desenvolver uma forma mais plural de olhar as manifestações artísticas.

O Sesc Lab: Introdução à História da Arte é uma oficina que foi pensada para todos os amantes das artes, que se interessam por história, arte e que desejam ampliar seus conhecimentos, olhares e experiências. Pessoas que amam viajar e visitar museus. Não é necessário conhecimento prévio.

Evento presencial, vagas limitadas!


 

Primeiro Baile Gaúcho Sesc Criciúma

Em comemoração ao Dia do Gaúcho e em homenagem a toda comunidade gaúcha estabelecida em Criciúma e região, o Sesc Criciúma realiza um encontro/baile para comemorar a cultura e refletir sobre a história dos nossos vizinhos gaúchos.

DIA DO GAÚCHO
O dia 20 de setembro, conhecido como o Dia do gaúcho, é feriado no estado do Rio Grande do Sul. A data recorda o início a Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, em 20 de setembro de 1835.
Para o Brasil, marca a revolta civil mais longa da sua história. Durante 10 anos - conhecido como o Decênio Heróico (1835-1845) - a revolta teve como cenário o Rio Grande do Sul, sendo por isso a data mais importante do calendário desse estado.
Assim, O Dia do Gaúcho consiste numa homenagem a um dos episódios históricos mais importantes para a comunidade gaúcha.
A data ganhou maior destaque e comemoração a partir do momento em que foi decretado feriado no Rio Grande do Sul, de acordo com o Decreto estadual nº 36.180, de 18 de setembro de 1995.

O QUE FOI A REVOLUÇÃO FARROUPILHA?
A Revolução Farroupilha foi uma revolta regional contra o Governo Imperial do Brasil, na qual os revoltosos queriam se separar do Império do Brasil. Recebeu este nome por conta dos farrapos que seus participantes vestiam. Após ser feito um acordo de paz entre as partes envolvidas, a revolução chegou ao fim em 1º de maio de 1845.
Semana Farroupilha
O Dia do Gaúcho está incluído na Semana Farroupilha, uma celebração da cultura e das tradições gaúchas. A Semana ocorre todos os anos entre 13 e 20 de setembro, e é a maior festa popular do estado do Rio Grande do Sul.
Tradicionalmente, durante o evento, são organizadas festas nos CTG’s (Centros de Tradição Gaúcha) que ressaltam os costumes típicos deste povo, como a culinária, vestimentas, danças e apresentações musicais. Esse é o momento de exaltar a história e, através de palestras e espetáculos, relembrar o que aconteceu no Decênio Heróico (1835-1845).

Fonte: calendarr.com/Brasil/dia-do-gaucho  

Sesc Lab - Oficina de Artesanato: Trama com resíduo têxtil

A oficina oportuniza ao participante aprender a trama (técnica de crochê)  de forma sustentável através do aproveitamento de resíduo têxtil da região. 

 
Oportuniza um ambiente diferente com foco no trabalho manual para desenvolver e tramar um cesto para usarmos de suporte para planta, e ou cesto organizador.

Ministrante:

Monica Alarcon 

Artesã e instrutora de atividades com público idoso.
Desenvolve possibilidades através do resíduo já existente, organiza oficinas de materiais sustentáveis para escolas empresas ensinando a ressignificar.
Ponto forte do seu trabalho é a adaptação ao que já está disponível, buscando retirar todo o potencial de resíduos industriais obsoletos. 
Trabalha também com Design de produtos sustentável feitos de resíduos.

Sesc Musical: Show "A Menina, a Mulher e a Anciã"

A compositora e cantora catarinense Ana Paula da Silva estreia o show A Menina, a Mulher e a Anciã com sua filha Clara da Silva. 

Com uma sonoridade intimista as artistas apresentam suas composições, atuam com voz, violão e percussão customizando obras da cultura popular envolvidas em seu próprio viver. 
A nascente do show honra as fases do feminino, passeia pelos três momentos em verso, canto e criação.

Sesc Musical: Show Vivências com Gabriel Rosa

O Sesc Palhoça recebe o projeto Sesc Musical, com a apresentação do show "Vivências'', do artista catarinense Gabriel Rosa.

"Vivências” traz um repertório totalmente autoral do artista, mesclando ritmos e movimentos da cultura popular afro-brasileira. Neste show, Gabriel Rosa retrata um pouco de sua trajetória e das histórias que escuta e consegue transmitir através da música.

Cantor, compositor, ator e dançarino, Gabriel está sempre buscando resgatar sua ancestralidade através da arte.


Patrimônio em Debate

Patrimônio em Debate é um evento do Museu de Florianópolis em homenagem ao dia do patrimônio cultural, comemorado no dia 22 de agosto.

 

Oficina de Mechas

A oficina propõe o conhecimento de técnicas de mechas para cabelos,contribuindo para a capacitação de profissionais para o mercado de trabalho.

Oficina Morena Iluminada

A oficina propõe o conhecimento de técnicas de iluminação para cabelos,permite ao aprendiz capacitar-se profissionalmente.

Sesc Musical: Re-conectar Com Jesus Lumma

Em (Re)Conectar Lumma se apropria da força da arte para lutar por uma sociedade consciente dos impactos de suas ações sobre planeta. 

Afim de contribuir com sensibilização das pessoas em relação às emergências climáticas, o álbum reúne composições que criam pontes para percebermos nossos elos com a natureza. As músicas de poesia profunda e melodia dançante, apresentam com afeto e bom humor a co-dependência entre humano/natureza. 

Lumma, nos convida a nos perceber como parte de um sistema vivo e plural, forte e vulnerável, tão como nós, humanos. Sendo fruto desse meio cujo o impulso natural é trabalhar em conjunto em prol da manutenção da vida, Lumma usa sua arte para esse fim.

Sesc Musical: Meu canto é minha própria asa com Ana Paula Silva

 Sesc Musical: Meu canto é minha própria asa com Ana Paula Silva (São José/SC).

Desde os seus primeiros discos Ana Paula da Silva atua com composições e como violonista, porém somente agora mais madura, e em decorrer da experiência vivida no inicio da carreira, atuando com voz e violão, durante o processo da pandemia, através dos lives e novas formas de estar criando, dedicou-se a sonoridade intimista e voltou a visitar o formato "Voz e Violão”. 

A artista criou arranjos, músicas, sonoridades vivas, fortes, leves, rítmicas, que quando executadas demonstram um Brasil profundo e que passeia com orgulho no seu manancial que é a cultura popular, a música daqui e de dentro. 

Ana Paula da Silva, é conhecida justamente em suas entrevistas e trabalho artístico, por ser uma Operária da Arte, uma empreendedora desde o seu primeiro álbum que iniciou em 2003. Uma artista que nasceu em Joinville, atua desde sempre na música independente no Brasil e no mundo, realizou a produção executiva e musical de todo o seu trabalho artístico, participou de sonoridades e projetos musicais diversos, premiados no exterior e no país, atuando com inúmeros instrumentistas nacionais e internacionais.

Ana Paula da Silva é compositora, instrumentista e cantora brasileira. Com 25 anos de carreira, lançou seis álbuns até o momento, um DVD e um Songbook. Seu trabalho musical resultou em alguns prêmios recebidos nos últimos anos: Melhor Cantora 2015 - Santa Catarina, Melhor Cantora Regional 2017 Prêmio da Música Brasileira/Ano Ney Matogrosso - Rio de Janeiro e como Artista no Prêmio Grão de Música - São Paulo. Ana Paula da Silva além de realizar o trabalho artístico atua como diretora musical de trabalhos autorais e com produção artística. Seu mais recente projeto é como pesquisadora-compositora. É mestra pela Universidade Estadual de Santa Catarina na área de Processos Criativos.

 

Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .