Pensamento Giratório: Estudo de aproximação com o Coletivo Instrumento de Ver (DF)

16 anos

Estudos de Aproximação traz à luz questões para a reflexão sobre o distanciamento imposto pela pandemia, as aproximações que se fazem necessárias, os desafios e adaptações aos meios tecnológicos e digitais, bem como a bolha social criada para sobreviver ao flagelo atual. Além disso, sugerimos um debate com outros artistas sobre o processo de criação e a adaptabilidade das artes vivas ao meio digital, e como o grupo/coletivo foi afetado por este momento.

Evento on-line (via Teams)

Inscrição aqui 

Pensamento Giratório: Teatro para a primeira infância e o conceito de Protagonismo Infantil com Eranos Círculo de Arte (SC)

16 anos

A partir do conceito de Protagonismo da criança defendido pelo Eranos Círculo de Arte em suas produções teatrais, pretende-se refletir o teatro como um espaço relacional capaz de contribuir para ampliar as percepções sensoriais, críticas e poéticas da criança unindo fatores estéticos, poéticos e dramatúrgicos. 

Evento on-line (via Teams)

Baú de Histórias: "Aranduá", com Cia Artística Guita

Livre

Lá, no inicio era apenas trevas e água...
A história da criação contada através da cosmovisão Guarani. A dramaturgia revela-se a partir dos elementos que compõe o cotidiano Guarani. Tudo, objetos, roupas, instrumentos, adornos, animais e natureza, têm uma história e um porque, nada está fora do seu lugar de poder dentro da cultura. Embarque no som do tambor sinta o chamado da natureza.
Depois de sonhar com um beija-flor sagrado, Djatchuká sai em busca de uma terra não muito longe, lá ela encontra a tchejaryi (anciã), que nos conta as histórias ao redor do fogo e aponta os caminhos de Arandua, a sabedoria ancestral. Reviver as histórias é uma das práticas do nhandereko, o sistema de vida Guarani, que renova e fortalece a cultura através de gerações.


A Cia. Artística Guita é composta pelos artistas Guilherme Freitas e Tainá Orsi graduados em Artes Cênicas pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) foi fundada em 2012, quando ainda se chamava Tribo Pachorra. Inicialmente o grupo era sediado na cidade de Florianópolis/SC, após mudanças e a saída de alguns integrantes, resolvemos ressignifcar e mudar o nome para Cia. Artística Guita. Em 2011 conhece a aldeia Guarani Yynn Moroti Wherá e da início a pesquisa das histórias orais. Em 2013 realizou turnê com o Grupo Vivarte (Acre) e desde então pesquisa o Teatro de Floresta que busca encontrar nos povos da floresta; indígenas, ribeirinhos, camponeses, uma linguagem onde o ambiente da floresta e as diferentes culturas possam permear nos trabalhos, bem como levar o teatro também para dentro do meio rural. Ao longo de sua trajetória, apresentou em festivais de teatro, participou de eventos e realizou apresentações em contextos diversos; Bonencontro, 2° Animaneco, 3° Colóquio Fita Floripa, Baú de histórias.
Temos como foco de pesquisa o Teatro de Animação e as histórias orais dos povos originários, principalmente do povo Guarani. Atualmente esta sediada na cidade de Biguaçu/SC.

Direção: Rafaela Herran.
Direção de bonecos: Guilherme Freitas.
Direção de cena: Guilherme Peixoto.
Atores/animadores: Guilherme Freitas e Tainá Orsi.
Cenografia: Guilherme Freitas.
Dramaturgia: Cia Artística Guita, Daniel Timóteo Kuaray, Santiago Oliveira Kuaray Tchondaro, Adailton Moreira Karay mirim.
Figurinista: Daniela Antunes.
Confecção de bonecos: Guilherme Freitas e Gabriela Céspedes.
Operação de luz e som: Guilherme Peixoto.

Crianças e jovens acima de 7 anos

Baú de Histórias: "Sob a Lua Cigana", com Consonante Duo

14 anos

O espetáculo "Sob a Lua Cigana” é formado por diversos contos tradicionais dos povos ciganos de diferentes partes do mundo, com poemas e música. No elenco estão a narradora Lieza Neves e o percussionista Márcio Bicaco, que formam o Consonante Duo. O roteiro traz simbolicamente referências aos quatro elementos da
natureza e às quatro fases da lua, além de movimentos das danças ciganas. O trabalho foi elaborado a partir de pesquisas em materiais acadêmicos e obras de literatura e música.

Formado em 2017, o Consonante Duo fez sua estreia com o espetáculo "Desata: Nós”, formado por poemas de autores de língua portuguesa. Sua proposta é a experimentação da sonoridade da voz e dos instrumentos percussivos de forma harmônica, em que uma conduza a emoção do público para a outra, em que as possibilidades dessa fusão proponham formatos inusitados. Em 2018 montou o repertório infantil "Sarau para crianças mal comportadas” que integrou a programação de diversos eventos literários e festivais.

Em 2019, em parceria com o duo A Corda em Si, realizou a montagem do espetáculo "Nove”, com lendas das ilhas dos Açores. No final deste ano, montou o infantil "Som da História” com narração de contos e sonoplastia feitas ao vivo com plateia e publicação das faixas em formato podcast, no Spotify e YouTube.
Em 2020 realizou a live do espetáculo "Desata: nós” pelo edital SC Cultura em Sua Casa da Fundação Catarinense de Cultura. Também produziu o vídeo-poema "Pequenos Estranhos” para compor a programação da Maratona Virtual de Florianópolis. No ano de 2021 criou e realizou a websérie "Sob a Lua Cigana” por meio de projeto aprovado no edital de Apoio às Culturas de Florianópolis. O roteiro foi adaptado para o formato presencial, e estreou em fevereiro de 2022.



Rede Sesc de Galerias: Exposição Faces improviso da existência

Livre

Faces: improviso da existência.

A exposição foi organizada com olhar voltado para alguns desejos da subjetividade do Ser e suas percepções relacionais em tempo de reclusão e de movimento de retomada de vivência social.

Faces: improviso da existência é um convite a olhar com afeto a dinâmica do ser contemporâneo e suas demandas sociais de performance e de significado, de modo a contemplar elementos proeminentes da existência do Ser e da memória coletiva.

O lugar se revela na pintura de Sionara Carteri Astolf intitulada FUTURO; atemporal na sua existência, onde se imagina um lugar no tempo, característica potente da pintura de representação, que desloca o expectador da sua condição de observador para um agente em movimento na paisagem, espaço/tempo.

No trabalho de Linda Poll habitam perguntas sobre a psique que se revelam oportunidade de ler os "modos de sentir o mundo” e de um modo conceitual e particular de expressar faces do estado humano seja pela cor, forma e montagem de seu trabalho.

Bem como a narrativa e a mentalidade revelada através de bordados e palavra tomada de Rita Baratieri onde ele é elaborado como uma captura antropológica da convivência com bordadeiras que usam do bordado como linguagem, forma de expressar seus pensamentos.

No trabalho de TISSIER temos um cortejo popular como das festas de culturais, de alegorias, onde objeto achado é descoberto por um significado onde (cada objeto), que, coletivamente pulsa o desejo de fala de algo que vai além da materialidade.

A vivência está mais próxima do improviso como Teatro de comédia Dell’ arte onde situação/performance compõe-se da dinâmica da relação com muito mais intensidade do que do jogo marcado. Faces: improviso da existência; constitui de indicativos do EU social e suas faces apropriadas em seu percurso para existir.

Curadoria

Thiago Martins

Ciclo de Lives: Saúde Ocular em Evidência

Livre

Neste mês de julho, comemoramos o Dia Mundial da Saúde Ocular, celebrado no dia 10/07. A intenção da data é de dar visibilidade e sinalizar a importância dos cuidados com os olhos.

Ações de caráter preventivo, informativo e de diagnóstico de doenças oculares são o foco deste mês. O Ciclo de Lives: Saúde em Evidência, promovido pelo Sesc-SC, em parceria com a Associação Catarinense de Oftalmologia (SCO), soma esforços nas mobilizações.

A data é ainda a oportunidade para chamar a atenção de todos para os desafios de acesso à saúde ocular. Estudos recentes mostram que existe uma relação direta entre a privação social econômica e a deficiência visual e o impacto das dificuldades visuais e da cegueira no desenvolvimento econômico e social é expressivo.

A perda visual tem representado consequências adversas para o indivíduo e para a sociedade. No entanto, cerca de 80% dos casos de cegueira mundial são evitáveis, de acordo com organismos internacionais. Cuidados e técnicas básicas podem ser aplicadas, por exemplo, avaliação periódica o quanto as pessoas enxergam (acuidade visual) seria possível reduzir a cegueira evitável e, consequentemente, diminuir também os custos sociais e econômicos a ela associados.

Atualmente, a área de Educação em Saúde, desenvolve o projeto Ver com Saúde que busca contribuir para a promoção da saúde ocular e a prevenção de problemas oculares no cenário escolar. Nas ações do projeto destinados as crianças e jovens, são realizadas: triagens de acuidade visual, encaminhamento para consultas oftalmológicas, doações de óculos, além de promover durante o ano ações educativas com os educadores, escolares e familiares.

Ciclo de Lives: Saúde Ocular em Evidência

Serão realizadas durante os dias 26 a 29 de junho, às 17:30h bate – papo com diversos especialistas, com temas pertinentes aos cuidados com olhos.

26/07 - Oftalmologia pediátrica;
27/07 – Doenças oculares comuns e relação com DCNT;
28/07 – Saúde ocular pós-pandemia;
29/07 – Prevenção, estética e saúde dos olhos.

Mostra Sesc de Cinema: "Baile" e "O Bem Virá"

14 anos

A quarta edição da Mostra Sesc de Cinema mantém seu princípio fundamental de promover a difusão de obras cinematográficas que têm acesso cada vez mais restrito ao mercado exibidor brasileiro. Com representantes das cinco regiões do país, a mostra procura ampliar o acesso da população a uma filmografia que expresse e represente a pluralidade cultural. Ao vivenciar a mostra em sua diversidade de temas, sotaques, cores, territórios, entre o encontro e o isolamento, temos a possibilidade de mergulhar em temas emergentes intensificados.


Programação do Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha.

Baile 
De Cíntia Domit Bittar. Brasil, 2019. Ficção. 18 min. Classificação indicativa: Livre. Dublado. 
Sinopse: Há dias que nos amadurecem mais. Andréa tem só 10 anos e talvez ainda não perceba que seu dia foi assim.

O BEM VIRÁ 
De Uilma Queiroz. Brasil, 2020. Documentário. 79 min. Classificação indicativa: 14 anos. Dublado. 
Sinopse: Treze mulheres, treze ventres, treze esperanças, uma foto. E uma busca pelas mulheres que, em 1983, em uma seca no sertão do Pajeú pernambucano, lutaram pelo direito à sobrevivência, num contexto em que ser mulher era se limitar à função de administrar a miséria.

Oficina Aromaterapia

Não se aplica

A Aromaterapia é uma terapia holística que proporciona sensação de bem-estar, tanto físico quanto emocional (problemas físicos, como doenças, ou psicológicos e emocionais, como ansiedade, insônia e depressão), com a utilização de óleos essenciais. Pode ser utilizada todas as vezes que a pessoa sentir necessidade de buscar algum tipo de efeito terapêutico para sua vida. Cada um oferece uma propriedade diferente e faz sentir várias sensações. Aromaterapia mostra que há ligações entre o olfato e os sentimentos. Ao inalar os aromas, os canais olfativos mandam a mensagem diretamente para o sistema límbico, a parte do sistema nervoso que é responsável pelas emoções. Depois disso, o cérebro reage às propriedades aromáticas, modificando o humor ou o estado de espírito de alguém.

Oficina Shiatsu

Com uma vida cheia de compromissos, os momentos de cuidar de si mesmo, relaxar e sentir-se feliz são imprescindíveis. Essa é a proposta do Shiatsu, uma massagem oriental diferente de tudo o que você já experimentou.

Ao contrário de outras massagens, que focam na resolução de um problema específico, o Shiatsu irá tratar você por inteiro, considerando o seu estilo de vida e os problemas que isso acarreta para o seu corpo e para sua mente.


O Shiatsu significa "pressão com os dedos” e faz parte da medicina tradicional chinesa, na qual se acredita que todos os problemas são causados por desequilíbrios nos canais energéticos do ser humano. A partir da pressão, o terapeuta estimula os pontos, reequilibrando a energia.

 

Troca Troca Literário

Livre

Participe do Troca Troca de livros, um projeto da Biblioteca que visa estimular a leitura, o compartilhamento e ampliação do repertório literário.

Para participar, basta trazer um livro ou mais livros em bom estado e trocá-los por outros. Não há limite para a quantidade de livros, apenas que seja títulos de literatura.


Traga seu livro e participe desse evento que promove a difusão da leitura para o público do Sesc.



Oficina de Liberação Miofascial

liberação miofascial consiste em uma técnica preventiva de lesões e alívio de dores musculares, que aplica pressão em alguns pontos do corpo a fim de liberar a fáscia (tecido fibroso que recobre os músculos do corpo) do músculo. A aplicação da liberação miofascial pode ser feita de maneira manual, com a manipulação de tecidos por meio de deslizamento, apoios e pressões. O profissional pode usar um rolo, bastões, soqueiras, ventosas entre outras para fazer essa liberação, dosando intensidade e pressão exercidas.

Clube de Leitura: Livro: Pomar de Palavras

Livre

"Apresentar às crianças o pomar da língua, para que nele colham livremente os frutos poéticos...”. O livro Pomar de Palavras trás saborosos frutos que dialogam com os interlocutores, frutos de poemas, de palavras e conceitos que auxiliam na imersão do mundo literário e da poesia.

O clube de leitura tem 15 vagas (nº de livros para leitura). As 15 primeiras vagas asseguram a participação no clube e, as demais entram em lista de espera.

Para se inscrever no clube de leitura e pegar o livro para leitura prévia, envie e-mail para chapeco@sesc-sc.com.br ou ligue: (49) 3319-9139 e informe:

Nome:

Data de nascimento:

Telefone:

E-mail:

Livro do clube:

Apresentação musical Ao Pé do Ouvido, com LILIAN

Livre

LILIAN faz canção brasileira, suas letras fortes nos levam por um caminho poético à reflexão. Falam sobre amor próprio, autoconhecimento, espiritualidade e feminismo. Sua interpretação é profunda e madura, sem perder a doçura de sua voz.

Oficina Família em movimento com Fernanda Honorata

Livre

Oficina "Família em movimento”, com Fernanda Honorata (Joinville/SC) 


Sinopse: A relação entre pais e filhos é um laço que se nutre de cumplicidade e afeto, e pode ser fortalecida através da dança. A Oficina propõe a interação dos pais, mães e/ou responsáveis com seus filhos e filhas, é um convite ao conhecimento mútuo, através do contato com diferentes estilos de dança, que vão dos ritmos clássicos aos populares. Convidamos os pais, mães e/ou responsáveis para tirar um tempinho e dançar com seus pequenos. 


Ação promovida pelo Sesc Joinville e Festival Conecta (Instituto Festival de Dança de Joinville) 


Sobre a Fernanda Honorata: Bailarina e professora de dança, licenciada em Educação Física pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE e formada como bailarina clássica pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Atualmente leciona ballet, jazz e dança de salão no Sesc Joinville, para turmas que variam dos 3 anos aos 60+. 


Classificação indicativa: Adultos com crianças de 6 a 11 anos.


Inscreva-se em: https://festivaldedancadejoinville.com.br/festival-conecta/

O bailar da falta: o desvelamento do real na dança de Pina Bausch

16 anos

Arte, Cultura e Psicanálise apresenta:

"Psicanálise (En)cena – Aproximações com a Arte do Movimento”. 

Tema: O BAILAR DA FALTA: O DESVELAMENTO DO REAL NA DANÇA DE PINA BAUSCH, com Greta Fernandes Moreira. 
Mediação: Liliana Alves. 

Sinopse: Aproximações com a arte do movimento trará ao Festival de Dança de Joinville conversas com o público sobre a coreógrafa Pina Bausch, sua vida, seu processo criativo, tentando ainda entender quais os sentimentos provocados no espectador da sua dança, utilizando-se, para tanto, do diálogo com a Psicanálise freudiana e lacaniana.

Ação promovida pelo Sesc Joinville, Festival Conecta (Instituto Festival de Dança de Joinville) e o Das Unbewusste - Estudos em Psicanálise. 

Sobre a Greta Fernandes Moreira: Psicóloga, Psicanalista e Bailarina. Doutora pelo programa de Pósgraduação em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida no Rio de Janeiro, com a pesquisa: Do Ballet Clássico ao Contemporâneo: O Sujeito da Psicanálise Como Espectador do Bailar da Falta. Participou da Formação Clínica do Fórum do Campo Lacaniano do Rio de Janeiro entre 2015 e 2017. 

Inscreva-se em: https://festivaldedancadejoinville.com.br/festival-conecta/

"A Dita"

10 anos

Linha da vida, fio da memória, traço de esperança, risco. Quantas palavras serão escritas para que se escute o silêncio? Qual a bagagem necessária para criar-se um ponto de vista? De passagem por nosso mundo tão excêntrico, Ela precisa zelar para que cada ser fie seu próprio destino.


O espetáculo da Cia de La Curva, A Dita, tem como material criativo *o humano*, com suas peculiaridades e desatinos. Muitas histórias, que se entrelaçam e criam interferências umas nas outras, desvendam pouco a pouco o porque de estarmos ali para dar voz a esse conto. Cada ouvinte criará seu laço com aquilo que se identifica. Não há verdade absoluta, mas muito é dito.
Espiando as histórias vividas pelos moradores da *Quadra Excêntrica* entramos em contato com temáticas ora divertidas, ora comoventes: a persistência, o amor, o medo, a disputa e a violência/abuso.
Quando pronuncio a palavra silêncio, eu o destruo.

CIRCUITO BAIXO AO LADO

Livre

CIRCUITO BAIXO AO LADO tem o contrabaixo como protagonista, Rafael Calegari sobe ao palco ao lado dos grandiosos Luiz Gustavo Zago (piano) e Sérgio Coelho (trombone).

Mostra Arte de Periferia

Livre

A Mostra Arte de Periferia se constitui por uma gravação em audiovisual, viabilizada por equipe contratada pelo Sesc para este fim, que apresentará as produções artístico-culturais, nas áreas de artes cênicas e música, desenvolvidas por Instituições Sociais cadastradas no Programa Sesc Mesa Brasil São José e Joinville, e Sesc Comunidade em Palhoça, São José e Joinville.



 

Baú de Histórias: Historinhas com Bonecos de Pano com Maria Fernandes

Livre

NEGRINHO DO PASTOREIO, A SERPENTE DO TANQUE, SÃO JOÃO MARIA

Junto da Contadora, no pequeno cenário de pano, ambientado na paisagem e no regionalismo serrano, vão surgindo bonecos de pano.

Um cenário fofo, feito com criatividade para amenizar a crueldade. E contar estas histórias para crianças de qualquer idade. O Negrinho do Pastoreio - Um pequeno escravo e as maldades de um coronel muito brabo. As Lendas de João Maria – Que trazia cura e alegria. A Serpente do Tanque – História de fim do mundo e um bebê no lago profundo. Contada com susto, surpresa, emoção e riso. Contada de forma rimada e a participação da meninada. A Contação de "Historinhas com Bonecos de Pano” tem hora marcada.

Texto e direção: Maria Fernandes

Classificação etária: Livre

Projeto Oxigênio- Festival Território Infâncias

Livre

De 5 a 10 de julho Blumenau realiza o projeto Oxigênio com o Festival Território Infâncias.

O evento, voltado às infâncias, tem uma programação recheada de atrações como espetáculos, oficinas, mediações e outras linguagens híbridas de arte que acontecerão em diversos espaços da cidade. 

A participação do público escolar é feita mediante agendamento no e-mail desiree.6941@sesc-sc.com.br

Sesc Musical: Show "Abraço" com Doces Profanos

Livre

Doces Profanos é um trio catarinense, formado em 2015, que investiga a sonoridade da música brasileira, misturando elementos de várias vertentes e estilos, passando pelo rock, samba, maracatu, xote, baião, entre outros. Tudo com uma roupagem original e um toque de psicodelia. 
Desde sua fundação, o grupo já realizou inúmeros espetáculos e apresentações em festivais, auditórios e casas de shows, apresentando uma nova roupagem para clássicos da MPB, bem como canções autorais e inéditas. 

Sobre o show: O mundo se recupera de um grande abalo, e todos buscamos forças para superar a dor resultante desses tempos tempestuosos. Em meio a esse caos, o espetáculo Abraço propõe unir nossos corações aflitos numa grande aglomeração de afeto e nos envolver num potente abraço de esperança, para não esquecermos que, mesmo que haja distância e isolamento, ainda somos um coletivo e, juntos, temos força para potencializar a possibilidade da vida trazer alegrias que, de tão grandes, serão impossíveis de se descrever em palavras ou canções. 

Laíne Train - vocal, violão e percussão
Fábio Beckert - vocal, violão e percussão
Rodrigo Tranquilo - piano, teclados e flauta

Classificação: Livre



Museu de Florianópolis na Feira de Cascaes

Livre

A Feira de Cascaes foi criada em 2021 pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, e, desde então, o Museu de Florianópolis vem participando como parceiro do evento.  

Com o objetivo de movimentar o Centro Histórico da cidade aos domingos, a Feira de Cascaes já entrou para o calendário cultural de Florianópolis. 

Na programação do evento, realizado em torno da Praça XV, há tendas de artesanato, área gastronômica, espaço kids com brinquedos infláveis, e diversas atrações culturais, dentre elas as que são oferecidas no Museu de Florianópolis.  Confira a programação do Museu, traga a sua família e venha se divertir conosco!

Confira ao lado a programação.

Exposição "Amor à distância", de Motta

Livre

Rede Sesc de Galerias - Exposição "Amor à distância", de Motta (Joinville/SC)

Curadoria: Gleber Pieniz

Sinopse: Amor à distância é uma metáfora visual para o desterro, para o exílio, para a quebra forçada de vínculos com lugares, ideias, pessoas e paixões que nos constituem. O trabalho faz menção à frase Brasil, "ame-o ou deixe-o” e pretende denunciar os resquícios dessa expressão como estratégia desde os anos da ditadura. Junto com o movimento das centenas de aviões de plástico suspensos no espaço expositivo, as cores e o formato da bandeira brasileira somam-se na construção de uma ideia de desarticulação, de ruptura da unidade. Se considerada nas perspectivas de adesão e permanência ou de expulsão e fuga, a instalação propõe leituras e contextualizações para as ações por trás do slogan, para as cisões que ele representa e para a sua atualidade.

Sobre o artista

Filho de entusiastas da arte, Marcelo Motta (Rio de Janeiro/RJ, 1988) sempre foi estimulado a levar adiante as paixões da família: cursou aulas de desenho, de pintura, de ilustração digital e de fotografia, graduou-se como designer gráfico e tomou gosto pelo teatro e pelas artes circenses. Desde 2018 vem alternando o trabalho de design e maquetaria com as artes visuais e, filiando-se à Associação de Artistas Plásticos de Joinville (cidade onde reside e atua), vem participando de exposições coletivas com os resultados de suas pesquisas na gravura, na produção de objetos e nas instalações.

Sesc Lab: Oficina Fotografia de Produtos

18 anos

Você aprenderá a usar técnicas fotográficas de iluminação e posicionamento de produtos em estúdio, produzindo fotos de qualidade para divulgação em vendas pela internet. 


Programa:

• 1º Momento – A melhor maneira de utilizar o equipamento que possui. Ex>: celular, camera. Técnicas fotográficas e dicas para a captura da imagem.

• 2 º Momento – Demonstração prática, envolvendo fundos, iluminação e composição. Para produtos alimentícios dicas específicas. Edição e tratamento de imagem.


Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .