Rede de Teatros Sesc: Show com o Trio Mormaço

Os instrumentos são as tradicionais sanfona, zabumba e triângulo. O ritmo é o mesmo que nasceu no Nordeste em meados da década de 1930, popularizou-se com Luiz Gonzaga nos anos 1950 e se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do país. Mas o forró que o Trio Mormaço leva aos palcos tem uma particularidade: a ginga contagiante vem de Florianópolis e o show é recheado de composições próprias.

O repertório é baseado no primeiro álbum do trio, Vou pro jogo! Lançado no fim de 2021, o trabalho traz oito músicas inéditas e foi gravado ao vivo no teatro do Sesc Gravataí, a partir de um convite que o trio recebeu para participar do projeto Palco Virtual. O álbum está disponível nas principais plataformas de streaming.

Formado por Guinter Vieira (voz e triângulo), Marcelo Besen (sanfona e voz) e Neno Moura (zabumba e voz), o Trio Mormaço vem se dedicando à pesquisa e à composição, procurando contribuir, desde o sul do país, à tradição e à modernidade do forró pé de serra e sua musicalidade cada vez mais universal.

Sesc Lab: Oficina Fotografia de Produtos

Você aprenderá a usar técnicas fotográficas de iluminação e posicionamento de produtos em estúdio, produzindo fotos de qualidade para divulgação em vendas pela internet. 


Programa:

• 1º Momento – A melhor maneira de utilizar o equipamento que possui. Ex>: celular, camera. Técnicas fotográficas e dicas para a captura da imagem.

• 2 º Momento – Demonstração prática, envolvendo fundos, iluminação e composição. Para produtos alimentícios dicas específicas. Edição e tratamento de imagem.


Mostra Sesc de Cinema: "As Rendas de Dinho", "Camylla Bruno" e "Inabitáveis"

Em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ o Sesc Joinville traz três curtas metragens nacionais, que compõe a IV Mostra Sesc de Cinema, cujas discussões permeiam à representações de identidades não-heteronormativas.

Confira a programação:

As Rendas de Dinho

De Adriane Canan. Brasil, 2019. Documentário. 25 min. Classificação indicativa: 14 anos. Dublado.

Sinopse: Dinho queria fazer rendas, mas na pequena vila de pescadores seu futuro só podia estar no mar e na pesca. Então ele decidiu mudar o futuro.


 

Camylla Bruno

De Henrique Saunier e Bruno Maciel. Brasil, 2020. Documentário. 24 min. Classificação indicativa: 14 anos. Dublado.

Sinopse: Masculino e Feminino. Dois universos que podem coexistir em uma só pessoa. Camylla Bruno nos leva para dentro desta fusão de mundos ao acompanhar a história do ator transformista amazonense que divide sua vida entre o restaurante que administra e os palcos onde dá vida à Camylla, seu alter ego. Sua relação com a família, sonhos e decepções com os concursos de beleza e questões existenciais da realidade LGBTQIA+ permeiam todo o filme em um documentário poético que traz destaque para uma entre tantas histórias inspiradoras deste universo.


 

Inabitáveis

De Anderson Bardot. Brasil, 2020. Ficção. 25 min. Classificação indicativa: 14 anos. Dublado.

Sinopse: Uma companhia contemporânea de dança está prestes a estrear Inabitáveis, seu mais novo espetáculo que aborda como tema a homoafetividade negra. Paralelamente aos ensaios, o coreógrafo constrói uma amizade com Pedro, um jovem menino negro que não se identifica como menino.


Após a exibição, haverá uma roda de conversa com convidados ligados ao tema. 


Sobre a Mostra Sesc de Cinema 

A quarta edição da Mostra Sesc de Cinema mantém seu princípio fundamental de promovera difusão de obras cinematográficas que têm acesso cada vez mais restrito ao mercado exibidor brasileiro. Com representantes das cinco regiões do país, a mostra procura ampliar o acesso da população a uma filmografia que expresse e represente a pluralidade cultural. Ao vivenciar a mostra em sua diversidade de temas, sotaques, cores e territórios, temos a possibilidade de mergulhar em temas emergentes intensificados.

Mutirão pela Sustentabilidade

É no mês de junho o marco de mobilização pela sustentabilidade do nosso meio ambiente. Criada pela Organização das Nações Unidas – ONU, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia, em 1972.

A semana do meio ambiente, acontece na primeira semana do mês de junho com a proposta de dar visibilidade à medidas e ações emergenciais e preventivas que corroborem de maneira expressiva no enfrentamento das questões ambientais e de conscientizar a comunidade e gestores sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas.

O Sesc Comunidade ao longo dos anos tem assumido o compromisso de promover práticas em equilíbrio e respeito com o meio ambiente, portanto, não ficará de fora das ações integradas pela sustentabilidade.

Atualmente, o projeto Sesc Comunidade que abarca nove quadras esportivas desempenha um papel de articulador para a criação de novas redes entre os diferentes públicos e atores sociais (parceiros e participantes), dessa forma, contribuindo a cada dia para a disseminação de informações, processos e práticas socioambientais alinhadas a gestão comunitária territorial.

O mutirão pela sustentabilidade que será promovido por estes atores busca potencializar as capacidades e criatividades humanas direcionadas para a valorização de bens comuns e recursos da natureza para gerir relações sociais sustentáveis do meio ambiento, valendo-se de reaproveitamento de materiais reciclados e/ou em desuso.

Oficina de Leitura e Literatura

A Oficina de Leitura e Literatura tem como objetivo a formação docente para promoção e construção do hábito de leitura em sala de aula. O livro, nessa proposta, será visto como um instrumento de transformação, uma ferramenta ao mesmo tempo lúdica e pedagógica. Tendo como pano de fundo um cenário pós-pandêmico, as dificuldades postas e a falta de leitura, e consequentemente, a de escrita, tal oficina funcionará como um norte para o professor que reconhece seu papel dentro na cena narrada. Por meio da compreensão e interpretação de textos e de outras linguagens verbais e não-verbais, o aluno será capaz de desenvolver o seu senso crítico, de estimular a sua criatividade e imaginação, de ampliar o seu vocabulário, de aperfeiçoar a sua produção textual e, enfim, de assimilar os diversos conhecimentos adquiridos em suas experiências dentro e fora da sala de aula. Roteiro Proposto:  Apresentação e uma breve contextualização do atual cenário escolar, no que diz respeito à leitura;  Livro e as possibilidades;  Oficinas criativas: um momento de construção (orelhinhas para livros, tabela divertida de leitura, transformando meu personagem, dentre outras)  Dinâmicas para sala de aula: um novo caminho para a leitura;  Encerramento. 


Ministrada Pela Pós-graduanda em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, Pós-graduada em Inovação na educação e licenciada em Letras - Inglês/ Português pela Universidade do Planalto Catarinense- UNIPLAC, licenciada em Pedagogia pela Unifacvest. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Inglesa, bem como Literatura.

Seminário Palco Giratório

 

O Seminário Palco Giratório integra a programação do projeto em Santa Catarina e propõe a realização de debates temáticos com a participação de grupos selecionados pela curadoria do projeto. O evento será realizado em parceria com a Udesc, através do Ceart e contará com a mediação de professores do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - PPGAC.

Programação gratuita!

20 DE JUNHO - 14H ÀS 16H
Pensamento Giratório: Museu dos Meninos com Mauricio Lima (RJ)
Mediação: Prof. Dra. Adriana Patrícia dos Santos
Conversa entre o artista criador do Museu dos Meninos, Maurício Lima, e convidados e convidadas negros e negras de diferentes Estados brasileiros que desenvolvam ações voltadas para a luta antirracista, debatendo questões relacionadas à negritude com base nas obras Arqueologias do Futuro e Sem título para uma radiocoreografia. Também participam da conversa os colaboradores Nely Coelho, Fabiano Dadado de Freitas e Juracy de Oliveira.
On-line (via Teams)

21 DE JUNHO - 14H ÀS 16H
Pensamento Giratório: (Des)memória e as novas formas de fazer teatro, com Lucas Costa, Yara de Novaes, Italo Travenzoli e Barulhista (MG)
Vamos debater as novas formas de fazer teatro, então, será uma roda de conversa com o assistente de direção Lucas Costa, com a diretora Yara de Novaes, com o programador Italo Travenzoli e o produtor da trilha Barulhista. Nesta roda de conversa cada um irá falar da sua visão de como foi fazer teatro em tempos pandêmicos e em outros tempos e como essa nova forma de fazer vai ficar e qual a sensação para todos deste novo teatro.
On-line (via Teams)

22 DE JUNHO - 14H ÀS 16H
Pensamento Giratório: O teatro digital como documento com a Cia La Vaca (SC)
A versão digital de Homens Pink é um documento performativo que registra o teatro resistindo ao colapso pandêmico, mas que também conecta as memórias dos senhores gays com a recente pandemia, nas analogias com a memória de uma pandemia anterior: a do HIV/AIDS. Esse pensamento giratório debate a performance digital como um documento de resistência para memórias ameaçadas de desaparecimento.
Presencial (Teatro do Sesc Prainha)

23 DE JUNHO - 14H ÀS 16H
Pensamento Giratório: Teatralidades Digitais com Liana Gesteira (Quarta Parede - PE)
Debate temático no formato on-line sobre os espetáculos: Museu dos Meninos - Arqueologias do Futuro e Sem Título Para Uma Radiocoreografia, de Mauricio Lima (RJ); (Des)memória, de Yara de Novaes (MG) e Homens Pink, de Renato Turnes (SC). O debate abordará aspectos temáticos, dramatúrgicos e estéticos dos espetáculos e contará com a mediação de Liana Gesteira (Quarta Parede - PE).
On-line (via Teams)

 

Baú de Histórias: Contos de um Reino Distante, com a Cia. La Luna

O projeto Baú de Histórias introduz no cotidiano de Santa Catarina uma arte popular de origens ancestrais, que tem por objetivo disseminar a cultura da Contação de Histórias pelo estado, incentivando o hábito da leitura em crianças e jovens. No espetáculo Contos de um Reino Distante, da Cia La Luna, o público se envolve com a magia dos antigos menestréis e traz à cena o universo dos contos de fadas, que falam de rainhas, reinos e sábios senhores. Texto livremente adaptado do livro "Adivinha Adivinhão" de Ana Maria Machado.

Rafael Calegari: Baixo ao Lado

No dia 14 de junho, às 19h30, o SESC Ler Tijucas abre as portas para o concerto que integra o CIRCUITO BAIXO AO LADO. Tendo o contrabaixo como protagonista, Rafael Calegari sobe ao palco ao lado dos grandiosos Luiz Gustavo Zago (piano) e Sérgio Coelho (trombone) ☆  

☆ENTRADA FRANCA!☆  

Realização do Programa de Integração e Descentralização da Cultura (IDC), uma iniciativa da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).  

Produção: Idearte Estúdio Criativo (@ideartecriativo)

Apoio:
SESC

Para mais informações: ideartecriativo@gmail.com

Espaço Envolva-se

 

"Unindo pessoas para promover o desenvolvimento sustentável”

O Espaço Envolva-se é um local de compartilhamento fixo nas unidades Sesc, criado coletivamente para promover um ambiente participativo e sustentável, em que a comunidade possa compartilhar e reutilizar itens de uso pessoal e/ou doméstico.

Os itens são compostos por roupas, livros, utensílios domésticos, dentre outras peças e acessórios, que em bom estado, não possui mais utilidade para uma pessoa, porém pode ser útil para outra.

Neste sentido, o Espaço envolva-se, promove um olhar de pertencimento e coletividade do uso do local, contribuindo para a conscientização da cultura do compartilhamento e do reaproveitamento, contribuindo assim, para a conscientização sobre novos hábitos sustentáveis, além de estimular a prática da socialização e da cooperação.

A sustentabilidade e a participação social são ferramentas da mobilização dos diferentes atores sociais.

Acompanhe as ações do projeto na sua cidade!!


Show "Afetos", com Ricardo Ledoux (Joinville/SC)

Sinopse: Em formato intimista (voz e violões) Ricardo Ledoux traz há publico as músicas do CD Afetos seu segundo trabalho solo, porém o primeiro em formato físico. Após mais de um ano de trabalho em estúdio gravando, mixando e masterizando é chegado o momento de mostrar as composições da nova fase do artista. Juntando algumas músicas do trabalho anterior Ledoux revisita canções com mais tempo de existência e as composições de Afetos e outras muito mais recentes como "Há de ser outro dia”. Num misto visceral e íntimo um paralelo antagônico ao que está fora nas ruas da cidade e dentro do ser, e seu convívio mais íntimo e cotidiano o compositor faz sua primeira aparição em 2022. São dentro dessas camadas sociais que o artista vai moldando sua persona criativa. Com um canto mais consciente e um violão mais reflexivo o pássaro resolve voar. Prestigie o show e voe junto com as canções de Ledoux.

Sobre o Artista

Ricardo Ledoux é um músico e artista visual que busca uma sonoridade ímpar criando músicas para sua voz de timbre marcante, seu violão de aço com acordes abertos e harmonias hipnotizantes, e um
violão de nylon detentor de uma ginga brasileira ruidosa. Mescla a música popular, poesia, indie rock e uma pegada underground em seu trabalho musical e também visual. 

 

Duração: 60 min

 

Rede de Teatros Sesc: Show Márcio Pazin

O Cantor e compositor Márcio Pazin, que tem 7 discos lançados, ganhador de diversos festivais de música e com várias trilhas sonoras em filmes, traz seu novo repertório em voz e violão para seu show no projeto Rede de Teatros Sesc. Com músicas inéditas e autorais, o cantor vai mesclando o som da clássica MPB com a MPB contemporânea. 

Rede de Teatros Sesc: Show "Arrebentação" com Amanda Cadore

"Arrebentação" é o novo EP de 5 músicas inéditas compostas por Amanda Cadore, executado através do Prêmio Elisabete Anderle de Cultura 2021. Com o conceito "o mar como resposta", esse EP será lançado no segundo semestre do ano de 2022, e trará uma nova identidade, não somente sonora, mas múltipla de linguagens artísticas, onde Amanda atravessa as energias do oceano, metamorfizando canções, peças visuais e um novo estilo de vida que se configura desde o período de isolamento social. 


Para a Rede de Teatros Sesc, Amanda oferece um show exclusivo, compilando suas obras já lançadas com o que o novo EP "Arrebentação" promete oferecer, num formato intimista e experimental. "As minhas composições são um pedaço de mim, das minhas vivências e visão do mundo. É o que transborda do meu peito sem estrada, sem receio, sem arranjo e sem coordenação”.

Rede de Teatros Sesc: "Everline na Escuta!" (Joinville/SC)

 

A Palhaça Everline Flore é uma Agente de Polícia dedicada que passa dias e noites, neste ambiente um tanto peculiar, uma Delegacia de Polícia, na tentativa de acertar e cumprir aquilo que acredita ser seu papel. Solitária, constrói um universo um tanto particular, onde busca se encaixar em meio ao caos que a cerca. Até que um desaparecimento, e sua convocação a investigar, abala tudo aquilo que ela acreditava como certo.


Ficha Técnica

Atriz/Palhaça: Bia Alvarez - Palhaça Everline Flore

Direção: Andréa Macera - Teatro da Mafalda/SP

Roteiro: Andréa Macera

Argumento e texto: Bia Alvarez

Concepção de luz: Lucas Alvarez

Direção de arte: Muriel Szym

Confecção de cenário e adereços: Ambar Artes

Assessoria para concepção de figurino: Nara de Menezes

Trilha sonora original: Fábio Cabelo

Operação de som e luz: Lucas Alvarez

Designer: Mariane Denegredo

Produção: Bia Alvarez


 

Duração: 60 min.


Qualificação Profissional em Recreação - com ênfase no Brincando nas Férias

A Qualificação Profissional em Recreação com ênfase no projeto Brincando nas férias, tem como objetivo qualificar a atuação dos profissionais na área do Lazer/Recreação, capacitando acadêmicos/profissionais interessados em atuar como monitor de projetos da Recreação, em específico projeto como Brincando nas Férias.

Público Alvo: Profissionais de recreação, educadores e acadêmicos de educação física, pedagogia e demais licenciaturas, público em geral.
*programação sujeita a alterações

Mais informações: 34413322 (whatsapp)

SescLab - Oficina Mágica

A oficina Harry Potter será parte da programação alusiva a Semana Harry Potter - Casa de Cultura Sesc Laguna. Aproximando os apreciados ao acervo da biblioteca Sesc e oportunizando as atividades manuais com a confecção de adereço presente em todas as histórias -  Varinha Mágica.
 

Semana Nacional de Museus - O Poder dos Museus - Dia 02

A 20ª edição da "Semana Nacional de Museus - O Poder dos Museus", será realizada entre os dias 16 e 22/05/2022, das 9h às 19h nos dias de semana, e das 10h às 16h no final de semana, de forma presencial no Museu de Florianópolis. 


"Negros: o passado-presente em Florianópolis", é o título que demos ao evento aqui no Museu, devido não somente ao fato de o prédio histórico que abriga o Museu ter tido a função primordial de Cadeia, onde muitos negros escravizados estiveram presos, como também por acreditarmos ser importante e urgente resgatar, relacionar e visibilizar a história e a cultura negra local em um evento cuja projeção é nacional, uma vez que a proposta é feita a todos os museus do país pelo Instituto Brasileiro de Museus, neste que é um evento alusivo ao Dia Internacional dos Museus, comemorado no dia 18 de maio. Aliada a essas motivações, soma-se ainda o calendário brasileiro que nos relembra toda a problemática que permeia a assinatura da Lei Áurea, no dia 13 de maio de 1888. 


De forma colaborativa entre a equipe do Museu e alguns parceiros e convidados ligados ao movimento negro ou temáticas relacionadas à negritude na cidade de Florianópolis, elaboramos uma programação com mais de 50 ações, dentre elas oficinas temáticas, exposições artísticas, feira de afroartesanato, visitas mediadas a exposição de longa duração do Museu com destaque para as narrativas negras, exibição de filmes, varal literário, rodas de conversa e apresentações artísticas.


Confira a programação completa do evento, convide seus amigos e familiares, compartilhe com possíveis interessados e venha participar conosco!

Semana Nacional de Museus - O Poder dos Museus - Dia 01

A 20ª edição da "Semana Nacional de Museus - O Poder dos Museus", será realizada entre os dias 16 e 22/05/2022, das 9h às 19h nos dias de semana, e das 10h às 16h no final de semana, de forma presencial no Museu de Florianópolis. 


"Negros: o passado-presente em Florianópolis", é o título que demos ao evento aqui no Museu, devido não somente ao fato de o prédio histórico que abriga o Museu ter tido a função primordial de Cadeia, onde muitos negros escravizados estiveram presos, como também por acreditarmos ser importante e urgente resgatar, relacionar e visibilizar a história e a cultura negra local em um evento cuja projeção é nacional, uma vez que a proposta é feita a todos os museus do país pelo Instituto Brasileiro de Museus, neste que é um evento alusivo ao Dia Internacional dos Museus, comemorado no dia 18 de maio. Aliada a essas motivações, soma-se ainda o calendário brasileiro que nos relembra toda a problemática que permeia a assinatura da Lei Áurea, no dia 13 de maio de 1888. 


De forma colaborativa entre a equipe do Museu e alguns parceiros e convidados ligados ao movimento negro ou temáticas relacionadas à negritude na cidade de Florianópolis, elaboramos uma programação com mais de 50 ações, dentre elas oficinas temáticas, exposições artísticas, feira de afroartesanato, visitas mediadas a exposição de longa duração do Museu com destaque para as narrativas negras, exibição de filmes, varal literário, rodas de conversa e apresentações artísticas.


Confira a programação completa do evento, convide seus amigos e familiares, compartilhe com possíveis interessados e venha participar conosco!

Junho Violeta: Conscientização e Prevenção da Violência contra a Pessoa Idosa

Junho Violeta é um mês dedicado à conscientização e prevenção da violência contra a pessoa idosa.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa (15/06) foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa no ano 2006. A data alerta para a responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos desse público. No Brasil, o Estatuto do Idoso foi criado em 2003 para regulamentar os direitos assegurados a essa população, em um dos artigos consta o seguinte: "Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei”.

Com esta temática, serão realizadas programações nas Unidades Sesc para o público 60+, familiares, profissionais e comunidade em geral.

Confira as ações na sua cidade e faça parte!

Semana Nacional de Museus - O Poder dos Museus - Dia 03

A 20ª edição da "Semana Nacional de Museus - O Poder dos Museus", será realizada entre os dias 16 e 22/05/2022, das 9h às 19h nos dias de semana, e das 10h às 16h no final de semana, de forma presencial no Museu de Florianópolis. 


"Negros: o passado-presente em Florianópolis", é o título que demos ao evento aqui no Museu, devido não somente ao fato de o prédio histórico que abriga o Museu ter tido a função primordial de Cadeia, onde muitos negros escravizados estiveram presos, como também por acreditarmos ser importante e urgente resgatar, relacionar e visibilizar a história e a cultura negra local em um evento cuja projeção é nacional, uma vez que a proposta é feita a todos os museus do país pelo Instituto Brasileiro de Museus, neste que é um evento alusivo ao Dia Internacional dos Museus, comemorado no dia 18 de maio. Aliada a essas motivações, soma-se ainda o calendário brasileiro que nos relembra toda a problemática que permeia a assinatura da Lei Áurea, no dia 13 de maio de 1888. 


De forma colaborativa entre a equipe do Museu e alguns parceiros e convidados ligados ao movimento negro ou temáticas relacionadas à negritude na cidade de Florianópolis, elaboramos uma programação com mais de 50 ações, dentre elas oficinas temáticas, exposições artísticas, feira de afroartesanato, visitas mediadas a exposição de longa duração do Museu com destaque para as narrativas negras, exibição de filmes, varal literário, rodas de conversa e apresentações artísticas.


Confira a programação completa do evento, convide seus amigos e familiares, compartilhe com possíveis interessados e venha participar conosco!

Semana Nacional de Museus - O Poder dos Museus - Dia 04

A 20ª edição da "Semana Nacional de Museus - O Poder dos Museus", será realizada entre os dias 16 e 22/05/2022, das 9h às 19h nos dias de semana, e das 10h às 16h no final de semana, de forma presencial no Museu de Florianópolis. 


"Negros: o passado-presente em Florianópolis", é o título que demos ao evento aqui no Museu, devido não somente ao fato de o prédio histórico que abriga o Museu ter tido a função primordial de Cadeia, onde muitos negros escravizados estiveram presos, como também por acreditarmos ser importante e urgente resgatar, relacionar e visibilizar a história e a cultura negra local em um evento cuja projeção é nacional, uma vez que a proposta é feita a todos os museus do país pelo Instituto Brasileiro de Museus, neste que é um evento alusivo ao Dia Internacional dos Museus, comemorado no dia 18 de maio. Aliada a essas motivações, soma-se ainda o calendário brasileiro que nos relembra toda a problemática que permeia a assinatura da Lei Áurea, no dia 13 de maio de 1888. 


De forma colaborativa entre a equipe do Museu e alguns parceiros e convidados ligados ao movimento negro ou temáticas relacionadas à negritude na cidade de Florianópolis, elaboramos uma programação com mais de 50 ações, dentre elas oficinas temáticas, exposições artísticas, feira de afroartesanato, visitas mediadas a exposição de longa duração do Museu com destaque para as narrativas negras, exibição de filmes, varal literário, rodas de conversa e apresentações artísticas.


Confira a programação completa do evento, convide seus amigos e familiares, compartilhe com possíveis interessados e venha participar conosco!

Semana Nacional de Museus - O Poder dos Museus - Dia 05

A 20ª edição da "Semana Nacional de Museus - O Poder dos Museus", será realizada entre os dias 16 e 22/05/2022, das 9h às 19h nos dias de semana, e das 10h às 16h no final de semana, de forma presencial no Museu de Florianópolis. 


"Negros: o passado-presente em Florianópolis", é o título que demos ao evento aqui no Museu, devido não somente ao fato de o prédio histórico que abriga o Museu ter tido a função primordial de Cadeia, onde muitos negros escravizados estiveram presos, como também por acreditarmos ser importante e urgente resgatar, relacionar e visibilizar a história e a cultura negra local em um evento cuja projeção é nacional, uma vez que a proposta é feita a todos os museus do país pelo Instituto Brasileiro de Museus, neste que é um evento alusivo ao Dia Internacional dos Museus, comemorado no dia 18 de maio. Aliada a essas motivações, soma-se ainda o calendário brasileiro que nos relembra toda a problemática que permeia a assinatura da Lei Áurea, no dia 13 de maio de 1888. 


De forma colaborativa entre a equipe do Museu e alguns parceiros e convidados ligados ao movimento negro ou temáticas relacionadas à negritude na cidade de Florianópolis, elaboramos uma programação com mais de 50 ações, dentre elas oficinas temáticas, exposições artísticas, feira de afroartesanato, visitas mediadas a exposição de longa duração do Museu com destaque para as narrativas negras, exibição de filmes, varal literário, rodas de conversa e apresentações artísticas.


Confira a programação completa do evento, convide seus amigos e familiares, compartilhe com possíveis interessados e venha participar conosco!

Semana Nacional de Museus - O Poder dos Museus - Dia 06

A 20ª edição da "Semana Nacional de Museus - O Poder dos Museus", será realizada entre os dias 16 e 22/05/2022, das 9h às 19h nos dias de semana, e das 10h às 16h no final de semana, de forma presencial no Museu de Florianópolis. 


"Negros: o passado-presente em Florianópolis", é o título que demos ao evento aqui no Museu, devido não somente ao fato de o prédio histórico que abriga o Museu ter tido a função primordial de Cadeia, onde muitos negros escravizados estiveram presos, como também por acreditarmos ser importante e urgente resgatar, relacionar e visibilizar a história e a cultura negra local em um evento cuja projeção é nacional, uma vez que a proposta é feita a todos os museus do país pelo Instituto Brasileiro de Museus, neste que é um evento alusivo ao Dia Internacional dos Museus, comemorado no dia 18 de maio. Aliada a essas motivações, soma-se ainda o calendário brasileiro que nos relembra toda a problemática que permeia a assinatura da Lei Áurea, no dia 13 de maio de 1888. 


De forma colaborativa entre a equipe do Museu e alguns parceiros e convidados ligados ao movimento negro ou temáticas relacionadas à negritude na cidade de Florianópolis, elaboramos uma programação com mais de 50 ações, dentre elas oficinas temáticas, exposições artísticas, feira de afroartesanato, visitas mediadas a exposição de longa duração do Museu com destaque para as narrativas negras, exibição de filmes, varal literário, rodas de conversa e apresentações artísticas.


Confira a programação completa do evento, convide seus amigos e familiares, compartilhe com possíveis interessados e venha participar conosco!

Curta Nóis: Movie_Lab

A oficina propõe a vivência das etapas de produção de obras audiovisuais, desenvolvendo a autonomia e liberdade de criação dos participantes, através de práticas de elaboração de roteiro, noções de atuação, filmagens, captação de som e imagens, edição, etc.


Biblioteca de Brincar: SONHO

Participe de eventos aos sábados onde a biblioteca é território brincante. A programação vai oportunizar a experimentação da leitura lúdica com brincadeiras, jogos, dinâmicas, oficinas, contação de histórias entre outras ações de mediação para toda a família.

A segunda edição no dia 27/05 terá como tema "Sonho”.

Participe das próximas edições nos dias 26/08 (temática imaginário) e 18/11 (temática arte).

Evento gratuito. Confira as Unidades participantes. 

 

Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .