Oxigênio: Oficina caminhos para a criação em coletivo

A Oficina "Caminhos para a criação em coletivo - O Campo de Visão e outras metodologias possíveis" busca articular e apresentar duas metodologias centrais: O Campo de Visão, exercício de criação de linguagem cênica através da improvisação, criado e desenvolvido por Marcelo Lazzaratto (UNICAMP), e o Método de Criação Coletiva do Teatro Experimental de Cali (Colômbia), sistematizado por Enrique Buenaventura e Jacqueline Vidal, grandes expoentes do teatro latino-americano. 

A oficina busca traçar caminhos para a criação em coletivo, focando em propostas metodológicas para tal, tendo em vista que, via de regra, a maior dificuldade de coletivos e artistas que tentam embarcar na criação coletiva por princípios éticos, é a manutenção da estrutura do grupo através da falta de uma metodologia que, ao mesmo tempo sirva como uma espinha dorsal e dê bordas mais definidas ao processo de criação. 

Para tal, buscaremos criar um espaço de experimentação prática das principais propostas metodológicas do exercício Campo de Visão, e do Método de Criação Coletiva do TEC. Sendo assim, a oficina será majoritariamente prática, envolvendo improvisação, estudo de materiais de cena e reflexões e discussões sobre as práticas propostas. A Oficina se baseia na pesquisa de mestrado do ministrante Leonardo Cesar (UDESC). 

SOBRE OS ENCONTROS

Os encontros serão majoritariamente práticos, com improvisações, jogos cênicos e práticas de criação. Vamos explorar os princípios do Campo de Visão em cena, e a partir disso, criar propostas cênicas e discuti-las a partir das contribuições do Método de Criação Coletiva do TEC. Serão encontros dinâmicos, de muito movimento e reflexão. 

SOBRE O ARTISTA 

Leonardo Cesar é diretor, ator, preparador de elenco, professor de teatro e pesquisador. Formado em Artes Cênicas pela UFSC, atualmente desenvolve sua pesquisa de mestrado no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UDESC. Desenvolveu parte de seus estudos em campo, em um intercâmbio com os artistas do Teatro Experimental de Cali (Colômbia). Atualmente, constrói suas investigações a partir do teatro político de grupo e de criação coletiva. É artista atuante na cidade de Florianópolis e seu último trabalho de destaque foi a turnê da peça "O Espectador Condenado à Morte", via Lei Paulo Gustavo SC D+, na qual atuou como diretor e produtor.

Sesc Musical: A viagem musical de Tuhu e seus amigos

Nesta apresentação o Trio Mistura Fina, propõe um espetáculo musical vibrante, utilizando diversas linguagens para levar ao público um apanhado do cancioneiro infantil a partir da pesquisa de um dos mais importantes representantes da música brasileira, o maestro e compositor Heitor Villa Lobos. O Espetáculo propõe uma divertida viagem musical repleta de descobertas. Uma a uma as 12 cantigas vão sendo apresentadas ao público que participa diretamente de muitas canções.

Pauta Aberta: Espetáculo "O Nunca Visto"

Espetáculo "O Nunca Visto"
Formatura do Técnico em Dança do Estado Santa Catarina 
 
Sinopse: O Nunca Visto" é um espetáculo artístico ousado e inovador, criado pelos talentosos alunos do curso técnico em dança da turma de 2024. Com um enfoque único, este trabalho não apenas destaca a formação técnica e artística dos alunos, mas também se propõe a abordar e denunciar diversos tipos de abusos, dando voz a histórias que muitas vezes permanecem nas sombras. O objetivo deste trabalho de conclusão de curso (TCC) vai além da mera exibição de habilidades técnicas; ele visa conscientizar e sensibilizar o público sobre questões sociais urgentes, promovendo uma reflexão profunda e necessária. Através da dança, os alunos criam uma narrativa poderosa que transcende o palco, despertando empatia e inspirando ações concretas para um mundo mais justo e consciente. "O Nunca Visto" é mais do que uma apresentação artística é um chamado à ação e uma manifestação do poder transformador da arte.
 
Direção: Emily Carstens 
 
Elenco Principal: 
Enzo Ponick 
Gustavo Motta 
Jennyfer de Souza 
Icaro Alves
 
Participação especial dos professores do técnico em dança: Amanda, Camila, Gabriela, Edna, Adriana, Sérgio, Polyana, Deivid.
Cenografia: Alunos e professores do técnico em dança.
Figurino:  Alunos e professores do técnico em dança.
Iluminação: Professores do técnico em dança.
 
Classificação: 16 anos.

Oxigênio: Oficina Conexão Hip Hop

Sobre a Oficina 

A oficina de Hip Hop é um encontro dinâmico que promove experimentação e prática dos fundamentos dessa cultura vibrante.  

Começamos com uma exploração das Danças Sociais, investigando a origem e o desenvolvimento da dança como expressão corporal. Os participantes aprenderão a nomenclatura específica e a técnica de cada movimento, compreendendo plenamente o que está sendo aprendido em termos de nome, técnica e corpo. 

A cultura Hip Hop é rica em diversos estilos de dança, incluindo Breaking, Wacking, Popping, Locking, entre outros. Durante a oficina, serão explorados esses diferentes estilos, destacando a diversidade de movimentos e as múltiplas maneiras de se expressar dentro do Hip Hop. Os participantes terão a oportunidade de experimentar as técnicas e descobrir como se conectar com cada estilo. 

Uma parte fundamental da oficina é a compreensão do impacto do movimento no corpo. Serão abordados aspectos de condicionamento físico e coordenação motora, essenciais para a prática das danças Hip Hop. No último dia, haverá uma apresentação final aberta ao público, onde os participantes poderão mostrar o que aprenderam e desenvolveram. 

Ministrada por Claudio Francisco, artista da cena catarinense que desenvolve atividades desde seus 10 anos de idade, lecionando aulas de hip hop para crianças, jovens e adultos com técnicas que permeiam da dança clássica a contemporânea e uma extensa bagagem no Hip Hop.  

Link para inscrição na oficina: https://forms.office.com/r/SUYUqL3bbK 

Pauta Aberta: Espetáculo Literomusical "Palavra Percussiva"

Em formato de sarau, Palavra Percussiva apresenta poemas de autores de língua portuguesa declamados combinados com a sonoridade de instrumentos percussivos como o vibrafone, reco-reco, pandeiro, castanholas, além de objetos cotidianos. Nele, o Consonante Duo propõe a experimentação da sonoridade da voz e dos instrumentos de forma harmônica em que uma conduza a emoção do público para a outra, em que as possibilidades dessa fusão desatam e desabrocham. 

Pauta Aberta: Oficina com Lamira Artes Cênicas

SINOPSE: A oficina tem coordenação de Carolina Galgane, doutora em arte como ferramenta para educação, UFPE/PPGIT. A oficina será ministrada por João Vicente, Diretor Artístico da Lamira. Licenciado em Teatro, já dançou em mais de 21 países e, tendo passado por importantes grupos brasileiros, desenvolveu sua linguagem através de uma formação prática e teórica, aprimorada em seu trabalho como Diretor da Lamira. Cada vez mais, o artista cênico precisa estar munido de várias linguagens para o exercício de suas atividades dentro do palco. Nesse sentido, esta oficina surge para oferecer vivências na área da Dança e do Teatro, numa só atividade, de maneira ativa, demonstrando como as duas linguagens interagem. De maneira divertida e lúdica, as linguagens são apresentadas sem que sejam necessários conhecimento prévio e experiência anteriores. 

PROGRAMAÇÃO 
Alongamentos; Conceito de Estado de Jogo; Jogos teatrais. Jogos de dança. Jogos de uso da voz. Jogos de improvisação. 

Pauta Aberta: Espetáculo "Gibi"

Espetáculo "Gibi", Lamira Artes Cênicas

Sinopse: O mundo das histórias em quadrinhos somado ao universo do palhaço, compõem a mistura que dá vida ao espetáculo GIBI. O espetáculo é destinado ao público infantil e narra as aventuras de 04 palhaços adormecidos que vão descobrindo, no mundo das HQ’s, a magia e o mote para suas diversões.


Ficha Técnica


Concepção: Carolina Galgane 

Direção artística, coreografia e cenário: João Vicente

Consultoria teatral: Fernando Yamamoto

Iluminação: Lúcio de Miranda

Figurino: Silma Dornas

Cenotécnica e elementos cênicos: Renata Oliveira

Assessoria de palhaços: Adelvane Néia

Preparação de palhaços: Marcelo Antunes

Criação e arte do Gibizinho "GIBI”: Geuvar Silva de Oliveira

 


 

 

Oxigênio - Oficina de atividades circenses

Sobre a oficina: A oficina propõe um contato com o mundo das artes circenses, onde os alunos poderão vivenciar algumas das diversas modalidades do circo, como: malabarismo e manipulação de objetos, acrobacias de solo e acrobacias aéreas, como o tecido acrobático e a lira, além de brincadeiras e jogos coletivos para explorar a criatividade. Esta oficina é destinada para pessoas que têm curiosidade em conhecer as atividades circenses, e também para aquelas que já tiveram algum contato e têm vontade de aprender mais.

Objetivos: Conhecer algumas das modalidades do circo; explorar a criatividade; desenvolver a coordenação motora, o equilíbrio e a agilidade; encarar os medos e os desafios; exercitar a confiança e o trabalho em grupo.

Conteúdos: 
  • Introdução aos malabares/manipulação de objetos com bolinhas e bambolês
  • Jogos coletivos de aquecimento e preparação física
  • Acrobacias de solo iniciantes, como: ponte, rolamentos e caixinhas
  • Introdução ao tecido acrobático: pegadas, subida e figuras básicas
Metodologia:
A oficina será uma vivência prática as atividades passarão pelas etapas de aquecimento, alongamento, educativos e estudos de técnicas básicas das modalidades circenses. Ao longo das atividades, também serão realizados jogos coletivos de improvisação, para que os alunos tenham um momento de interação, além de aproximar-se da prática circense de uma forma divertida, unindo técnica e criatividade.

Inscrições no link: https://forms.office.com/r/mkwYWU6jnS

Workshop "Montagem de Mala", com Karyna Cubas

Um encontro para aprender a montar uma mala inteligente e funcional com peças-chaves para otimizar o espaço e criar looks estilosos, deixando sua bagagem mais leve.

Pensamento Giratório com Jackeline Mourão e Reginaldo Borges

Pensamento Giratório com Jackeline Mourão e Reginaldo Borges (Campo Grande/MS)


Como construir um objeto estético em um instante contemporâneo atravessado pelo digital e pelo analógico? Como produzir um documento de cultura em meio à efemeridade do tempo e à velocidade da mudança? 

Por meio de suas vivências, Jackeline Mourão e Reginaldo Borges conduzem uma conversa sobre a profissionalização e as práticas sustentáveis na dança. Os dois compartilham experiências de trabalhos em múltiplas atividades desenvolvidas durante a pandemia da covid-19 e como isso reverberou e influencia nas metodologias de criação empreendidas em seus processos, desafiando os espaços e as perspectivas convencionais ao explorar novos territórios na cena.

Pensamento Giratório com o Núcleo Atmosfera

Pensamento Giratório, com Núcleo Atmosfera (São Luís/MA)

Construção identitária racial – processo de criação do espetáculo Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo. Neste debate, o grupo busca dialogar sobre temáticas e elementos fundamentais no processo de montagem do espetáculo a partir da obra de Maria Firmina dos Reis e das experiências da atriz Júlia Martins. 

Dialogamos sobre o conjunto de manifestações originárias da diáspora junto ao processo de pesquisa-criação do espetáculo, que se configura como uma abertura de caminhos para combater as discriminações raciais e nos direciona para uma aprendizagem fundada nas encruzilhadas, nos cruzamentos com a poesia, com o encantamento e com as manifestações espetaculares.


Pensamento Giratório com a Trupe Lona Preta

Pensamento Giratório com a Trupe Lona Preta (São Paulo/SP)


Fazer arte em determinadas circunstâncias não é mero lazer ou entretenimento. Longe de ser pura arte, é ontologicamente político. Arrancar um sorriso nesse universo é trabalho sério, é entender nuances nada superficiais, nada "pobres”.

Paulo Freire nos ensina: "[...] para chegar do outro lado da rua é preciso sair do lado de cá”. 

Partimos de onde o público está, com todos os seus/nossos preconceitos, medos, faltas, precariedades etc. Os grandes palhaços também nos ensinam "que o espetáculo tem que dar certo, tem que ser um sucesso, e o indício disso é se o público gostou ou não”.

Nós concordamos, nosso fazer funciona quando agrada ao público, mas não se trata de mero entretenimento; disso nosso público se farta cotidianamente. Não se trata de evento, trata-se de trabalho sério, comprometido com a construção da vida, da dignidade e do direito elementar de existir. 

Uma conversa para refletir sobre e tentar compartilhar um pouco sobre o trabalho que o grupo realiza há 18 anos. Dentro dessa conversa, propomos ainda compartilhar um pouco sobre os eixos de pesquisa do grupo: O Circo/ Teatro, A Política e A Música.

Pensamento Giratório com o Grupo Maria Cutia de Teatro

Pensamento Giratório com o Grupo Maria Cutia de Teatro (Belo Horizonte/MG)


Quais são os princípios do ator-brincante? Como a prática do brincar pode influenciar a formação artística contemporânea? Como a cena pode ter como ponto de partida a brincadeira como conteúdo ético e estético? Como o uso do repertório brincante pode potencializar o trabalho de aquecimento e expressão vocal e corporal? 

O intenso diálogo entre o teatro e as tradições populares das brincadeiras cantadas traça o fio condutor desta proposta de debate que envolve as múltiplas áreas de interesse: artes cênicas, música e educação. A base para a discussão parte das práticas artísticas presentes na pesquisa cênica e acadêmica do diretor Eugênio Tadeu.

Pauta Aberta: Filme "Bom Dia, Ticino"

Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo apresenta: 

"Bom Dia, Ticino", de Peter Luisi 

Sinopse: Um referendo maluco coloca a Suíça em estado de emergência. No país, até então com 4 línguas nacionais e cuja maioria da população é pelo menos bilíngue, com a aprovação da iniciativa "No Bilingue” (Não ao Bilinguismo), deverá existir apenas uma língua nacional: o francês. Portanto, muitos suíços que falam alemão entram em crise. Incluindo Walter Egli, de 56 anos, que trabalha na Polícia Federal e deve garantir que a transição para o monolinguismo seja feita de maneira adequada. Embora ele próprio quase não fale francês, é enviado ao Ticino com um parceiro que fala francês para identificar um grupo de resistência que está combatendo a nova lei usando todos os meios necessários. 

Duração: 88 min. 
Ano: 2023. 
Classificação indicativa: 14 anos. 
Realização: Consulado Suíço. 

Espetáculo "Pé D'água"

"Pé d'água" conta a história do casal suficiente. Eles têm uma bica que pinga lentamente, mas os permite o abastecimento de água para as necessidades de uma vida no sertão. Quando a fonte seca, eles se veem na saudade do convívio um do outro. Seus olhos, pé d'água no meu sertão!

Com Poeira grupo de Teatro, de Florianópolis.

Apresentação musical com Mario de Braga

Mário de Braga (conhecido como Mário Moita) é um pianista e tenor internacional, de Portugal, que desde 2018 se apresenta nos palcos do Sesc-SC.

Pauta Aberta: Estreia do curta-metragem "Incontáveis Sombras"

Estreia do curta-metragem "Incontáveis Sombras", produção do Cinema Lageano, com o Roteiro de Armin Daniel Reichert e Direção de Luis Tutu. Primeiro filme da região a usar a técnica do Teatro de Animação para dar vida aos personagens. A Obra foi contemplada pelo Prêmio Catarinense de Cinema, edital 2022, executado com recursos do Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura e conta com o apoio do Sesc Lages por meio do projeto Pauta Aberta para exibição. Além da Obra será exibido o Making of e bate papo com a equipe do Curta-metragem.
Classificação Indicativa: 10 anos. 

Sinopse:
Um conto gótico e sombrio, que se inicia com a chegada de uma misteriosa convidada na decadente mansão dos irmãos Edgar e Berenice. O casarão que antigamente era símbolo de riqueza e ostentação, hoje é um espectro sombrio de outros tempos. Através do Teatro de Animação, somos conduzidos por uma obra repleta de fantasia e suspense, livremente inspirada nos contos do escritor americano Edgar Allan Poe.

Rede de Teatros Sesc: Show "Força Ancestral" com O Rosa

O projeto Rede de Teatros Sesc tem como objetivo garantir uma programação diversificada nos sete teatros mantidos pelo Sesc Santa Catarina. A programação busca possibilitar ao público a fruição de produções de música, circo, dança e teatro através de eventos regulares nas unidades Sesc em Joinville, Jaraguá do Sul, Itajaí, Florianópolis, Lages, Chapecó e Concórdia.

Sobre o show:

O Rosa é um artista catarinense da nova, e potente, geração da Ilha de Florianópolis.

Com uma energética e afinada voz tem uma excelente capacidade de expressão, e consegue impactar a plateia com seu carisma. No show Força Ancestral, o cantor apresenta parte de seu trabalho, fruto de pesquisas que realiza a respeito da cultura afro-brasileira. Nascido e criado na comunidade Monte Serrat, O Rosa leva ao palco ritmos como: samba, jongo, reggae e ijexá. Das tantas potências que o artista carrega é preciso destacar, em especial, a coletividade e a ancestralidade que iluminam seu projeto musical: Força Ancestral.

Ingressos: Entrada solidária mediante doação de itens de Higiene Pessoal para o projeto Arte de Doar - Programa Novos Caminhos. 

Sobre o Programa Novos Caminhos:

O Programa Novos Caminhos (PNC) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) foi fundado em 2013 com o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal e autônomo de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional ou familiar no estado de Santa Catarina. Desde 2022, o Serviço Social do Comércio - Sesc Santa Catarina tem firmado parceria com o programa através da oferta gratuita de vagas em serviços de odontologia, contraturno escolar, cursos de arte visuais, dança, esportes específicos, música e teatro.

Em 2024, buscando um impacto social ainda mais efetivo com o público-alvo do programa, o Sesc promoverá a edição do projeto Arte de Doar – Programa Novos Caminhos em conjunto com projeto Rede de Teatros Sesc para a captação exclusiva de itens de higiene pessoal na entrada dos 18 espetáculos e shows que serão ofertados ao longo do ano.

Semana de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas

De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), as quedas e suas consequências são hoje um grande problema de saúde pública. Este fenômeno assume uma relevância crucial devido às suas consequência biopsicossociais na vida das pessoas idosas. Além das possíveis fraturas e riscos de mortalidade associados, o medo de cair, a restrição de atividades, o declínio da saúde e o aumento do risco de institucionalização não apenas impõem prejuízos físicos e psicológicos, mas também elevam os custos relacionados aos cuidados de saúde e hospitalizações.

Segundo dados do Relatório Global da OMS sobre Prevenção de Quedas na Velhice, entre 28% e 35% das pessoas com mais de 65 anos sofrem quedas a cad ano, aumentando para uma proporção de 32% a 42% entre aqueles com mais de 70 anos.

Para alertar sobre riscos e para a conscientização sobre os problemas com as quedas durante a velhice, a Organização Mundial da Saúde (OMS) designou o dia 24 de junho "Dia Mundial de Prevenção de Quedas”, uma data também incorporada ao Calendário da Saúde do Ministério da Saúde. Esta iniciativa destaca a importância da implementação de políticas públicas e do envolvimento da sociedade civil na promoção de uma longevidade com qualidade de vida. O objetivo é reduzir o risco de quedas por meio de uma abordagem multidimensional, que requer ação coordenada e integrada entre diferentes setores.

Com o objetivo de ampliar a prevenção e a conscientização sobre os riscos e problemas das quedas durante a velhice, o Sesc-SC adere à VIII Semana Catarinense de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas, campanha promovida pelo Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina (CEI-SC) e pela Associação Nacional de Gerontologia de Santa Catarina (ANG-SC). É um movimento estadual de sensibilização à temática busca que cada entidade, organização, serviço ou profissional realize ações de prevenção de quedas em suas comunidades e fomentar a criação de redes de colaboração no Estado de Santa Catarina.

Com esta temática, serão realizadas programações nas Unidades Sesc pela área de Trabalho Social com Grupos, voltadas ao público 60+, familiares, profissionais e comunidade em geral interessada no assunto.

Confira as ações na sua cidade e participe!


 


 


Rede de Teatros Sesc: A Andarilha

"A Andarilha”, Coletivo Rainhas do Radiador (São Paulo/SP)


Sinopse: A palhaça Rufina vem chegando em algazarra com seu carrinho de bebê. Ao deparar-se com uma sanfoneira sentada, decide fazer um show. Muito carismática, a palhaça revela um universo bastante peculiar de memórias, sonhos e humanidades. É cômico, trágico, sensível e fantástico. O espetáculo ainda utiliza recursos circenses como acrobacia, magia cômica, malabres e instrumentos excêntricos. Conta com uma trilha sonora executada ao vivo por uma sanfona com repertório autoral.


Sobre o Programa Novos Caminhos:

O Programa Novos Caminhos (PNC) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) foi fundado em 2013 com o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal e autônomo de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional ou familiar no estado de Santa Catarina. Desde 2022, o Serviço Social do Comércio - Sesc Santa Catarina tem firmado parceria com o programa através da oferta gratuita de vagas em serviços de odontologia, contraturno escolar, cursos de arte visuais, dança, esportes específicos, música e teatro.

Em 2024, buscando um impacto social ainda mais efetivo com o público-alvo do programa, o Sesc promove a edição do projeto Arte de Doar – Programa Novos Caminhos em conjunto com projeto Rede de Teatros Sesc para a captação exclusiva de itens de higiene pessoal na entrada dos 18 espetáculos e shows que serão ofertados ao longo do ano.

Rede de Teatros Sesc: A Menina e o Pássaro

"A Menina e o Pássaro”, do Coletivo Emaranhado (Vitória/ES) 


Sinopse: O espetáculo acontece em Tão Belo, mundo imaginário de uma Menina que tinha como seu melhor amigo o Pássaro. Entre as idas e vindas deste Pássaro todas as sensações captadas em Tão Belo vão ganhando cor, vida e sentido.

Sobre o Programa Novos Caminhos:

O Programa Novos Caminhos (PNC) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) foi fundado em 2013 com o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal e autônomo de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional ou familiar no estado de Santa Catarina. Desde 2022, o Serviço Social do Comércio - Sesc Santa Catarina tem firmado parceria com o programa através da oferta gratuita de vagas em serviços de odontologia, contraturno escolar, cursos de arte visuais, dança, esportes específicos, música e teatro.

Em 2024, buscando um impacto social ainda mais efetivo com o público-alvo do programa, o Sesc promove a edição do projeto Arte de Doar – Programa Novos Caminhos em conjunto com projeto Rede de Teatros Sesc para a captação exclusiva de itens de higiene pessoal na entrada dos 18 espetáculos e shows que serão ofertados ao longo do ano.

CineSesc: Comigo num se pode

Comigo num se pode 

De Tássia Araújo. Brasil, 2022. Documentário. 73 min. Classificação Indicativa: 12 anos. 


Sinopse: Dez testemunhas do surgimento da noite queer em Teresina (PI) revistam histórias e memórias do início dos anos 80. No meio-norte do Brasil, as primeiras a assumirem suas identidades numa capital moderna, mas, paradoxalmente, conservadora, relembram as baladas no centro da cidade, os bares, boates, as clubbers, as hostess, os flyers, a rua Paissandu e as edições da Biniubita que marcaram uma geração. 

Da euforia devido à abertura política à epidemia da Aids, chegando na organização política de movimentos sociais pela defesa de direitos. 


Audiovisual pertencente ao acervo da VI Mostra Sesc de Cinema.


Sesc Lab: Danças Gaúchas

Curso de Danças Gaúchas

A oficina de Dança Gaúcha, com duração de duas horas, oferece uma introdução às tradições e movimentos característicos dessa forma de expressão. Os participantes explorarão a milonga e a vanera, duas das principais danças populares gaúchas, além de aprenderem os passos básicos da marchinha, uma dança tradicionalista. A oficina inclui momentos de demonstração, prática guiada e discussão, proporcionando uma experiência imersiva na cultura gaúcha através da dança.

Pauta Aberta: Oficina "Palhaçaria em Cena"

Realizado pela Cia. Dale Circo, o projeto "Palhaçaria em Cena" é uma proposta de ação formativa para artistas circenses, de outras artes cênicas (teatro, dança), da música e pessoas interessadas em desenvolver a palhaçaria como linguagem artística.

 

A oficina tem como principal foco a experimentação prática e propõe o encontro com os preceitos da palhaçaria, com atividades corporais, jogos de improvisação em grupo e de palco/plateia.

 

O uso da menor máscara do mundo, o nariz, será elemento importante para levar os participantes a buscarem um outro estado em cena, um outro ser advindo de si mesmo. Objetos e posturas circenses, como bolas de malabares e figuras de acrobacias em dupla e trios serão usados em exercícios de aquecimento e integração do grupo, como forma de diálogo da palhaçaria e artes circenses.

 

Não é necessário ter experiência prévia para participar. Ministrada pela artista Ana Paula Grigoli (palhaça Pituca da Rosa), a oficina tem duração de 10h, é oferecida para pessoas maiores de 18 anos e conta com vinte vagas gratuitas.

 

Ana Grigoli é palhaça e produtora cultural desde 2012 com a Cia Dale Circo (Florianópolis/SC), no qual é cofundadora. Participa de 2 espetáculos: "La Conquista” e "Cadê”. Escreve, produz e atua em projetos culturais, participa de festivais e mostras de teatro e circo, eventos culturais, já circulou por territórios brasileiros e argentinos e desde 2012 atua no Projeto (A)gentes do Riso (Traço Cia de Teatro).

 

O projeto "Palhaçaria em Cena” foi selecionado pelo Prêmio Edital Elisabete Anderle de Apoio à Cultural - Edição 2023, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura e conta com o apoio do Sesc Lages para realização, pelo projeto Pauta Aberta.


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