Sesc Ciência: Espetáculo "Paracelso o Fenomenal"

Circuito itinerante de espetáculos de educação, divulgação e popularização da Ciência, com temas diversificados e com companhias teatrais especializadas em produção de conteúdos de popularização da ciência através do teatro.  


Espetáculo: "Paracelso o Fenomenal", com Grupo Museu da Vida - Fiocruz (RJ)

Sinopse: Vindos de não se sabe onde e viajando desde não se sabe quando, Paracelso e sua assistente Ununúltima sempre estão dispostos a apresentar para o público tudo o que descobriram e aprenderam em sua jornada. Minúcias, malícias e mistérios... ou seria simplesmente pura ciência? Com muito bom humor e certo charlatanismo, essa dupla um tanto excêntrica mostra várias experiências incríveis e promove um encontro único e altamente divertido.

Duração: 50 min.
Classificação: Livre (Comédia/aventura)

Semana S

Participe da Semana S!
Nossas unidades prepararam uma programação especial para integrar a Semana S, uma iniciativa nacional que conecta empresários, trabalhadores do comércio e a sociedade em diversas atividades gratuitas. De 13 a 17 de maio, o Sesc SC promove ações que valorizam a cultura, educação, saúde, assistência, lazer e turismo social, proporcionando experiências enriquecedoras para todos.
 
Venha viver momentos transformadores e conhecer de perto as iniciativas que fazem a diferença na vida das pessoas!

 Confira a programação no Sesc mais perto de você e participe!

Rede de Teatros Sesc: A Maravilhosa Princesa das Bolinhas

A Maravilhosa Princesa das Bolinhas”, Téspis Cia. de Teatro (Itajaí/SC)

O espetáculo propõe uma imersão lúdica e sensorial em um mundo feito de bolinhas. Livremente inspirado na obra da artista japonesa Yayoi Kusama, apresenta o trajeto de um corpo no espaço que ao relacionar-se com o ambiente à sua volta, vai se tornando ele próprio. Cenários, luz negra, elementos cênicos, ambientação sonora e imagens criadas por inteligência artificial aliados ao corpo da atriz, ajudam a criar este universo fantástico que convida a plateia a imaginar suas próprias histórias.


CineSesc: Monster

Monster (2023, Japão, 127 min.)  


Direção: Hirokazu Kore-Eda 
Classificação etária: 12 anos 
Acessibilidades disponíveis: Legendado 

Sinopse: Uma mãe solo amorosa, crianças e um professor atencioso levam uma vida pacífica em uma cidade suburbana do Japão. Um dia, uma briga começa na escola. Parece uma briga comum entre crianças, mas as versões divergem e, aos poucos, se cria um grande escândalo. Então, em uma manhã de tempestade, as crianças desaparecem.
 

CineSesc: A Hora da Estrela

A Hora da Estrela (1985, São Paulo, 99 min.) 

Direção: Suzana Amaral 
Classificação etária: 12 anos 

Sinopse: Macabéa é uma jovem feia e órfã solta no mundo aos 19 anos. Analfabeta, ingênua e virgem, vem do Nordeste tentar a vida em São Paulo. O filme mostra a estória do encontro patético deste ser humano com as artimanhas da cidade grande. 
 

CineSesc: Bacurau

Bacurau (2019, Pernambuco, 131 min.) 


Sinopse: Num futuro próximo, Bacurau, um povoado do sertão de Pernambuco, some misteriosamente do mapa. Quando uma série de assassinatos inexplicáveis começam a acontecer, os moradores da cidade tentam reagir. Mas como se defender de um inimigo desconhecido e implacável? 

Direção: Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles 

Classificação etária: 16 anos 
 

Paracopa Sesc

Vem aí a Paracopa Sesc!

Um evento que busca oportunizar a prática de atividades esportivas e a discussão de temas alinhados com educação, atividade física e esporte para pessoas com deficiências.

Em 2025 o evento completa 12 anos e será realizado em quatro cidades do estado:  

  • Etapa Itajaí: 22 a 24/05
  • Etapa Brusque: 25 a 27/07, 09, 30 e 31/08
  • Etapa Joinville: 02 a 04/10
  • Etapa Lages: 16 a 19/10

As etapas contarão com competições paradesportivas, cursos gratuitos, oficinas e atrações culturais, buscando trazer reflexões e contribuições importantes para a sociedade em relação a um maior nível crítico e conscientização sobre as diferenças e a interdependência de todos os seres humanos.

Confira as programações a seguir e participe com o Sesc de mais esse evento!

CineSesc: Quintal

Quintal

2015, Minas Gerais.

Direção: André Novais
Duração: 20 min.

Classificação etária: 14 anos. 


CineSesc: Pouco mais de um mês

Cirta-metragem "Pouco Mais de um Mês"

2013, Minas Gerais.
Direção: André Novais

Duração: 23 min.

Classificação etária: 12 anos.


CineSesc: Nossa mãe era atriz

Curta-metragem "Nossa Mãe Era Atriz"
2023, Minas Gerais

Direção: André Novais.
Duração: 26 min.

Classificação etária: 10 anos.

Sinopse: Maria José Novais Oliveira, uma senhora negra, moradora da periferia de Contagem, já nos seus 60 anos se tornou atriz de cinema, com uma carreira premiada no Brasil e internacionalmente. Este documentário rememora a imagem de uma mulher ímpar, que marcou o cinema brasileiro dos anos 2010. 

CineSesc: Fantasmas

Curta-metragem: "Fantasmas"
2020, Minas Gerais


Direção: André Novais 
Duração: 11 min.

Classificação etária: 12 anos 


CineSesc: Correndo atrás

Sinopse: Ventania (Aílton Graça) é trabalhador e vai tentar de tudo para mudar de vida. Já tendo aceitado diversos bicos para conseguir pagar as contas, ele foi de vendedor de produtos em sinais de trânsito até animador de festas infantis, mas nada parecia dar certo para ele. Com a grana cada vez mais curta, ele tem a ideia de ser um empresário de futebol e se torna um caça-talentos do esporte. É aí que ele conhece Glanderson (Juan Paiva), um garoto pobre e deficiente físico, que apesar das dificuldades, tem muito talento.


Direção: Jeferson De 
Duração: 86 minutos 
Classificação: 14 anos 

CineSesc: Tarsilinha

Sinopse: Tarsilinha descobre que a Lagarta roubou as memórias de sua mãe e se lança em uma aventura para recuperá-la. Ela entra em um mundo fantástico, povoado por estranhos seres, onde precisará buscar aliados e enfrentar inimigos. Superada a crise e o susto inicial, a guerreira em Tarsilinha conhece o Sapo, um mentor atrapalhado e cômico, que lhe dá as primeiras dicas sobre como se movimentar naquele novo lugar. A partir daí, a menina vai encontrando pistas pelo caminho, na forma das próprias lembranças roubadas, que a Lagarta vai deixando para trás. Será que ela irá conseguir recuperar as memórias da sua mãe a tempo?


Direção: Célia Catunda, Kiko Mistrorigo
Duração: 80 minutos 
Classificação: Livre

CineSesc: Elis & Tom, só tinha de ser com você

Sinopse: Los Angeles, 1974. Tom Jobim, a encarnação da Bossa Nova, e ELIS Regina, uma das cantoras mais populares do Brasil, se encontraram para gravar aquele que se tornaria um dos álbuns mais icônicos da história da música brasileira. Através de imagens raras e inéditas, "Elis & Tom" revela os conflitos e as alegrias de um momento único, numa viagem no tempo, revelando a intimidade do processo criativo e as personalidades extraordinárias destes fantásticos artistas.


Direção: Roberto de Oliveira (II), Jom Tob Azulay
Duração: 100 minutos 
Classificação: 14 anos

CineSesc: Três Verões

Sinopse: Através do olhar de Madá (Regina Casé), uma caseira num condomínio de luxo à beira mar, acompanhamos o desmantelamento de uma família em função dos dramas políticos que abalaram o país durante três anos consecutivos (2015, 2016 e 2017).


Direção: Sandra Kogut
Duração: 95 minutos 
Classificação: 14 anos 

CineSesc: Tia Virgínia

Sinopse: Tia Virgínia (Vera Holtz) nunca se casou ou teve filhos. Convencida pelas irmãs, ela muda-se de cidade para cuidar dos pais. O filme se desenrola em um único dia, quando Virgínia se prepara para receber as irmãs Vanda e Valquíria, que viajam para celebrar o Natal.


Direção: Fabio Meira
Duração: 96 minutos 
Classificação: 14 anos

CineSesc: A hora da estrela

Sinopse: "A Hora da Estrela” problematiza de forma explícita a questão da pobreza e da marginalização das classes sociais oprimidas, configuradas na personagem central, Macabéa. Órfã, ela muda-se para São Paulo, uma "cidade toda feita contra ela" emprega-se como datilógrafa e se apaixona por Olimpio de Jesus - que logo a trai com sua colega de trabalho. Criada por uma de nossas maiores escritoras, Clarice Lispector, recebeu adaptação para o cinema à altura, pela talentosa diretora Suzana Amaral.


Direção: Suzana Amaral
Duração: 99 minutos 
Classificação: 16 anos 

 



CineSesc: Mais pesado que o céu

Sinopse: Após acolher uma criança abandonada, Teresa conhece Antônio (Matheus Nachtergaele) e os dois iniciam uma jornada pelas estradas. Para eles, o passado em comum está nas memórias de uma cidade submersa no fundo de uma represa. A vida é sonho, mas o futuro é a incerteza.


Direção: Petrus Cariry 
Duração: 98 minutos 
Classificação: 16 anos
 


CineSesc: Nosso sonho, a história de Claudinho e Buchecha

Sinopse: A história de uma amizade que se transforma em força de superação e conquista. Um filme que mostra como o ritmo e a poesia da periferia conquistaram o Brasil. Uma história real repleta de fantasia. Um musical, emocionante e divertido, feito de drama e tragédias, mas também de humor, surpresas e redenção."Nosso Sonho” é uma cinebiografia de "Claudinho e Buchecha”, dupla de maior sucesso do funk melody nacional de todos os tempos e ícone máximo do gênero na música brasileira.


Direção: Eduardo Albergaria
Duração: 120 minutos 
Classificação: 14 anos

Oficina de fotografia para viagem

Oficina gratuita de fotografia com smartphone dos participantes. Serão abordados conteúdos teóricos e práticas que permitam aos participantes compreender o funcionamento e uso das câmeras do celular; Armazenamento das fotos; Composição; Fotos Artísticas e selfie; Práticas Fotográficas voltado para viagens. Conduzida por especialistas a oficina proporcionará conhecimentos para registrar momentos inesquecíveis com qualidade. 

16ª Semana Municipal do Livro Infantil

A 16ª Semana Municipal do Livro Infantil é uma realização da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis por meio da Gerência de Gestão Educacional e ocorrerá no período de 11 a 18 de abril de 2025. O Museu de Florianópolis será um dos parceiros do evento e realizará ações nos dia 12, 13 e 18 de abril.

Rede de Teatros Sesc: 20 anos Tarrafeando

Rede de Teatros Sesc: "20 anos Tarrafeando", Tarrafa Elétrica (Itajaí/SC) 

Sinopse: Com 20 anos de trajetória, comemorada em 2025, o grupo Tarrafa Elétrica já se solidificou como referência no cenário musical catarinense, misturando ritmos tradicionais, instrumentos modernos e uma estética diferenciada, aliados ao engajamento socioambiental. Ao longo desses anos acumulou experiência e conhecimento das histórias de seu povo, nada escapa às composições do grupo e de seu encontro sonoro entre passado, presente e futuro. Boi-de-Mamão com Rap, Viola Caipira com Rock, não existem limites ou rótulos para a proposta sonora do grupo. Com todos estes elementos e uma identidade ímpar o show "20 anos Tarrafeando" é um verdadeiro convite à alegria. Interagindo diretamente com o público e fazendo de cada espectador um membro efetivo da apresentação. 

Dia do Desafio

No dia 28 de maio de 2025, ocorrerá a 31ª edição do Dia do Desafio, uma iniciativa da TAFISA – The Association For International Sport for All. No continente americano, a campanha é coordenada pelo Sesc São Paulo, com o apoio institucional da ISCA - International Sport and Culture Association e da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Nesta edição, com o tema "30 Anos do Movimento", a campanha reafirma seu compromisso com a promoção da atividade física e do bem-estar, buscando inspirar a prática do movimento como um direito de todos, em qualquer lugar e a qualquer momento. Alinhado ao Plano de Ação Global sobre Atividade Física 2018-2030 (GAPPA) da Organização Mundial da Saúde, o Dia do Desafio 2025 se concentra em quatro objetivos centrais: criar sociedades, ambientes, sistemas e pessoas mais ativas. Com base nesse plano, o Sesc lançará a carta de compromisso "5% mais ativos".

"30 anos do movimento – Celebre esse momento!"

Para 2025, os municípios poderão se inscrever para contabilizar sua participação no evento. As inscrições de instituições, empresas e prefeituras podem ser realizadas através do site https://www.diadodesafio.org.br.

Projeto Oxigênio: Oficina Cores e Formas

O projeto Oxigênio visa fomentar a arte e a cultura por meio de oficinas gratuitas a serem oferecidas pelo Sesc Itajaí. Nesta edição do projeto, a proposta é promover a oficina de artes visuais Cores e Formas com o artista Humberto Soares.  

A oficina tem como proposta promover uma vivência que começa com uma conversa e exposição relâmpago das imagens do artista. Os participantes vivenciam um mergulho na obra de Humberto Soares que trabalha com HQs, literatura de imagem, elementos naturais e arte com papel.  

Em seguida, os participantes pintam seres fantásticos com tintas e pigmentos naturais, depois essa imagem se transforma em um cartão, ou obras/objetos para enfeitar o quarto ou a sala, será um desenho-da-sorte, pois cada participante ganha um trevo-de-quatro-folhas para usar na sua imagem ou objeto. 

Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y)

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .