Sesc Lab- Oficina O poder das Cores

Como otimizar o seu armário utilizando o círculo cromático.

Halloween Fest

O Halloween Fest é um evento realizado em parceria entre as áreas de Lazer/ Recreção e Educação/ Sesc Idiomas, visando oferecer uma experiência imersiva na cultura estrangeira. Por meio de jogos recreativos e atividades temáticas, a programação proporciona aos alunos uma oportunidade de aprimorar seu inglês e vivenciar aspectos da língua e da cultura de forma divertida e envolvente.

Foi Coisa de Saci - Cia Contacausos (chapecó/SC)

SACI é coisa que gente da cidade nega, diz que não tem, mas tem! Numa casa de caboclo, quando alguma coisa estranha acontece, as pessoas dizem que FOI COISA DE SACI!

O espetáculo faz um passeio pelos causos da nossa gente brasileira que jura que viu, ouviu e até já prendeu o saci na garrafa.

Classificação: 07 anos


Duração: 45 min

Arte da Palavra - Circuito Oralidades (Kaline Leigue)

EVA


É um solo poético que celebra o laço ancestral que une avó e neta através de memórias imaginadas por meio da palavra, do canto e do corpo.
A busca de uma artista pelo seu lugar de pertencimento, um mergulho dentro de sua ancestralidade e dentro dos afetos escondidos na raiz de sua história.

Espetáculo “Dona Bilica naquele tempo”

Espetáculo "Dona Bilica naquele tempo” de Cia Pé de Vento Teatro (Florianópolis/SC) 


Sinopse: Dona Bilica é uma personagem criada pela atriz Vanderléia Will. Surgiu em 1991 a partir de várias pesquisas de campo feitas no interior da ilha de Florianópolis junto aos antigos moradores, observando o jeito de falar, tão peculiar no litoral catarinense devido a colonização açoriana. Dona Bilica se apresenta como rendeira, lavadeira, benzedeira, interage todo o momento com o público e no desenrolar da cena conta causos e crendices da cultura oral, presente em todo litoral catarinense, de forma cômica e divertida sua aparição nos faz entrar em contato com nossas lembranças mais ternas, de nossa infância, das brincadeiras e da maneira como se vivia antigamente. 

Oficina: “Comicidade e Palhaçaria”

Oficina: "Comicidade e Palhaçaria” de Cia Pé de Vento Teatro (Florianópolis/SC) 


Sinopse: Palhaçaria é amor e aceitação, um espaço de liberdade e encontro com nossa personalidade mais dilatada, verdadeira, ingênua e atrevida, nossa forma de pensar e ver o mundo. Quais são nossas máscaras? Couraças? Raivas? Medos? O que escondemos? 

Na construção do "estado do palhaço", um estado de graça e aceitação do próprio ridículo nos conhecemos e esse ato, é libertador, descobrimos que nossas emoções, memórias e histórias serão as ferramentas na execução deste lindo ofício, em busca do riso. 

 


Conteúdos:

 

Jogos de improvisação: ir em busca do estado e do prazer de brincar; 

Exercícios técnicos de escuta, observação e atenção; 

Improvisações com foco na clareza da proposta e da realização; 

Treinar a "presença”, "atenção” e "disponibilidade” essenciais ao Palhaço; 

Reconhecer, aceitar e aproveitar as "zonas errôneas” frágeis e ridículas de cada um; 

Proporcionar entendimentos sobre o jogo cênico do Palhaço, foco, triangulação, níveis de energia, a lógica do palhaço e sua relação com o público e o espaço que apresenta.

 

Oficina de Cubo Mágico

Colorido, tridimensional, desafiador, intrigante...
Esse é o CUBO MÁGICO!

A Sala de Ciências irá oferecer a oficina para crianças e adolescentes que tenham interesse em aprender a técnica para resolver esse quebra-cabeça da forma mais rápida possível!!!



Aferição de Pressão Arterial

Uma das formas de estar saudável é observar os sinais que o seu corpo dá!

Cuide da sua saúde, cuide de você!
Aferição de Pressão Arterial na sala de vacina do Sesc Prainha.

Sesc Lab: Café das Trevas

A oficina visa proporcionar aos participantes vivencias da cultura americana em um de seus feriados mais importantes. 

Conhecendo e participando de brincadeiras tradicionais e culinárias temáticas., com um delicioso café da trevas.

Rede de Teatros Sesc: Caixa Ninho

CAIXA NINHO é um acontecimento teatral para a primeira infância, onde as crianças são convidadas a entrar num universo de caixas de papelão – um cenário intimista, lúdico e modular – um espaço compartilhado de relação e construção em que tudo é possível. Neste mundo de caixas, crianças e adultos encontram um ninho e presenciam os primeiros voos de uma caixa passarinho.


Indicado para crianças de 1 a 6 anos acompanhadas de adultos responsáveis.

Eranos Círculo de Arte (Itajaí/SC) 

Sesc lab: História da Música na Arte

Introdução a música. A música como arte. Musicalização na prática.

Sesc Lab: Oficina Musical

Oficina


Introdução a música. A música como arte. Musicalização na prática.

Público alvo: acima de 60 anos.

Oficineiro

Mestre em Música (Universidade Estadual de Santa Catarina) 2021; Graduado em Licenciatura Música (Universidade
do Vale do Itajaí) 2014; Curso de Aperfeiçoamento em Violão Popular (Conservatório de Música Popular de Itajaí)
2016; Professor (musicalização, violão popular, ukulele e guitarra), Músico (violonista) Compositor e Pesquisador com
interesse nas áreas de música popular, jazz, jazz band, música catarinense e música Itajaíense. Membro do Grupo de
Estudos Jazz no Brasil - GEJAZZBR - com a participação de pesquisadores de seis estados do Brasil e de Portugal (SC,
PR, SP, BA, MA, PA).

Rede de Teatros Sesc: Felpo Filva

Rabisco e Rascunho são dois personagens dessa peça, que contam a história  de Felpo Filva, um coelho poeta solitário que tem uma orelha mais curta que a outra. Certo dia Felpo recebe uma carta de uma fã  que acha suas poesias pessimistas, a partir daí muitas transformações vão acontecer na vida de Felpo.

Pauta Aberta: Curta-metragem "A Chuva Não Me Viu Passar"

Dona Célia só quer uma oportunidade de sentir novamente o gostinho da liberdade, ainda que por poucas quadras.

SOBRE O DIRETOR LEONARDO GATTI
Bacharel em Cinema pela UFSC, "A Chuva Não Me Viu Passar” é seu primeiro curta-metragem como diretor e roteirista, premiado pelo 9º Edital de Apoio ao Audiovisual Armando Carreirão 2019/2020. Outros projetos incluem a co-direção da websérie "Super-Rinite Espaço Temporal" de Lara Koer, a co-direção do videoclipe "Chupando Versos” de Marissol Mwaba, em parceria com François Muleka, Linn da Quebrada e Drika Barbosa, e o roteiro do videoclipe "Toda Quinta”, também de Marissol Mwaba.

Projeto Oxigênio: Espetáculo "Encantados"

Nório é um homem que percorre o Sertão profundo. Seu espaço é um reduto onde ele vive no meio de muita gente, os vivos, os mortos e os Encantados. Nesse espaço surgem a partir de sua memória difusa personagens místicas da Guerra Sertaneja do Contestado.

 

Primeiro trabalho solo de Gilson Maximo, que também assina o texto, ator e articulador cultural catarinense que trabalha há 21 anos com manifestações da tradição oral dos Sertões de Santa Catarina junto da Matakiterani Associação Cultural. O espetáculo conta a história de Nório um homem cujos relatos e ações transitam por meio de uma memória difusa entre a realidade e o inventado, sobre personagens envolvidas na Guerra do Contestado, uma das maiores insurgências populares brasileiras, que dizimou mais de 20 mil caboclos e caboclas no Planalto Serrano de Santa Catarina no início do Século XX. Tais personagens são segundo Nório, os Encantados que habitam aquele Sertão. São também definidas pelo historiador especializado no tema, Paulo Pinheiro Machado, como as "lideranças de reza” do conflito

Página Sonora: podcast com leituras da literatura catarinense

O Página Sonora é um podcast de Literatura Catarinense, idealizado pela Rede de Bibliotecas do Sesc em Santa Catarina, com objetivo de valorizar e ampliar o acesso à literatura e convidar o público a ler.

Desde 2020 o podcast já apresentou mais de 170 livros voltados para o público jovem e adulto, por meio da leitura de trechos de publicações e apresentação das autorias. São episódios de 3 a 5 minutos que reproduzem também a diversidade do acervo das Bibliotecas Sesc, apresentando em formato de áudio, os fragmentos selecionados de livros dos mais variados gêneros, estilos e linguagens como poesia, conto, crônica, romance, novela, texto teatral, ensaio entre outros.

Toda a produção é feita pela equipe de Cultura do Sesc Santa Catarina, desde a pesquisa e seleção dos textos, criação dos roteiros, gravação dos áudios, composição das trilhas sonoras, edição, publicação e distribuição dos episódios nas principais plataformas de podcasts e pelo Youtube.

Com este projeto, reconhecem-se o povo e a sua cultura, com suas memórias, narrativas e seu imaginário.

 

Confira os episódios da última temporada ou acesse todos os episódios no Youtube do Sesc-SC ou pelas plataformas Google podcast ou Spotify.

Sonora Brasil: Congadas no Trupicado

A edição 2023 do projeto Sonora Brasil tem como tema Culturas Bantu: afro-sonoridades tradicionais e contemporâneas e apresenta o concerto Congadas no Trupicado com Tribo Maçambiqueira e convidados Kako Xavier e Loma Pereira do Rio Grande do Sul.


O espetáculo apresenta o repertório da Tribo Maçambiqueira e conta com a maturidade de dois grandes nomes da música negra do RS, Loma Pereira e Kako Xavier, que têm nas congadas a inspiração de suas carreiras. A escolha do nome passa pela cadência do Trupicado, ritmo que busca na levada do tambor o "dançante que perde a pisada” nos cortejos. O Maçambique faz parte do ritual de congadas do Brasil.

Negros Bantos vindos da África se radicaram no litoral norte do RS. Seguidores da Rainha Ginga celebram a mais de 200 anos, na cidade de Osório/RS, a festa de Nossa Senhora do Rosário. Oriundos de Maquiné, Prainha, Morro Alto, Capão da Canoa e Osório, no primeiro final de semana de outubro abandonam suas lavouras para viver com a Rainha Ginga o ritual de devoção à Santa.

A religiosidade impõe ao festeiro alimentar e acomodar os componentes do grupo nos dias de festa, assim como os "noveneiros” ajudam a decorar a igreja. Neste encontro, todos dançam ao som de tambores, guizos e maçacaias e cantam as quadrinhas que identificam a nossa cultura Afro Litorânea.

A Tribo Maçambiqueira é um grupo que canta o seu lugar. Nativos do RS, moradores da cidade de Osório e arredores, os integrantes do grupo registraram em CD temas que revelam as paisagens e os costumes do povo negro da região. Cantando o mar, as devoções, a lagoa, as melodias, o quilombo do Morro Alto e tantos outros temas, a Tribo se juntou com um grupo de renomados compositores do RS e escolheram o ritmo do Maçambique (manifestação cultural do lugar) para embalar suas canções.

O grupo é formado por Mário Duleodato, Mestre de Notório Saber e tamboreiro, Paulinho Di Casa, cantor e compositor do grupo, Mestre Cau Silva, artista que faz a ligação dos tambores do litoral com a música regional gaúcha e Gef Lima, Tamboreiro Dançante, que tem a missão de levar este legado para as novas gerações. Com produção artística e musical do artista e pesquisador Kako Xavier, nasceu o único CD do grupo, intitulado "Trupicado”, registro musical do grupo apresentado nos shows. Durante a pandemia foi lançado o documentário referente a caminhada de luta e resistência do grupo.

Loma Pereira iniciou sua carreira na década de 70, se firmou com uma das principais artistas da negritude gaúcha. Nas edições 2018/2019 do Prêmio Açorianos de Música foi homenageada pelo conjunto de sua obra. Em 2021 a cantora recebeu do MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho), homenagem como forma de reconhecimento e valorização à sua contribuição para a consolidação e divulgação da música gaúcha e regional do litoral norte. Loma vem difundindo há mais de 30 anos a cultura do Maçambique ao público brasileiro.

Kako Xavier tem 28 anos de carreira dedicados a valorização da presença negra no RS, um dos principais nomes da Música Regional do Estado, circulou pelo país inteiro, no Sonora Brasil, com o grupo de pesquisa Alabê Ôni, contando a história dos Tambores Gaúchos, destacando seu aprendizado sobre o Maçambique. Em 2017 criou o Tambor Praieiro, baseado no tambor de Maçambique, levando adiante sua pesquisa das congadas no Brasil. O artista é importante presença nas ações de recuperação do Tambor de Sopapo, tombado como Patrimônio Imaterial Pelotense em 2021. Kako Xavier assina a direção artística e musical deste espetáculo que revela o encontro destes dois artistas com o conteúdo da Tribo Maçambiqueira, fortalecendo e levando adiante esta manifestação Afro-gaúcha viva e de relevante importância para a cultura do RS.


Oxigênio: Tubarão+Arte

Mostra de Arte e Cultura voltada para crianças e adolescentes estudantes da rede de pública de ensino e comunidade em geral. 

Dia das Crianças no Sesc Blumenau

Programação:  apresentação cultural, contação de histórias, oficinas, brincadeiras recreativas, quintal brincar, pintura facial e brinquedos infláveis. 

Evento gratuito, aberto a comunidade.

Rede Sesc de Galerias: Exposição "Lugar Abandono"

Lugar Abandono surgiu do acaso. Certo dia ao sair da sua produtora, o cineasta Marko Martinz se deparou com um saco plástico, entreaberto, jogado no lixo, na calçada. Dentro haviam dezenas de caixinhas da KODAK. Cineasta do tempo da moviola, Marco imediatamente se ajoelhou, crente de que eram cartuchos de filme super-8. Ledo engano. Eram 53 filmes fotográficos, virgens, vencidos nas décadas de 70 e 80. A partir daí, Marco iniciou uma jornada de pesquisa, testando alguns filmes e apreciando os resultados inusitados das revelações. 


O artista se viu mergulhado num processo de criação extremamente acidental: o resultado impresso na película já não dependia exclusivamente do fotógrafo, da luz e do objeto. O tempo (e a consequente degradação do negativo) havia se tornado o principal agente no processo de construção pictórica. Após a revelação dos filmes, onde se avalia o que deu "certo" e o que se deve descartar, é que o processo se completa. A partir dessas primeiras experimentações nasceu o projeto. Marco e a produtora Loli Menezes, com o apoio do edital Elisabete Anderle, partiram para a estrada. Foram 4 dias viajando pelo interior do estado e fotografando lugares abandonados. O resultado foi uma exposição fotográfica de 24 fotos desses muitos lugares. 

Rede de Teatros Sesc: Concerto Ponto de Partida

O duo de violões instrumental é formado pelos músicos Matheus Colossi e Rene dos Santos, de Lages/SC. 
Fazendo jus ao nome "ybyrá”, palavra tupi-guarani que designa "o que brota do chão”, "tirado da terra”, as composições apresentadas no concerto carregam fortes traços do folclore do sul, que contrastam harmoniosamente com os diferentes gêneros aos quais os músicos se dedicam em seus projetos solo, como Jazz, Bossa nova, MPB, Blues e Folk


Projeto Oxigênio: "Clov's o Internacionável"

Pode até ser pretensão querer apresentar uma figura conhecida por fãs em todo mundo: ele, Clov's. Falastrão e exigente - "como todo astro deve ser", o palhaço tem no público um parceiro ideal. Afinal, o mais Internacionável dos Internacionáveis, Clov's, em sua última apresentação de uma turnê mundial, mostrará sua grandiosa composição musical.

Ficha Técnica:
Cia lá nos fundos 
Atuação: Fabiano Peruchi 
Co-direção: Marcio Libar
Direção: Fabiano Peruchi

Projeto Oxigênio: Laguna + Arte

Dia 11/09/2023
Rodada de histórias  - Encantados Contadores de Histórias 
Vem ouvir histórias que a roda vai começar! A ciranda chama para a roda. Na roda as histórias saltam do saquinho como se quisessem ganhar som, forma e cor. Girando entre poesias e melodias, acompanhadas de lendas africanas e de seus ensinamentos, além de uma boa pitada de  alegria, a brincadeira é feita junto com as crianças que irão  dizer qual será a próxima história.
Horário: 09h.
Local: Casa de Cultura Sesc. 

Dia 12/09/2023
20 MINUTOS PARAJANTARCOM CATÓRIO -  Cyathus Teatro de Animação
Livremente inspirada no espetáculo: "A ponte quebrada”, de Seraphin, um clássico do Teatro de sombras. Na releitura, com bonecos. Após andar por léguas, o viajante Jacinto - cansado e com fome - encontra um restaurante para saciar-se. É só atravessar a ponte? Pode não ser tão simples assim, principalmente com atrapalhos de uma força maligna.
Horário: 14h.
Local: Cine Teatro Mussi, Laguna/SC. 

Dia 13/09/2023
Lá vem poesia – Grupo Cirandela 
Entrelaçando a narrativa oral com a música, o Grupo Cirandela traz, por meio de uma linguagem lúdica e poética, um espetáculo de contação e cantação de histórias composto por contos e músicas autorais, além de poesias musicadas, contos populares e clássicos da literatura infantil, estimulando o imaginário e proporcionando à crianças e adultos a (re)descoberta deste tempo e lugar chamado infância.
Horário: 19h30.
Local: Cine Teatro Mussi, Laguna/SC.

Dia 14/09/2023
Era uma vez – Júlia Rodrigues 
Venha viajar com o grupo ERA UMA VEZ no mundo encantado das histórias. 
Horário: 14h.
Local: Cine Teatro Mussi, Laguna/SC.

Clov’s O Internacionável  - Cia de Teatro Lá nos Fundos
Esplendorosamente magnânimo como só ele mesmo sabe ser, Clov's o INTERNACIONÁVEL fará dos instantes que antecedem a apresentação da composição musical um divertido jogo aonde palhaço e plateia conduzem juntos o espetáculo.
Horário: 19h.
Local: Cine Teatro Mussi, Laguna/SC.

Canções de Maralto, com Cia Mosca

Entre memórias de uma morte-vida no passado, presente e futuro, trabalhadores afogados realizam uma viagem lúdica e musical cantando a vida rumo à ilha dos desejos. Nas fronteiras entre o teatro e a música, atores convocam o público ao cortejo que leva à ilha.

Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .