Afeto, música e literatura.

Apresentações entre os participantes com musicalização ("Quem Roubou o Pão?”, de Sinta o Som). Mediação literária com a temática de dia dos pais. Produção de instrumentos musicais com materiais alternativos. Oficina de percussão com os instrumentos produzidos. 


Rede de Teatros Sesc: Iva Giracca e Roger Corrêa Quarteto

O concerto traz em sua essência as cores da América-Latina aliadas a improvisação do jazz. Composto por Iva Giracca (violino) Roger Corrêa (acordeom diatônico) Arthur Boscato (violão 7 cordas) e Alexandre Damaria (percussão), o quarteto oferece uma viagem pelas sonoridades das Planícies do Pampa, das Cordilheiras dos Andes e da América Central, além da música de concerto. No repertório, músicas autorais compostas por Roger Corrêa para o álbum ´´Sul em Aquarela´´ (2022), e obras de grandes nomes da música Latino-Americana.

Sobre os idealizadores:

Iva Giracca – Natural de Santa Maria -RS iniciou seus estudos aos 4 anos de idade. Formou-se bacharel em violino pela UFSM e atualmente é a Spalla da Camerata Florianópolis além de integrar o trabalho em quarteto com Roger Corrêa.

Roger Corrêa – Natural de Guaíba-RS iniciou seu contato com a gaita - ponto (acordeom diatônico) aos 6 anos de idade através do projeto Fábrica de Gaiteiros idealizado por Renato Borghetti. Já levou seu projeto de música autoral a países como Espanha, Marrocos, Portugal, Chile, Uruguai e Argentina.

Duração: 60 minutos
Classificação: Livre.

 

Oficina folclórica

Mediação literária sobre os personagens do folclore brasileiro e oficina artística de produção dos personagens do folclore, a partir da literatura "Armazém do Folclore", de Ricardo Azevedo e "Literatura oral para a infância e a Juventude: lendas, contos & fábulas populares no Brasil", de Henriqueta Lisboa e "Abecedário de personagens do folclore brasileiro", de Januária Cristina Alves. 

Oficina de Abayomi: uma boneca cultural

Mediação literária da "A menina bonita do laço de fita", de Ana Maria Machado e outras literaturas como: "Contos africanos para crianças brasileiras", de Rogério Andrade Barbosa e "Ei,você! Um livro sobre crescer com orgulho negro, de Dapo Adeola. Oficina de boneca Abayomi. 


Manhã de histórias

Nesta adaptação de "A História de Tatê Calanquê" de Bia Bedran e "Quibungo" de Maria Clara Cavalcanti, o menino que não tinha nome conta como arranjou um e faz amizade com um corajoso menino indígena chamado Kunta que enfrenta o Quibungo, um gigante peludo, com uma cabeça enorme, olhos cor de fogo e um buraco nas costas pra comer criança... 

As narrativas nos traz elementos culturais e  rítmicos através do resgate de nossa ancestralidade e boas doses de humor. Após a contação haverá oficina de  pintura de personagens da cultura de laguna em papel ao chão. 

Sesc Lab: oficina de introdução à Ilustração

Venha aprender técnicas básicas de ilustração!

Data: 24/08/2023
Horário: 18h às 21h
Local: Sesc Ingleses
Ministrante: Titi Bertol
Valor: R$ 35,00

A partir de 13 anos.
Informações na Central de Atendimento: (48) 99190-6697 WhatsApp 
O material será fornecido.

 

 

 

 

 

Rede de Teatros Sesc: show Concerto Sentido

Deo Lopes e Victor Mendes apresentam o show Concerto Sentido com composições inéditas de Deo Lopes, importante compositor do Vale do Paraíba e uma das principais referências da MPB e da música regional do país. O projeto nasceu após a participação de Deo na turnê do disco "Nossa ciranda" de Victor Mendes, em 2017. Desde então, os músicos se aproximaram e passaram a fazer releituras de músicas gravadas nos anos 80 e 90 nos cinco LPs de Deo Lopes.

Aos poucos, novas canções foram surgindo e tomando corpo com a convivência dos dois artistas, dando origem ao novo disco que dá nome ao show. Concerto Sentido aproxima duas gerações através da música e reflete musicalmente a forma intuitiva e orgânica que caracterizam a obra de Deo Lopes, com arranjos livres e interpretações expressivas. Entre as doze canções, esse novo trabalho traz registros inéditos de músicas compostas nos anos 70, e outras mais recentes. Deo Lopes (voz) e Victor Mendes (voz e violão) estarão acompanhados por Bruna Duarte (contrabaixo) e Carla Raíza (violino).

Duração: 60 minutos
Classificação: Livre

Sobre os músicos:

Deo Lopes começou sua carreira em 1980, integrando o movimento do teatro Lira Paulistana, em São Paulo, quando tocou em diversas casas e teatros da época. Durante os últimos trinta anos, viajou pelos estados de Minas Gerais, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Bahia, Goiás, e claro, por onde começou, o estado de São Paulo. Buscou nas suas composições reflexões sobre suas crenças, anseios, o sentimento do amor, sobre os encontros e desencontros, a ecologia e o meio ambiente, sobre o sentido do entendimento. Deo Lopes gravou cinco LPs e três CDs solos. Além disso, foi criador do grupo Trem da Viração, com quem gravou três trabalhos e viajou o país, modificando o conceito de música regional. Mudou-se para o Vale do Paraíba em 1994, e reside hoje em São José dos Campos, e daí para cá não mais parou de criar e desenvolver projetos culturais, não apenas na música, mas também na ação cultural de outras áreas da arte. 

Natural de São José dos Campos, Victor Mendes teve seu primeiro disco lançado ao lado do grupo Trio José, quando desenvolveu um trabalho poético-musical sobre a obra do poeta mineiro Juca da Angélica. O disco "Puisia" (2014) teve ampla repercussão e possibilitou que o grupo tocasse em todas as unidades do SESC do interior de São Paulo. Em 2016, lançou seu primeiro disco solo, o "Nossa Ciranda" (2014), trabalhando ao lado de Paulo Nunes, poeta e letrista. O trabalho foi premiado com o PROAC de circulação de espetáculos musicais, possibilitando a turnê do trabalho por seis cidades paulistas, do Vale do Ribeira ao Vale do Paraíba. Foi nessa turnê que Deo Lopes e Victor Mendes se aproximaram, iniciando uma amizade e parceria musical que renderia muitos frutos, entre eles o disco Concerto Sentido, com músicas inéditas de Deo, produzidas e arranjadas por Victor Mendes.

Rede de Teatros Sesc: Show "Bússola" com David Toledo

O cantor e compositor David Toledo apresenta o show "Bússola", espetáculo que marca o resultado do ciclo iniciado com o lançamento do disco homônimo em 2020. O repertório do show conta com as composições do álbum e os singles lançados nos anos seguintes pelo artista. O lançamento trabalho foi fruto de uma campanha de financiamento coletivo realizada durante a pandemia de Covid-19. Do samba ao jazz, da música experimental a música regional o show é um mergulho em múltiplas sensações e estilos musicais. O show conta com David Toledo na voz e no violão 7 cordas, Rodrigo Porcíuncula na bateria, João Peters no baixo e Fábio Mello no Saxofone.

Sobre David Toledo:
David Toledo é um jovem músico de 25 anos de idade, natural de Lages/SC que atualmente mora em Florianópolis/SC. Compositor, cantor e violonista é formado em licenciatura em música pela UDESC. Trabalha como professor de música (violão, canto e regência coral) em escolas de música na capital Catarinense. Atualmente integra o madrigal (grupo vocal da UDESC) como cantor e regente, também atua como cantor no Polyphonia Khoros. Seu primeiro disco autoral intitulado "Bússola" foi lançado no dia 07 de junho de 2020, em todas as plataformas digitais e conta com participações importantes como a cantora Joana Castanheira (ex-the voice) e Ana Paula da Silva o saxofonista JP Barbosa (Integrante do sexteto do Hermeto Pascoal) e outros artistas e músicos. O disco foi eleito um dos 10  melhores discos lançados em 2020 pelo maior portal de música do estado, o Portal Rifferama. Gravou um DVD em 2022 do show Bússola, no renomado Teatro Álvaro de Carvalho em Florianópolis. Em setembro de 2022
lançou um single com participação de Vitor Ramil, chamado "Fica".

Duração: 1h30
Classificação: Livre.

Exposição “Imaginário Mundo dos Bonecos”, de Grupo Girino

"Imaginário Mundo dos Bonecos” convida ao público para vivenciar a arte do Teatro de Bonecos. A exposição reúne obras do acervo de 16 anos de trajetória da companhia mineira, Girino. São apresentadas mais de 100 obras em técnicas diversas como bonecos de fios (marionetes), bonecos de vara, teatro de papel, manipulação direta, bonecos de balcão e técnicas mistas. Os visitantes também poderão conhecer possibilidades de criação de bonecos, através da sessão dedicada às técnicas de construção, tipos de mecanismos, articulações e gatilhos.


Roda de conversa: Projeto de revitalização do Centro Leste

Roda de conversa sobre o projeto de Revitalização do Centro Leste

Em comemoração ao dia do patrimônio, no dia 17/08 às 16h, o Museu de Florianópolis realizará uma roda de conversa sobre a revitalização do Centro Leste, contando com a participação de profissionais do setor cultural da cidade e de representantes da Prefeitura Municipal de Florianópolis. A iniciativa busca oferecer um espaço de diálogo para compreender a movimentação de setores ligados ao patrimônio histórico e cultural da cidade em relação ao projeto, em especial àquelas relacionadas a retirada da pavimentação do entorno da Praça XV, e o progresso do projeto atualmente em execução pela PMF.

Participantes:

·Suzana de Souza

·Marília Gabriela de Oliveira

·Osvaldo Paulino da Silva

·Cintia Domit Bittar

·Julia Ceccon

Eventos Esportivos

Os eventos esportivos locais apresentam características de caráter festivo, capacidade de atender públicos de características e interesses variados, potencialidade para explorar múltiplas temáticas e modalidades, potencialidade para agregar valores às atividades sistemáticas, desenvolvendo habilidades e conhecimentos.

No Sesc, a competição, inerente ao esporte, privilegia o fair play e o caráter lúdico-educativo. Reconhecendo ser legítimo que na competição todos queiram o melhor resultado, a intervenção pedagógica visa compatibilizar a busca da superação pessoal e a melhor performance do corpo com o espírito de equipe, da solidariedade, a cooperação, o respeito e a conduta ética, dentro e fora dos limites do campo esportivo. A instituição tem foco nos valores nobres do esporte e da competição, sem sobrevalorizar o resultado/rendimento, para evitar desvios como "vencer a qualquer custo” e o "levar vantagem em tudo”, recorrentes em muitas ocasiões na esfera esportiva.

Promover ao público em geral o entretenimento e o lazer ativo e oportunizar ações em diversas áreas do Sesc, através das demandas locais e regionalizadas com proposta diferenciada e diversificada para promover os valores educativos do esporte e da recreação esportiva

Circuito Infâncias de Música: show "Miudinho" - Grupo Triii

Show "Miudinho” com Grupo Triii de São Paulo/SP


O show "Miudinho” propõe um momento aconchegante e lúdico, com uma sonoridade característica do Triii, com vozes, guitarra, violão e bateria. Além das músicas mais cantadas pelas crianças e toda a família, como "A E I O U”, "Viro Vira Virou”, "O Tomate e o Caqui”, "Pão Pão Pão”, o repertório também apresenta canções mais recentes, como "Vai Começar”, "Xote da Dona Ema”, "Corujinha”, "Purê”, entre outras.

Formado por Marina Pittier, Fê Stok e Ed Encarnação, o Grupo Triii surgiu com o encontro de três pessoas que têm três coisas em comum: a amizade, a identificação musical e a admiração e respeito pelas crianças. A proposta do Triii é criar um contato direto com crianças e adultos através da música e da brincadeira, de forma sensível, divertida e criativa.

Venham cantar, dançar e brincar com a gente!
--
Show: "Miudinho” – Grupo Triii
Duração: 60 minutos
Classificação Indicativa: Livre

Projeto Oxigênio: "Felpo Filva" com grupo de Teatro Revirado

Felpo Filva conta a história de um coelho poeta solitário que tem uma orelha menor que a outra. Certo dia Felpo recebe uma carta de uma fã reclamando que suas poesias eram muito tristes e pessimistas e mandando um poema de reparo em cima de um poema de Felpo.

A partir daí o cotidiano de Felpo se transfigura, ele começa a sentir coisas diferentes, levantar questionamentos. O contato com uma "diferente”, uma fã que tem outra atitude com relação à vida, diferente da de Felpo, mais otimista e alegre, faz Felpo sair da sua zona de conforto e ver que suas diferenças não são tão ruins assim. A coelha Charlô, fã de Felpo, o convida para tomar chá e comer bolo em sua casa, se instaura então uma relação afetuosa entre Felpo e Charlô.

Técnica de animação: Figuras planas e manipulação direta

Projeto Oxigênio: "Um Pé de Quê?" com Grupo Cirandela

Rosa e Hortelão, dois jardineiros vindos de um futuro, carregam seu próprio universo: Um Pomar. Lá cultivam plantas, sucos, grãos, raízes, frutos. Captam a inflorescência da essência, fazem suas rebeligrões e tem seus Plocs, afinal de contas, "um pomar não tem rei, um pomar é livre. Você é um pé de quê se você é o que você come? Você é um pé de quê se você é o que você cria?”



Ficha Técnica:
Direção: Reveraldo Joaquim 
Atuação: Priscila Schaucoski e Bruno Andrade
Dramaturgia: Luan Marques Joaquim 
Roteiro e Argumento: Priscila Schaucoski, Bruno Andrade e Reveraldo Joaquim
Direção de Arte: Reveraldo Joaquim
Figurino: Adbailson Cuba 
Maquiagem: Yonara Marques 
Cenografia, Cenotécnica e Adereços: Reveraldo Joaquim, Bruno Andrade e Priscila Schaucoski
Terrários: Priscila Schaucoski
Trilha Sonora Original, Direção Musical e Arranjos: Priscila Schaucoski e Bruno Andrade
Músicas Adicionais: "Banana" e "Cai, pêssego", poemas da autora Eloí Bocheco do livro "Pomar de Brinquedo" musicados pelo Grupo Cirandela. 
Operação Técnica: Juliana Kulkamp
Assessoria em automação: Leonardo Montibeller 
Fotos de divulgação: João Gabriel 
Arte Gráfica: Gabriela Chaucoski 
Produção e Realização: Grupo Cirandela

Ateliê Criativo

ATELIÊ CRIATIVO é um espaço de criação, onde a atmosfera é de pura expressão artística. Nesse espaço objetiva-se estimular a expressão individual por meio da arte, incentivandoa imaginação e a criatividade e desenvolvendo habilidades motoras e coordenação: O processo artístico envolve o uso das mãos e o desenvolvimento da coordenação motora fina. No Ateliê, as crianças terão a oportunidade de praticar essas habilidades por meio de atividades como pintura, desenho, recorte e colagem.

Quem ministra essa oficina é Alisson Grillo,  artista visual e professor de arte.  Catarinense nascido em Brusque, SC,  hoje reside em Rio do Sul, SC. Com uma formação acadêmica diversificada em Design Gráfico, licenciatura em Artes Visuais e especialização em Arte terapia. Conta com diversas exposições de arte no Brasil e no exterior.   Atualmente cursa mestrado em educação.


Ação Jovem

Ação Jovem é um projeto gratuito do Trabalho Social com Grupos que busca fomentar a constituição de coletivos juvenis, estimulando o aprendizado compartilhado, a troca de experiências e reflexões sobre o despertar social e a construção de um novo mundo, considerando os contextos sociais em que vivemos, fomentando a construção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida individual e comunitária.


A programação é composta por vivências formativas relacionados aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para o estímulo a participação do jovem como agente de transformação em relação aos desafios socioambientais no seu território.


O projeto é realizado nas cidades de Chapecó, Lages, Florianópolis, São Bento do Sul e Tubarão, com grupos formados por jovens entre 12 e 18 anos, com encontros semanais.


Transforme Sua Vida E Sua Comunidade! Venha Participar!

Rede de Teatros Sesc: Rio Bernunça

Na beira de um rio se encontram um pescador, uma lavadeira e um balseiro. Ao se depararem com a poluição do rio os três relembram histórias contadas por seus antepassados. A narrativa de cada um dos personagens é diferente, mas todos chegam à lenda do Rio Bernunça. De forma lúdica e divertida "Rio Bernunça” traz à cena a importância do cuidado com os rios e com a natureza.


Cia. Artística Cobaia Cênica (Rio do Sul/SC) 

Sesc Lab Oficina de Literatura: "Somos feitos de histórias"

O Sesc Lab prevê a realização de ações com foco no conhecimento "APRENDIZAGEM"


A oficina de Literatura: "Somos todos feitos de histórias", proporcionará aos participantes uma experiência prática, reflexiva e introdutória sobre a arte de narrar, a fim de despertar o contador de histórias que há em cada pessoa. Neste sentido, estimulará a explorar uma variedade de linguagens e a utilizar outros recursos além do livro. De forma lúdica e bem-humorada, cada participante será conduzido a percorrer um fascinante caminho no universo das narrativas

Vacina da Gripe! Por que?

Um bate papo com a Dra. Fabianna Andrade Ribeiro, Médica Pediatra, sobre a importância e questões relevantes acerca da vacina da gripe, visando estimular o público a se vacinar como forma de qualidade de vida e promoção de saúde. 


O bate papo será mediado pela Enfermeira Responsável Técnica pela Sala de Vacina do Sesc: Dra. Aline Rodrigues Costa.

A live acontecerá nos links:
  Youtube do Sesc Santa Catarina - https://www.youtube.com/watch?v=7B0DBY8rtAA
  Facebook Sesc em Santa Catarina - https://www.facebook.com/events/980970703217333

Sesc Dramaturgias: Oficina com Paloma Bianchi

Oficina: Dramaturgia da Dança com Paloma Bianchi (Florianópolis/SC)


A oficina irá abordar a produção e a organização de sentidos entre os diferentes elementos e fazeres que compõem uma obra artística: temáticas, linguagens estéticas, composição coreográfica, matérias, mídias, corpos, bem como os espaços de apresentação e seus contextos, a maneira de colocar a obra em relação com o público e as dimensões sociais, políticas e éticas inerentes a qualquer criação em dança.

Sesc Dramaturgias: Oficina com Diego de Medeiros

Oficina: Teatro para as infâncias com Diego de Medeiros (Florianópolis/SC)


A oficina propõe lançar olhares sobre as práticas teatrais desenvolvidas com e para crianças, analisando e refletindo acerca dos modos de criação e produção de trabalhos artístico-pedagógicos que busquem alargar as possibilidades cênicas de modo a se relacionarem com as infâncias contemporâneas.

Mostra dos Cursos de Cultura Sesc Lages

Os cursos de arte e cultura do Sesc-SC atuam para a transformação social, o desenvolvimento humano, a acessibilidade e a difusão das artes. As artes como teatro, dança, artes visuais, música e literatura são compreendidas como campo de conhecimento voltados às experiências artístico-culturais, ao respeito das dinâmicas dos processos simbólicos, ao fomento das tradições, de preservação, da inovação e das vivências criativas.



Projeto Oxigênio: "Arte em toda parte"

O "Arte em toda parte” é um projeto que dá notoriedade, estimulo e apoio a cena cultural em Brusque. Além disso, possibilita a comunidade, o contato com apresentações musicais, teatrais e exposições artísticas em locais diversos e acessíveis da cidade.


Na exposição "Olhar Observar Refletir", de Tarcísio Ullrich, o artista mescla seus trabalhos para manifestar o poder de parar, olhar, observar e refletir as lacunas sociais e ambientais que no decorrer de sua trajetória se mantém existentes.

Mais que olhar, devemos observar atentamente aquilo que por algum motivo não queremos enxergar, e ir além, refletir! 

Pautas à Mesa

Evento Nacional - exclusivo para instituições cadastradas no Programa Mesa Brasil.

Palestrante Larisa Hemkemeier Webber de Mello - Gestora de projetos, sócia da empresa Pfad Treinamento e Consultoria e Larisa Mello Negócios, atua com projetos incentivados desde 2010.

Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .