Descolonização dos afetos, com Geni Núñez

 Como a colonização afetou e segue impactando as formas de nos relacionarmos? Na palestra discutiremos sobre a importância das perspectivas indígenas para esse debate.

Rede de Teatros Sesc: Show Baixo ao Lado

Com o objetivo de difundir a música instrumental que está sendo desenvolvida na cena do sul do Brasil, Rafael Calegari apresenta o concerto "Baixo ao Lado”, no repertório as obras autorais do compositor e contrabaixista catarinense que nesta edição, convida o grupo Choro Jazz Trio, para promover as emoções, cores e direções, com interpretações luxuosas e sensíveis para cada tema.

Edilson "Tatu” (piano), Rafael Calegari (baixo) e Willian Goe (bateria), carregam grande bagagem musical, trazendo uma fusão de estilos dentro da música brasileira, latina e influências jazzísticas. Os músicos são parceiros de longa data e individualmente, já acompanharam artistas consagrados da música brasileira.

Apresentação de Dança: A MESA

A MESA mergulha na história da dança para propor, a partir da memória e do tempo contemporâneo, reflexões sobre a sociedade, a arte, a política e a condição humana. Com 13 artistas em cena, a montagem tem a condução de Diana Gilardenghi, Bia Vilela, Vera Torres, Lucila Vilela e Tejas. 


A MESA articula dança, história e política em um processo criativo coletivo. Convoca uma equipe de artistas de diferentes disciplinas como dança, música, teatro, artes visuais e fotografia. Reúne um elenco diverso em suas experiências e formações.

A MESA:

Concepção e Montagem:Diana Gilardenghi, Bia Vilela, Vera Torres, Lucila Vilela e Tejas.

Composição e execução musical:Diogo de Haro

Violino:Fernando Bresolin

Voz:Eduardo Bassani

Figurinista:Esha

Iluminação:Hedra Rockenbach

Elenco:

Ana Otero

Alyssa Almeida

Ariel Gaboro

Denise Krieger

Eduardo Bassani

Fabiola Peron

Gelson Forte

Karina Collaço

Karol Alves

Mel Yan

Monica Siedler

Lilian Yamaguchi

Fotografia: Cristiano Prim



Sesc Lab: Circolando para crianças

A oficina Circolando busca levar a arte circense para as crianças. A oficina oferece experiências nas acrobacias de solo individual e coletivas. Além de desafios com malabares como bolinhas, swing poi, perna de pau e bambolês. Tudo com instrução da professora e muita segurança.


Ministrante: Kalyne Machado
Proprietária, junto com Alexsandra Luz, da Solaris Escola de Circo, um projeto inovador na região sul de catarinense que se localiza na cidade de Criciúma e tem proporcionado eventos diferenciados para toda população criciumense. 


Arte de Doar - Campanha de Inverno

O Projeto "Arte de Doar" é uma iniciativa que promove a cultura colaborativa, unindo pessoas, instituições e empresas em uma grande rede de solidariedade, com o propósito de confeccionar vestimentas e acessórios de inverno para serem doados a pessoas em situação de vulnerabilidade devido ao forte frio do inverno.

Anualmente, os voluntários produzem milhares de vestimentas, como toucas, luvas, cachecóis, suéteres, ponchos e casacos, aquecendo centenas de famílias que sofrem com o rigoroso frio do inverno.

Junte-se ao Sesc e faça parte desta rede de solidariedade!

Confira a programação em sua cidade e colabore com a doação de insumos para a produção de vestimentas, como: novelos de lã, linhas, agulhas de tricô, malha/fio de malha e retalhos.

Além da mobilização, entre os meses de abril e julho, acontecem oficinas de produção de vestimentas de inverno, que serão divulgadas previamente.

Veja abaixo como ser um voluntário e a programação das oficinas de confecção de roupas de inverno, bem como os pontos de arrecadação de insumos em uma Unidade Sesc mais próxima de sua casa.

 

 

Arte da Palavra - Circuito Autores

Do dia 15/05 a 01/06 Santa Catarina receberá o Circuito Autores pelo Projeto Arte da Palavra.

Teremos esse ano duas duplas circulando pelo Estado:

Odailta Alves e Jéssica Balbino

Débora Ferraz e Marcelo Moutinho

O Circuito de Autores é voltado para promover autores de diversas categorias da literatura brasileira. A composição das mesas é feita preferencialmente com escritores de localidades distintas, para que haja uma troca maior de experiências e ideias entre autores e público. Além das mesas de debates nas Unidades do Sesc, os autores também realizam, no mesmo dia, visitas a escolas, preferencialmente públicas, apresentando aos alunos suas obras e discutindo aspectos inerentes à fruição literária, fomentando o gosto pela leitura e escrita.

Confira a programação da sua unidade mais próxima!

Mostra de dança de inverno

Mostra de dança de inverno

Apresentações culturais de dança dos grupo de Ballet do Sesc São Bento do Sul
Local: Centro Cultural Dr. Genésio Tureck
Endereço: R. Felipe Schmidt, 154 - Centro, São Bento do Sul - SC
Data: 22/07/2023
Horário: 19:00

Dia da Família na Escola

O Dia da Família na Escola é um evento cujo intuito é realizar a integração entre a escola e as famílias. Por meio de ações lúdicas, culturais e informativas os pais e os responsáveis são convidados a passar momentos de diversão e de aprendizagem na Rede de Escolas Sesc Santa Catarina junto com seus filhos.



Sesc Lab: Receita Milenar Do Contador De Histórias

A oficina visa proporcionar aos cursistas de forma dinâmica e interativa habilidades necessárias com relação ao ato da contação de histórias, bem como fazer com que os cursistas aprendam a confeccionar e utilizar recursos visuais na contação, fazendo deste universo muito mais encantador e envolvente tanto para os ouvintes como para o contador.


Ministrante: Júlia Rodrigues



Prêmio Literário Sesc Criança

O Sesc Santa Catarina abre as inscrições para a 3ª edição do "Prêmio Literário Sesc Criança", de incentivo e valorização da literatura catarinense, voltada ao público infantil. 

De 29 de abril até às 8h do dia 12 de junho de 2023, os escritores interessados, de qualquer idade, podem enviar uma obra inédita (não publicada), seguindo as orientações do regulamento. O vencedor terá seu livro publicado e distribuído, com tiragem inicial de 3.000 mil exemplares, bem como o pagamento dos direitos autorais no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

Como participar:

Podem participar autores de qualquer idade, nascidos ou brasileiros e estrangeiros residentes (há pelo menos 2 anos) em Santa Catarina. Para efetuar a inscrição, é necessário preencher o formulário com os dados pessoais e de contato e anexar o texto com tema de livre escolha conforme critérios descritos no  Regulamento do Prêmio Literário Sesc Criança.

Campeonato de Futebol Society Sesc 2023

O campeonato de futebol Society fundamenta-se em valores que permeiam todos os programas da área físico-esportiva. O incentivo de praticar uma modalidade esportiva pode se tornar um instrumento eficaz para transmissão de valores educacionais, de cooperação, solidariedade entre pessoas e grupos diversos. O esporte é vivenciado como elemento cultural de educação e inclusão social, pois saber jogar, conhecer o esporte e seus protagonistas, participar de um campeonato é, antes de tudo, ser agente na construção da cidadania, reconhecendo e aprendendo valores do esporte e da vida em comunidade.

Com esse intuito o Sesc promove o 1° Campeonato de Futebol Society- Sesc 2023.

Com a participação de no máximo 15 equipes, promoverá a socialização, a cooperação o espírito de equipe entre seus participantes.

Lançamento oficial do Projeto Fábrica de Gaiteiros

Na quarta-feira, dia 26/04, acontece o lançamento oficial do Projeto "Fábrica de Gaiteiros”, do Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música. O evento será realizado no Centro Cultural Dr. Genésio Tureck, às 19 horas, e contará com a participação e apresentação de Renato Borghetti, em conjunto com os alunos da Fábrica de Gaiteiros da cidade de Blumenau, conduzidos pelo professor Gustavo Almeida.

Projeto Oxigênio: Oficina de Bordado Livre

O que vai aprender

O bordado nos ajuda a nos expressar, é um processo quase meditativo, trás calma, nos ensina paciência, e mostra que somos capazes de criar coisas maravilhosas com nossas próprias mãos. Nesta atividade o participante aprenderá a pôr a linha na agulha, até a finalização do bordado, Esta Oficina é para quem nunca bordou antes, mas também é para quem já bordava e quer relembrar, ponto a ponto vamos dando vida ao desenho.

Quais as técnicas a ser aprendidas:

6 pontos de bordado livre: ponto atrás, ponto partido, ponto pétala, nó francês, ponto cheio e ponto folha. Aquarela em tecido: úmido sobre úmido, degradê, mescla de cores

O que vamos fazer:

Os melhores tecidos para bordar, formas de passar o risco para o tecido, como usar a linha de meada, passar a linha na agulha, uma bandeira com os 6 pontos citados acima para treinar, e também poder revisitar a formação dos pontos, e como projeto final da parte de bordado vamos fazer um bordado para treinar na pratica Na parte da aquarela vamos começar com uma breve explicação sobre algumas técnicas que podemos utilizar e em seguida vamos começar o projeto que sera feito a aquarela e depois finalizado com bordado utilizando um ponto atrás ensinado anteriormente

Participante; materiais necessários:

Bastidor de 15cm; tecido de algodão cru 0,50cm; linha de ponto cruz 05 meadas de cores à sua escolha; linha de costura preta; tesoura.

 

Profissional:

Leticia Kauani Krause de Mattos. Apaixonada por arte e trabalhos manuais, utilizo muitas técnicas dentro do bordado livre, entre elas: pedraria, aquarela, paetê, linhas e pontos diferenciados.

Feriado Dia das Mães Hotéis

O Dia das Mães é uma data repleta de carinho! E nada melhor do que vivenciar todo esse carinho nos Hotéis Sesc.

Venha desfrutar esse feriado conosco e aproveite o melhor que o Sesc tem a oferecer!


Programação Destaque

• Oficina de cartão;

• Karaokê;

• Gincana em família;

• Oficina de sachês aromáticos;

• Oficinas de repelente e incenso naturais;

• Roda de Conversa cultura local

 

Hotel Sesc Blumenau
Período 12 a 14/05

Diárias em acomodação dupla a partir de R$ 203,00 (Trabalhador do Comércio)

Diárias em acomodação dupla a partir de R$ 263,00,00 (Público Geral)

CLIQUE AQUI e consulte mais opções!


Hotel Sesc Cacupé
Período 12 a 14/05

Diárias em acomodação dupla a partir de R$ 220,00 (Trabalhador do Comércio)

Diárias em acomodação dupla a partir de R$ 286,00,00 (Público Geral)

CLIQUE AQUI e consulte mais opções!


Sesc Pousada Rural em Lages
Período 12 a 14/05

Diárias em acomodação dupla a partir de R$ 250,00 (Trabalhador do Comércio)

Diárias em acomodação dupla a partir de R$ 325,00 (Público Geral)

CLIQUE AQUI e consulte mais opções!


Política de cancelamento
A política de cancelamento será a mesma adotada para reservas em geral nos hotéis do Sesc em Santa Catarina.

Lançamento do livro "A voz dos meus olhos"

 

A Rede de Bibliotecas do Sesc Santa Catarina anuncia o lançamento do livro "A voz dos meus olhos”, narrativa vencedora da 2ª edição do Prêmio Literário Sesc Criança, que tem como objetivo promover o direito a leitura e valorizar a infância com o incentivo à produção artística literária catarinense. 

"A voz dos meus olhos” de Cynthia Valente e ilustrações de Fernando Zenshô, é uma história que revela o mundo interior de uma criança que não fala, e poeticamente nos ensina que o essencial é dito pelos olhos.

O lançamento será no dia 18 de abril de 2023, Dia Nacional do Livro Infantil, com ações de mediação da narrativa nas Bibliotecas do Sesc com sorteio de exemplares do livro entre os participantes da programação.

E no dia 29 de abril serão abertas ainda as inscrições para a 3ª edição do Prêmio Literário Sesc Criança. Mais informações serão divulgadas no site www.sesc-sc.com.br.

 

Desapego, com Cia Lápis de Seda

O espetáculo "Desapego” representa as diversas versões de nós mesmos, a energia que despendemos no esforço de nos enquadrar nos moldes socialmente estabelecidos e a necessidade de rompê-los. A importância de encontrar nossa identidade, a forma própria de atuar no mundo. Desapegar o que não é genuíno, apegar o que faz parte da nossa construção de identidade.

Nessa criação, o trabalho da coreógrafa se desenvolveu a partir dos movimentos trazidos pelos próprios bailarinos por meio de improvisações dirigidas e laboratórios produzidos com o tema do espetáculo. A linguagem visual enfatiza a ideia de fluidez, de ocupação gradual do espaço, tanto em apresentações em auditório quanto a céu aberto.

ORI

"ORI” chega para buscar um caminho em meio ao caos. Para fortalecer o espírito e apaziguar a mente. Para lembrar que o corpo tem origens. E que a fé é uma ora(ação) de resistência, que nos move para frente. Entre tantas atrocidades que abatem o ser humano e o distanciam de si mesmo. Este trabalho, parte do desejo de nos lembrar que o nosso chão é batido por pés descalços. Que a cultura brasileira é firmada na união de povos marginalizados e oprimidos pelo Branco. Em uma luta de sobrevivência que perpassa os séculos, e atravessa este corpo que performa, encontrando no movimento, um caminho para paz entre os iguais que pensam diferente.


FICHA TÉCNICA 


Direção: André Francisco 

Atuação: Thiago Ferrugem 

Sonoplastia: Francisco Fischer 

Dramaturgia: Thiago Ferrugem e André Francisco 

Iluminação: André Francisco 


Ação Zumbi Canta o Amor

"Ação Zumbi Canta o Amor”,  é um espetáculo com duração de 40 minutos formado por 17 atores e atrizes negres e 5 músicos. É um misto de  músicas e poesias - uma adaptação do espetáculo "Amor, Negro Amor” que aborda como principal questão a solidão da mulher negra. Nele, a espectadora e o espectador são convidados a atravessar localidades e épocas distintas, conhecendo realidades de mulheres e homens negros que vivenciam diferentes formas de amor e desamor. As questões sociais expostas são de extrema relevância e perduram até os dias atuais, como a desigualdade, o abuso de poder, o racismo, o machismo, o sexismo e a violência contra a mulher. As poesias são costuradas por músicas e danças de origem africana e revelam a importância da nossa ancestralidade diaspórica.


FICHA TÉCNICA:

Direção geral: Lelette Coutto

Autoria: Emílio Pagotto

Assistência de direção: Adriano de Brito, Luan Renato Telles, Nathália Albino

Produção executiva: Manuela Viana

Produção: Cida Clementino

Direção musical: Marco Lorenzo

Músicos: Cleyton Medeiros, Duh Romão, Willian Camargo, Ubrother

Preparador vocal: Estevão Javela

Sonoplastia: Fábio Marques

Iluminação: Marcinho Gonzaga

Coreografia: Fernanda Rosa

Design gráfico:: Nathália Albino

Fotografia e Vídeo: Juan Castro

Técnico de som: Edson A. Rossa


Elenco:

  1. Adriano de Brito 

  2. Ágata Vicente

  3. Allende

  4. Alice Silveira

  5. Camirê Couto

  6. Daniel Medeiros 

  7. Estevão Javela 

  8. Fernanda Rosa 

  9. Giselle Corrêa 

  10. Joana Felício

  11. Juçara Assis 

  12. Lara Gradil 

  13. Laura Aranovich 

  14. Nane Gonzaga 

  15. Luan Renato Telles 

  16. Sandro Maquel 

  17. Sergio Nonato

SOLEDAD

A peça de agitação Soledad tem como premissa emergir "memórias clandestinas" de mulheres da América Latina. A partir da aproximação de imagens da vida da poeta e militante Soledad Barrett Viedma, iniciamos um processo de costuras materiais e alegóricas, pensando o espaço de Abya Yala e nos aproximando de situações de enfrentamentos e utopias. A peça tenta criar efervescências de imagens, transitando em um Teatro Barroco de tempos, espaços, fantasmas e carnavalização, que nos convoca a ter coragem para enfrentar os desafios da atualidade; plantando ações do passado e do presente.

Ficha Técnica:

Direção e dramaturgia: Mariana Corale

Alegorista: Fátima Costa de Lima


Atrizes: Yalis Barrett Drummond, Mariana Corale e Fátima Costa de Lima

VJ e transmissão : Ricardo Goulart

Coordenador técnico: Rafael Motta

Figurinos: Paula Maba

Adereços cenográficos: François Muleka

Trilha Sonora: Yalis Barrett Drummond

Identidade visual: Ana Viegas

Percussão: Edinho Roldan

Fotografia: Sérgio Vignes

Bordados: Mariana Corale

Produção: Gustavo Bieberbach

Registro: Natália Poli

Edição videográfica: Rachel Seixas

Realização:  Cia Embróglio 


Brecha

CENÁRIO DE INÍCIO DE FESTA, BALÕES AMARRADOS, SOM ALTO E POUCA LUZ DE FIM DE TARDE. UMA, DUAS, DEZ PESSOAS ADENTRAM O ESPAÇO À DIREITA. SOMOS NÓS À ESPERA DE TÁTICO.

ELE VAI CHEGAR ALI.

EM POUCOS MINUTOS ELE VAI APARECER ALI E
ELE VAI PERGUNTAR SE NÓS ESTAMOS BEM, SE
ESTAMOS SENDO BEM TRATADAS, VAI DIZER QUE
AMA CADA UMA DE NÓS, PORQUE SABE QUE A
GENTE NÃO SUPORTA A AUSÊNCIA DELE. UMA
PRESENÇA NA AUSÊNCIA. BASEADO NO TEXTO
DE GRACE PASSÔ, BRECHA É UMA CHANCE, UMA
POSSIBILIDADE DE ARRISCARMOS O ATO MAIS
MATERNAL QUE PODEMOS OFERECER A ESTE
MUNDO.

A nova ordem bruxólica

O caso desse povo aqui, não tem dúvida, é caso de embruxamento! Disseram que na surdina da noite as bruxas lançaram um feitiço, se embebedaram do viço, sanguessugas que são. Atacaram a cidade com um terrível bruxedo, espalharam o medo, cantaram a maldição. Há quem diga, porém, que viu o bruxo dinheiro dominando os homens com sua triste feição. As mulheres disseram que tinham provas concretas que essa história de bruxa má é apenas pretexto para condená-las. Cenas, fatos, notas, causos em que a bruxa, da antiguidade ou da atualidade, se mostra mulher que luta contra aquilo que a oprime e a afasta de uma sociedade mais justa. Acompanhe algumas histórias, numa ilha, numa tarrafa, numa tribuna, numa fogueira, e um convite: à nova ordem bruxólica.

1ª Taça Sesc de Futsal

1ªTaça Sesc de Futsal
Categoria: Masculino Livre
Vagas limitadas

Monte seu time e venha competir conosco.



Premiação:
Troféu para 1º,2º e 3º lugar
Medalhas para 1º, 2º e 3º lugar
Troféu para goleiro menos vazado
Troféu para artilheiro

Mais informações: 34413322 (whatsapp)

Rede de Teatros Sesc: Show Da Fonte até o Mar

Novo projeto musical de Giana Cervi e Vê Domingos estreia no Sesc Santa Catarina. O novo álbum intitulado "Da Fonte Até o Mar” possui 10 composições inéditas da dupla.

Há 14 anos, desde a primeira composição de Vê Domingos interpretada por Giana Cervi em seu álbum de estreia "Cirandinha”, os dois construíram uma trajetória repleta de grandes momentos com circulações em diversos estados, canções premiadas em festivais e uma turnê internacional em cidades de Portugal com o projeto "O Mimo”. 

Mesmo com a retomada da pandemia, 2021 foi um ano difícil mas o duo produziu duas canções e a dupla acumulou premiações em festivais da Canção em todo o estado. Em 2022, o duo circulou em 10 cidades do Estado de Santa Catarina apresentando antigas parcerias e algumas novas canções presentes neste álbum. As inspirações dessa fase artística nasceram de elementos da natureza como a correnteza das águas do rio e do mar, do sopro do vento, o aroma do campo traduzidos nas músicas "TAMBÉM SOU DO MATO”, "DA FONTE ATÉ O MAR”, e "TÃO MAIOR” momentos saudosos do cotidiano, da vida na estrada, como a infância em "A PIPA”, os piados das aves na janela como na canção "PASSARINHO”, a busca de direção e destino, todas as canções traduzem movimentos em "TUA FESTA”, "SOBRE SER CANÇÃO”, "PERTO” e "SER O SORRISO DO TEU SONHO” . Grande parte do repertório foi construído em um momento em que se deslocar e conviver, trocar, não era possível, o movimento foi interrompido por conta da pandemia, o desejo de movimentar-se foi tão grande que aflorou nas canções. "EXPRESSAR” foi inspirada no grupo catarinense Expresso Rural e no legado do compositor Daniel Lucena, conta com a participação do músico integrante do grupo, Volnei Varaschin. Além dele, as gravações contam com os músicos Evandro Hasse nos sopros, Daniel Odelli no violoncelo, Ricardo Pauletti na viola, Oliver Dezidério no piano e teclados, Duda Cordeiro no baixo e Mario JR. na bateria, além das participações especiais de Didi Maçaneiro, Caminho Luminoso do duo CAPIM, a acordeonista Keli Bertan.  O álbum foi produzido através da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí em parceria com o selo ODZ Music.

Festival Perene de Músicas do Mundo FestPerMundo

Idealizado por GEPRETO e BoaVentura Soluções Culturais, o Festival Perene de Músicas do Mundo FestPerMundo celebra em sua primeira edição a convite do Sesc Prainha, a presença da atração internacional diretamente de Nairobi (Quênia)  Kato Change acompanhado de Trovão Rocha e Victor Bub com participação especial de François Muleka. 


Kato tem um estilo autodirigido que deriva de uma herança da música africana, bem como do house, blues e jazz. O lançamento mais recente de Kato, 'Sazile' é um EP Afro-house com DJ Suraj e o cantor Winyo. Participou de várias residências artísticas internacionais e se apresentou em alguns dos maiores palcos do mundo, incluindo o Grammy Latino de 2021 em Las Vegas, onde seu trabalho como produtor e guitarrista do segundo álbum de Luedji Luna, 'Bom mesmo é estar debaixo d'água' foi indicado ao Grammy Latino. Ele também tocou guitarra em seu primeiro álbum 'Um Corpo No Mundo' onde ao lado de François desenvolveram uma linguagem hibrida e hipnótica em dois violões, além de ter prozido o ultimo album da cantora, o album 'BMDA Deluxe' cujo título leva o nome de uma das parcerias entre Fran e Luedji. 

Além disso Kato foi guitarrista principal em projetos africanos de grande destaque como Tusker Project Fame e 5 temporadas do Coke Studio Africa. Durante esse tempo, o artista tocou e gravou com Salif Keita, Seun Kuti, King Sunny Ade, Neyo, Trey Songz, Yemi Alade, Jason Derulo e Burna boy, entre outros
O show promete uma noite de hibridismo cultural onde várias Brasil, Quênia e República Democrática do Congo se alinham numa constelação apetescente e ricamente criativa, cujo brilho e resistência se comparam às dos mais puros diamantes.

Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .