Sonora Brasil: Seu Risca e Ana Paula da Silva (SC)

O Sonora Brasil Sesc é um projeto nacional que tem como objetivo desenvolver programações musicais com temáticas relacionadas à cultura brasileira.

Com o tema "Encontros, tempos e territórios” o projeto, em seu Biênio 2024/2025, destaca um aspecto fundamental do Sonora Brasil, que é o olhar, a escuta e a valorização das territorialidades, da diversidade e das memórias por meio da expressão de seus autores e intérpretes.A curadoria partiu de uma representatividade das cinco regiões e do conceito de intergeracionalidadee diálogos entre tradição e contemporaneidade, local e universal para selecionar dez grupos de artistas, paracriarem espetáculos inéditos para o projeto.

Em 2025 cinco grupos circularão pelos estados das Regiões Norte e Nordeste e os outros cinco pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Até novembro, serão 145 apresentações em 42 cidades, além de 31 ações formativas. 

REGIÃO SUL

Seu Risca e Ana Paula da Silva (Santa Catarina)

O quilombola mestre de Catumbi, Seu Risca, e a premiada pesquisadora e cantora Ana Paula da Silva, que é finalista do 8º Prêmio Profissionais da Música-8º Prêmio Profissionais da Música – PPM em diversas categorias: Arranjo, composição e produção, irão mostrar a riqueza da música afro-brasileira de Santa Catarina. 

Seu Risca e Ana Paula da Silva 

"Esse canto que luta pra alcançar os tambores do mundo, e despertar com o coração aberto, e sim, voar” 

O concerto é resultado do diálogo entre as canções nascidas na vivência de Ana Paula da Silva com manifestações populares de Santa Catarina e os cânticos entoados por mais de 50 anos pelo Seu Risca. Um encontro de vozes e batidas de tambores destes dois artistas, acompanhados da sonoridade de instrumentistas experientes em manifestações culturais. Bateria e percussão, baixo elétrico, sax e flauta, viola, violões e coro caminham pelo Catumbi, pela Dança do Vilão, por rezas de caboclas e caboclos. As canções buscam proporcionar reflexões, surpresas e curiosidades ao que pulsa pela Baía da Babitonga e pela região do planalto serrano catarinense.

Seu Risca: Voz e Tambor
Ana Paula da Silva: Voz, Violão e Percussão
Clariô Silva: Voz e Percussão
Rodrigo Paiva: Bateria
Tamiris Duarte: Baixo Elétrico
Arthur Boscato: Viola e Violão 7 Cordas
Fábio Mello: Saxofone Soprano e Flauta

Festival de Violões de Joinville 2025

Joinville, a maior cidade de Santa Catarina e referência nacional em cultura, se prepara para sediar a segunda edição do Festival de Violões, realizado pelo Sesc. O evento acontece de 07 a 10 de agosto, com programação gratuita, e contará com a participação de renomados artistas nacionais como os violonistas Guinga (RJ), Rogério Caetano (GO) e Marco Pereira (SP), além de importantes nomes estaduais como o Trio Mulheril, formado por Angela Coltri (flauta) e Natalia Livramento (7 cordas) e Thayan Martins (pandeiro), e o violonista Ney Souza, que irá lançar seu álbum multimídia Itajahy, combinando o violão solo a projeções visuais e animação 2D.

As apresentações acontecem no Teatro do Sesc Joinville, na Rua Itaiópolis, 470 - América. Como ingresso social, o público é convidado a doar itens de higiene pessoal na entrada. As doações são direcionadas a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional ou familiar no estado de Santa Catarina, atendidas pelo Programa Novos Caminhos (PNC) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

Além dos concertos, a programação contará com roda de choro aberta ao público e aos instrumentistas, lançamento de livro sobre o violão 7 cordas e exposição de instrumentos do Schafhauser Ateliê de Luteria de Violões, mostrando o passo a passo para a construção de um violão.

Durante os quatro dias de festival, o público terá ainda a oportunidade de participar de oficinas ministradas pelos renomados músicos, abrangendo diferentes conceitos e técnicas do violão, voltadas para músicos e público interessado. As oficinas acontecem no Sesc Joinville e as inscrições gratuitas podem ser realizadas pelo site Sesc-SC.

O Festival de Violões do Sesc Joinville vai proporcionar à comunidade uma oportunidade única de se envolver com a riqueza artística do violão. É também uma excelente oportunidade para expandir o repertório musical e valorizar o violão brasileiro como um símbolo cultural de grande importância.

Sobre os(as) violonistasque compõem a programação do Festival:

Guinga é um compositor e violonista brasileiro, reconhecido por sua originalidade e habilidade no violão. Nascido no Rio de Janeiro em 1950, iniciou sua jornada musical ainda jovem, com a composição de músicas aos 16 anos. Reconhecido no Brasil e no exterior, é um dos músicos mais premiados por suas composições, que somam mais de 300. Foi indicado ao Grammy Latino por três anos consecutivos e recebeu em 2002 o prêmio Rival - Petrobras de melhor compositor brasileiro. Suas obras foram gravadas por inúmeros artistas, incluindo Elis Regina, e atuou como violonista ao lado de grandes nomes da música popular brasileira, como: Clara Nunes, João Nogueira, Beth Carvalho Leila Pinheiro, Ivans Lins, Mônica Salmaso, Alaíde Costa e até mesmo Cartola, com quem gravou O Mundo É um Moinho, no disco do sambista. A obra desse artista é reconhecida como sinônimo de beleza, bom gosto e muito apuro estético, com harmonias bem elaboradas e belíssimas sequências de acordes, muitas vezes usando as cordas soltas do violão de uma forma única.

Rogério Caetano é músico, violonista, arranjador, produtor musical e compositor brasileiro, natural de Goiânia. Bacharel em Composição pela Universidade de Brasília e Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é um premiado virtuose e referência do violão de 7 cordas de aço. Possui um método destinado ao instrumento (Sete Cordas, Técnica e Estilo em parceria com Marco Pereira) e uma discografia com 14 álbuns. Agraciado nos Prêmios da Música Brasileira, Prêmio Profissionais da Música, IMA (Independent Music Awards-EUA) e indicado ao Grammy Latino 2021 (Melhor Disco Instrumental). Vem difundindo sua arte realizando concertos e workshops por todo o Brasil e em países como Alemanha, França, Itália, Espanha, Áustria, Portugal, Holanda, Bélgica, EUA, China, Índia, Israel, Turquia, África do Sul e Equador. Já gravou com Jôao Bosco, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Nana Caymmi, Ivan Lins, Alcione, Dona Ivone Lara, Monarco, Mauro Diniz, Zélia Duncan, Diogo Nogueira, Teresa Cristina Roberta Sá, entre vários outros.

Marco Pereira é natural de São Paulo, onde estudou violão e cursou Teoria Musical no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e na Universidade de São Paulo-USP. Viveu na França por cinco anos, onde recebeu o título de Mestre em Violão pela Université Musicale Internationale de Paris e obteve forte influência jazzística e da música latino-americana, o que caracterizou, especialmente, o seu trabalho de composição. De volta ao Brasil, criou na Universidade de Brasília, os cursos de Violão Superior e Harmonia Funcional. Atuou em gravações com diversos artistas, como Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Jobim, Wagner Tiso, Zélia Duncan, Edu Lobo, Cássia Eller, Zizi Possi, Paulinho da Viola, Milton Nascimento, Leila Pinheiro, e Nelson Gonçalves, e suas obras para violão têm sido gravadas e tocadas em concerto por grandes intérpretes americanos e europeus. É professor adjunto no Departamento de Composição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem lançado com regularidade trabalhos didáticos de grande relevância para a literatura violonística brasileira.

Trio Mulheril é um importante grupo de mulheres instrumentistas que se reuniram para promover o protagonismo feminino na música instrumental e valorizar as compositoras mulheres da história da música brasileira. Realizam a tradicional Roda de Choro Mulheril, todos os sábados, no centro da cidade de Florianópolis, com a participação do grupo completo composto exclusivamente por mulheres. No Trio Mulheril, apresentam-se suas idealizadoras Angela Coltri, na flauta, Natalia Livramento, no violão 7 cordas, em companhia de Thayan Martins, no pandeiro, reconhecidas musicistas em destaque no cenário musical instrumental brasileiro. O repertório do show reúne obras autorais das idealizadoras e tributos a compositoras referências fundamentais na história do Choro no Brasil.

Ney Souza é violonista, arranjador e compositor catarinense. Há 15 anos atua dentro do universo da música instrumental, no qual se apresentou por diversas regiões do Brasil e do mundo, como músico acompanhador e solista. Participou como diretor musical em projetos autorais de artistas de Santa Catarina e se apresentou ao lado de grandes instrumentistas brasileiros, como Arismar do Espírito Santo, Maurício Carrilho e Alessandro Penezzi.Em 2024, lançou seu projeto "Aconcagua”, ao lado da cantora peruana Nicole Ruju, com um repertório que celebra a riqueza da música latino-americana. Em 2025, lançou "Itajahy", seu primeiro trabalho com violão solo de estreia, que combina composições autorais com uma experiência visual única, retratando a cidade de Itajaí. O músico ainda se dedica à educação musical através de projetos pedagógicos e ministra diversas oficinas.

Sesc Inverno

Pela primeira vez, o Sesc Inverno chega à Serra Catarinense, levando arte para Urubici e São Joaquim. Mais do que promover apresentações, o objetivo é conectar o público com o que há de mais expressivo no inverno da serra: o frio do lado de fora e o calor humano do lado de dentro. É esse equilíbrio entre a alegria que envolve e o sentimento que aquece que dá origem ao evento.

Pauta Aberta: Oficina "Corpos em Experiência"

"Ensaio para algo que não sabemos” é um laboratório de criação, pesquisa e formação em artes da presença, sobretudo, um espaço de encontros e compartilhamentos. Desde sua fundação, em 2016, tem proposto ações formativas no campo das artes do corpo. O coletivo dialoga com a potencialidade de ações que visam a criação de processos artísticos por uma perspectiva da coletividade, compreendendo o corpo como o principal veículo de produção de conhecimento, sentido e significado. Com base em Florianópolis/SC, o projeto também estabelece uma interlocução com artistas de outras localidades.

 Dentre as ações realizadas pelo coletivo, estão: espetáculos de dança para o público adulto e infantil, residências artísticas, bate-papos formativos, videodança e documentários.

Oficina "Corpos em Experiência - Módulos I e II":

"Corpos em Experiência - Módulos I e II", se configura em uma proposta transdisciplinar através das linguagens da dança, teatro e artes visuais, a partir da experiência do corpo em movimento. A prática metodológica proposta está orientada pelos princípios da educação somática aplicados à consciência pelo movimento. São pensadas sob a perspectiva de imersões a partir de vivências que visam o desenvolvimento de práticas performativas, apostando na percepção corporal e suas possíveis interações e relações políticas com o ambiente. Através de dispositivos da educação somática, propõe-se a construção de um campo de provocação artística e de investigação física, de forma a ampliar o estado de presença, a escuta, o cuidado e a potencialidade das relações coletivas. Utiliza-se a investigação do movimento para possibilitar a expressão e a troca artística entre pessoas com diversas habilidades, idades e origens, com ou sem deficiência, com ou sem experiência em dança.

A oficina faz parte do projeto "Articulação Cultural: ações formativas de investigação e criação em artes do corpo” e é ministrada pelo coletivo ensaio para algo que não sabemos, formado pelas artistas Karina Collaço, Loren Fischer e Monica Siedler. A oficina é destinada a artistas em geral, estudantes e profissionais das artes – como professoras da rede pública, integrantes de escolas de arte, academias, entre outros – e pessoas com deficiências com possibilidade de acompanhante, caso necessário. Além da oficina, o projeto realizará mais duas ações: a conferência dançada "Não destrua a minha Natureza" e a palestra sobre Gestão Cultural, mediada pelo produtor do projeto Sérgio Gregório Sartori.

O projeto é uma ação cultural aprovada e executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura - FCC com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc e conta com o apoio do Sesc Lages para realização, por meio do projeto Pauta Aberta. 

CineSesc: Los Silencios

Filme: "Los Silencios" (2018, Brasil, França e Colômbia, 89 min)
Direção: Beatriz Seigner
Classificação etária: 12 anos 

Sinopse: Fugindo da violência dos conflitos armados na Colômbia, Núria, Fábio e sua mãe, Amparo, chegam a uma ilha desconhecida, na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. Ali, a família descobre que o pai, supostamente morto num deslizamento de terra de uma mineradora, se esconde em uma das casas da ilha. Com medo de trair esse segredo, Núria cai em um silêncio profundo.

CineSesc: Mami Wata

Mami Wata (2023, Nigéria, 108 min)

Direção: C.J. "Fiery” Obasi
Classificação etária: 14 anos 

Sinopse: MAMI WATA é uma divindade adorada pelos habitantes da remota vila de Iyi, na África ocidental. Mama Efe, sua representante, exerce autoridade espiritual na vila, até que a morte de 
uma criança perturba a paz da comunidade. O poder da divindade passa a ser questionado por aqueles com diferentes ideologias, e Prisca e Zinwe, filhas de Mama Efe, se unem para salvar sua  aldeia e restaurar a glória de MAMI WATA em Iyi.

CineSesc: Temporada

Filme: "Temporada" (2020, Minas Gerais, 113 min.)
Direção: André Novais Oliveira
Classificação etária: 12 anos 

Sinopse: Juliana está se mudando de Itaúna, no interior do estado, para a periferia de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, para trabalhar no combate às endemias na região. Em seu novo trabalho ela conhece pessoas e vive situações pouco usuais que começam a mudar sua vida. Ao mesmo tempo, ela enfrenta as dificuldades no relacionamento com seu marido, que também está prestes a se mudar para a cidade grande.

CineSesc: Estranho Caminho

Filme: Estranho Caminho (2023, Ceará, 83 min)
Direção: Guto Parente
Classificação etária: 14 anos 

Sinopse: Um jovem cineasta que visita sua cidade natal é surpreendido pelo rápido avanço de uma pandemia e precisa encontrar seu pai, com quem não fala há mais de dez anos. Depois do primeiro encontro, coisas estranhas começam a acontecer.


CineSesc: Meu amigo robô

Direção de Pablo Berger. Espanha. 2023. Animação. 102 min. 10 anos.

Sinopse: DOG mora em Manhattan e está cansado de ficar sozinho. Um dia ele decide comprar um robô para ser seu companheiro. A amizade deles floresce, até que se tornem inseparáveis, ao ritmo de Nova York nos anos 80. Em uma noite de verão, DOG, com muita tristeza, é obrigado a abandonar ROBÔ na praia. Será que eles vão se encontrar novamente? 

Projeto Oxigênio: Oficina de Palhaçaria para 60+

O Projeto Oxigênio: Oficina de Palhaçaria para pessoas com mais de 60 anos trabalhará diferentes métodos de introdução a essa linguagem teatral que se utiliza da menor máscara do mundo: o nariz do palhaço!

Com alegria e técnicas circenses afiadas, aprofundaremos a comicidade interna dos participantes, além de buscarmos a criação de um repertório introdutório na palhaçaria.

Venha rir e aprender a fazer rir com a gente!
 
Sobre o oficineiro:

Tiago Gonçalves Teles é palhaço, artista circense, ator, investigador e produtor cultural.

Artista transdisciplinar com experiência em diversas linguagens como o circo, teatro, dança e artes visuais.

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais Performance (PPGART) da Universidade Federal de Santa Maria (2016). Pesquisa: Do Palhaço à Palhaformance: Uma Poética da Presença do Palhaço em Performance.

Bacharel em Artes Cênicas – opção Interpretação Teatral pela Universidade Federal de Santa Maria (2006).

Rede de Teatros Sesc: Concerto Suíte Caiçara

Duo Backer e Thales Nunes apresentam o Concerto Suíte Caiçara. Com participação do contrabaixista Ricardo Moura, o show autoral de música de câmara, é composto por composições que integram o disco homônimo lançado em 2019. Após pesquisas realizadas sobre o fandango caiçara, os musicistas compuseram canções inspiradas nesta manifestação cultural popular litorânea das regiões sul e sudeste do Brasil, que compreende uma rede de atividades envolvendo música, dança, lutheria, religiosidade, e trabalho. O concerto traz ainda peças do primeiro disco da parceria dos musicistas (Cantiga, 2014), que originou a estética da obra do grupo (canções com temas da cultura popular, com ênfase na sonoridade solista dos violões), intercalando as peças musicais com narrativas, exposições e comentários que ajudam a contextualizar a temática abordada nas composições.

Projeto Oxigênio - Oficina Escrita de Roteiro para 60+

A Oficina de Roteiro para pessoas 60+, a partir de exercícios e jogos em escrita criativa. Uma prática coletiva e alegre pelos caminhos das produções literárias.


Em 15 horas, o grupo cruzará os espaços fictícios e reais do cinema em uma oportunidade incrível de documentar os processos criativos da Oficina de Palhaçaria, com a condução do oficineiro e do produtor audiovisual, que captará as escritas realizadas durante o projeto.

Sobre o oficineiro:

Malcon Bauer é roteirista, ator, dramaturgo e professor. Formado em Artes Cênicas pela UDESC, é figura atuante na cena cultural de Santa Catarina há 25 anos. 

Projeto Oxigênio - Oficina Introdução ao Cinema para 60+

A Oficina de Introdução ao Cinema para pessoas 60+ prevê entrelaçar os saberes trabalhados nas oficinas de Palhaçaria e Roteiro para pessoas 60+ do Projeto Oxigênio, através das linguagens do Teatro e da Literatura. O processo experimental e documental abordará com sensibilidade as inúmeras possibilidades da linguagem cinematográfica.


Sobre o oficineiro:

Daniel Edu Mayer é produtor audiovisual formado pela UnoChapecó, no curso de Produção Audiovisual. Trabalha na área como freelancer desde 2016 em produções de filmes curtas e longas documentais, produções de publicidade, captação de eventos e afins, e atua principalmente como Diretor de Fotografia, Fotógrafo Still, Assistente de Fotografia, Operador de Drone, além de experiências em geral com audiovisual, como Assistente de Direção, Som Direto, Produtor de locação e Produção Executiva.

Sesc Lab: Oficina de imagem pessoal

 Oficina de imagem pessoal, com Susana Linzmeyer.

A oficina propõe uma experiência criativa voltada ao desenvolvimento da imagem pessoal, incentivando os participantes a explorar combinações que expressem sua identidade de forma autêntica. O foco está na valorização da individualidade e na construção de um estilo próprio, com ênfase no uso consciente da moda e nos princípios da moda circular.

Público: A partir de 16 anos.

Esquenta ENEM

O Esquenta ENEM é uma ação especial e gratuita do curso Pré-vestibular do Sesc Prainha, aberta ao público e focada nos últimos preparativos para o Exame Nacional do Ensino Médio. Durante três semanas, estudantes terão acesso a uma programação intensiva com aulas temáticas, resolução de questões, dicas de prova, estratégias de estudo e simulados com correção comentada.

A atividade é ideal para quem quer revisar os principais conteúdos, treinar o tempo de prova e fortalecer a confiança antes do grande dia. Tudo isso em um ambiente acolhedor e com o suporte de educadores experientes.

Prepare-se com quem entende de ENEM. Participe do Esquenta!

Aliança Francesa: Animal

Sinopse: Os jovens ativistas Bella e Vipulan, ambos de 16 anos, fazem parte de uma geração convencida de que seu futuro está em perigo. Diante da emergência climática e da 6ª extinção em massa, seu mundo pode se tornar inabitável em 50 anos. O cineasta os acompanha em uma jornada extraordinária para dialogar com algumas das pessoas mais engajadas na proteção do mundo animal, compreendendo de forma mais profunda como nós, seres humanos, estamos intimamente ligados a todas as outras espécies vivas. E que, ao salvá-las, também estamos salvando a nós mesmos.

Diretor: Cyril Dion
Ano: 2021
Duração: 1h45min

Aliança Francesa: L’Odyssée de Choum

  • Diretor: Julien Bisaro, Sonja Rohleder, Carol Freeman
  • Gênero: Animação
  • Duração: 25 min.
  • Data de Lançamento: 2020
Sinopse: A jornada da pequena coruja Choum — que, recém-nascida, parte em busca da mãe enquanto protege seu irmãozinho ainda não nascido, dentro do ovo. 

 

Biblioteca de Brincar: Contos

Biblioteca de brincar: contos, cantigas e canções

Nesta etapa, o foco será o conto.

Os contos podem "convidar a criança leitora a participar do jogo linguístico cativada pelo ouvido” (MACHADO, 2012). Nesse sentido, esta atividade propõe uma seleção bibliográfica de Contos, para despertar o imaginário infantil, por meio da oralidade, com elementos trabalhados nas etapas anteriores, como a rima e a linguagem poética presentes na literatura.

23/08 – sábado

Um evento para toda família.

Confira a programação em sua cidade!

Passos Criativos: "O Pequeno Príncipe"

No deserto do Saara, um piloto de avião é obrigado a fazer um pouso de emergência. Lá ele conhece o Pequeno Príncipe, um garotinho que vem de um planeta bem pequeno, distante e muito diferente do nosso. Em uma viagem em busca de novos amigos o menino encontra personagens plenos de simbolismo: o Rei, o Vaidoso, o Homem de Negócios, o Geografo, o Acendedor de Lampiões, a Serpente e a Raposa, entre outros. Ao longo de sua jornada, o Pequeno Príncipe consegue descobrir o segredo do que é realmente importante na vida.

O Passos Criativos é um projeto do Sesc-SC, em parceria com a Secretaria de Educação de Florianópolis e o Grupo iNerTE, que busca realizar apresentações e mediações artísticas voltadas para a infância, em escolas da rede municipal e no Teatro Sesc Prainha.

Passos Criativos: "Pé d'água"

"Pé d'água" conta a história do casal suficiente. Eles têm uma bica que pinga lentamente, mas os permite o abastecimento de água para as necessidades de uma vida no sertão. Quando a fonte seca, eles se veem na saudade do convívio um do outro. Seus olhos, pé d'água no meu sertão!


O Passos Criativos é um projeto do Sesc-SC, em parceria com a Secretaria de Educação de Florianópolis e o Grupo iNerTE, que busca realizar apresentações e mediações artísticas voltadas para a infância, em escolas da rede municipal e no Teatro Sesc Prainha.

Passos Criativos: "Número Sanfônico"

Uma dupla de palhaços, o encontro com o público, um grande instrumento, e a promessa de um show. O "Número Sanfônico" é um espetáculo divertido e surpreendente para toda família. Através da música e da palhaçaria as figuras Paçoca e Asmeline conduzem o público para navegar em um mundo de possibilidades onde o amor e a cumplicidade são capazes de resolver até mesmo os problemas mais pesados.


O Passos Criativos é um projeto do Sesc-SC, em parceria com a Secretaria de Educação de Florianópolis e o Grupo iNerTE, que busca realizar apresentações e mediações artísticas voltadas para a infância, em escolas da rede municipal e no Teatro Sesc Prainha.

Arte da Palavra - Circuito Oralidades

Apresentação em Oralidades com MC Anarandà (MS)

Arte da Palavra - Circuito Criação Literária

Oficinas de escrita criativa com:


Jô Freitas (SP)
Natasha Tinet (PR)
Sinara Rubia (RJ)
Alysson Pangulim (PI)
Carina Luft (RS)

Arte da Palavra - Circuito Autores

Debate entre Mazinho Souza e Stéfanie Sande

Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y)

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .