Sesc Lab:oficina de caminhada e corrida orientada na Natureza

Oficina de Caminhada Orientada na Natureza - Serra do Rio do Rastro -1ª Edição

Data: 04/12/2022

Saída do Sesc Criciúma às 04h30 da manhã, previsão de chegada às 06h00 do ponto de Partida da Oficina, retorno previsto para às 10h30 da manhã e chegada ao Sesc Criciúma às 12h00.
 
Módulo único: Promover uma oficina de ensino-aprendizagem da caminhada, com contemplação a natureza e condicionamento físico para modalidade (fortalecimento e flexibilidade) e/ou orientação sobre técnica da caminhada e incentivo a prática para caminhada de rua, a importância da preservação do meio ambiente, e uma vida mais saudável e sustentável. A natureza ainda potencializa a sensação de relaxamento, já que tem o poder de nos deixar mais calmos. Para quem vive uma rotina corrida é uma das melhores indicações para afastar o estresse e as oscilações de humor. A proposta da Oficina vai de encontro com o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. 


Público-alvo: Trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes e público em geral.

Percursos: 18km- 12km-5km

Carga horária: 4 horas.

Sesc Musical: Concerto Didático Viola Cabloca e Contrabaixo

Neste concerto didático Moyses de Jesus apresenta a história da viola cabocla, sua origem e introdução no Brasil e a história do contrabaixo elétrico. Além de técnicas aplicadas a estes instrumentos.

Sesc Musical: “Antonio sem chapéu”

Concerto didático "Antonio sem chapéu” viola brasileira instrumental    


Antonio Sem Chapéu é uma brincadeira com a grafia de seu nome, que por erro de cartório acabou ficando sem o acento circunflexo (^)

Neste projeto o músico dedica-se em especial a criação de temas instrumentais inspirados em suas mais diversas influências musicais e existenciais, tentando encontrar seu caminho e moldar sua linguagem, construindo pouco a pouco sua obra, bebendo das fontes musicais do passado, das grandes duplas e violeiros, dos sotaques e manifestações regionais, nas modas de viola, nos ponteios e lendas. 

Antonio Marcos é Músico Multi-instrumentista, Compositor, Produtor Musical e Cultural e Professor de Música. Graduado em Licenciatura em Filosofia pela UNOCHAPECÓ (12/2010), graduado em Licenciatura em Música pelo INSTITUTO CLARETIANO (12/2019) e pós-graduado em Linguagem Musical pela UNOESTE (02/2020).  

Sesc Musical: Antonio sem chapéu - Viola

Sesc Musical:Concerto didático "Antonio sem chapéu” viola brasileira instrumental 

Neste projeto o músico dedica-se em especial a criação de temas instrumentais inspirados em suas mais diversas influências musicais e existenciais,  bebendo das fontes musicais do passado, das grandes duplas e violeiros, dos sotaques e manifestações regionais, nas modas de viola, nos ponteios e lendas. 

Antonio Marcos é Músico Multi-instrumentista, Compositor, Produtor Musical e Cultural e Professor de Música. Graduado em Licenciatura em Filosofia pela UNOCHAPECÓ (12/2010), graduado em Licenciatura em Música pelo INSTITUTO CLARETIANO (12/2019) e pós-graduado em Linguagem Musical pela UNOESTE (02/2020).  

*Antonio Sem Chapéu é uma brincadeira com a grafia de seu nome, que por erro de cartório acabou ficando sem o acento circunflexo (^). 

Sesc Musical: Gui Natel

O compositor e multi-instrumentista Gui Natel lançou em 2018 seu primeiro álbum chamado 'Terraví', produzido, executado e arranjado por ele mesmo. Em 2019 lançou o álbum "Aguidavi”, gravado inteiramente ao vivo em estúdio com o percussionista Jean Boca. Com um trabalho repleto de harmonias coloridas e uma grande personalidade na voz e nas guitarras, o artista convida os ouvintes a entrar em um universo criativo fortemente presente na assinatura do 'compositor brasileiro'.

Com três álbuns e um prêmio, a banda Caraudácia, projeto paralelo do Natel, preparou o jovem músico para mergulhar em uma carreira solo, dando a ele a chance de se apresentar e gravar com artistas como Alegre Corrêa e François Muleka, uma colaboração que certamente influenciou sua música.

Trazendo uma experiência única em sua performance ao vivo, criando diversos tipos de ambientes, Gui Natel explora o universo da música percussiva afro-brasileira ao mesmo tempo em que mostra uma linguagem jazzística ao improvisar, o que garante a entrega de uma música vibrante e autêntica ao público.

Sesc Musical - Concórdia

O Sesc Musical traz ao palco a música autoral catarinense em sua diversidade de gêneros ritmos e arranjos.

No dia 03 de dezembro receberemos a programação na cidade de concórdia em parceria com o Memorial Attílio Fontana,

a programação conta com apresentações diversas para toda a família. Além da programação musical o espaço contará com acervo de jogos para crianças e distribuição de algodão doce.

 

Programação

 

12h00 – Apresentação do Show da banda Cucas de Arabutã (Concórdia/SC). 

13h30 – Apresentação de Antônio Sem Chapéu - Viola Brasileira Instrumental (Chapecó /SC). 

15h00 – Apresentação Show "Sintonia" John Mueller e Mazin Silva (Blumenau /SC). 

 

17h00 – Apresentação Show Choro Elétrico (Blumenau /SC). 

19h00 – Apresentação do show Confluir de Márcio Pazin (Chapecó /SC). 


Local: Memoria Attilio Fontana - R. Romano Anselmo Fontana, 675 - Centro, Concórdia - SC, 89700-000
 

Sesc Musical: Show Elements, com a Banda Venus Vs Marte

Sinopse:  O show Elements da banda  Venus vs Marte (Rio do Sul-SC), apresenta músicas próprias cantadas em inglês, As músicas do primeiro EP são baseadas na história de amor e ódio entre os deuses que dão nome a banda, Vênus e Marte. O repertório de show mescla diferentes estilos musicais, que vão do do Pop ao Indie.  A banda traz referências de artistas como Of Monsters and Men, The Weeknd, Chet Faker e The Lumineers.

Show The Kira Justice (banda de Porto Alegre/RS)

Com mais de 15 anos de estrada, The Kira Justice é o artista que há mais tempo marca o cenário de cultura pop e geek do Brasil, com centenas de shows feitos por todas as regiões do país, e até mesmo na Argentina e Uruguai. Um dos fortes pontos do TKJ é a conexão com o público, que decide o rumo do canal através de lives na internet e na plateia dos shows, votando o repertório dos shows em tempo real através de smartphones, tornando cada apresentação uma experiência única. 


O som do Kira, liderado pelo cantor e músico Matheus Lynar, mistura o rock com temáticas da cultura pop, com covers em português de temas de animes e games e músicas autorais que contam histórias e aventuras. Suas músicas foram ouvidas mais de 140 milhões de vezes só no Youtube e mais de 18 milhões no Spotify. Também esteve em diversas matérias de TVs, rádios, jornais e revistas de circulação nacional.

Programação de Aniversário do Museu de Florianópolis

No dia 23 de novembro de 2021 nascia o Museu de Florianópolis. E para comemorar o aniversário do Museu, preparamos uma programação especial, com gratuidade para toda a comunidade.


Confira a programação, convide seus amigos, familiares, compartilhe com possíveis interessados e venha participar conosco!

Mundo Digital Máster: Oficina de utilização de Parquímetros

A oficina de utilização de paquímetros, voltado para o público 50+, tem como objetivo que as pessoas aprendam a utilizar o novo formato de estacionamento rotativo de Criciúma, no qual o cidadão poderá realizar o pagamento do uso de vaga através do aplicativo Gerestar Criciúma. Sendo assim, a oficina com duração de 1h30 explicará todo o processo de cadastro da pessoa e de seu veículo no app, também de como funciona o processo de pagamento desta vaga através do aplicativo. 

“Figueirense: 101 anos de Glórias”

Palestra "Figueirense: 101 anos de Glórias”, com o presidente do Clube do Figueirense Norton Boppré. Classificação: Livre.

Sinopse: Nesta palestra o Presidente do Clube trará informações sobre fatos de maior relevância na história de 101 Anos do Figueirense Futebol Clube, destacando o início de tudo, desde a ideia da fundação, seus entusiastas, a localidade, a sociedade florianopolitana nos anos 20, seus fundadores e a primeira diretoria do time do povo. Já num segundo momento da apresentação serão destacadas informações sobre o empresário Orlando Scarpelli e sua importante contribuição ao processo de crescimento e consolidação do Figueirense.Outra parte será dedicada aos principais feitos que marcaram a história do clube, com suas maiores conquistas no futebol profissional e de base e a importância de sua grande e fiel torcida no contexto de crescimento do clube. A última parte será destinada ao atual momento do clube, seu processo de recuperação administrativa e financeira e à criação da Figueirense Futebol Clube – Sociedade Anônima do Futebol - SAF.

Sobre o palestrante:

Norton Flores Boppré é Presidente do Conselho Administrativo do Figueirense Futebol Clube.

Negros em Desterro: Histórias de Resistência

"Negros em Desterro: Histórias de Resistência” (Contexto Filmes, 2021, curta metragem, documentário, 8min33)


Sinopse:Uma caminhada histórica a partir do olhar dos africanos e seus descendentes pela história dos negros em Florianópolis, que é pouco contada e acaba oprimida pela colonização açoriana. Parte dovídeo foi gravado no novo Museu de Florianópolis, mais precisamente da sala expositiva"Fluxos e Atravessamentos”, que destaca a diversidade que marca a trajetória da cidade, e traz fatos relevantes, como os negros serem 35% da população da Capital em determinado período do século 18).


História e Cultura Negra em Florianópolis

Roteiro Patrimonial "História e Cultura Negra em Florianópolis”, com Paulo Nogueira, o Professor das Ruas. Saída: Museu de Florianópolis.

Sinopse: Roteiro patrimonial direcionado para a história e cultura negra em Florianópolis, concebido e apresentado por Paulo Nogueira, mais conhecido como "o Professor das Ruas”. O roteiro terá início no Museu de Florianópolis e percorrerá os seguintes pontos do centro da cidade: Praça XV de Novembro, Palácio Cruz e Sousa, Escadaria do Rosário, Cais da Igualdade, Hospital de Caridade, Rio da Bulha e finalizará em frente à Escola Antonieta de Barros, na Rua Victor Meirelles.

Educação Antirracista para as Relações Étnico Raciais

2º Encontro Internacional Pós-Colonial e Decolonial: "Encruzilhadas históricas e culturais”
Parceria AYA - Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais (PPGH/ FAED/UDESC)

 Oficina 11 "Educação Antirracista para as Relações Étnico Raciais: uma proposta decolonial”, com Odair de Souza e Valdemar de Assis Lima. Classificação: Livre. Local: Sala do Educativo.

Eixo temático:Racismos e Antirracismos. Atividade do 2º Encontro Internacional Pós-colonial e Decolonial "Encruzilhadas Históricas e Culturais".

Realização: AYA - Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais (PPGH/ FAED/UDESC) em parcerias com instituições nacionais e internacionais.

Ementa: A partir de estudos de caso e de experiências na educação das relações étnico-raciais vislumbramos possibilidades e proposições de projetos e ações de educação decolonial no Ensino Básico e Superior comprometidos ético e politicamente com a luta antirracista fundamentados em uma ecologia de saberes e a favor do fortalecimento das subjetividades e dignidades e autonomias de pessoas pretas, bem como o estabelecimento de diálogos para a construção de uma educação racialmente inclusiva.

Coordenação:

Odair de Souza - Doutorando/Universidade Federal de Santa Catarina.
Valdemar de Assis Lima – Doutorando, Professor Universitário/Universidade de Brasília.

Informações: https://encontroposcolonialedecolonial.wordpress.com/2022/07/18/oficina-12-educacao-antirracista-para-as-relacoes-etnico-raciais-uma-proposta-decolonial/ 

Sesc Musica: Orquidália

A Orquidália apresenta seu show em formato acústico, que mescla músicas dos trabalhos 'Boca a Boca' e 'Plantas Pela Casa' com canções inéditas numa pegada intimista mas repleta de vibração e energia.

Oxigenio: Talento criativo

Projeto Oxigênio


 
Talento criativo: influência das mídias sociais no processo de criatividade.

O evento será realizado em formato de smart talk com duas mulheres relatando sobre suas experiências de trabalhar com economia criativa e as relações com as mídias sociais. 

Palhaçada à la CARTE, com Traço Cia. de teatro

A CARTE – Comissão Auditorial Responsável pelas Toxinas Emocionais – é convocada para controlar uma estranha epidemia que vem preocupando as autoridades. Agentes, "altamente treinados”, colocam em teste uma inovadora receita palhacística que erradicará as toxinas que sufocam a humanidade. A conturbada relação revelará os ingredientes perfeitos para desintoxicar a vida: alimentar o coração.

V Mostra Sesc de Cinema: Oficina de Stop Motion

Sinopse: Noções básicas da linguagem de animação, mais especificamente do stop motion, explorando as diferentes possibilidades de produzir uma animação utilizando uma câmera fotográfica e aplicativo de montagem disponíveis no smartphone.

Assessoria:  Ilka Goldschmidt e Cassemiro Vitorino

V Mostra Sesc de Cinema: Oficina de Audiovisual com Celular

Sinopse: Oficina prática de produção de um curta metragem de 1 minuto, com a temática "escola”. Os estudantes receberão um roteiro pronto, o qual terão que realizar a pré-produção, produção e a finalização do material, com orientação e ajuda da ministrante. Ao término ocorrerá exibição dos curtas metragens produzidos.

Assessoria: Bruna Boita Meoti


Sesc Lab - O Encantador Mundo da Contação de História

O Encantador Mundo da Contação de História.

O ato de contar histórias pode despertar no ouvinte desejo pela leitura e a possibilidade de por meio da imaginação criar novos mundos a partir de uma mesma história. O objetivo a ser alcançado neste curso é o "encantamento” pela contação de histórias, dando foco à utilização dos elementos do teatro: realizando experimentação de técnicas e construção de elementos para a história, um boneco, um objeto. Será abordado o ato de narrar, as variações de narrativas, a improvisação, técnicas para contação de histórias, criação de personagens e utilização de objetos.

Mediadora

Mabrini Rocha Muniz.

Atriz, diretora, produtora cultural, professora/instrutora de teatro de todas as idades. Dentre seus trabalhos em destaque fez a narração das lendas amazônicas que se encontram no Museu da Cidade de Manaus.
Bacharel em teatro e pós-graduada em gestão e produção cultural pela Universidade do Estado do Amazonas.

V Mostra Sesc de Cinema - Filmes Catarinenses (Florianópolis)

18/11 às 19h no Teatro do Sesc Prainha

Isso Sempre Acontece, de Lara Koer (Florianópolis)
Filme: Isso Sempre Acontece, de Lara Koer (Florianópolis)
Sinopse: Ana é uma obstinada roteirista. Depois de escrever uma trágica morte, descobre que seus roteiros se tornam realidade. Seria só coincidência ou um imenso desejo íntimo de matar? Tem morte que liberta outros jeitos de viver.
Duração: 15 min. 
Classificação: 14 anos
Ano: 2022
Roteiro: Lara Koer
Produção: Leonardo Gatti

Dás um Banho, Zé Perri! de Zé Dassilva (Florianópolis)
Sinopse: Nessa ficção ambientada em 1930 e inspirada em fatos reais, o lendário aviador e escritor Saint-Exupéry pousa em Florianópolis, no Sul do Brasil, para ajudar um humilde desenhista morador da cidade a realizar o sonho da mulher que ama: dar uma volta a bordo do seu avião.
Duração: 21 min. 
Classificação: Livre
Ano: 2022
Roteiro: Zé Dassilva
Produção: Loli Menezes, Marina Tavares e Arturo Valle

Wherá Tupã e o Fogo Sagrado, de Rafael Coelho (Florianópolis)
Sinopse: Alcindo Wherá Tupã, líder espiritual Guarani no Brasil, é portador da sabedoria milenar do Fogo Sagrado, que está desaparecendo. Apresentando cenas de um ritual de cura nunca antes divulgado em filme, este documentário pretende refletir a situação atual dos Guarani e colocar em evidência a sensibilidade apurada do ancião de 109 anos, que o permite realizar curas espirituais e físicas junto ao Fogo.
Duração: 30 min. 
Classificação: 10 anos
Ano: 2021
Roteiro: Alcindo Wherá Tupã, Wanderley Karaí Vydjú e Rafael Coelho
Produção: Lipe Tortoro, Arantxa Pellme, Rafael Coelho e Rafaela Herran


19/11 às 19h no Teatro do Sesc Prainha

O amigo do meu tio, de Renato Turnes e Vicente Concilio (Florianópolis)
Sinopse: Um mergulho nas fitas VHS filmadas pelo pai de Vicente entre 1987 e 1993 resulta em um documentário performativo sobre a experiência da infância não normativa.
Duração: 8 min. 
Classificação: 14 anos
Ano: 2021
Roteiro: Renato Turnes e Vicente Concilio
Produção: Loli Menezes e Milena Moraes

Nos habíamos amado tanto y detestado sin pudor, de Solana Llanes (Balneário Camboriú)
Sinopse: Há dias que mudam nosso caminho, hoje será um deles. Afinal, quanto mais vocês esperarão um pelo outro?
Duração: 22 min. 
Classificação: 12 anos
Ano: 2022
Roteiro: Solana Llanes
Produção: Juci Wachholz

Ausência, de Alexia Araujo (Florianópolis)
Sinopse: Helena só sente a presença de uma coisa: a ausência de Marília.
Duração: 3 min. 
Classificação: 12 anos
Ano: 2021
Roteiro: Alexia Araujo

20/11 às 19h no Teatro do Sesc Prainha

Entre a Diáspora e a Pólvora, de Preto Lauffer e Teno Broll (Florianópolis)
Sinopse: O poeta periférico Preto Lauffer vive na pele o racismo estrutural que rege o Brasil. No filme, performa o epílogo de "Entre a diáspora e a pólvora", livro de sua autoria lançado em 2021.
Duração: 2 min. 
Classificação: Livre
Ano: 2021
Roteiro: Preto Lauffer e Teno Broll
Produção: Ecoa Filmes

Paulina Chiziane - Do mar que nos separa à ponte que nos une, de Renan Ramos Rocha (Florianópolis)
Sinopse: Era julho. Era inverno. Paulina Chiziane, a contadora de histórias, chega em Santa Catarina e nos faz navegar em suas narrativas encharcadas de afetos.
Duração: 28 min. 
Classificação: Livre
Ano: 2021
Roteiro: Maria Aparecida Rita Moreira
Produção: Renan Ramos Rocha

Mundo Digital Máster: Oficina funções básicas do celular

Este curso é voltado para o público 50+ que está iniciando seu contato com smartphones, voltado para as aqueles que ainda apresentam algumas dificuldades na utilização dos seus aparelhos nas suas funções mais simples como telefonar, enviar mensagens em aplicativos, alarme e outras funções.

Sesc Lab - Oficina de Criação de Conteúdo para Internet


A criação de conteúdo para internet

A oficina tem como característica o manuseio de aplicativos para o melhor desenvolvimento e engajamento do fluxo midiático em plataformas digitais.

Estamos vivendo na era da tecnologia, onde a criação de conteúdo para internet se intensifica a cada dia, desta forma administrar o conteúdo de forma prática, através de aplicativos no celular podem auxiliar o melhor engajamento e organização dos conteúdos, nas mídias sociais, fazendo assim com que você organize a visualização gráfica em seu feed. 

A utilização de aplicativos, podem auxiliar no desenvolvimento de criação gráfica de imagens e vídeos, seguindo tendencias virais de mídias sociais como o Instagram, saber manusear de forma correta tornará a criação de conteúdo mais fluente para organizar um fluxo de postagem seguindo o nicho que você intensificará em suas publicações.  

Desta forma você organizará de maneira prática suas postagens criando um calendário de publicações em feed, reels e vídeos interativos com a criação gráfica visual, tudo através de seu próprio celular. 

Com isso a oficina de criação de conteúdo para internet, lhe possibilitará a utilização e manuseios de aplicativos para potencializar as suas publicações, sejam elas em perfis pessoais profissionais ou criadores de conteúdo, aumentando seu engajamento, interação com seguidores e organização gráfica dentro de seu feed. 

Ministrante:

Claudio Maik Mota
Ator, Diretor e criador de conteúdo para internet, desenvolve estudos a respeito da evolução sociológica humana e registros culturais através da tecnologia, além de estudos relacionados a teatro musical, "vivemos hoje em um mundo altamente midiático onde é necessário nos atualizarmos a cada dia para intensificar nosso conteúdo". Atualmente trabalha como gestor cultural onde o ponto forte de seu trabalho é intensificar e registrar as divulgações de eventos culturais que ocorrem na sociedade. 

A sua voz: uma peça sobre Malala

Uma encenação voltada para escutar e dar voz às crianças. Por meio de contação da história da vida da corajosa menina paquistanesa Malala, as criadoras convidam o público a presenciar um acontecimento sensível que trata do direito à educação para todos e todas.

A encenação aborda a questão do direito à educação para todas e todos e que se interessam por dar voz ao público infantil - (público-alvo do espetáculo).

Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y)

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .