Sesc Musical: "A História do Choro" com Tayrone Mandelli

Um Show regional de choro, na Flauta de Tayrone Mandelli, Flautista de nome renomado no Estado de SC e Brasil, violão de 7, cavaquinho e pandeiro.
 
Será contada a história do choro de Callado, Pattápio, Pixinguinha à Hermeto, uma verdadeiro show didático e de grande importância.
 

Sesc Musical "Somos Diferentes" com Seu Maneca

Com leveza e bom humor, Seu Maneca apresenta o show "Somos Diferentes”, trabalho cuidadosamente construído com ideias de respeito ao próximo e ao planeta, composições positivas e linguagem envolventes que atraem público variado e convidam a partilhar das ideias do compositor sobre igualdade, atitudes positivas e inclusão de todos dentro de uma sociedade plural.

Projeto oxigênio: "Centenário de Guido Wilmar Sassi"

O ano de 2022 assinala os 100 anos de nascimento de Guido Wilmar Sassi (Lages-SC, 15 de setembro de 1922 – 5 de maio de 2002) e os 60 anos do romance "São Miguel”, um dos livros mais importantes da história da literatura catarinense.

Para homenagear este nome fundamental da literatura brasileira e catarinense, o Sesc/Lages em parceria com a Humana Sebo e Livraria, de Chapecó, dão início à programação em homenagem com uma mesa-redonda sobre a vida e a obra do escritor.

A programação é gratuita e acontecerá no dia 15 de setembro, às 19h, no Centro Cultural Vidal Ramos, em Lages, com a participação do historiador Fabiano Garcia (que atualmente se dedica ao doutorado sobre o escritor no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina), além do escritor e doutor em Literatura pela UFSC, Raul Arruda Filho e do escritor e mestre em História Cultural pela UFSC, Fernando Boppré.

 

Domingo Gratuito - Expo Leão da Ilha x Furacão do Estreito

No último domingo de cada mês haverá concessão de gratuidade para todos os visitantes.

Os ingressos poderão ser reservados pelo site ou na recepção do Museu (sujeitos à lotação do espaço).

Confira a programação que acompanha a exposição temporária "Leão da Ilha x Furacão do Estreito - 100 anos de Memórias", entre os meses de setembro de 2022 e fevereiro de 2023:

 

10h às 16h – "Encontro de colecionadores”
10h às 16h – "Exposição 90 anos do clássico Avaí e Figueirense”, de Polidoro Júnior
10h às 16h – Visitas Mediadas à exposição com recursos educativos e maratona de jogos, como pebolim, futebol de botão, futebol de peteleco, futebol de elástico, painel de figurinhas.


 


Palestra: Leão da Ilha, uma memória prestes a se secularizar

Palestra"Leão da Ilha, uma memória prestes a se secularizar”, com Spyros Diamantaras.

Sinopse: O objetivo da palestra é destacar os fatos mais importantes na quase centenária história do Avaí Futebol Clube. Apresentar, da sua fundação aos dias atuais, suas conquistas e o que de mais relevante aconteceu nesses 99 anos de existência.

 

Sobre o palestrante:

 

Spyros Apóstolo Diamantaras é natural de Florianópolis, casado, pai de 2 filhos.Trabalhou durante 35 anos na Caixa Econômica Federal, exercendo diversos cargos de gestão, onde se aposentou em 2019.É coautor do livro o Time da Raça, Almanaque de 90 anos do Avaí Futebol Clube, publicado em 2014. Atualmente é pesquisador do Avaí Futebol Clube e do futebol catarinense, colaborando com diversos sites, blogs e veículos de imprensa. Ocupou os cargos de Vice-Presidente (2013-2017) e Presidente (2017-2021) do Conselho Deliberativo do Avaí Futebol Clube.

Debate: Leão da Ilha x Furacão do Estreito Craques da Bola

Roda de Conversa "Leão da Ilha x Furacão do Estreito – Craques da Bola”,com os ex jogadores Marcos Vicente dos Santos, o Marquinhos do Avaí, e João Carlos da Silva, o Balduíno do Avaí e do Figueirense. Mediação do jornalista Polidoro Júnior.


Sobre os debatedores:

 

Marcos Vicente dos Santos, o Marquinhos do Avaí
Marquinhos, ou Marquinhos Santos, é ex-jogador de futebole atualmente é diretor do Avaí Futebol Clube. É considerado o maior ídolo da história doLeão da Ilha, onde atuou em 400 partidas e marcou 94 gols. Passou pelos clubes Inter de Limeira, Bayer Leverkusen, na Alemanha, Flamengo, Paraná Clube, São Paulo, Curitiba, Santa Cruz, Atlético-MG, Santos, e Grêmio.

 

João Carlos da Silva, o Balduíno
Balduíno é radialista, comentarista esportivo, ex-jogador de futebol e ex- técnico. Atuando no meio-campo, foi o jogador que mais disputou o clássico entre Avaí e Figueirense, 75 vezes, vestindo tanto a camisa do Avaí quanto a do Figueirense. Com este último obteve 17 vitórias e participou de 335 jogos. Passou pelos clubes Tamandaré, Avaí, Joinville, Grêmio, Emelec e Figueirense vários momentos da carreira, que encerrou em1984.

Dakir Polido Júnior
Jornalista esportivo com 43 anos de imprensa, 5 livros publicados, presente em 4 edições da Copa América, 2 Copas das Confederações, Olimpíadas Rio 2016, Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, Finais da Conmebol no Uruguai em 2021, incluindo Flamengo x Palmeiras no Centenário em Montevidéu, e credenciado pela FIFA para a Copa do Mundo do Catar 2022.

 

Abertura da Exposição "Leão da Ilha x Furacão do Estreito"

Abertura da Exposição "Leão da Ilha x Furacão do Estreito"

9h –Abertura da exposição com chute a gol de atletas das categorias de base sub 14 do Avaí e do Figueirense e a presença dos mascotes dos times;

10h às 17h– Visitas Mediadas à exposição com recursos educativos e maratona de jogos, como pebolim, futebol de botão, futebol de peteleco, futebol de elástico, painel de figurinhas.

Leão da Ilha x Furacão do Estreito - 100 anos de Memórias

Leão da Ilha x Furacão do Estreito - 100 anos de Memórias

A exposição temporária "Leão da Ilha X Furacão do Estreito - 100 anos de Memórias" faz parte do projeto Territórios - O que cabe num Museu? O projeto consiste em ofertar ao público uma exposição temporária e interativa no Museu de Florianópolis, com início no dia 13/09/2022 e encerramento em 28/02/2023. 

Neste ano de 2022, a proposta é apresentar o universo do futebol e da disputa entre os dois times da capital catarinense, tendo em vista que, no ano de 2021, o Figueirense Futebol Clube completou 100 anos de história, e no ano de 2023 o Avaí Futebol Clube completará também 100 anos de criação. Assim, a exposição busca trazer um pouco da história dos times e também dos confrontos entre os mesmos.
Com caráter interativo, a exposição propõe ampliar as possíveis narrativas construídas no espaço museal, e nesta, em especial, buscar uma aproximação com um público que normalmente não frequenta o espaço do Museu.

O espaço expositivo foi todo ambientado com o tema futebol, e contará com acervos dos times Avaí e Figueirense e também uma projeção interativa com chute a gol, momento no qual o visitante poderá escolher por qual time irá jogar. 
A exposição é indicada para todas as idades, sendo um ótimo espaço para encontros em família, amigos e interessados no assunto.

Ao longo da exposição, entre os meses de setembro e fevereiro, o Museu ofertará uma série de programações culturais paralelas, que incluem rodas de conversa, palestras, oficina, encontro de colecionadores, entre outras atividades.
O projeto de tecnologia da exposição foi desenvolvido pelo Estúdio Cafundó, mesma empresa que elaborou a exposição interativa anterior, sobre o Boi de Mamão.

**Atentar-se para os horários da programação e política de ingressos.



Intervenção artística "Guardadora de sonhos"

A Unidade do Sesc Canoinhas está em preparativos para apresentar a reforma da Biblioteca que recebeu um novo mobiliário, tornando o ambiente ainda mais aconchegante para receber os leitores.

Para comemorar, será realizado durante o evento, a intervenção artística  "Guardadora de sonhos" com a palhaça Lynda Collapso, uma colecionadora de todos os tipos de coisas, inclusive de sonhos, e por vezes caminha pela vida com sua mala parando para escutar histórias e memórias. Cada encontro um sonho, cada sonho um lugar. E assim, segue rodando o mundo e enchendo a sua mala de sonhar.

Rhaisa Muniz é artista, palhaça (Lynda Collapso), arte-educadora e gestora e produtora cultural. É formada em Teatro pela UDESC, com intercâmbio cultural na Universidade de Évora (Portugal). É Líder em Yoga do Riso (2019). Atualmente pesquisa a linguagem da palhaçaria e gestão cultural e no campo artístico desenvolve trabalhos de forma autônoma e em rede com diverses artistas e coletives, criando e produzindo projetos, apresentando espetáculos, intervenções e números. É integrante da Rede Catarina de Palhaças, coletivo de mulheres palhaças de Santa Catarina. Ministra oficinas e formações para crianças, jovens/adultos e para terceira idade. 

Lançamento BiblioSesc: intervenção “Guardadora de sonhos"

Para comemorar o início das atividades do BiblioSesc e aniversário do Sesc Santa Catarina, será realizado a cerimônia oficial de lançamento do projeto biblioteca móvel, nas cidades que recebem o projeto.
Durante o evento será realizada a intervenção artística  "Guardadora de sonhos" com a palhaça Lynda Collapso, uma colecionadora de todos os tipos de coisas, inclusive de sonhos, e por vezes caminha pela vida com sua mala parando para escutar histórias e memórias. Cada encontro um sonho, cada sonho um lugar. E assim, segue rodando o mundo e enchendo a sua mala de sonhar.
Rhaisa Muniz é artista, palhaça (Lynda Collapso), arte-educadora e gestora e produtora cultural. É formada em Teatro pela UDESC, com intercâmbio cultural na Universidade de Évora (Portugal). É Líder em Yoga do Riso (2019). Atualmente pesquisa a linguagem da palhaçaria e gestão cultural e no campo artístico desenvolve trabalhos de forma autônoma e em rede com diverses artistas e coletives, criando e produzindo projetos, apresentando espetáculos, intervenções e números. É integrante da Rede Catarina de Palhaças, coletivo de mulheres palhaças de Santa Catarina. Ministra oficinas e formações para crianças, jovens/adultos e para terceira idade. 

A Economia Circular para promover um melhor uso dos recursos

Programação especial de Aniversário do Sesc!

O projeto Envolva-se promove a live em Economia Circular para promover um melhor uso dos recursos naturais e repensar hábitos de consumo.



Convidadas:

- Patrícia Deporte de Andrade – Facilitadora Curso Envolva-se 2019 e 2021. Empreendedora no duna.lab, um laboratório criativo de design sustentável que existe para engajar pessoas e empresas na mudança por um mundo mais sustentável, desenvolvendo produtos e soluções para promover a conscientização sobre nossos padrões atuais de consumo e produção.

- Flavia Vanelli – Facilitadora Curso Envolva-se 2022. Está à frente do Estúdio Ratorói Moda e Design desde 2009, empresa que atua em design, inovação e desenvolvimento de novas superfícies e produtos, bem como em todo o seu contexto de influências mapeando oportunidades, desafios e soluções que alimentem o engajamento da cadeia até o consumidor final.

Roda de Conversa: Saúde Mental

Roda de Conversa: "Saúde Mental"

Em alusão ao Setembro Amarelo, campanha voltada à prevenção do suicídio, o Sesc Criciúma realiza a Roda de Conversa "Saúde Mental" que visa gerar a conscientização sobre qualidade de vida, importância da estimulação cognitiva como prevenção ao surgimento de demências e prevenção ao suicídio.

Baú de Histórias "Miguel o Cavalivreiro"

Espetáculo - "Miguel O Cavalivreiro" - com Cia Cobaia Cênica de Rio do Sul

Em um país sem nome, vazio de casas, escolas, igrejas, bibliotecas e livros, onde o idioma tinha um vocabulário reduzido a termos de trabalho apenas, havia um enorme dragão ignorante que escravizava as pessoas e as obrigava a satisfazerem as suas mais absurdas vontades. Até que um dia, o curioso e valente menino Miguel resolveu enfrentar o monstro com um ‘artefato’ muito poderoso: o conhecimento.

Experimenta Sesc - Sesc Biguaçu

O evento foi elaborado com o foco de divulgar as duas unidades do Sesc no município de Biguaçu, além de oportunizar ao público experimentar e conhecer um pouco mais das modalidades e qualidade de atendimento oferecidos peloa instituição.

Serão montadas tendas, wind banners, áreas de treinamento com atividades desenvolvidas em nossas unidades e também serão disponibilizados jogos para o público.

O evento será realizado na Praça Nereu Ramos no Centro de Biguaçu.

Local: Praça Nereu Ramos, Centro - Biguaçu.
Horário do evento: das 8h às 16h.

Confira mais informações da programação abaixo:

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio (WSPD), comemorado anualmente em 10 de setembro, é organizado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O evento representa um compromisso global para chamar atenção para prevenção do suicídio.

Antiprincesas, com Duas e Só

O Antiprincesas, com Duas e Só é um espetáculo que conta histórias de três importantes e inspiradoras mulheres latino-americanas: Clarice Lispector, Frida Kahlo e Violeta Parra, que já em suas épocas não se encaixavam em estereótipos de gênero. Elas não são princesas, não moram e nem sonham com castelos e não precisam de nenhum homem para serem felizes. Vivem suas vidas da forma como bem entendem e têm um amor em comum: a arte.

Sesc Lab - Oficina de Técnicas de Leitura em Língua inglesa

A Oficina tem o objetivo de trabalhar com ferramentas que auxiliem a entender textos em inglês mais rapidamente e de acordo com o objetivo proposto, por meio do estudo de técnicas de leitura.

Conteúdos: cognatos, pistas tipográficas, identificação da ideia geral do texto (general comprehension) skimming e scanning, inferências.
Temas a serem abordados na oficina:
- Leitura, identificação e interpretação do tópico principal de um texto;
-Estratégias de leitura em inglês;
-Identificação do significado de palavras utilizando-se do contexto;
- Revisão gramatical de acordo com a necessidade da turma;
- Identificação de falsos cognatos.

“Figo”, da ENTRE-teatroperformativo

SINOPSE:

O espetáculo conta a história de um rapaz que, em conversa com amigos, lembra de situações e amores vividos: uma noite inesquecível no Chile; o sabor do vinho; o carnaval; um samba bonito; um corpo, que por acaso era de homem, gostando de outro corpo, que por acaso era de homem também; fogos de artifício; as plêiades... Com a riqueza de cada detalhe as histórias se intensificam e questões sobre amor e preconceito são levantadas.

 

Ficha Técnica

Texto: um conto de Caio Fernando Abreu, e textos de Gregory Haertel e Rafael Koehler

Direção Pépe Sedrez

Atuação Rafael Koehler

Sonoplastia Joanna Oliari

Figurinos Lú May

Fotos Léo Kufner e Joanna Oliari

Arte Gráfica Léo Kufner

Produção Geral ENTRE-teatroperformativo

Apoio: Carona Escola de Teatro


 

Redes de Teatro Sesc: Show Re-Conectar com Jesus Luma

Natural de São Luís do Maranhão, e radicado em Joinville SC,  Jesus Lumma é MultiArtista nordestine, não binárie trazendo balanço no destino pro sul do Brasil. Com sangue latino e mistura ascendência, indígena, italiana,  japonesa, alemã e quilombola. Numa mistura de etnias e culturas vindas de uma família circense, Lumma usa suas músicas e letras como convite à união dos diferentes e aborda temas como Amor, Aceitação, Humanidade e Afeto.

A mistura presente no sangue também reflete no show com variados ritmos como Pop, Samba, Reggae, Rock, Funk e Rap e vem juntando gente de todas as tribos das MPB numa só intenção: A união e o Respeito às multiplicidades humanas.

Atualmente em fim de maio de 2022, teve a sua música "E EU”, exibida na novela das 19hs da Rede Globo Quanto mais vida, melhor! A música tbm tocou no capítulo final da novela e foi cantada por todo elenco como trilha de fechamento do capítulo e por atores tais como, Mateus Solano, Giovanna Antonelli, Vladimir Brichta e Júlia Lemmertz, entre outros. 

Aparador Ao Vivo, com Joana Castanheira

"Aparador de Saudades Que Ainda Não Existiram Ou Porta-Retratos” é um álbum sensível e dramatúrgico que mistura canções com textos poéticos. Este trabalho, que ganhou um filme e também um álbum audiovisual da performance ao vivo, é apresentado, em show, com a força da mistura entre a música e o teatro. Em um cenário nostálgico e até um pouco retrô, o espetáculo questiona os amores, os desamores, os desafios da solidão e, sobretudo, aborda um tema que nunca sai de moda: o amor romântico.

Sesc Musical: O arco musical

No dia 15 de Setembro o Sesc Palhoça realiza a abertura do Sesc Musical no CEU - Centro de Cultura Palhoça.

O evento, que é aberto ao público, recebe o grupo de Capoeira da ACCAES - Associação Cultural Capoeira na escola, com a apresentação "O Arco Musical".

O arco musical é um dos instrumentos mais antigos do mundo. Em seus primórdios, não era associado à Capoeira, pelo fato de que ela é uma criação muito mais recente. Hoje, porém, o berimbau é um símbolo indissociável da Capoeira. Seus toques, além de trazerem muitas informações históricas sobre a diáspora da escravidão, conduzem os jogadores e compõem o ideário que fez com que a Capoeira fosse reconhecida como um patrimônio imaterial da humanidade.

Nascida no território brasileiro, a Capoeira faz parte de todas as relações sociais dos africanos que desembarcaram dos navios negreiros, de crioulos - filhos de africanos nascidos aqui - e de seus descendentes.

Essa fala anterior encontra suporte na historiografia que descreve a presença dos capoeiristas nas defesas dos terreiros de candomblé; nas insurreições escravas, com ênfase nos quilombos espalhados pelo país; na criação das primeiras escolas de samba, em que os protetores dos estandartes eram os capoeiristas com suas navalhas, num primórdio dos mestres-sala; como parte de guarda imperial e, por outro lado, compondo também o movimento abolicionista, ladeadas por outras inserções.

Entranhada nessa diáspora, a Capoeira chega às recentes décadas como componente na ressignificação do Movimento Negro e na transformação das políticas educacionais até ser reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade, em 2014, pela Unesco.


Roda de Conversa: Direitos da Pessoa com Deficiência

Em alusão à campanha Setembro Verde, voltada à conscientização acerca da importância da acessibilidade e inclusão social para todas as pessoas com algum nível de deficiência, o Sesc Criciúma realiza a Roda de Conversa "Direitos da Pessoa com Deficiência” que tem por objetivo conscientizar e estimular a reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência, bem como, partilhar vivências de representantes de entidades que promovem a inclusão.

Rede Sesc de Galerias: vida fotogênica - Sesc Itajaí

Uma vida fotogênica: quando eventos são organizados ao redor do momento da fotografia e nossos gostos observam a tendência corrente e curtível; quando procuramos viver de maneira similar a roteiros internalizados de filmes de gênero, ou quando nossas frustrações tem como causa a vida não ser parecida com a arte e cultura de massa; quando momentos privados como o do luto viralizam; quando o medo da vigilância pelo Estado é sublimado pelo desejo de ser visto e o perigo do vazamento de dados pessoais pelo Mercado é superado pelo ato voluntário de publicizar nossas informações.

Há poesia no fazer da fotografia, mas também há violência no disparar, capturar e expor do ato fotográfico. E é a partir desta sensibilização que o Sesc Itajaí te convida para fotografar essas fotos.

Artistas:
Cabreu
Djuly Gava
Denis Zubieta
Djonathan Freitas
Rosi Costah

Sesc Lab: Introdução à História da arte

O estudo da História da Arte começa há mais de 30 mil anos e vem acompanhando as transformações da humanidade, passando por inúmeras civilizações, movimentos e estilos artísticos, até chegar aos dias de hoje. Partindo da pré-história até o período contemporâneo, o curso apresenta uma análise das expressões artísticas em ordem cronológica e dinâmica, unindo a dimensão artística com a dimensão social e cultural de cada período estudado. Além da compreensão do contexto histórico, é preciso desenvolver uma forma mais plural de olhar as manifestações artísticas.

O Sesc Lab: Introdução à História da Arte é uma oficina que foi pensada para todos os amantes das artes, que se interessam por história, arte e que desejam ampliar seus conhecimentos, olhares e experiências. Pessoas que amam viajar e visitar museus. Não é necessário conhecimento prévio.

Evento presencial, vagas limitadas!


 

Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y)

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .