Sesc Lab: Japão, O paraíso dos robôs de Atom Boy Aos Mechas

Venha conhecer mais sobre o país e sua cultura, através desta arte que ultrapassou fronteiras:

 A história dos robôs no Japão e a ciência robótica presente no dia a dia.



Sesc Musical: Canto pra quem é de noite com Coletivo NEGA

O Coletivo NEGA apresenta uma performance musical inédita com músicas autorais. Registrando em suas composições gêneros musicais distintos dentro da cultura negra como o rap, o samba, o blues e o reggae, as músicas trazem letras que abordam o racismo, a questão do gênero e a condição sociopolítica das pessoas negras brasileiras.


O Canto pra Quem é de Noite é um trabalho de performance multiartística a qual envolve diferentes linguagens que se mesclam sem deixar nítido onde começa uma e termina a outra. É música, é teatro, é poesia, é dança, é oralidade e história; não cabe em rótulo. Água do Mar, Capital, Chega pra lá, Dona Gracinha, Marielle, Menino Pobre, Viver viver/Primeiro Sentimento, Quem é de Noite são os nomes dados às composições musicais autorais aqui apresentadas. Registram gêneros musicais distintos dentro da cultura negra como o rap, o samba, o blues e o reggae. As músicas trazem letras que abordam o racismo, a questão do gênero e a condição sociopolítica das pessoas negras brasileiras.  O som é fonte de inspiração, de poder e de resistência, ponto marcante não apenas na luta contra o racismo, mas na vida afetiva das pessoas negras. O ritmo, em um olhar mais abrangente, faz parte de todo um contexto de vidas negras que vibram nas entrelinhas das cidades. Essas vidas têm um ritmo que pulsa, contagia, identifica e comove. É ritmo e som da música negra. "O Canto” canta, especialmente, "pra quem é de noite”

Sesc Lab: Oficina de desenho e pintura com aquarela

Sesc Lab: Oficina de desenho e pintura com aquarela. 

Venha aprender técnicas de desenho, explorando linhas, formas e pintura com aquarela.

Público:  a partir de 11 anos
O material será fornecido. 
Ministrante da oficina:  Jeanine Leila Meros


BiblioSesc apresenta: “Irmãos Grimm: encanto sem fim!”

O projeto de caminhão biblioteca itinerante BiblioSesc vai levar aos bairros o espetáculo de contação de histórias "Irmãos Grimm: encanto sem fim!”, com Emiliano Souza. 

Coisas engraçadas e curiosas acontecem em "Irmãos Grimm: encanto sem fim!"

Composto por dois contos populares coletados pelos Irmãos Grimm, este espetáculo traz narrativas que divertem, encantam e fazem refletir ao mesmo tempo. Rumpelstiltskin é um duende travesso e interesseiro, mas conseguirá o que tanto deseja? E o que esperar de quatro bichos cantantes que fogem da avareza de seus donos para se aventurar na cidade de Bremen?

Duração:40 min

Classificação: 05 a 10 anos.

Com Emiliano Souza

Aniversário do Sesc: programação especial

No dia 13 de setembro o Sesc completa 78 anos de uma trajetória repleta de transformação, bem-estar e qualidade de vida.

Para marcar a data, vamos realizar uma programação especial durante a semana de aniversário.

O objetivo é comemorar ao lado de clientes que frequentam as nossas Unidades e do público interessado em conhecer melhor os serviços e eventos oferecidos.

Venha celebrar com a gente e encher a sua vida de inspiração, encontros e sorrisos.

A vida acontece com o Sesc!

Mostra Sesc de Cinema: No Rastro das Cargueiras

No Rastro das Cargueiras
De Carol Matias. Brasil, 2020. Documentário. 70 min. Classificação indicativa: 10 anos. Dublado. 

Sinopse: Dona Caçula atravessa a cidade equilibrando metais e plásticos em cima de sua bicicleta cargueira. O filme apresenta as técnicas, as paisagens e as histórias do grupo de catadores-ciclistas no contrafluxo do consumo urbano em Brasília.

Sobre a Mostra Sesc de Cinema 
A quarta edição da Mostra Sesc de Cinema mantém seu princípio fundamental de promover a difusão de obras cinematográficas que têm acesso cada vez mais restrito ao mercado exibidor brasileiro. Com representantes das cinco regiões do país, a mostra procura ampliar o acesso da população a uma filmografia que expresse e represente a pluralidade cultural. Ao vivenciar a mostra em sua diversidade de temas, sotaques, cores e territórios, temos a possibilidade de mergulhar em temas emergentes intensificados.

Roda de Conversa “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”

O Comitê local de Criciúma do Movimento Nacional dos Objetivos do Desenvolvimento Sustável participa de uma Roda de conversa aberta a toda a comunidade com a finalidade de informar sobre os ODS e quais ações os signatários locais estão realizando em busca destes objetivos.

OMovimento Nacional ODSé constituído por voluntários, governo e empresas, de caráter apartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de conscientizar e mobilizar a sociedade para alcance dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável,buscando a construção de uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada

Lançamento BiblioSesc: intervenção “Dr Aurélio"

Para comemorar o início das atividades do BiblioSesc e aniversário do Sesc Santa Catarina, será realizada a cerimônia oficial de lançamento nas cidades que recebem o projeto da biblioteca móvel.

Durante o evento será realizada a intervenção artística  "Dr Aurélio" com Cobaia Cênica: 

Aurélio é um escritor que mora dentro de uma biblioteca. Ele adora receber visitas e compartilhar o universo dos livros e das palavras com as crianças. Aurélio está passando por uma crise criativa e não consegue terminar suas histórias. A ajuda do público vai ser fundamental para tirar o escritor dessa situação. 

Lives: Setembro Amarelo no Sesc

 "A Vida é a Melhor Escolha é tema deste ano da Campanha Setembro Amarelo.

O Sesc SC junto ao compromisso de promover bem-estar social, físico e mental dispara o convite para programação especial de lives, com bate-papos às quintas-feiras, de 15 a 29 de setembro, entre as profissionais que atuam nas unidades do Sesc.


 

Sesc Musical: "Baixo ao Lado" com Rafael Calegari e grupo

"Baixo ao Lado" é a síntese de uma ideia que já vem de muito tempo: trazer novas composições autorais em formato intimista onde o contrabaixo é o protagonista em diferentes papéis dentro da música.

Nesses 25 anos como contrabaixista, tocando e produzindo dezenas de discos e shows, Calegari sentiu a necessidade de exibir as outras faces do contrabaixo, mostrar que o instrumento não se limita. Ele não apenas serve como instrumento que acompanha e que está, na maioria das vezes, na linha de fundo das músicas, mas pode e deve ser muito mais do que isso.


Sesc Musical: "Pequenas Canções para Tempos Isolados"

"Pequenas Canções Para Tempos Isolados" é um projeto musical com canções e videoclipes autorais do Grupo Cirandela.
Criado e desenvolvido de forma independente e com recursos técnicos disponíveis em casa durante o período de quarentena e distanciamento social devido a Covid-19. 

A pesquisa do projeto tem como eixo norteador as relações, situações, sensações e conexões que se estabelecem na distância devido ao momento de pandemia.
Com autoria dos artistas Priscila Schaucoski e Bruno Andrade, integrantes do Grupo Cirandela, as canções tem como mote fragmentos de conexões que se estabelecem através das telas/janelas virtuais, passagens que nos levam ao outro.

Concepção, composições, e produção musical: Priscila Schaucoski e Bruno Andrade

Sesc Musical: "A História do Choro" com Tayrone Mandelli

Um Show regional de choro, na Flauta de Tayrone Mandelli, Flautista de nome renomado no Estado de SC e Brasil, violão de 7, cavaquinho e pandeiro.
 
Será contada a história do choro de Callado, Pattápio, Pixinguinha à Hermeto, uma verdadeiro show didático e de grande importância.
 

Sesc Musical "Somos Diferentes" com Seu Maneca

Com leveza e bom humor, Seu Maneca apresenta o show "Somos Diferentes”, trabalho cuidadosamente construído com ideias de respeito ao próximo e ao planeta, composições positivas e linguagem envolventes que atraem público variado e convidam a partilhar das ideias do compositor sobre igualdade, atitudes positivas e inclusão de todos dentro de uma sociedade plural.

Projeto oxigênio: "Centenário de Guido Wilmar Sassi"

O ano de 2022 assinala os 100 anos de nascimento de Guido Wilmar Sassi (Lages-SC, 15 de setembro de 1922 – 5 de maio de 2002) e os 60 anos do romance "São Miguel”, um dos livros mais importantes da história da literatura catarinense.

Para homenagear este nome fundamental da literatura brasileira e catarinense, o Sesc/Lages em parceria com a Humana Sebo e Livraria, de Chapecó, dão início à programação em homenagem com uma mesa-redonda sobre a vida e a obra do escritor.

A programação é gratuita e acontecerá no dia 15 de setembro, às 19h, no Centro Cultural Vidal Ramos, em Lages, com a participação do historiador Fabiano Garcia (que atualmente se dedica ao doutorado sobre o escritor no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina), além do escritor e doutor em Literatura pela UFSC, Raul Arruda Filho e do escritor e mestre em História Cultural pela UFSC, Fernando Boppré.

 

Domingo Gratuito - Expo Leão da Ilha x Furacão do Estreito

No último domingo de cada mês haverá concessão de gratuidade para todos os visitantes.

Os ingressos poderão ser reservados pelo site ou na recepção do Museu (sujeitos à lotação do espaço).

Confira a programação que acompanha a exposição temporária "Leão da Ilha x Furacão do Estreito - 100 anos de Memórias", entre os meses de setembro de 2022 e fevereiro de 2023:

 

10h às 16h – "Encontro de colecionadores”
10h às 16h – "Exposição 90 anos do clássico Avaí e Figueirense”, de Polidoro Júnior
10h às 16h – Visitas Mediadas à exposição com recursos educativos e maratona de jogos, como pebolim, futebol de botão, futebol de peteleco, futebol de elástico, painel de figurinhas.


 


Palestra: Leão da Ilha, uma memória prestes a se secularizar

Palestra"Leão da Ilha, uma memória prestes a se secularizar”, com Spyros Diamantaras.

Sinopse: O objetivo da palestra é destacar os fatos mais importantes na quase centenária história do Avaí Futebol Clube. Apresentar, da sua fundação aos dias atuais, suas conquistas e o que de mais relevante aconteceu nesses 99 anos de existência.

 

Sobre o palestrante:

 

Spyros Apóstolo Diamantaras é natural de Florianópolis, casado, pai de 2 filhos.Trabalhou durante 35 anos na Caixa Econômica Federal, exercendo diversos cargos de gestão, onde se aposentou em 2019.É coautor do livro o Time da Raça, Almanaque de 90 anos do Avaí Futebol Clube, publicado em 2014. Atualmente é pesquisador do Avaí Futebol Clube e do futebol catarinense, colaborando com diversos sites, blogs e veículos de imprensa. Ocupou os cargos de Vice-Presidente (2013-2017) e Presidente (2017-2021) do Conselho Deliberativo do Avaí Futebol Clube.

Debate: Leão da Ilha x Furacão do Estreito Craques da Bola

Roda de Conversa "Leão da Ilha x Furacão do Estreito – Craques da Bola”,com os ex jogadores Marcos Vicente dos Santos, o Marquinhos do Avaí, e João Carlos da Silva, o Balduíno do Avaí e do Figueirense. Mediação do jornalista Polidoro Júnior.


Sobre os debatedores:

 

Marcos Vicente dos Santos, o Marquinhos do Avaí
Marquinhos, ou Marquinhos Santos, é ex-jogador de futebole atualmente é diretor do Avaí Futebol Clube. É considerado o maior ídolo da história doLeão da Ilha, onde atuou em 400 partidas e marcou 94 gols. Passou pelos clubes Inter de Limeira, Bayer Leverkusen, na Alemanha, Flamengo, Paraná Clube, São Paulo, Curitiba, Santa Cruz, Atlético-MG, Santos, e Grêmio.

 

João Carlos da Silva, o Balduíno
Balduíno é radialista, comentarista esportivo, ex-jogador de futebol e ex- técnico. Atuando no meio-campo, foi o jogador que mais disputou o clássico entre Avaí e Figueirense, 75 vezes, vestindo tanto a camisa do Avaí quanto a do Figueirense. Com este último obteve 17 vitórias e participou de 335 jogos. Passou pelos clubes Tamandaré, Avaí, Joinville, Grêmio, Emelec e Figueirense vários momentos da carreira, que encerrou em1984.

Dakir Polido Júnior
Jornalista esportivo com 43 anos de imprensa, 5 livros publicados, presente em 4 edições da Copa América, 2 Copas das Confederações, Olimpíadas Rio 2016, Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, Finais da Conmebol no Uruguai em 2021, incluindo Flamengo x Palmeiras no Centenário em Montevidéu, e credenciado pela FIFA para a Copa do Mundo do Catar 2022.

 

Abertura da Exposição "Leão da Ilha x Furacão do Estreito"

Abertura da Exposição "Leão da Ilha x Furacão do Estreito"

9h –Abertura da exposição com chute a gol de atletas das categorias de base sub 14 do Avaí e do Figueirense e a presença dos mascotes dos times;

10h às 17h– Visitas Mediadas à exposição com recursos educativos e maratona de jogos, como pebolim, futebol de botão, futebol de peteleco, futebol de elástico, painel de figurinhas.

Leão da Ilha x Furacão do Estreito - 100 anos de Memórias

Leão da Ilha x Furacão do Estreito - 100 anos de Memórias

A exposição temporária "Leão da Ilha X Furacão do Estreito - 100 anos de Memórias" faz parte do projeto Territórios - O que cabe num Museu? O projeto consiste em ofertar ao público uma exposição temporária e interativa no Museu de Florianópolis, com início no dia 13/09/2022 e encerramento em 28/02/2023. 

Neste ano de 2022, a proposta é apresentar o universo do futebol e da disputa entre os dois times da capital catarinense, tendo em vista que, no ano de 2021, o Figueirense Futebol Clube completou 100 anos de história, e no ano de 2023 o Avaí Futebol Clube completará também 100 anos de criação. Assim, a exposição busca trazer um pouco da história dos times e também dos confrontos entre os mesmos.
Com caráter interativo, a exposição propõe ampliar as possíveis narrativas construídas no espaço museal, e nesta, em especial, buscar uma aproximação com um público que normalmente não frequenta o espaço do Museu.

O espaço expositivo foi todo ambientado com o tema futebol, e contará com acervos dos times Avaí e Figueirense e também uma projeção interativa com chute a gol, momento no qual o visitante poderá escolher por qual time irá jogar. 
A exposição é indicada para todas as idades, sendo um ótimo espaço para encontros em família, amigos e interessados no assunto.

Ao longo da exposição, entre os meses de setembro e fevereiro, o Museu ofertará uma série de programações culturais paralelas, que incluem rodas de conversa, palestras, oficina, encontro de colecionadores, entre outras atividades.
O projeto de tecnologia da exposição foi desenvolvido pelo Estúdio Cafundó, mesma empresa que elaborou a exposição interativa anterior, sobre o Boi de Mamão.

**Atentar-se para os horários da programação e política de ingressos.



Intervenção artística "Guardadora de sonhos"

A Unidade do Sesc Canoinhas está em preparativos para apresentar a reforma da Biblioteca que recebeu um novo mobiliário, tornando o ambiente ainda mais aconchegante para receber os leitores.

Para comemorar, será realizado durante o evento, a intervenção artística  "Guardadora de sonhos" com a palhaça Lynda Collapso, uma colecionadora de todos os tipos de coisas, inclusive de sonhos, e por vezes caminha pela vida com sua mala parando para escutar histórias e memórias. Cada encontro um sonho, cada sonho um lugar. E assim, segue rodando o mundo e enchendo a sua mala de sonhar.

Rhaisa Muniz é artista, palhaça (Lynda Collapso), arte-educadora e gestora e produtora cultural. É formada em Teatro pela UDESC, com intercâmbio cultural na Universidade de Évora (Portugal). É Líder em Yoga do Riso (2019). Atualmente pesquisa a linguagem da palhaçaria e gestão cultural e no campo artístico desenvolve trabalhos de forma autônoma e em rede com diverses artistas e coletives, criando e produzindo projetos, apresentando espetáculos, intervenções e números. É integrante da Rede Catarina de Palhaças, coletivo de mulheres palhaças de Santa Catarina. Ministra oficinas e formações para crianças, jovens/adultos e para terceira idade. 

Lançamento BiblioSesc: intervenção “Guardadora de sonhos"

Para comemorar o início das atividades do BiblioSesc e aniversário do Sesc Santa Catarina, será realizado a cerimônia oficial de lançamento do projeto biblioteca móvel, nas cidades que recebem o projeto.
Durante o evento será realizada a intervenção artística  "Guardadora de sonhos" com a palhaça Lynda Collapso, uma colecionadora de todos os tipos de coisas, inclusive de sonhos, e por vezes caminha pela vida com sua mala parando para escutar histórias e memórias. Cada encontro um sonho, cada sonho um lugar. E assim, segue rodando o mundo e enchendo a sua mala de sonhar.
Rhaisa Muniz é artista, palhaça (Lynda Collapso), arte-educadora e gestora e produtora cultural. É formada em Teatro pela UDESC, com intercâmbio cultural na Universidade de Évora (Portugal). É Líder em Yoga do Riso (2019). Atualmente pesquisa a linguagem da palhaçaria e gestão cultural e no campo artístico desenvolve trabalhos de forma autônoma e em rede com diverses artistas e coletives, criando e produzindo projetos, apresentando espetáculos, intervenções e números. É integrante da Rede Catarina de Palhaças, coletivo de mulheres palhaças de Santa Catarina. Ministra oficinas e formações para crianças, jovens/adultos e para terceira idade. 

Arte da Palavra: "Cantos da menina avessa" com Pâmela Amaro

Em seu sexto ano de realização, o projeto Arte da Palavra promove o encontro entre artistas e público com objetivo de alcançar toda a cadeia da literatura e valorizar as diversas formas de produção e fruição literária. O circuito Oralidades tem como foco expressões verbais da palavra, como contação de histórias, saraus, performances poéticas, slams, entre outros.


"Cantos da menina avessa" apresentação de Pâmela Amaro.

Performance poética que mescla estórias, poesias e cantos da cultura afro-brasileira e indígena. Traz à reflexão temas importantes ligados à Educação das relações étnico-raciais, através da literatura e da musicalidade, ao som do cavaquinho e do tambor. 

Sobre a artista:

Atriz, cantora, compositora, música e arte-educadora. Com intensa produção artística é ainda co-fundadora e organizadora do Sarau Sopapo Poético. Publicou poesias na antologia Pretessência 2016. Atuou em performances, espetáculos teatrais e musicais e em grupos como Caixa Preta e Usina do Trabalho do Ator. No cinema também gravou o filme Fábula de Porongos, de Manuela Furtado. Integra o grupo musical Três Marias. 

Arte da Palavra: "O som do silêncio" com Bruna Barreto

Em seu sexto ano de realização, o projeto Arte da Palavra promove o encontro entre artistas e público com objetivo de alcançar toda a cadeia da literatura e valorizar as diversas formas de produção e fruição literária. O circuito Oralidades tem como foco expressões verbais da palavra, como contação de histórias, saraus, performances poéticas, slams, entre outros.

"O som do silêncio" apresentação de Bruna Barreto.

Sobre a apresentação:

A performance poética fala sobre as dores, anseios e dúvidas de ser o que se é. Especialmente sobre ser mulher preta numa sociedade que te prende e cala. É sobre sentir-se passarinho na gaiola vendo a vida passar. Trata do silêncio, na sua forma mais crua, o silenciar, mas também o silêncio porque quero estar em silêncio e o silêncio porque me obrigam a estar em silêncio.

Sobre a artista:

Loba  Barreto (nome artístico)  é escritora, cantora, compositora, poeta, animadora, xilogravurista e artista visual. Suas diversas habilidades artísticas buscam representar manifestações culturais afro-brasileiras e de afirmação da mulher negra e lésbica no campo artístico. Teve seu primeiro livro Nossa poesia, publicado pela editora Insular, em 2019.

Arte da Palavra: "A teoria do ponto final" com Daniel DKG

Em seu sexto ano de realização, o projeto Arte da Palavra promove o encontro entre artistas e público com objetivo de alcançar toda a cadeia da literatura e valorizar as diversas formas de produção e fruição literária. O circuito Oralidades tem como foco expressões verbais da palavra, como contação de histórias, saraus, performances poéticas, slams, entre outros.

 

"A teoria do ponto final", apresentação de Daniel DKG.

Sobre a apresentação:

DKG traz na sua narrativa a resistência, sempre com performances poéticas e cênicas desbravando e deixando sua marca identitária por onde passa. Com sua voz potente versa sobre a realidade dos subúrbios e as lutas do povo negro. Seus beats vão do incômodo ao êxtase levando o publico a momentos de reflexão e emoção. A performance chamada a teoria do ponto final aborda ainda como é importante continuar avançando em seus objetivos. 

Sobre o artista:

 

Multi artista, Dkg DekiloGrama é MC, poeta slamer, beatmaker, produtor musical e artivista formado pela crew Cia Pesada do Improviso é criador do selo musical Escritório de Rimoterapia, Dkg DekiloGrama é campeão de 120 batalhas de rima em sua trajetória, ja conquistou mais de 15 Slam's e lançou dois álbuns e 2 Ep's, 6 zines, 1 e-book e esta presente no livro Slam Negritude e também no livro Nós Versos de Liberdade e Melanina(Poetas Vivos), atualmente trabalha com o projeto A teoria do ponto final.

 

 

Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .