Curta Nóis: Movie_Lab

A oficina propõe a vivência das etapas de produção de obras audiovisuais, desenvolvendo a autonomia e liberdade de criação dos participantes, através de práticas de elaboração de roteiro, noções de atuação, filmagens, captação de som e imagens, edição, etc.


Oficina com Ninfa Parreiras (RJ) "De onde brota a escrita"

Em seu sexto ano de realização, o projeto Arte da Palavra promove o encontro entre artistas e público com objetivo de alcançar toda a cadeia da literatura e valorizar as diversas formas de produção e fruição literária. O circuito de Criação Literária oferece oficinas com variados temas, como incentivo à prática do exercício das manifestações artísticas.


 

"De onde brota a escrita" será a oficina conduzida por Ninfa Parreiras (RJ).

 Programação on-line. Confira ao lado as datas, horários e link de inscrição.


 Sobre a oficina:

A oficina vai trabalhar a agricultura (orgânica) da escrita, a partir de memórias da infância, cultivadas com fantasias e transgressões de linguagem. No exercício de rascunhos, sonhos, rabiscos, manuscritos, reescritas - processos vividos para a lapidação de textos - pretendemos a produção de uma literatura para as infâncias de todas as idades: contos, poemas, crônicas, textos curtos, imagens.


 

Sobre a ministrante:

Ninfa Parreiras nasceu em Itaúna (MG), mora no Rio de Janeiro (RJ), onde trabalha em diferentes áreas com a palavra e os sentimentos: a literatura e a psicanálise. Mestre em Literatura Comparada (USP) e graduada em Letras e Psicologia (PUC-Rio), participou de cursos de especialização em literatura infantil e juvenil (RJ e SP). Foi pesquisadora da Biblioteca Internacional da Juventude de Munique, Alemanha (O desamparo na literatura). Desenvolve pesquisas literárias e trabalha com uma clínica de atendimentos em psicanálise.



Oficina com Vitor Pirralho (AL) "Análise e produção: poema-canção"

Em seu sexto ano de realização, o projeto Arte da Palavra promove o encontro entre artistas e público com objetivo de alcançar toda a cadeia da literatura e valorizar as diversas formas de produção e fruição literária. O circuito de Criação Literária oferece oficinas com variados temas, como incentivo à prática do exercício das manifestações artísticas.


"Análise e produção: poema-canção" será a oficina conduzida por Vitor Pirralho (AL).

Programação on-line. Confira ao lado as datas, horários e link de inscrição.


Sobre a oficina:

Uma introdução pedagógico-musical sobre como escrever letras para canções. A oficina se desenvolverá através de uma narrativa didática, analisando os processos técnicos que envolvem a composição de uma letra de canção. A partir dos recursos orais e imagéticos da oficina, os elementos da literatura e os componentes musicais serão analisados e discutidos, tomando por base suas origens mas também apresentando uma linguagem da estética contemporânea.


Sobre a ministrante:

Vitor Lucas Dias Barbosa é professor de literatura brasileira, em sua atividade diária entrou em contato com a Antropofagia oswaldiana e encontrou no discurso do Manifesto a inspiração para suas músicas. A partir daí entra em cena Vitor Pirralho, poeta que assume o princípio da devoração crítica da cultura "inimiga”, para assim aprimorar a sua própria cultura.

Oficina com Pati Peccin (SC) "Zine virtual”

Em seu sexto ano de realização, o projeto Arte da Palavra promove o encontro entre artistas e público com objetivo de alcançar toda a cadeia da literatura e valorizar as diversas formas de produção e fruição literária. O circuito de Criação Literária oferece oficinas com variados temas, como incentivo à prática do exercício das manifestações artísticas.


"Zine virtual” será a oficina conduzida por Pati Peccin (SC).

Programação on-line. Confira ao lado as datas, horários e link de inscrição.


Sobre a oficina:

Propõe a criação de um fanzine, uma publicação alternativa produzida por um grupo de pessoas a fim de discutir temas correlacionados, fazendo parte de movimentos de contracultura. Com a aplicação da técnica de colagem, serão abordadas questões socioculturais para os estabelecer um diálogo a partir do universo de cada um, criando assim linguagens subjetivas. Ao final cada aluno terá a sua publicação no formato e-book.


Sobre a ministrante:

Pati Peccin mora em Florianópolis. É graduada em publicidade e propaganda pela Furb, de Blumenau e mestre em ilustração artística, pelo Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa. Trabalha com cenografia, direção e produção de arte. É também desenhista e ilustradora e já expôs no Brasil e no exterior. Além de ilustradora, atualmente se dedica a editora Selo Patifaria, realiza diversas oficinas que associa literatura à colagem, produção de fanzines e livros manuais. Proposta de oficina de Fanzine virtual, Livro do Artista que utiliza a técnica de colagens.

Sesc Lab: Oficina de Forró

O objetivo da oficina é de levar o aluno à origem do forró e os diferentes estilos de se dançar essa dança. Dentro do forró existem diversas ramificações sendo algumas delas: forró pé- de-serrá, xote, baião e xaxado.


Ministrante:
Ernesto José Brugnera, instrutor de dança de salão do Sesc Criciúma desde 2017.  Possui 21 anos de experiência como instrutor em cursos de Dança de Salão, residia em Porto Alegre/RS onde estudou e se aperfeiçoou nos mais diversos estilos de dança, como por exemplo: samba, forró, salsa, bolero, sertanejo universitário, tango, dança gaúcha entre outros. Foi integrante da Eagle, Cia de Dança Livre de Porto Alegre de 1998 a 2004 participando como dançarino em apresentações artísticas culturais em diversos eventos realizados no estado do Rio Grande do Sul.

Sesc Lab: International Business English

Serão expostas diversas situações cotidianas no ambiente de trabalho nas áreas de Comércio Internacional desde a prospecção de clientes até o desembaraço aduaneiro.

Serão também abordadas situações vivenciadas em viagens internacionais, como embarque em aeroportos, imigração e alfândega, reserva de hotel e carro, transporte, refeições etc.

Módulo I:

Comércio Internacional Exportação:

· Prospecção de Clientes

· Primeiros contatos

· Documentação: Pedidos de Cotações / Request for Quotation; Cotações/ Quotation; Ordem de Compra / Purchase Order; Packing List; Faturas / Invoices

· Frete e Embarque

· Acompanhamento de Embarque/ Reclamações/ Resolução de Problemas

Módulo II:

· Negociação

Módulo III:

· Viagem



Ministrante: Rodrigo Costa Barata, pós-graduado em Comércio Internacional pela Universidade da Califórnia, Berkeley com experiência nas áreas de Comércio Exterior, Marketing e Finanças em empresas como General Motors, Merrill Lynch, Porto de Oakland, Eliane Revestimentos entre outras.

Leciona inglês no SESC Criciúma, tendo lecionado o idioma em diversas escolas e empresas, com experiência no ensino de Business English – Inglês para Negócios, tendo desenvolvido metodologia e cursos na área.

Oficina de conversação Inglês: Vai viajar but do not speak English?

Que tal um curso rápido para aprender o inglês básico e não passar mais vergonha fora do país? 

Com este curso você vai aprender as frases essenciais e o vocabulário fundamental para se comunicar de maneira despreocupada, tranquila e confiante, sem ansiedade, sabendo ouvir, falar e compreender as palavras e expressões mais utilizadas no exterior nas mais diferentes situações. 

Viaje tranquilo, sem aquele frio na barriga. Supere a inibição e aproveite tudo de bom que uma viagem ao exterior pode lhe proporcionar, sem receio de passar vergonha por não saber se comunicar em inglês. 

Por meio de aulas de conversação você simula situações reais do dia a dia e aprende na prática como se comunicar de maneira objetiva: check-In e checko-ut no hotel; compras em shopping; solicitar informações no aeroporto ou na rua; fazer pedidos em restaurantes e bares; comprar ingressos e serviços;

Público-alvo: Público em geral

Pré requisito: Nível Intermediário

Carga horária: 14 horas

Ministrante Facilitador: Instrutor de inglês

Contato: Sesc cursos de idiomas. 

 


Oficina de Teoria Musical

Unidade Sesc São Joaquim

Data: 11/01 a 25/01



A Oficina de teoria musical/leitura de partitura tem como objetivo ensinar de forma fácil e simples, a leitura e interpretação de partitura, além de ajudar o maior número de pessoas a ler e identificar elementos gráficos de maneira correta por meio práticas aliadas a teoria musical básica.

A oficina é teorica/prática desde a primeira aula, e terá uma duração de 3 semanas ,com uma carga horária 6 horas divididas em exercícios, teoria e prática. Fazendo com que o desenvolvimento musical do aluno cresça de forma gradativa .

oficina de conversação Vai viajar but do not speak English?

Unidade Sesc São Joaquim

Local: Sala de idiomas

Datas: Terças feiras 09/02/2021 à 18/05/2021

Horário: 19hh30 às 20h30


Que tal um curso rápido para aprender o inglês básico e não passar mais vergonha fora do país? Com este curso você vai aprender as frases essenciais e o vocabulário fundamental para se comunicar de maneira despreocupada, tranquila e confiante, sem ansiedade, sabendo ouvir, falar e compreender as palavras e expressões mais utilizadas no exterior nas mais diferentes situações. Viaje tranquilo, sem aquele frio na barriga. Supere a inibição e aproveite tudo de bom que uma viagem ao exterior pode lhe proporcionar, sem receio de passar vergonha por não saber se comunicar em inglês. Por meio de aulas de conversação você simula situações reais do dia a dia e aprende na prática como se comunicar de maneira objetiva: check-In e checko-ut no hotel; compras em shopping; solicitar informações no aeroporto ou na rua; fazer pedidos em restaurantes e bares; comprar ingressos e serviços; 
 
Público-alvo: Público em geral
Pré requisitoNível Intermediário
Carga horária: 14 horas
Ministrante Facilitador: Instrutor de inglês
Contato: Sesc cursos de idiomas.

Rede de Teatros Sesc: Show Pirambeira com Marcelo Portela

O projeto musical autoral "Pirambeira" foi elaborado ao longo de 2017/2018, inicialmente com alguns convidados e em 2020 assumiu a formação de quarteto, voltado para o repertório de canções com uma instrumentação mais pesada. Atua em diferentes contextos do cenário cultural de Santa Catarina, desde festivais (Woodscosta 2020, Costa de Dentro, Florianópolis) a eventos socioculturais de amplo alcance (aniversário 35 anos AMOCAM 2021, Campeche Florianópolis). O grupo está produzindo seu primeiro álbum, que será lançado em 2026. 

Integrantes

O compositor, pesquisador e músico Marcelo Portela, nascido e criado no Rio de Janeiro, vive em Florianópolis desde 2005. Como violonista, já atuou ao lado de importantes nomes da música brasileira, tais como Rubinho do Vale, Zé Mulato e Cassiano, Bule-Bule e Juraildes da Cruz (em apresentações com o Sexteto Clariô na Caixa Cultural, no Rio de Janeiro e em São Paulo, em 2016), Daniela Spielmann, Silvério Pontes, Geraldo Vargas e Bruno Moritz (no festival Floripa Instrumental, em 2018), dentre muitos outros.

Natural de Videira (SC), Fábio Carlesso é formado em guitarra MPB/JAZZ pelo conservatório de Tatuí (SP) e licenciado em Música pela UDESC. Radicado em Florianópolis desde 2008, participou de vários grupos tais como o duo Metal Madeira, Solar Jazz Trio, Toicinho Batera Trio (turnê Sesc SC 2009), Duo Jasmineiro, Choro a quatro (prêmio Funarte de música popular brasileira 2012, turnê Sesc SC 2013). Em 2015 gravou seu primeiro disco autoral chamado Fábio Carlesso Quarteto, juntamente com os músicos Salomão Soares no piano, Fernando Nogueira no baixo e o renomado baterista Nenê. Nos últimos anos atuou na cena musical florianopolitana como guitarrista do Moods trio e como baixista na Big Band Arapuca de Vento.

Mark de Jong, baterista holandês, graduou-se em 2004 na Faculdade de Música do internacionalmente aclamado instituto 'CODARTS' em Rotterdam, Holanda. Depois de graduado, ele foi convidado para fazer parte do time de professores da faculdade, onde ele deu aulas de bateria até 2019, o ano que ele se mudou para o Brasil. Gravações e turnês internacionais com Metropole Orquestra, turnê ‘On Your Feet’ da Glória Estefan, Carlos Malta, Toninho Horta, Ney Conceição 4teto, grupo europeu de jazz latino Nueva Manteca, Izaline Calister, entre muitos outros.

Ficha Técnica

Marcelo Portela - compositor, músico (voz, violão e rabeca) e produtor executivo
Fábio Carlesso - músico (baixo elétrico)
Mark de Jong - músico (bateria)

Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y)

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .